Sandman: Edição Definitiva - Volume 2

Sandman: Edição Definitiva - Volume 2 Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 2

mochileira 13/11/2023

Estação das brumas é sensacional!
Achei que não seria possível gostar ainda mais de Sandman mas nesse vol.2 me apaixonei por estação das brumas.

Recomendo para todos!

Nessa 02/11/2023

Cada vez mais me apaixono por Sandman. A variedade de temas dos arcos que vão de 0 a 100 rapidamente os gráficos magníficos. Sério , estou degustando meu livros de Sandman. Não tenho pressa nenhuma de terminá-lo.

Tah_marques 01/11/2023

Sandman volume 2
A arte é feia? Muito, a maior parte do tempo, maaass o texto compensa, gosto muito do estilo do Neil Gaiman e a maneira como ele insere mitologias nas histórias e definitivamente são nas histórias curtas que ele brilha.
Demorei muito pra terminar mas fico feliz por ter seguido em frente, Sandman é muito bom e vale a pena a leitura.

Murillo Bertolini 24/10/2023

Um pouco abaixo do primeiro, mas ainda sim sensacional
O volume 2 de Sandman segue a incrível e poética história criada por Neil Gaiman e seus perpétuos, em 4 principais "arcos": Estação das Brumas, Espelhos Distantes, Um Jogo de Você e Convergência.

Estação das Brumas continua a história de Sandman com o mesmo lirismo, poeticidade, dinamismo e riqueza em história tal qual o volume anterior, com Morpheus voltando ao Inferno para recuperar Nada, e encontra Lúcifer renunciando ao trono de soberano do Inferno, indo contra todas as expectativas. Acho incrível como Gaiman consegue subverter a expectativa do leitor tal qual no primeiro volume, fazendo com que um embate feroz viesse a acontecer, mas na verdade uma questão muito diferente se apresenta ao soberano do Sonhar. A continuação da história com todas as deidades e seres indo ao encontro do Sonho para receber a chave do Paraíso, bem como a reunião de família dos Perpétuos e o desenrolar dos acontecimentos no Inferno mostra o porquê de Sandman ser tão incrível.

A mesma qualidade se mantém em Espelhos Distantes, com histórias interessantes, intrigantes, reflexivas e que cada vez mais adiciona elementos à história principal, como Orfeu e a rixa com Desejo. Além disso, amo quando Gaiman usa a história de Sandman para amarrar e justificar fatos da nossa história, como na história de Octavius. Sensacional!

Já Um Jogo de Você apresenta alguns problemas que não tinha visto na série até então. A história é muito interessante ao tratar sobre o mundo feminino e as questões relacionadas à identidade, seja com Wanda e transexualidade, seja com Barbie e sua ausência de personalidade, seja com Cuco e sua natureza simples e singela de um parasita do Sonhar. Alías, é a história de Cuco que para mim, desanda um pouco o arco. Sandman até agora vem usando uma história interessante como pano de fundo para trabalhar temas filosóficos, poéticos e reflexivos. Nesse arco, creio que a história de Cuco, toda a relação com o Sonhar e com Barbie ficou um pouco confusa, até mal explicada, o que me fez ter que revisitar as páginas algumas vezes para entender o que havia acontecido. Aqui temos todos os assuntos importantes e relevantes trabalhados com o mesmo nível de sutileza dos arcos seguintes, mas sem uma história de fundo que fizesse tanto sentido para dar sustentação para a reflexão desses pontos.

Por fim, Convergência traz duas histórias curtas interessantes, mas para mim sem a mesma alta qualidade das anteriores. A Caçada traz uma história de família, passada de geração em geração, que tenta trazer uma reflexão sobre sonhar/expectativa com realidade, enquanto Lugares Maleáveis apresenta um conceito bastante interessante de cruzamento entre realidade e Sonhar que vai ser usado em volumes futuros, mas aqui parece uma conexão legal com a realidade, mas sem o peso dramático das histórias curtas anteriores.

De todo modo, Sandman volume 2 continua com sua altíssima qualidade artística, mas um pouco inferior ao volume 1, sobretudo na sua metade final.

Alessandra 21/10/2023

Evolução
Gosto muito das histórias de Sandman. Esse volume eu achei melhor que o volume I, a qualidade das histórias evoluiu bastante e eu já estava acostumada com a dinâmica dos acontecimentos então aproveitei muito mais

Ráh 21/10/2023

Eu gostei mais do volume um, mas não consigo dar menos de 5 estrelas pra essa obra.
Gaiman, como sempre, surpreende nos detalhes e nas reviravoltas: você nunca sabe o que esperar das conclusões das histórias e isso é incrível.
Já vou me programar pra ler o volume 3 da edição definitiva também.
Por fim: Wanda, você sempre será lembrada.

Lorrayne Freire 09/10/2023

Obra Prima | Não existe outra definição
Demorei muito para ler Sandman pois os livros estavam bem caros, mas finalmente tive a oportunidade de conhecer melhor a história e estou apaixonada.
É um quadrinho e muitos podem imaginar que se trata de uma história superficial, mas a cada capítulo/volume eu precisava de um tempo para a contemplar minha parede e refletir sobre os temas tratados. Incrível como o Gaiman foi exemplar ao tratar temas sensíveis que até hoje as pessoas tem dificuldade de entender (ou aceitar). E ele faz isso sem nenhum estereótipo forçado ou medo de se comprometer com a realidade (da época da publicação e de agora).
Cada diálogo dessa história pode ser citado ou tatuado, cada imagem/cena pode virar um quadro e ir para um museu. A fantasia criada pelo autor para explicar questões existenciais, religião, mitologia, questões sociais e filosóficas é simplesmente maravilhosa.
Estou indo dormir feliz todas as noites já ciente que estou adentrando no mundo do senhor dos sonhos!
Muito a dizer aqui, mas vou corrigir essa resenha depois citado a história citada em cada volume.

