Cultura

Resenhas - Cultura: um conceito antropológico

AMary 05/07/2022

Cultura um conceito antropológico
Volteiiiii ??
Um livro ótimo, para quem procura entender a cultura, e como determinados costume pode influenciar umba determinada sociedade.

Isabelle.Cagega 25/04/2022

Li por conta da escola
Não tem muito Oq dizer, foi para estudo, mas eu consegui mudar a minha opinião sobre muita coisa e colocar isso no meu dia a dia

Emmy.Wosnop 02/04/2022

LARAIA, Roque de barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

O livro 'Cultura: Um conceito antropológico' 14° edição, 2001, de Roque de Barros Laraia, antropólogo brasileiro. É dividido em duas partes onde a Primeira parte nominada de ' Da natureza da cultura da natureza á cultura', é narrado como ocorreu a observação a cerca da formação da cultura, e o que determinaria a cultura, a parte desse questionamento houve duas teorias a do Determinismo Biológico, onde acreditava-se que a forma como as pessoas se manifestam como linguagem, crenças etc., eram determinadas pela sua raça, ou seja, as capacidades e características eram herdadas geneticamente, todavia, os antropólogos afirmam que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais.
E a outra teoria é o Determinismo Geográfico, onde acredita-se que o que determina como um grupo age, se manifesta, acredita é determinado a partir do ambiente que as mesmas estão inseridas, mas novamente antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber refutaram essa teoria afirmando que há limitações em relação o meio físico afetar a cultura, que o mais comum é pessoas da mesma localidade apresentar diversidade cultural.
A partir desse momento inicia-se a parte conceitual da Cultura como os antecedentes históricos, onde Edward Taylor sintetizou o termo Cultura para designar as realizações humana "tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade", todavia, não é a única definição autores como John Locke e Jacques Turgot , também desenvolveram outros conceitos, e não há nenhum consenso qual é certo ou errado.
Essa primeira parte do livro também engloba a origem da cultura, onde o respeitado antropólogo Claude Lévi-Strauss, fala que a ctura surgiu a parte do momento com a humanidade instituiu a primeira regra (incesto), e para Leslie White, a cultura surgiu a partir dos símbolos (pinturas, comunicação, significados). Já as teorias modernas sobre a cultura é a feita sobre os fragmentos desses conceitos e visões passadas elaborados onde falam que a cultura são sistemas de padrões de comportamento, e que a mudança cultural é feita através da adaptação, e seguem esse raciocínio de comportamento humano e adaptação.
Na segunda parte do livro denominado Como Opera a cultura, aborda como a cultura molda a visão sobre o mundo, o indivíduo vai enxergar as mais diversas situações através da sua cultura o que muitas vezes abre caminhos para uma visão etnocêntrica, onde o indivíduo vai acreditar que a sua maneira de pensar e agir é melhor do que de outros povos, dando margem os mais diversos tipos de violência (racismo, intolerância religiosa e xenofobia), onde deve-se lembrar que existe uma grande diversidade cultural e não uma melhor que outra, cada cultura tem a sua lógica. Apesar de haver o determinismo biológico vale lembrar que a cultura afeta o plano biológico, onde todos os povos têm as crenças, a partir desse princípio é encontrado as doenças psicossomáticas e também a cura dessas doenças através da fé. Outra questão importante é que cada individuo tem um papel na cultura e que normalmente essa participação é exercida pelo sexo masculino mesmo em diferentes culturas é comum observar. É importante lembrar que mesmo com uma grande diversidade cultural, cada cultura possui uma lógica própria e também um é dinâmico e sofrer modificações com o passar dos anos.
Bem, o autor elaborou essa obra de uma forma bem didática, através da utilização de diversos exemplos cotidianos, de uma forma que permite uma compreensão plena acerca do tema e da proposta do livro, que é mostrar o que é cultura, como surgiu esse termo e o que ele engloba. Trata-se de uma obra relevante que permite uma leitura fluida que resulta em uma maior curiosidade sobre o tema e sobre outras obras do autor. A partir dessa obra, foi possível perceber que toda cultura e a sua manifestação pelos povos mais remotos merece uma atenção e a compreensão que por mais distante que pareça apresenta diversas semelhanças com a cultura que vivenciamos. Essa obra também torna possível a compreensão que não há cultura melhor do que outra e que toda manifestação cultural seja por meio de crença, religiosidade até mesmo alimentação apresenta a sua lógica e o seu dinamismo através das gerações. O livro é recomendado para todas as idades e grau de escolaridade, principalmente para quem tem interesse em adquirir novos conhecimentos e se aprofundar na temática proposta.
Mai 02/04/2022minha estante
Li esse clássico na graduação, Ciências Sociais, e foi de grande relevância para descolonizar pensamentos, ampliar horizontes e derrubar preconceitos.
Sua análise foi assertiva, parabéns!

