Sandman: Edição Definitiva - Volume 2

Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 2

Belluci0 03/07/2023

Outra experiência maravilhosa!!
Esse segundo "capítulo" de Sandman consegue ser tão bom quanto o primeiro. A história da Barbie, simplesmente melhor arco. O Neil Gaiman ele tem uma alguma que ele coloca nos trabalhos, e é incrível.

_Jorgeft 28/05/2023

Sandman e a Estação das Brumas
Esse volume é muito bom! Estação das Brumas é um arco genial, mas as outras histórias são um pouco abaixo do que eu esperava. Tá bom... Ainda é SANDMAN e a qualidade é lá em cima em tudo, mas depois de Estação das Brumas eu meio que não senti a história andar. Embora todas sejam muito boas creio que faltou SANDMAN aqui, faltou Morpheus e suas tiradas geniais... Mas enfim, ainda é muito bom!

Patty Pizarro 25/05/2023

??
Sandman foi lançado em 75 edições entre os anos de 1988 e 1996. Elas são divididas em 13 arcos, e esta edição contempla 4 deles, são eles - "Estação das Brumas" (21-28), "Espelhos Distantes" (29-31), "Um Jogo de Você" (32-37) e "Convergência" (38 e 39).

"No primeiro livro conhecemos apenas três dos irmãos de Morfeus - Morte, Desejo e Desespero. Já nesse - que tem início dois anos após a fuga de Morfeus do seu cárcere - o prólogo nos apresenta Destino, que devido a uma visita inesperada com previsões nada satisfatórias, decide que é o momento para uma reunião de família.
Essa reunião nos apresenta mais um dos Perpétuos, Delirium.
Destino fala sobre a visita que recebeu e o que foi dito à ele, nada além disso, mas deixa claro que essa reunião tinha que acontecer, o que se torna óbvio quando uma decisão, tomada nessa reunião, dá início as previsões feitas à Destino."

Sandman é um universo muito louco. Agora que terminei o segundo livro, a impressão que tenho é que certas histórias, dentro da "história", parecem divergir do contexto, como se um "detalhe" ficasse flutuando dentro de algo já pronto, sem conexão com o todo, mas no fundo a gente sabe que é coerente, que faz todo sentido estar ali. No primeiro livro eu não vi dessa forma, exatamente por se tratar do "início" (os primeiros 20 volumes), mas ao terminar o volume 2 (os 19 volumes seguintes) acredito que seja isso mesmo, é esse o estilo. O enredo não é linear, surgem acontecimentos de épocas distintas o tempo todo, histórias em que Morfeus parece um coadjuvante, ou até mesmo um figurante e está tudo bem.

Confesso que, às vezes, eu me perdi e voltei algumas páginas porque fiquei com a impressão de que deixei algo passar. Em alguns momentos eu deixei mesmo, já em outros eu fiquei tipo "Tá, isso é legal, mas qual o significado?" A graça é que eu ainda não sei, os próximos livros podem me dizer, como também podem não dizer, e está tudo bem também, porque não vai ficar menos interessante por isso, Gaiman é incapaz de fazer algo desinteressante.

Nem sei se o que escrevi faz sentido, mas é difícil colocar em palavras os sentimentos que acompanham essa leitura, então prefiro não me esforçar tanto. ?

Agora sobre os extras temos...
* Notas biográficas, escritas por Gaiman, de todos os colaboradores da obra (algumas são hilárias).
* As Flores da Paixão Uma História de Desejo - Uma história de 10 páginas, escrita por Gaiman e nunca antes republicada.
* O Mês Sandman - fala sobre o fenômeno que a obra se tornou e os diversos souvenirs criados para agradar os fãs.
* Uma galeria de sonhos - são imagens dos Perpétuos criadas por vários outros artistas.
* Roteiro e arte originais do Volume 23 de Sandman (existe um motivo para ser do volume 23, mas não posso falar para não dar spoiler).
* Posfácio escrito pelo autor.

Estou ansiosa pela continuação, curiosa para saber quem é o Perpétuo que se exilou e qual o motivo para tal. Saber o que será de Lúcifer, se vai sustentar sua decisão...muitas dúvidas e nenhuma ideia do que está por vir.

