Pedro Páramo

Pedro Páramo Juan Rulfo

Resenhas - Pedro Páramo

Ricardo Rocha 23/01/2017

Nada do que se diga será adequado. A literatura não é a mesma coisa depois, talvez a vida. É ler (no meu caso, ouvir primeiramente, só agora ler) e entender tanta coisa que se intuía. Um livro que experimentou min há vida antes que eu próprio. Experimenta meus olhos. Transforma espaço e tempo. “Vim a Comala” e ali permaneço por uma noite dos tempos que, espero, nunca amanheça. “VIM A COMALA porque me disseram que aqui vivia meu pai, um tal de Pedro Páramo. Minha mãe me disse. E eu prometi que viria vê-lo assim que ela morresse. Apertei suas mãos em sinal de que faria isso; pois ela estava morrendo, e eu decidido a prometer tudo. “Não deixe de ir visitá-lo”, recomendou ela. “O nome dele é assim e assado. Tenho certeza que ele vai gostar de conhecer você.” Então não tive outro jeito a não ser dizer a ela que faria isso, e de tanto dizer continuei dizendo mesmo depois que minhas mãos tiveram trabalho para se safarem de suas mãos mortas. Antes ainda, ela tinha me dito: — Não peça nada a ele. Exige o que é nosso. O que ele tinha de ter me dado e não me deu nunca... O esquecimento em que nos deixou, filho, você deve cobrar caro. — Vou fazer isso, mãe. Mas não pensei em cumprir minha promessa. Até que agora comecei a me encher de sonhos e a soltar as ilusões. E assim foi se formando em mim um mundo ao redor da esperança que era aquele senhor chamado Pedro Páramo, o marido da minha mãe. Por isso vim a Comala” - Nunca os fantasmas falaram assim. quase dá para ve-los, ouvir o eco de suas vozes, entender de novo que fama não significa nada, mas trabalho, quase dá para ver rulfo polindo e polindo e polindo seu texto magnifico - dentre outras razoes, por isso mesmo - polido, polido, polido até a perfeição onde só o essencial permaneceu.
Phelipe Guilherme Maciel 10/02/2017minha estante
Estou louco para ler este livro. Esta resenha me colocou em estado de ebulição agora.

Jessi 10/02/2022

É bom, mas preciso reler
Então o livro é bem louco, muito confuso de ser entendido as histórias são loucas, eu preciso reler esse livro algum dia quando tiver mais maturidade literária, mas ele é bem bom
Pedróviz 11/02/2022minha estante
A primeira vez que li foi bem bom. Depois quis reler e ué, não tive aquele pique para a leitura e desisti...

Yasmin V. 03/12/2022

Um labirinto de murmúrios
Senti uma certa estranheza ao terminar o livro. Uma estranheza boa. Mas isso é possível? Com Pedro Páramo, sim. Sempre que lia algum comentário de pessoas falando que é um livro para ser relido, ficava imaginando o porquê. E quando finalizei, entendi.

Eu adoro livros com narrativas não lineares, mas essa foi diferente de tudo que já li. É como um labirinto. Ficamos perdidos, achamos que encontramos o caminho certo e na verdade era outro. Voltamos para o mesmo ponto, daí seguimos. De repente surge um caminho completamente novo. E assim vai. Uma experiência de leitura bem interessante!

E para quem ama realismo mágico/fantástico, é um presente! ?
Gleidson 03/12/2022minha estante
Nossa, se eu já estava querendo ler esse livro, agora quero mais ainda!

Miguel Luís Nogueira 17/09/2022

Tendo como protagonista um fantasma entre fantasmas, o mundo sobrenatural de Comala se torna real por não querer ser real, não exigir nada além do sensorial e da culpa que não precisamos nos esforçar para sentirmos e ainda assim nos sufoca.

Realismo fantástico latino-americano em estado bruto.
Diler1 10/02/2023minha estante
Tenho medo desse livro

Cled 17/11/2020

Um livro não indicado para amadores kkk
Demorei um pouco para entender o começo do livro e reconhecer sobre o que se tratava. A narrativa é boa mas se desenvolve como um quebra cabeça no qual o leitor precisa de muito esforço intelectual para montar a história. O tempo dá história não é linear, então confunde um pouco na hora da Leitura. O narrador que nos dá o ponto Da história também é confuso... As vezes não dá pra saber quem de fato está narrando os acontecimentos.
Algumas vezes tive dificuldades para saber se o personagem que narrava Estava vivo ou morto, ou se Estava todo mundo morto... Isto é problema no tempo da narrativa que me confundiu se a fala estava no tempo presente ou passado.
Cled 28/12/2021minha estante
Me senti meio burro lendo este livro, afinal não conseguia distinguir quem estava vivo e quem estava morto no tempo da narrativa. Talvez esta seja uma artimanha do autor, ou uma sabedoria enorme em conseguir lidar com um tempo que não linear fazia sentido na medida em que a obra avançava. Este foi um dos livros mais desafiadores que já li rs

