A rosa do povo

A rosa do povo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - A Rosa do Povo

Brenda 05/02/2022

É sempre delicado avaliar a literatura e a leitura poética, ao menos para mim, haja vista que livros de poesias não possuem a linearidade narrativa que romances "garantem". Uma obra inteira não guarda versos e mais versos sobre a mesma coisa, muito menos do mesmo modo. E essa não-permanência é via de mão dupla: ao passo que pode gerar movimento, pode criar aberturas para momentâneas decepções.

Dentre os alguns livros que já pude ler do Drummond, este sem dúvida foi um dos mais complexos, poética e tematicamente falando. A vida, a morte e o cotidiano são já temas comuns, corriqueiros, afinal, o cotidiano é essencialmente isto: o gosto da repetição. Mas aqui pude observar estas temáticas ganharem formas emaranhadas e se entrecuzarem com outras macro e microestruturas da vida humana: regionalismo, universalismo, individualismo, política.

E o resultado desta poética da complexidade é Drummond, que mais uma vez faz jus ao lugar canônico que ocupa, ainda que vez ou outra ele e eu tenhamos me permitido pensar em palavras fora das letras.
Peudro 05/02/2022minha estante
Que incrível!!

Gustavo 04/02/2022

Diferente
Primeira vez que tento ler poesia, a idéia era ler um por dia, e foi realmente interessante, me ajudou a formular um pouco melhor minha interpretação

Pedrolucas.tc 26/01/2022

Leveza e conforto
Particularmente não gosto de poemas, mas pegar um livro e ler um ou outro poema por vez, e abrir quando der vontade pra ler algo bonito é bem reconfortante. Dá uma sensação gostosa. E os poemas desse livro são fortes e bem pensados, com referências bacanas.

Matheus 17/01/2022

Tempo de homens partidos
Este livro é atravessado pelo sentimento de incredulidade frente às tragédias do mundo. O tema central de muitos poemas é o espírito político e a dor aflorada durante épocas de crise moral e humana.

A rosa volta e meia aparece como uma metáfora para a esperança, "rompendo o asfalto" e o povo como a principal vítima dos efeitos da guerra.

As reflexões sobre a passagem do tempo, a velhice e a proximidade da morte também são recorrentes na coletânea. Além disso, poemas quase "narrativos" como "o caso do vestido" e "a morte do leiteiro" foram alguns dos mais tocantes, meus favoritos.

Leitura recomendada.

Lorenna.Lory 12/01/2022

Drummond não erra.
A rosa do povo é uma grande metáfora. Escrito na época da segunda guerra mundial, a rosa brota em meio ao concreto trazendo junto uma mensagem de esperança em meio ao sujo. Ler Drummond é ficar com o coração quente e a mente inquieta. Vamos resistir tal qual as rosas! Poemas incríveis! ??

luamagnetica 23/11/2021

Definitivamente a melhor obra de Drummond que li até agora. Uma coletânea de muita sensibilidade que claramente reflete a época em que foi escrita.

As poesias favoritadas:
- Cidade prevista
- Mas viveremos

Nato.Reis 17/11/2021

Canto ao homem do povo
...vagabundos que o mundo repeliu, mas zombam é vivem nos filmes, nas ruas tortas com tabuletas: Fábrica, Barbeiro, Polícia,
e vencem a fome, iludem a brutalidade, prolongam o amor como um segredo dito no ouvido de um homem di povo caído na rua. (...)

ametista 12/11/2021

O essencial é viver!
Só queria dizer que "passagem da noite" foi um dos poemas mais emocionantes que já li em toda minha vida, li ele quando estava passando por um momento complicado e me fez sorrir e chorar ao mesmo tempo.
Tem um sentimento tão grande de solitude, taciturnidade, imersão, noite e lua. Lindo, lindo!
Também gostei de "a flor e a náusea", "a procura da poesia", "o medo", "visão 1944"

Maria.Clara 29/10/2021

Drummond?
Virou meu livro de poesia favorito. A forma como esse livro me encantou, me deixou conectada, me fez pesquisar sobre as histórias por trás dos poemas foi surreal, simplesmente fantástico.
Menção honrosa para os seguintes poemas:
- A flor e a náusea
-Passagem da noite
-Carta a Stalingrado
Esses três poemas ficarão comigo por um longo tempo...?

Denis.Barbosa 13/09/2021

Drummond é ótimo!
Livros de poesia sempre foram meu fraco, nunca gostei deles e muito menos de questões de português que sobre. Porém Carlos Drummond de Andrade tem uma simplicidade e, ao mesmo tempo, uma complexidade gostosas de se ler. Houve muitos poemas com os quais me identifiquei e senti na pele o que o autor sentiu.

Recomendo para qualquer pessoa que queira se aventurar neste mundo.

Vinícius 13/06/2021

ROSA ETERNA
? ? ler Drummond é mais do que um prazer poético, é também um sofisticado exercício de compressão da própria vida e da irremissível perplexidade humana.?
Uso as palavras de Affonso Romano de Sant?Anna, um dos maiores especialistas em Drummond, para falar de ?A Rosa do Povo?, livro do qual ouvi falar pela primeira vez aos 17 anos quando estava prestando o Vestibular.
Conheci Carlos Drummond de Andrade por meio de suas crônicas quando tinha 10 anos. E levei um susto tremendo ao conhecer sua poesia. O Poeta sério, participante, levemente
irreverente não lembrava muito o Cronista leve e irreverente dos textos que eu lia na coleção ?Pra Gostar de Ler?.
Quando prestei Letras e fui parar, finalmente, nos bancos universitários, pude ler ?A Rosa do Povo?, com poemas escritos entre os anos de 1943 e 1945. Um livro ainda necessário, atual e de uma beleza impressionante.
Estava sem ler este livro há mais de 10 anos. Drummond sempre me inquieta e me tira do prumo, como Clarice e Nelson Rodrigues. Por isso, dou alguns períodos de férias a eles. No entanto, quero retomar o contato com o meu poeta maior com mais frequência?
Salve, Drummond! De onde você estiver?
#drummond #carlosdrummonddeandrade #arosadopovo #livro #book #libro #poesia #poetry #literaturabrasileira #brazilianliterature #poetasbrasileiros #brazilianpoets

Jp 15/05/2021

Eu acho esse livro impecável. Toda vez que leio tenho uma percepção diferente e analiso trechos sob uma nova ótica.

Nat 23/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Mais um lindo livro de poesias do Drummond. Esse, no entanto, um pouco diferente. Ele continua falando de pessoas e famílias, porém com um certo contexto social – afinal, o livro foi escrito durante dos últimos anos da Segunda Guerra Mundial.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Juliana Amaro 14/04/2021

Bom livro
A Rosa do Povo, criada durante a Segunda Guerra Mundial, foi publicada em 1945 e nunca foi distribuída isoladamente. Se sua influência foi enorme naquela época, então quase quarenta anos depois, podemos dizer que ele não perdeu sua emoção poética e sua vitalidade tensa. Este livro apresenta o mesmo debate interminável sobre o estado do mundo do artista e sua posição diante de suas questões políticas e sociais na época. Drummond permaneceu firme e leal aos seus ideais, embora percebesse que a falácia da ilusão estava misturada com os interesses de longa data de justiça, liberdade e paz. Além disso, este livro também possui um forte lirismo existencial.