Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

Natasha 30/04/2023

Emocionante
O livro é um romance de formação com a história de um lobo, conta todo os seu desenvolvimento e como a presença dos humanos interferiu nele. O livro é lindo, mas também muito triste acompanhar tudo que ele sofreu na mão dos homens.

Marlene Koch 07/05/2023

A saga de um lobo.
A maioria dos animais foram e são cabalados em grande parte de suas vidas, senão, pela vida toda. Um animal selvagem maltratado tem mais chance de ser bom e fiel do que um humano nas mesmas condições. Um livro difícil de ler para quem ama e respeita os animais, dói na alma o sofrimento de Caninos Brancos. Recomendo para os que não respeitam os animais e também para os que os amam. Jack London entrou no espírito do lobo e viveu ele no livro de forma espetacular.

LuAsa.vidor 15/01/2024

Esse é o livro favorito do meu namorado, então não podia deixar de conhecê-lo.

Como amante de animais, especialmente cachorros, a trama me envolveu rapidamente, por contar a história desse lobinho que, solto na Natureza Selvagem, tem sua personalidade moldada conforme as experiências que vai adquirindo.

O autor foi muito feliz na forma de narrar os acontecimentos. O lobinho é bastante reflexivo, tendo inclusive pensamentos morais. O que é bastante interessante, mas, por vezes, por ser um livro antigo, traz algumas passagens racistas e preconceituosas com povos originários, o que me tirava o ritmo da leitura.

Apesar de ser um clássico, a leitura é de fácil entendimento e os capítulos são bastante fluidos.

Procyon 11/02/2024

Caninos Brancos ? comentário
Retrato sobre a corrida do ouro no Alascas durante o século XIX, um paralelo entre bicho e homem, natureza e civilização, um inventário moral dentro de uma narrativa episódica que esmiúça noções de certo e errado. Isto é ? e talvez mais um pouco ? Caninos Brancos. Um pouco cansativo, mas vale apena ler o livro deste errante e anticapitalista que foi Jack London.

Hadlla.H 01/03/2024

A longa jornada até encontrar o amor
Este livro me agradou muito mais do que eu esperava.

"Caninos Brancos" é um livro incrível e envolvente, especialmente se você gosta de uma ambientação feita durante um período histórico. Praticamente todos os aspectos dessa história me agradaram, principalmente a representação e a personificação humanas de Caninos Brancos. A história do livro é profunda e aborda temas como crueldade, sobrevivência, laços e a relação entre animais e humanos de uma forma que eu só consigo definir como emocionante e cativante.
Para começar a falar dos personagens, é preciso citar a excepcional habilidade de Jack London em personificar os sentimentos humanos nos animais. Isso torna o livro mais profundo e complexo, pois você não está lendo somente sobre o instinto de um animal selvagem, mas também está lendo uma personificação dos sentimentos humanos. Caninos Brancos, ou White Fang, o lobo protagonista, possui uma evolução interessante, desde sua vida como lobo selvagem até sua vida como um lobo domesticado, e esse processo é retratado com grande profundidade psicológica. Os personagens que interagem com White Fang são igualmente interessantes, sejam eles animais ou homens, cada um traz sua própria perspectiva de convivência entre animal e animal e pessoa e animal.
A ambientação, assim como no livro anterior (refiro-me a "O Apelo da Selva"), é feita durante a corrida do ouro no Alasca, e essa ambientação é desenvolvida de forma excepcional. Os cenários são retratados de forma vívida, criando um fundo autêntico e atmosférico para a história. A descrição dos vastos cenários naturais produz uma sensação de solidão e perigo iminente que permeia toda a narrativa, desde a toca até os acampamentos indígenas e até a casa do juiz em Santa Clara.
A escrita de Jack London é concisa e poderosa, capaz de produzir emoções vívidas e ação de forma eficaz e na medida certa. Apesar de às vezes haver uma inconsistência nos capítulos que estão transitando para outra parte, Jack London consegue contornar esse problema nos capítulos seguintes. Sua habilidade em capturar a essência selvagem e integrar as emoções humanas em animais selvagens é incrível.
O enredo deste livro é impressionante. Não existem eventos mágicos ou em larga escala para eu dizer isso, mas toda a jornada de White Fang já é o bastante. Desde sua infância na toca com sua mãe, passando por sua infância enquanto ele começa a descobrir o mundo, até os eventos que sucedem quando ele se torna um lobo lutador e, depois, um lobo doméstico que não sabe aceitar carinho, tudo isso nos emociona e nos faz sentir raiva, medo ou tristeza. A jornada do lobo protagonista se torna ainda mais complexa quando analisamos suas interações com humanos ou outros animais ao longo da história.
O final de "Caninos Brancos" foi particularmente agradável para mim, pois trouxe uma conclusão para a jornada de White Fang. É justo dizer que o final faz jus às transformações que o lobo sofreu ao longo de sua dura jornada até encontrar seu lugar e seu próprio Deus.

Vicky33 28/03/2024

Mais que um livro sobre um lobo
Caninos brancos não se retrata só de uma história de um lobo. Um lobo que foi tirado da natureza, que sofreu e teve um final diferenciado.E que meio ao azar dele, teve sorte.
É um livro que faz você pensar, e sentir empatia, pelas pessoas que tiveram de certa forma, uma vida parecida com que o caninos teve.

Que talvez com muita paciência a gente consiga até perdoar as pessoas que são agressivas, e maltratadas, e querem só uma oportunidade de mudar....

Só leia! e pra você que, quer saber se o final é feliz......

Yes, e de maneira maravilhosa?.

Juarez28 28/04/2024

Creio que nunca fiz uma resenha. Creio de verdade. Acho que nem mesmo no período letivo, quando forçado pelas didáticas e planilhas escolares, me vi irremediavelmente impelido ao ato. Mal sabia eu que, após anos de letargia (preguiça pura mesmo) duramente conquistada, me veria obrigado a escrever algo sobre um livro. Obrigado por uma força interna, que me impele a reler o texto de London, por mais triste que tenha sido acompanhar a vida de caninos.
Espero de verdade que você, se é que existe um você aí, dê uma chance a este livro. Falo isso baseado estritamente nas emoções que o texto foi capaz de me passar, na aflição que me dominou a cada castigo desferido em caninos, a cada gota de seu amor (a da possibilidade deste amor) que se esvaía frente à condição humana quase sempre cruel, mas sempre egoísta.
Não sou nenhum estudioso da área e o que sei de literatura é o que generosamente se encontra em notas de editores e tradutores, assim como nos textos de apoio, quando estão integrados à edição escolhida. Logo, não posso lhe dizer como interpretar este livro, mas posso lhe dizer como sai dele, abalado por ver em caninos traços que podem ser notar em todos nós, mas esperançoso de que existem coisas boas, se você conseguir aguentar as ruins até que um pouquinho de sorte venha a lhe encontrar.
É importante observar que o livro não saiu ileso à certos preconceitos e atitudes comuns ao passado e outros que, infelizmente, ainda hoje se mantém. A depender de como você lida com isto, pode ser que afete negativamente na leitura, o que para mim também foi um problema em determinados momentos.
No mais, creio que seja isso. Dê uma chance a caninos e tenha um pouco de paciência, talvez você se identifique com algumas de suas dores, assim como eu me identifiquei. Talvez você saia desta jornada com muitas cicatrizes, assim como caninos e todos nós temos, mas esperançoso de que ao final do inverno sempre haverá a primavera.