Cultura

Cultura Roque de Barros Laraia

Resenhas - Cultura: um conceito antropológico

ana 24/08/2021

tranquilo de ler
li pra um trabalho da faculdade e me fez questionar bastante coisa como qualquer obra antropológica. fácil de ler pra quem não ta acostumado com linguagem acadêmica

@gabrielnscmt 05/08/2021

O quê é cultura?
Este livro de Laraia aborda diversos conceitos e teorias a respeito da cultura, além de mostrar uma analise das sociedades e suas culturas, e relacionar de forma natural ao ambiente que vivemos. Ele ainda divide o livro em duas partes, sobre o determinismo biológico e geográfico. Exemplificando diversos conceitos, e o que de fato é cultura.
Não conhecia o livro, e também não estava nas minhas metas de leitura. Por fim, acabei lendo devido um professor ter passado.

Marcos Danilo 12/06/2021

Obra de referência
A obra é útil para estudantes iniciantes em antropologia. Laraia é valorizado,
conceitudo e largamente utilizado no meio acadêmico, fato que pode ser observado pelo
número de reimpressões que a obra teve ao longo dos 31 anos desde que foi lançada em 1986.
A obra trata da cultura sob uma ótica secular, para uma abordagem reformada remetemos o
leitor para a obra de Van Til, “O conceito calvinista de cultura”.

Thainá Almeida 11/06/2021

Excelente livro para reflexões importantes da antropologia em torno do conceito de cultura, central para esta disciplina.

BibiCourty 13/05/2021

Para quem está começando a estudar antropologia esse livro é um ótimo começo. A primeira parte trata de definir o que é cultura, um trabalho difícil até mesmo para o antropólogo. A segunda aplica os conceitos trazidos na primeira parte. Leitura prazerosa demais, nem percebi o tempo passando enquanto lia.

Jota Ge 03/05/2021

Um bom livro
Este é um bom livro para quem quer aprender mais sobre a história da cultura e seus principais conceitos. As explicações são claras e simples e há bastantes exemplos.
joaocoelhou 03/05/2021minha estante
Maravilhoso este livro, li qnd estava na escola

Jota Ge 03/05/2021minha estante
eu tive q ler para a facul, mas acabei gostando tbm

@carlatunes 30/04/2021

Ótima linha do tempo sobre a história da Cultura
Neste livro Laraia traça um apanhado sobre o surgimento do conceito de Cultura a partir de diversos autores, relacionando alguns conceitos e contrapondo outros, sempre à luz da Antropologia. De forma bem didática, o autor relaciona os conceitos com exemplos práticos do dia a dia, para o que os conceitos possam ser bem ilustrados e que fique bem claro como esses conceitos são identificados na prática. Para os estudiosos da antropologia, esse livro é bem útil. Para os que estudam educação, este volume é bem instrutivo também.

Gandolfi 25/04/2021

A definição democrática de Roque Laraia sobre Cultura: Um Conceito Antropológico

"O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridos pelas numerosas gerações que o antecederam".

Tive o prazer de conhecer essa obra em meu segundo ano de Ensino Médio quando o tema central das aulas de Sociologia tratava-se de cultura. Logo, a professora indicou o livro, que serviria de base para uma avaliação sobre o assunto. Com isso, fui logo adquirir uma cópia. Não havia até então experiências com muitos livros de fato a não ser alguns resquícios de literatura infanto-juvenil aqui e ali, mas primordialmente apenas com outras formas de leitura. No final das contas, essa obra foi uma das que me abriu as portas para esse mundo da literatura em suas mais diversas formas, e a abordagem escolhida para ele está inerentemente relacionada à isso.

Por mais que ainda esteja adentrando nessa mundo da literatura antropológica, seja nacional ou não, posso constatar que esse "Cultura: Um Conceito Antropológico" deve ser um dos melhores, senão o melhor, exemplar(es) de definição da cultura para um público ainda em fase de aprendizagem. Fugindo dos meios acadêmicos, a conceituação de um termo tão presente em nosso cotidiano é explorada e analisada de forma objetiva, clara, simples e didática.

Laraia divide sua obra em duas partes distintas, mas que eventualmente compõem o todo da explanação desejada; a primeira parte se foca no desenvolvimento do conceito de cultura ao longo da história, enquanto a segunda visa trabalhar a influência das manifestações culturais nos comportamentos sociais da humanidade e suas diversificações, mesmo tal humanidade estando suscetível a uma unidade biológica.