Rafa 05/09/2020

Multiplicidade de narrativas
O livro é construído a partir de inúmeras narrativas, o que torna o seu início um pouco confuso. No entanto, é justamente essa forma de contar a história que nos permite extrair as mais diversas interpretações sobre o personagem do título. Enfim, trata-se de uma obra curta, mas com vasto e rico conteúdo.
Ferreira.Souza 14/10/2020minha estante
literatura clássica, feita pra ser confusa, bom é literatura , pode ser chato para alguns e depende da tradição

Josué Brito 17/04/2021

O fantástico livro de Juan Rulfo
Pedro Páramo é um dos mais brilhantes livros da América Latina. É um livro que não possui um começo ou um fim, mas sim fragmentos de memórias de vivos e mortos que vão reconstruindo essa figura extremamente latina que é Pedro Pàramo, um poderoso dono de terras que moveu o mundo com seu poder financeiro, tornando-se alma de uma cidade mexicana que vive seus humores.
Um livro imperdível para todos os leitores que amam realismo fantástico e o regionalismo como tema de fundo. Impecável, sem mais.
Justi 17/04/2021minha estante
Está na minha lista.

jdelisiario 14/11/2019

Merece uma releitura
Uma história de muitas vozes, que carrega conflitos. Nunca pensei em reler um livro, mas ao terminar Pedro Páramo, a sensação é de que terei que ler novamente, para entender se não perdi alguma coisa, se entendi todo o recado. Uma obra pequena em folhas, mas profunda em conteúdo.

AleixoItalo 03/11/2019

Para o dia dos mortos, fica a indicação desse que é considerado um dos maiores livros da literatura mexicana, e que melhor capta esse aspecto de sua cultura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A jornada de Juan Preciado, que promete a mãe em seu leito de morte procurar o pai desaparecido : Pedro Paramo. O que ele não esperava, era que na cidade natal do pai, não restam mais vivos, e são todos defuntos os que interagem com Juan e compõe a narrativa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A sinopse parece sugerir uma história de terror, mas na verdade é uma fábula dramática sobre o passado violento daqueles defuntos que viveram uma vida tão árdua que parecem não conseguir descansar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É considerado um dos precursores do realismo fantástico, e uma das maiores influências para Gabriel Garcia Márquez. É impossível ler Cem Anos de Solidão , e não ver uma semelhança com Pedro Paramo, tal qual aquele menino que mesmo tão diferente, mantém as feições dos pais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No mais, um livro que capta a história violenta do próprio México, nascido e perpetuado em meio de revoluções e autoritarismo por parte tanto de seus "coronéis" quando do tráfico de drogas. Uma narrativa aonde cada defunto tem sua história sofrida pra contar de como foi sua vida, seu próprio quinhão de tristeza.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma verdadeira obra prima, e tão pequenininha (que tristeza!), que merece ser lida pelo menos uma vez a cada ano! Q livro bonito!

Rafa P. 16/10/2019

Pedro Páramo
Eu gostei muito desse livro, mas é aquele tipo de leitura que necessita de releituras. Por diversas vezes vc fica um pouco perdido, pois existem muitas vozes na narrativa, mas isso não prejudica em nada a leitura. É um livro curto que requer grande atenção e engajamento do leitor. Eu com certeza farei futuras releituras.

Jalu 21/09/2019

PEDRO PARAMO
Romance de realismo fantástico de Juan Rulfo mostra a travessia do protagonista na busca pela história do seu pai desconhecido, que dá nome ao livro, PEDRO PARAMO, após uma promessa feita a sua mãe no leito de morte. Livro para ser lido em um dia, história para ser lembrada por toda a vida. Foi meu primeiro contato com o autor mexicano e gostei da escrita fluida.

Everton Vidal 25/12/2013

Um livro como poucos construído sobre fragmentos, cenas dependuradas em silêncios e fantasmas. Como se um vento de morte houvesse arrancado trechos, e o leitor fosse tentado a completar os vazios.
Ótima (e instigante) leitura.

Camis 14/05/2019

Pedro Paramo
Livro bem confuso e não indicado para iniciantes. São poucas páginas, porém requer muita atenção na história já que há idas e vindas entre o presente e o passado. Acredito que seja um livro para ser lido duas vezes já que a primeira leitura fica confusa.

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Pedro Páramo, de Juan Rulfo
“– Faz calor aqui – eu disse.
– Pois é, mas isso não é nada. Fique tranquilo. Quando chegarmos a Comala, o senhor vai ver o que é calor forte. Digo eu que muitos dos que morrem por lá, quando chegam ao inferno voltam para buscar um cobertor.”
“Só eu entendo como o céu esta longe de nós.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/07/pedro-paramo-juan-rulfo.html