Cultura

Cultura Roque de Barros Laraia

Resenhas - Cultura: um conceito antropológico

livolivia 17/09/2023

?Cada sistema cultural está sempre em mudança.?
Um livro extremamente rico em informações! Seu tema central é o conceito de cultura, sendo dividido em duas partes: a primeira, trata da origem do termo "cultura" em si e de suas diversas especulações antes da antropologia. Já a segunda explora as diferenças culturais em cada sociedade, além das mudanças que se manifestam sutilmente com o passar do tempo. Muitíssimo esclarecedor. ~

Thais764 01/09/2023

Um texto simples, direto e claro
Ótimo livro o introdutório ao tema. Ideal para quem se interessa por cultura e não sabe ao certo por onde iniciar. A partir dessa leitura, é possível entender melhor o espaço e a diversidade.

luiza1792 28/08/2023

+1 lido pela faculdade
Li esse pra aula de antropologia e achei bastante interessante e bastante bom pra um livro introdutório! o roque laraia cita mts outros autores e teorias durante o texto, o que é bom pra se criar uma base de antropologia.
achei que umas partes são bem chatinhas e meio complicadas de seguir mas de resto tudo legal

Bru 12/08/2023

O livro propõe ser uma pequena introdução sobre cultura e de fato é, inclusive se você foi uma pessoa que prestou atenção nas aulas de história, sociologia e filosofia, não há nada de tão novo em debate. No entanto, ainda é um livro riquíssimo em referência e com uma linguagem acessível.

Raffaello3 05/08/2023

Um Conceito Antropológico
"Cultura: Um Conceito Antropológico" é um livro escrito por Roque de Barros Laraia, publicado em 1986. Considerado uma obra seminal na antropologia, o autor explora de forma abrangente o conceito de cultura e sua importância na compreensão da sociedade humana.

O livro começa introduzindo o conceito de cultura e sua relevância para a antropologia cultural. Laraia explora como a cultura é um sistema complexo e dinâmico que abrange crenças, valores, normas, costumes, linguagem, arte, tecnologia e outras manifestações humanas. Ele destaca que a cultura é fundamental para a adaptação e sobrevivência dos grupos humanos em diferentes ambientes.

Ao longo da obra, o autor analisa a relação entre cultura e sociedade, mostrando como os padrões culturais influenciam a organização social e os comportamentos dos indivíduos. Ele também explora como a cultura é transmitida de geração em geração e como ela pode mudar ao longo do tempo em resposta a fatores internos e externos.

Outro aspecto abordado é a diversidade cultural, com exemplos de diferentes culturas ao redor do mundo. Laraia destaca como as interações culturais podem ser complexas e como o choque cultural pode ser um desafio para indivíduos e sociedades.

O livro também discute a relação entre cultura e identidade, mostrando como a cultura desempenha um papel importante na formação da identidade coletiva e individual. Laraia explora como os valores culturais moldam o comportamento dos indivíduos e como a identidade cultural pode influenciar o senso de pertencimento a um grupo.

Além disso, "Cultura: Um Conceito Antropológico" aborda a cultura em um contexto globalizado, refletindo sobre como a globalização afeta as culturas locais, resultando em fenômenos como hibridização cultural e preservação cultural.

No geral, o livro é uma análise aprofundada e perspicaz sobre o conceito de cultura, apresentando um olhar abrangente sobre a diversidade humana e suas formas de organização social. É uma leitura essencial para estudantes e profissionais de antropologia, bem como para qualquer pessoa interessada em compreender a complexidade da cultura e sua importância na vida humana.

Kenneth.29 23/07/2023

Li uma parte do livro a pedido de uma professora mas acabei gostando e li o resto
Tema bem interessante, o livro é bem esclarecedor e traz bastantes questionamentos e curiosidades, recomendo pra quem se interessa pelo assunto

Ana Elissa 22/07/2023

Cultura: Um conceito antropológico
Um livro super interessante!
Apesar de ser um livro acadêmico o autor traz uma linguagem bem didática e fácil para falar sobre o tema.
Dividido em duas partes, a primeira o autor buscar uma definição antropológica do conceito cultura e para isso faz um resgate histórico do desenvolvimento deste conceito, desde o Iluminismo até os tempos modernos.
A segunda parte vai trazer como essa cultura se traduz na prática, no cotidiano, nas relações e no comportamento do ser humano. Também que é dinâmica e está sempre em constante mutação.
É um livro interessante para reflexão que nossa visão de mundo é influenciada pela cultura na qual estamos inseridos e entender as diversidades de culturas.