Ketlen22 26/09/2023

Eu sou completamente apaixonada nas artes desse volume, simplesmente impecável. P primeiro volume tem artes incrível mas esse daqui esmurra.

Gostei bastante das histórias, principalmente a Estação das brumas. Mas algumas não são lá super atrativas.

Achei muito interessante como o Neil apresenta diversas religiões, diversos mitos e ainda cria outros que fazem total sentido. Também é bem legal ver como ele traz acontecimentos históricos para esse universo sem que fique em desconexo.

Caio Medeiros 15/08/2023

Sandman vol.2
E esse universo de sandiman a cada livro cresce mais e é tão bom ler ele.. ele é tão poético e tão divertida a leitura ??

laricanrs 29/07/2023

É sempre um prazer ler Neil Gaiman
Ano passado li o volume 1 e desde então queria ler o 2, finalmente consegui parar para ler e nossa... é sempre um prazer abrir uma HQ/livro do Neil Gaiman e simplesmente entrar nesses universos incríveis que esse gênio cria. As diversas histórias dentro dessa HQ são ótimas, principalmente a do Lucífer, foi a minha favorita sem dúvidas, porém não vejo a hora da história da Princesa e da Terra ser adaptada. Como sempre, é incrível como Gaiman é extremamente inclusivo com a comunidade LGBTQIA+, trazendo personagem como desejo, sempre marcando os dois gêneros ao se referir à elu e trazendo a Wanda e sua luta com a família que não a aceitava, será interessante e muito importante ver a adaptação dessas histórias para a segunda temporada.

yvnvitx 29/07/2023

Absolute Sandman Vol. 2 - de Neil Gaiman
No volume dois de Sandman, temos um dos arcos mais celebrados da série. Em "Estação das Brumas" acompanhamos o retorno de Sonho ao Inferno, em busca de sua amada Nada, que além de gerar alguns conflitos, envolve o perpétuo no embate para decidir quem será o novo patriarca do submundo, uma vez que Lúcifer largou mão de seus domínios e se mudou para o litoral.
Além desse arco, temos também "Um Jogo de Você", arco que aborda a coadjuvante Barbie e mostra a luta da adolescente para salvar (ou tentar) o reino de seus sonhos de menina, onde ela era a princesa e matriarca de diversos seres fantásticos.

Além desses dois arcos, temos também algumas histórias soltas, que para mim são as mais legais, muito bom observar o quanto Neil Gaiman sempre esteve à frente de seu tempo em termos de construção narrativa.

Wanderson 19/07/2023

Mais uma obra prima! Impossível não se envolver com as histórias e as camadas que o personagem Sandman vai adquirindo com o decorrer da saga
Ansioso por mais!

Jennifer Martins 18/07/2023

Um desconexo que te prende
?Estações das Brumas? e ?Um jogo de você? são arcos que prendem. Algumas histórias avulsas que fazem refletir. Enfim um clássico que vale a pena.

?Sabe o que mais me apavora nos sonhos ruins? ? é que acontece coisas na nossa cabeça que a gente não consegue controlar?é como se a pessoa traisse a si própria? pg.343

Thays777 13/07/2023

Neil Gaiman acerta em cheio novamente
Sempre que leio algo escrito por ele eu penso que se há águem nesse mundo q foi criado para escrever essa pessoa é o Neil! Ele tem um dom com as palavras que é indescritível! Essa não é uma leitura leve, muito pelo contrário traz temas pesados e complexos como LGBTfobia e a crise da AIDS dos anos 80/90, mas a forma e beleza com que Neil escreve faz com que seja extremamente prazeroso ler 500 páginas quase de uma vez só! O que ele faz em uma página com 5 falas muitos autores não conseguem em 1.000!

Quanto a história eu achei muito boa! Cada história se conclui com o leitor querendo saber mais e pelo que vejo há sempre a possibilidade de enredos serem retomados nos volumes futuros. Não deixa a desejar nem um pouco quando comparada ao volume um, aliás trás muitos personagens de volta de forma maestral, Desenvolvendo eles ainda mais! Até mesmo os coadjuvantes tem várias camadas e apesar de se basear em arquétipos para os Perpétuos, eles passam longe de serem esteriótipos!

O Sonho é complexo e interessante exatamente por não ser um protagonista bonzinho e sim apresentar tons de cinza. Ele erra, ele ama, ele tem falhas e principalmente ele não é todo poderoso, o que faz da história e do seu desenvolvimento uma descoberta constante! Claro que a Morte é perfeita em cada uma de suas aparições, e o resto da família sempre aparece deixando aquela vontade de quero mais!

Por fim se o que faz um clássico é a discussão das mazelas da humanidade, ser transformador e transcendental então eu acredito fortemente que Sandman será sim um exemplar clássico dos anos 90!

Recomendadíssimo! 4.5 ??