Luis.Gengibre 25/05/2023

Do Inferno ao Sonhar Acordado
Esse volume de Sandman traz dois dos maiores arcos, provavelmente aqueles que fisgaram mais leitores e fãs. Os personagens são muito cativantes e até as histórias menores são capazes de prender e surpreender. Vemos um lado mais ficção-histórica do Neil, desde a França no Reino de Terror a Augustus na Roma Antiga e o Imperador de São Francisco (um dos meus 5 contos favoritos de todo o Sandman). Há muito mais sutileza envolvida aqui e vemos que, como Alan Moore em Monstro do Pântano, Neil se permite experimentar coisas fora de sua zona de conforto como autor. Delicioso e perspicaz, como sempre foi para mim, pelo menos.

lAvia 22/05/2023

Sandman vol. 2
Continuo completamente apaixonada por essa história, talvez até um pouco mais do que antes. quero começar o próximo agora mesmo

Cristiane.Brasil 17/05/2023

Sandman - Volume 2
?Histórias originalmente publicadas em Sandman 21-39, The Sandman: A Gallery of Dreams 1 e Vertigo: Winter?s Edge 1, de 1990 a 1998.

?O primeiro arco, ?Estação das Brumas?, Morpheus recebe a chave do inferno e provoca a ira de vários deuses e demônios.
Gaiman nos dá um Lúcifer completamente original. Este anjo caído está pendurando suas asas e deixando o Inferno. Ele não parece um personagem particularmente mau e há uma verdade quando lamenta ser lembrado apenas como o monstro perverso da humanidade.

?É sempre divertido ver Gaiman lidando com figuras mitológicas e intrigas entre os deuses. O Inferno está fechado e as almas dos condenados voltaram a andar na Terra. O Capítulo 4 segue a vida em um internato britânico durante as férias de Natal. É uma coisa sombria, mas há uma pitada de otimismo que pode brilhar no final da história.

?O segundo arco, ?Um Jogo de Você?, se relaciona com ?Casa de Bonecas? (do volume 1) e foca em Barbie. A história apresenta algumas das ideias mais interessantes dos quadrinhos (principalmente o próprio cuco, mas também a noção de sonhadores habitando, formando e criando terras que sobrevivem além deles). No entanto, a verdadeira beleza do arco está no brilho contínuo de Gaiman em amarrar o mundo épico e mágico da fantasia à vida cotidiana (apesar dos medos de Barbie sobre si mesma).

?Em ?Convergência: Lugares Maleáveis? expõe o tema de Gaiman sobre o homem racionalizando toda a magia do mundo, enquanto Marco Polo se vê preso entre o sonho e a realidade. Ele conversa com Verde do Violinista, que lamenta a diminuição do número desses ?lugares maleáveis? enquanto a sede de exploração da humanidade mapeia o globo e o fixa em padrões rígidos. É um conto doce e que continua a tendência da série de mostrar eventos ocorrendo fora da ordem cronológica (porque, pelo menos nos sonhos, o tempo é maleável como o espaço).

?Falando de eventos fora de contexto, ?Espelhos Distantes: Termidor? nos apresenta o filho de Orfeu. Essa história levantou mais perguntas do que respostas. Só posso presumir que Gaiman está tentando nos dar um senso de escala e um senso de padrão na aleatoriedade que é a vida. No entanto, como a maioria das histórias independentes em que se desenrolam em grandes tópicos, esta peça se mantém por conta própria e explora a noção do poder dos sonhos sobre a alma humana.

??Convergência: A Caçada? joga com os mesmos temas (além de ser um conto de fadas bastante bom por si só). ????Espelhos Distantes: Três Setembros e Um Janeiro pode ser meu curta favorito de toda a saga deste volume. Não poderia dizer por que, exatamente. Claro, poderia apresentar um monte de razões e isso mostra a importância dos sonhos e da esperança para a sobrevivência do indivíduo, o poder de aspiração e a capacidade de manter a dignidade mesmo nas circunstâncias mais terríveis. Pode ser que o protagonista, o autoproclamado Imperador da América, seja um homem bom (e podemos concordar com a Morte nisso). Pode até ser que Morpheus realmente faça uma coisa boa, em vez de simplesmente observar passivamente, embora por suas próprias razões egoístas (incitadas por seus irmãos). Também pode ser apenas uma coisa simples e subjetiva. É uma ótima história, lindamente contada.