Luiza 10/07/2023

Como leiga, achei uma ótima leitura introdutória sobre o conceito de cultura e como ela se manifesta nas mais diversas épocas e civilizações.  O livro parte da ótica antropológica para explicar o que é a cultura de forma séria e científica, o que lhe permite enfrentar o senso comum que acredita em visões intuitivas, porém incorretas, como o determinismo biológico ou geográfico. Dentre o que mais gostei de aprender, está a explicação da corrente de pensamento que defende que o humano é predominantemente um ser cultural e sofre mais influência da cultura do que da sua biologia, por temos criado o nosso próprio processo evolutivo por meio de comportamentos aprendidos com outras gerações e não biologicamente determinados.  Outra parte das mais interessantes para mim é sobre as teorias da origem da cultura, que podem aceitar um ponto crítico da evolução da espécie como marco inicial de quando a cultura apareceu,  mas que hoje já se entende que o desenvolvimento da cultura foi lento, pois a natureza não age por saltos. Com a descoberta de que o Australopiteco Africano já era capaz de adquirir alguns elementos da cultura (como fabricação de objetos e caça) com 1/3 do cérebro do Homo Sapiens, conclui-se que o desenvolvimento cultural se processou junto o desenvolvimento orgânico dos humanos e, assim, a cultura tanto produziu o homem quanto foi produzida por ele. Gostei também quando o autor explica que a cultura pode interferir no plano biológico, como nas doenças psicossomáticas ou até mesmo na cura de doenças reais ou imaginárias através da fé do doente. Por fim, gostei que o livro ensina sobre as mudanças culturais internas e externas, explicando os conceitos de aculturação (fusão de culturas que cria uma nova estrutura) e de difusão cultural (cópia ou transferência de aspectos de uma cultura para outra) e discutindo como mudanças culturais sempre causam conflitos pelo embate das tendências conservadoras com as inovadoras. Eu não gostei muito da parte das teorias modernas sobre cultura, pois achei confusa e difícil de entender pela forma resumida em que foi exposta. O destaque principal para mim é a transcrição, no final do livro, do fantástico texto de Ralph Linton que ilustra de forma irônica a difusão da cultura que construiu o modo de ser do homem nacionalista "100% americano", muito provocativo e didático.

Kaliane 17/06/2023

Essencial
Aborda conceito de cultura por diferentes autores, sem buscar uma definição exata pois ainda não há uma fixa.

Cultura como um processo de aprendizagem contínua, que não depende de fatores biológicos, e que não são determinados por um local. O indivíduo se adequa sim ao ambiente, mas este não é a justificativa para diferentes tipos de cultura.

A cultura é dinâmica, constantemente se modifica, se "atualiza", pode ser mudada por fatores internos (mudança lenta) como por fatores externos (aculturação, contato com outras culturas).
A globalização acelerou essa aculturação e tornou ainda mais rápida as mudanças culturais.

O livro contém vários exemplos.

O essencial é que a cultura é como a alma do sujeito, pois depende dela para justificar o seu mundo, através dos símbolos convencionados, e justifica a si mesmo com o seu Pertencimento. Um sujeito sem cultura se torna apático, "morrendo".

A cultura condiciona o olhar de um indivíduo, em que ele estranha e reprime culturas distintas pois julga a sua, a única adequada (Etnocentrismo).

Não há como conhecer toda a cultura na qual está inserido, mas é obrigatório conhecer o básico para conseguir interagir e ser reconhecido como um membro de uma determinada sociedade.

Só há como entender um sistema cultural se analisar as classificações que fazem sentido dentro daquele universo, a partir dele próprio sem compara-lo com outros ou julgar um mais civilizado. Pois são sistemas construídos e classificados de modo distintos.

Lorrane 22/05/2023

Lido por conta da matéria na faculdade.
Estava amando no início, mas aos poucos fica monótono.
Ótimo para introduzir no conceito de cultura.

cilis 05/04/2023

A cultura para quem está começando
Conceitos explicados de forma sucinta, com muitos exemplos e termos bem desenvolvidos, perfeito para quem está começando a se interessar por antropologia.

Para mim, o único ponto negativo foi o excesso de exemplos, que entendo serem importantes mas que acabaram tornando a leitura entediante.

Valentina 27/03/2023

O que eu achei do livro?
O livro fala sobre o que é a cultura. Explica cada teoria muito bem, super indico para quem está estudando para prestar algum vestibular, pois ele estabelece um ótimo conhecimento relação ao assunto que é bem visto em provas. Não é uma leitura cansativa, suas diversas informações faz com que você queira cada vez mais entender sobre o assunto, para quem adora sociologia, filosofia e história vai amar este livro!

isabel_fmelo 27/03/2023

Antropologia.
Muito interessante os exemplos e teorias que o autor apresenta. Realmente eu não conhecia metade das situações abordadas. Muito massa.

Maluzeraaa 24/03/2023

Vc vai ficar em choque com os costumes de algumas culturas, e com os relatos de alguns pensadores, acho incrível como as crenças das pessoas podem variar em cada sociedade, principalmente se tratando dos povos indígenas.

fiquei refletindo um tempão quando li q um pensador n achava estranho os tupi serem canibais, mas sim o fato deles n usarem calça, percebi toda a reflexão q o autor quiz trazer propositalmente.

o livro fala muito sobre outros antropólogos e escritores, minha críticas seria basicamente q não possui muito as ideias originais do autor, e basicamente uma síntese de outros pensadores com as partes q ele achou mais conveniente falar, e ele realmente fala dos pontos mais chaves e interessantes q prendem a atenção do leitor acredito q é por isso q o livro acaba sendo bom, mesmo com tantas referências

sempre soube q as culturas eram distintas mas a obra traz melhores reflexões sobre isso, a leitura tb é muito boa e compreensível