É a partir dessa divisão que o autor vai estabelecendo pontos-chave para o estudo da cultura, como os determinismos, as teorias evolucionárias e ideias de relativismo cultural. Tudo isso ainda vem acompanhado de exemplos de culturas ao redor mundo que ajudam a facilitar a compreensão e o raciocínio. Tais exemplos partem desde as sociedades greco-romanas até as rotinas dos esquimós do Círculo Polar Ártico. No entanto, mantém o privilégio para as tribos indígenas brasileiras para gerar um reflexo mais local.

A linguagem simples que é empregada permite que se apoderemos de tais conceitos sociológicos sem apelar para os convencionalismos acadêmicos. E é pra mim aqui que reside o melhor da obra de Laraia e justifica o "democrático" do título da resenha. Por mais que esse manual sirva excelentemente para estudantes, é uma obra que se faz necessária para todos, não apenas para quem está inserido em ambientes educacionais. Em tempos onde questões de refugiados e imigrantes estão tão em alta e a xenofobia se faz muito presente, como os recentes ataques à pessoas de descendência asiática por conta da pandemia de COVID-19, "Cultura: Um Conceito Antropológico" se apresenta como um excelente material que desperta clareza em questões de relativismo cultural para um público leigo.

Conseguindo escrever uma obra atemporal visto que foi lançada em 1986 mas que se mantém atual, o autor cria um importante expoente para a antropologia nacional. Sempre marcando presença e sendo de grande importância em vestibulares por todo o país, o conceito antropológico de Roque Laraia é definitivamente um marco mais do que necessário.

Luiza2527 24/04/2021

Acessível
Uma boa introdução para quem busca começar a entender um dos conceitos antropológicos essenciais: a cultura.

Em uma linguagem acessível e para toda e qualquer pessoa ler, Laraia vai falar sobre o tema, adicionando ideias como a de etnocentrismo, aculturação e difusão.

Uma opinião pessoal aqui: esta é uma leitura com grande poder, apesar de simples. Em "Cultura: um conceito antropológico" é possível começar exercitar a visualização do "outro". Isto é, ver o diferente não em uma perspectiva de bom ou ruim, mas apenas como tal (diferente).

rorolovespizza 22/04/2021

Importantíssimo!
Leitura tranquila, rápida, clara e MUITO INTERESSANTE.
Ainda bem que precisei ler para a faculdade porque, infelizmente, não teria conhecido esse livro em outra circunstância.
Valeu muito a pena, é um livro importantíssimo para compreender a humanidade como um todo e traz várias reflexões. Além de ter uma escrita que te deixa querendo sempre mais.
LEIAM!

milliaways 15/04/2021

Lido como parte da bibliografia da disciplina Cena e Cultura do curso de Mestrado em Artes Cênicas.

Com certeza um livro que eu deveria ter lido bem mais cedo em minha vida. Apresenta conceitos estruturais básicos da cultura, como uma introdução à antropologia, introduzindo brevemente também a etnografia. É extremamente didático, quase como que se fosse feito para completos leigos. Isso se dá também por boa parte do livro ser composta de exemplos que o autor usa para ilustrar os conceitos que elenca. Leitura essencial.

fernandamari.a 14/04/2021

Uma trajetória descrita, de forma clara e objetiva, sobre como os debates de cultura surgiram, sobre antropologia, preconceitos, etnocentrismos e sobre o que de fato seria cultura. Muito interessante!

Camirota 14/04/2021

Leitura muito interessante, rápido de ler, faz o leitor apreciar e entender a cultura de forma fácil, um livro que todos deveriam ser para aprender também a respeitar as culturas alheias e os diferentes modos de levar a vida.

Sailorluquinhas 06/04/2021

Tem lá suas limitações teóricas e exemplos bem simplórios pra um livro desse, mas é bem simples de se entender conceitos básicos

Drakomanth 04/04/2021

Ótima Entrada
Recomendaria fácil a todos interessados nas temáticas: antropologia, ontologia e sociologia. O livro é uma excelente entrada para a temática. Porém não dedica a importância cabida ao fator "arte", sendo clara a influência que a arte e o desenvolvimento artífice teve sobre todos os eventos culturais incluindo, até mesmo, o desenvolvimento estrutural do bioma e corpor humano. O trabalho não perde sua excelência por não dar a referida atenção. A final de contas, são as premissas em aberto que atiçam nossa curiosidade.