Cultura

Cultura Roque de Barros Laraia

Resenhas - Cultura: um conceito antropológico

Nessa 03/09/2010

Entendendo o social
Esse livro foi passado pela minha professora Cida destinado ao curso de psicologia.
Eu ameeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Esse livro é uma obra prima para quem quer entender de forma simples e cheia de exemplos sobre o nosso contexto cultural e social.
Como estava pagando a disciplina Cultura e Subjetividade, ele caiu como uma luva pra nossa turma.
Eu recomendo pra quem quer entender o social.
Maravilhoso!

Rafaela B 01/06/2010

Cultura, Um Conceito Antropológico
Li para a matéria O Homem e a Sociedade, da faculdade. No começo lia com preguiça e desinteresse, mas a partir do momento que prestei atenção à leitura percebi a qualidade do livro! Um livro bem pequeno, tanto em tamanho como em número de páginas mas que realmente faz o que propõe: explicar a confusão que é explicar o que é Cultura. Não entendeu? Pois Cultura é assim mesmo, fácil de entender, difícil de explicar. Sem contar que o livro me esclareceu alguns pontos sobre a vida, sociedade e religião. Muito bom mesmo!

nlock 03/11/2009

Uma introdução didática
Achei ótimo o livro (pequeno livrinho) "Cultura: um conceito antropológico" porque me ajudou a ententeder e apontou caminhos para o aprofundamento de estudos sobre culturas e diversidade cultural, etnocentrismo, "difusão cultural", debate cultura x natureza, etc.
Além de bastante simples e claro, o livro tem uma bibliografia para estudos iniciais e uma linguagem cativante. Conseguiu os objetivos para os quais foi produzido.

Dany Dantas 13/09/2009

O livro trata a temática com linguagem clara e objetiva, portanto, é uma boa referência para compreender o conceito de cultura tão discutido hoje nas ciências humanas.
De forma bastante curiosa, o autor perpassa desde o conceito, desenvolvimento e teorias, sob determinações biológica, geográfica e histórica, até a operacionalização dela.
Acredito que é um livro ideal para qualquer biblioteca.

Bizi 08/07/2009

Cultura: um conceito antropológico
O livro Cultura: um conceito antropológico, do [autor] Roque de Barros Laraia, (reeditado pela Jorge Zahar Editor Ltda em 2008), discute conceitos e revela a definição de cultura de uma forma diferente e faz uma viagem as culturas e sub-culturas no mundo oriental e ocidental a fim de apresentar os diversos modos de cultura existentes no mundo.
A obra está divida em duas partes, antecedido de uma apresentação e finalizado por anexos e notas referente ao livro e sua temática. Foi desenvolvida em 113 páginas. O autor apresenta a cultura de uma forma diferenciada. Nesta obra o autor apresenta a cultura como partes de formam um todo e não algo já formado. Concretizado.
Na primeira parte da obra o autor discuti sobre o desenvolvimento, na antropologia, do conceito de cultura. De modo geral, esta parte, mostra como a cultura desenvolveu-se com o ser humano. Na segunda parte, a qual daremos maior foco, o autor pretende mostrar como a cultura atua e molda a vida das pessoas. O autor utiliza-se de muitos exemplos, o que torna a leitura e compreensão da temática, um tanto didática.
No primeiro capítulo da segunda parte, o autor, baseando em Benedict, faz uma comparação da cultura com uma lente, lente esta que o homem ver o mundo. E que as lentes são diferentes para homens de culturas diferentes.
Já, no segundo capítulo, o autor mostra como a cultura interfere no plano biológico do ser humano, a ponto de condicionar até mesmo sobre a vida e morte dos indivíduos da mesma cultura e/ou sub-cultura.
O autor, no terceiro capítulo, faz uma abordagem sobre a participação do indivíduo em sua própria cultura. Ele afirma que os indivíduos participam de uma forma diferente na mesma cultura. Assim a participação do indivíduo em sua cultura é limitada.
Laraia, no quarto capítulo, mostra que toda cultura tem sua própria lógica. Ele emprega um termo muito utilizado em toda obra que é o “Etnocentrismo”. Dizendo que seria um ato etnocêntrico tentar transferir a lógica de uma cultura para outra.
No último capítulo da segunda parte ele apresenta que a cultura é dinâmica. Ele é dinâmica porque se modifica/desenvolve/adapta com o passar do tempo. Ele ainda afirma que existem dois tipos de mudanças: uma interna e a outra quando há contato com uma outra cultura. E conclui que cada sistema cultural está sempre em mudança.

Rach 04/03/2009

Li quando comecei a faculdade, acho que abre os olhos e as portas pra clássicos. Fácil compreensão. Muito recomendado xD