A rosa do povo

A rosa do povo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - A Rosa do Povo

Juanzin 24/03/2023

Ele tão esperançoso...
Li Claro Enigma antes de pegar o Rosa do Povo, é tão fofo ele esperançoso acreditando no mundo, nas pessoas, no futuro... Nem parece que o mesmo que escreveu o livro mais descrente q já toquei.

Sophia.Leme 23/02/2023

"Não grites, não suspires, não te mates: escreve"
Fazia tempo que não lia poemas, e queria algo mais clássico e "importante" pra literatura nacional; foi assim que comecei a ler "A Rosa do Povo".
Esse livro é muito bem escrito e organizado, mas não é totalmente fluido; houve momentos em que um poema se emendava em outro, mas por ser um livro um pouco complicado e de fazer pensar, demorei mt pra termina-lo. Entretanto, ele é bem interessante, e me fez parar pra pensar e refletir (foi o livro que mais fiz marcações na minha vida) várias vezes.
A rosa do povo foi publicada em 1945, trazendo poemas sobre a guerra pública e tbm a guerra individual, que cada um de nós tem dentro de si. Essa dualidade da obra é de fato intrigante.
Recomendo o livro pra quando quiser reflexões sobre o povo e sobre vc mesmo.
Mei` 24/02/2023minha estante
Lá vai ela me fazer ler poema, q ódioo kkkk

Eduarda 24/02/2023minha estante
Deu menos que 5 estrelas pra um livro? Que milagre

Brincadeira

Sophia.Leme 25/02/2023minha estante
Duda agr minha nota padrão é 4kshsjksks pode ver que só ando dando isso

Eduarda 25/02/2023minha estante
Uma nova mulher vc é agora

arthur966 20/02/2023

E que a hora esperada não seja vil, manchada de medo,
submissão ou cálculo. bem sei, um elemento de dor
rói sua base. será rígida, sinistra, deserta,
mas não a quero negando as outras horas nem as palavras
ditas antes com voz firme, os pensamentos
maduramente pensados, os atos
que atrás de si deixaram situações.
que o riso sem boca não a aterrorize
e a sombra da cama calcária não a encha de súplicas,
dedos torcidos, lívido
suor de remorso.
lizardeb 21/02/2023minha estante
q foto linda

arthur966 21/02/2023minha estante
te amooo

arthur966 21/02/2023minha estante
ficou de lado não sei pq

fev 13/02/2023

Eu ainda tenho problemas para me conectar com poemas. Apesar disso até que curti alguns dessas coleção. Os de cunho mais político me chamaram bastante atenção.

Marina.Castro.F 05/02/2023

Vale a leitura !
Eu gostei muito da primeira parte do livro, com poemas mais introspectivos. Já a segunda parte com os poemas de versos mais livres não me pegou muito. Porém, ainda adoro esse poeta.

Samu 02/02/2023

Um livro para ler e refletir
Drummond caminha por uma estrada onde há muito pó, e quase nenhuma esperança. Essa leitura é muito boa pra você refletir sobre tudo que você vive, desde as coisas mais simples até as mais complexas. É uma excelente , você vai sentir o que o autor sente em cada poema que você lê.

Gabi 19/01/2023

Esse livro não é apenas uma coletânea de poemas, é um registro histórico de resistência e ousadia. Durante a passagem dos versos, é perceptível a crítica aos regimes ditatoriais e a resistência ao levantar sua voz poética para falar e expôr o que é necessário.

joão victor. 11/01/2023

slk eh muito foda o quanto o drummond eh cativante parsa, esse livro só por ter ?o mito? (vulgo meu poema favorito) ja vale a pena demais.

Gabriela 31/12/2022

Um tapa na minha cara a cada poema
Me apaixonei pelo autor nesse livro, é cada tapa na minha cara que pqp. Destaque pro poema: a morte do leiteiro!!!! Amo.

Louuuuse_ 31/12/2022

Amo esse livro com todas as minhas forças.
Melhor livro de poesia de todos, na minha opinião. Drummond se superou nesse. Recomendo que todos leiam, pelo menos uma vez na vida!

Jaqueline343 20/11/2022

Um compilado de poesias de Carlos Drummond de Andrade. Poesias é lindos textos que tocam na alma e no coração.

Maria 11/11/2022

Lírico e engajado
Um dos livros mais politicamente engajados de Drummond, A rosa do povo foi escrito em 1945, em plena Segunda Guerra Mundial. Tal fato, claro, explica o tom do livro: as simbologias construídas aludem aos sentimentos de temor e angústia que pairam sobre o mundo em meio a guerra. Lírica e dramática, a obra se volta para o homem indivíduo e toda a sua complexidade enquanto ser.

"Preso à minha classe e a algumas roupas,
vou de branco pela rua cinzenta.
Melancolias, mercadorias espreitam-me.
Devo seguir até o enjoo?
Posso, sem armas, revoltar-me?"

(A flor a é náusea)

Ana 08/11/2022

Nesse livro dá pra ver o autor misturando mais temas e estilos. Todo turbilhão da época pode ser sentido nessas páginas.

Entretando, ainda gostei mais de Sentimento do Mundo.

Davi Teixeira 18/09/2022

Os poemas possuem um conteúdo político. Retratam o que o autor viveu na época em que os escreveu. Apesar dos poemas serem curtos, muitas vezes eu precisei reler alguns e refletir acerca deles.

Elis 08/09/2022

Gostei
Poesia não costuma me atrair, mas gostei bastante desse livro, vou procurar mais livros do Drummond pra ler