?Falando em Absolute Editions, já é redundante comentar como é incrível ter a história neste formato. A obra de arte superdimensionada é impecável e o volume de capa dura é simplesmente lindo de segurar e ler no colo. Como sempre, há uma série de extras incluídos que devem saciar o rápido fanático por Sandman ou Gaiman, mas o verdadeiro tesouro são as próprias histórias.

?A obra de arte aqui é um pouco mais caótica do que no primeiro volume, embora isso não seja uma coisa ruim. Há mais artistas trabalhando no livro do que quando ele começou e a ampla gama de estilos complementa o trabalho. É um tanto apropriado que haja tantos estilos e maneiras diferentes de desenho para ilustrar o mundo dos sonhos, como se cada um iluminasse uma única e minúscula faceta desse mundo.

?Ao ler a coleção pela primeira vez, o leitor pode não necessariamente compreender a importância de várias vertentes. A coleção é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em fantasia ou fábula, mitos e contos de fadas. É um exercício fantástico e recompensa a releitura. Em retrospecto, os temas e pontos de Gaiman parecem mais claros, assim como os
pequenos detalhes que ele deixou ao longo do caminho. É uma conquista literária notável, uma única história contada em capítulos publicados mensalmente ao longo de quase uma década. É realmente um épico, no melhor sentido possível da palavra.

Guilherme.Oliveira 07/05/2023

Ótima leitura, traços maravilhosos e história idem!
Demorei a ler este volume em relação ao primeiro, mas tive a impressão do primeiro ser pouca coisa melhor.
Mas, não deixa de ser brilhante.

Henry 26/04/2023

Estação das Brumas ??
Chego à metade de uma das séries mais populares da história dos quadrinhos.

Essa edição definitiva foi salva pelo arco "A Estação das Brumas", que consiste em Lúcifer dando a chave do inferno para Sonho. E aí? A quem isso desperta interesse.

Sandman é um passeio à cultura mitológica mundial, explorando fantasia, mitos e crenças de diversos povos pelo mundo.

O nível cai assustadoramente com as histórias de "época". Os textos massivos são tediosos e me fazem perder o interesse.

A arte é esplendorosa. Todos os artistas cumprem bem seu papel.

Apesar de tudo, vale a experiência pelo arco citado acima.

Victor.Kagan 18/04/2023

Depois de muito prolongar finalmente terminei de ler o segundo volume da edição definitiva de Sandman, e para ser sincero não me arrependo nem um pouco em tanto prolongar essa leitura, pois assim tive mais tempo para poder apreciar essa obra de arte que o gênial Neil Gaiman proporcionou para todos nós fãs de quadrinhos.

Vinicius39 04/04/2023

Sandman - Deluxe Edition #17-31
Até aqui, o melhor arco de todos pra mim: SEASON OF MISTS, e outras boas histórias paralelas à nossa realidade.

Gosto da forma como Gaiman cria suas histórias e como usa elementos já conhecidos para surpreender com algo novo.

Tatiane554 14/02/2023

Obra prima !
Não tem como falar de Neil Gaiman ,que autor minha gente !! Esse universo de sandman é perfeito ,esse segundo volume continua nos surpreendendo é incrível a riqueza dessa obra as várias referências que Gaiman usa ... apesar de ter gostado mais do primeiro volume ,esse aqui não fica atrás, muito bomm ! Quero concerteza ler os demais volumes e super recomendo a leitura !! s2

Leonarto 08/02/2023

Tive sim meus problemas pra ler, fui aos poucos e no fim, valeu a pena, Sandman continua perfeito, Neil Gaiman construiu um universo incrível no primeiro volume e aqui ele consegue expandir ainda mais de maneira primorosa, Estação das Brumas é um show a parte, oque é triste para mim pois agora me vejo obrigado a ler (e comprar) Lucifer.

Lillinha.Fernandes 03/02/2023

Essa HQ é perfeita. Estou fascinada pela historia do Senhor do Sonhar. Lorde Morpheus já tem meu coração.