Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

Alexandre 03/01/2021

Jack London
Leia esse livro maravilhoso. Meu comentário é breve pois o mundo já está cheio de spoilers.

z..... 26/03/2021

Adaptação Rideel (Coleção Aventuras Grandiosas, 2004)
Edição em resumo para jovens leitores, bastante atenuada na descrição da história, que no texto integral tem visceralidade de leitura empolgante. Já li duas vezes o romance original, em que acompanhamos Caninos Brancos do nascimento nas gélidas paisagens entre o Canadá e Alasca até à pacata vida de cão familiar.

Partilho da mesma impressão das primeiras leituras, sobre história ilustrativa de desconstrução do selvagem, como a demonstrar um processo civilizatório, o contràrio da dinâmica que Jack London usou em outro de seus famosos livros: "O chamado da floresta".

Sobre a edição, o melhor está no início, que corresponde também a minha parte favorita, em que conhecemos Kitche (uma loba periguete que atrai cães para armadilha de lobos esfomeados), a perseguição da alcateia a dois homens nas proximidades do Alasca e o sumiço gradual dos cães aumentando as expectativas. Mesmo nessa edição mais formal o clima tenso e dramático empolga a leitura. Depois a edição é célere e comedida no resumo.

Leitura em Macapá, contexto da covid....
Eita! Vi a pouco no jornal uma nova vacina, 100% brasileira, que dizem ser eficaz e está nos tramites da regulamentação. Não sei a eficácia, mas é a de nome mais nonsense: Butantanvac. Nada contra, só achei engraçado o nome de tonto, tantan, e resolvi registrar o comentário idiota a toa, como registro histórico...

Ferreiro 16/07/2021

Incrível!
O livro em si só é uma obra de arte, pois propõe que, embora tenham características racionais, os animais agem por instinto.

Além disso, é demonstrada como as experiências individuais são únicas e capazes de moldar o comportamento de um ser.

Liliane.Valentim 10/12/2021

Sensacional! Eu amo a escrita do Jack London. Muito fácil e gostosa de ler. Caninos brancos tem meu coração.

Joao366 14/08/2022

Caninos Brancos
Tenho "opiniões" conflitantes sobre esse livro, um misto de sentimentos por assim dizer, senti muita raiva lendo ele por todo o sofrimento e maus tratos que o lobo sofreu durante sua vida. Mas por outro lado foi uma leitura muito boa e interessante, gostei bastante! Eu simplesmente amo histórias sobre animais.
Dei 4 estrelas porque achei que algumas vezes o autor só ficava descrevendo os maus tratos e se arrastava com isso. Sinceramente eu achei que o livro inteiro seria do lobo apanhando, brigando, apanhando, brigando, e assim por diante, mas fiquei muito feliz com os capítulos finais, pois depois de tanto sofrimento ele encontrou o amor.

Ps. Acredito que a vida de Caninos Brancos teria sido MUITO melhor se ele não tivesse tido contato com humanos.
Ps². Deixa de alerta os gatilhos de maus tratos a animais e descrições de muitas mortes de animais e humanos.

gularteph 17/08/2022

Belo livro
Este livro apresenta a história de um cachorro lobo, e de como as "aventuras" de sua vida acontecem de maneira não planejada. No entanto, a grande revelação está na condição humana, evidenciando assim, sua degradação.

Alisson 20/01/2023

Tal pai, tal filho
Leitura suave, evolvente e com diversas passagens no decorrer do percurso da vida dos lobos. Muitos personagens intrigantes e de grande valia para o aprendizado do lobinho.

Bruno.Martins 23/01/2023

Livro simples e puro
Muito boa a leitura, direto aos fatos sem muita enrolação. Uma ótima história, com seus dramas e vitórias.
Recomendo.

karlakarolineguima 06/02/2023

Caninos Brancos
Esse livro foi uma experiência diferente do que estou acostumada. Mostra a vida do Lobo/cão Caninos Brancos, desde seu nascimento.

Nos faz refletir sobre o quanto o homem pode ser maldoso ? mas nós da esperança, ao mostrar que também existem boas pessoas no mundo.

Gabi Mercês 01/03/2023

É incrível acompanhar a trajetória de Caninos Brancos do mundo selvagem para a civilização e todas as suas aprendizagens

Adryanne.Santos 05/04/2023

Fiquei surpresa com a narrativa. Em um momento começamos a ter o ponto de vista de Caninos Brancos, suas impressões sobre o mundo, seus instintos e sua relação com humanos. É uma tragetória triste e em muitos momentos precisamos refletir sobre como o ambiente nos molda. É um convite a sermos bondosos com todos a nossa volta.

Marlene Koch 07/05/2023

A saga de um lobo.
A maioria dos animais foram e são cabalados em grande parte de suas vidas, senão, pela vida toda. Um animal selvagem maltratado tem mais chance de ser bom e fiel do que um humano nas mesmas condições. Um livro difícil de ler para quem ama e respeita os animais, dói na alma o sofrimento de Caninos Brancos. Recomendo para os que não respeitam os animais e também para os que os amam. Jack London entrou no espírito do lobo e viveu ele no livro de forma espetacular.

LuAsa.vidor 15/01/2024

Esse é o livro favorito do meu namorado, então não podia deixar de conhecê-lo.

Como amante de animais, especialmente cachorros, a trama me envolveu rapidamente, por contar a história desse lobinho que, solto na Natureza Selvagem, tem sua personalidade moldada conforme as experiências que vai adquirindo.

O autor foi muito feliz na forma de narrar os acontecimentos. O lobinho é bastante reflexivo, tendo inclusive pensamentos morais. O que é bastante interessante, mas, por vezes, por ser um livro antigo, traz algumas passagens racistas e preconceituosas com povos originários, o que me tirava o ritmo da leitura.

Apesar de ser um clássico, a leitura é de fácil entendimento e os capítulos são bastante fluidos.

Procyon 11/02/2024

Caninos Brancos ? comentário
Retrato sobre a corrida do ouro no Alascas durante o século XIX, um paralelo entre bicho e homem, natureza e civilização, um inventário moral dentro de uma narrativa episódica que esmiúça noções de certo e errado. Isto é ? e talvez mais um pouco ? Caninos Brancos. Um pouco cansativo, mas vale apena ler o livro deste errante e anticapitalista que foi Jack London.