sapobufo 17/03/2022

Simples, mas boa leitura
Esse livro é o básico do básico da antropologia, então não espere grandes questões filosóficas. Porém, eu gostei bastante dele, por sua linguagem simples.

Vic Moro 10/02/2022

Essencial!!!
Aqui temos uma obra curta, porém cheia de informações sobre a natureza da cultura (passando pelas exemplificações de inúmeros sociólogos e antropólogos) e sobre o exercício prático da cultura dentro das sociedades.

É uma leitura muito gostosa, na qual elementos complexos são apresentados de maneira dinâmica - os exemplos práticos, dentro de diversas sociedades, são a melhor parte -, informando, mas, ao mesmo tempo, entretendo.

Gostei muito de embarcar na pontinha do iceberg que é a antropologia, descobrindo não só sobre a evolução do conceito de cultura (dos difusionistas até o particularismo histórico), mas como ela age dentro das sociedades de forma individual e geral.

Além disso, podemos aprender a essência de conceitos como aculturação, xenofobia, etnocentrismo e como a visão eurocentrica é ultrapassada e preconceituosa. Penso que a compreensão desses conceitos seja imprescindível para o mundo em que vivemos hoje, demonstrando que não existem indivíduos ou culturas melhores ou mais avançadas, apenas DIFERENTES.

Gostei muito. Recomendo não só para quem quer aprender sobre a cultura, em si, mas para qualquer pessoa que deseje viver em acordo com os moldes contemporâneos, livre de estigmas, arrogância ou prepotência!!!

madu 20/01/2022

Muito interessante saber os conceitos de sociologia e antropologia. Importante pra entender os conceitos de hoje em dia.

Bcoutis 16/01/2022

Excelente para quem deseja iniciar estudos sobre o conceito de cultura para depois se aprofundar na temática.

Flah 15/12/2021

A obra é ótima, expõe as diversas concepções acerca do conceito "cultura" e traz correlações interessantes como a entre a questão biológica do homem e sua formação cultural.
Vale a leitura.

Vinijgc12 11/10/2021

o autor divide em 2 partes (sendo a primeira mais teórica e a segunda mais prática)
em algumas partes parece um livro de curiosidades, principalmente quando mostra como as culturas são diferentes em diferentes locais

ferreira83 22/09/2021

Cultura: um conceito antropológico
Bem, foi uma leitura para escola, mas eu gostei. É bem esclarecedor, deu para entender direitinho o conteúdo do livro.

Caio Mário 12/09/2021

Explicativo e linguagem acessível!
Um livro muito bom para quem estuda Letras e outros cursos de Humanas e Ciências Sociais! Imprescindível para a compreensão dos conceitos iniciais de cultura na perspectiva antropológica e, ainda, o livro é muito bom e realmente tem a linguagem bastante acessível, de fácil compreensão.

Juliana Amaro 08/09/2021

Bom livro
Uma introdução ao conceito antropológico de cultura, realizada de forma didática, clara e simples. A primeira parte do livro refere-se ao conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos, enquanto a segunda procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica. O autor procura utilizar, sempre que possível, exemplos referentes à nossa sociedade e às sociedades tribais que compartilham nosso território, o que não impede a utilização de exemplos de autores que trabalham em outras partes do mundo.

Kami 26/08/2021

Muito bom.
O livro é ótimo para se ter uma visão antropológica inicial. É focado para quem não entende tanto de antropologia e por isso emenda com alguns outros assuntos. Ao ler eu tive uma visão completamente diferente sobre os papéis sociais exercidos na sociedade, é bem esclarecedor e ajuda bastante a combater o etnocentrismo.