Cultura Roque de Barros Laraia

Resenhas - Cultura: um conceito antropológico

Antonele 21/03/2023

Cultura
Muito bacana pra você entender como a nossa sociedade forma a cultura e da cultura temos a lente que enxergamos o mundo.

Angelo 14/03/2023

Livro passado pela minha professora de cultura e linguagem para a apresentação de um seminário, achei que foi um leitura muito interessante, tranquila, sem ser muito acadêmica, mas que fez seu trabalho ao introduzir o estudante às várias discussões relacionadas à cultura no campo da antropologia.

Kellynha 12/02/2023

Gostei bastante, algo totalmente novo do que já li. Foi uma leitura que agregou bastante no meu conhecimento.

Marcella.Torres 25/01/2023

primeiro livro do ano por obrigação da faculdade kkkkkk
não é um tema que tenho costume de ler, mas gostei muito!

Guimarães 24/01/2023

Uma leitura necessária!
Roque de Barros Laraia em sua obra "Cultura um conceito antropológico" levanta reflexões sobre o que é cultura e como ela funciona nas relações sociais. Essa leitura deveria ser obrigatória, ajudar o indivíduo compreender o choque entre gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Resumidamente, entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema. Autor elucida de uma maneira didática, sucinta e simples abordagem de cultura para quem não é acostumado com a linguagem acadêmica.

maria rita 05/01/2023

? | O que é cultura?
Primeiro livro do ano e já foi de pedagogia! Foi um livro bem interessante, foca em assuntos históricos e como nos tornarmos humanos apenas devido a cultura inserida dentro de nós. Não dou cinco estrelas porque o início é um pouco chato de se ler, se torna bom depois do terceiro capítulo, por aí. Bom, eu recomendo.

itsabout.dani 29/12/2022

Livro curto: o que é cultura?
Foi uma leitura pra faculdade que me prendeu bastante com os conceitos que me eram apresentados, além de ter ocorrido uma troca de ideias da leitura com a turma também, que fez enriquecer e compreender melhor o homem e as suas relações sociais com o conceito de cultura (micro ou macro) aplicado ao longo da história.

Luchi 27/11/2022

Rico apesar de curto
É um livro bem interessante para quem quer começar a estudar o conceito de Cultura, que traz dados desde os primeiros antropólogos até situações mais cotidianas.

Gostei especialmente dos trechos em que ele usou como exemplo indígenas brasileiros, percebi que conhecia muito pouco sobre seus costumes, mesmo estando perto.

Sendo sincera, é um livro curto e até rápido de ler considerando que ele é pra ser estudado, mas ao mesmo tempo tem alguns capítulos que são tantos conceitos e nomes de estudiosos que ficou muito tedioso e a leitura vagarosa.

Minha motivação pra ler foi por ser uma recomendação de um professor da faculdade, se não, provavelmente, não teria procurado, mas no fim gostei bastante.

Não dei as 5 estrelas, porque o livro tem uma cosmovisão bem diferente da minha, então algumas coisas que o autor falava/citava, simplesmente, não fazia sentido pra mim.

Recomendo a leitura, independente da sua área de formação, acredito que será uma ótima experiência.

Júlia Brito B. 26/11/2022

Li para faculdade.
O livro faz uma boa reflexão sobre o que é cultura e como ela funciona nas relações sociais.

Lorenna.Lory 13/11/2022

A importância da Cultura
Laraia é um gênio, esse livro é muito interessante e deveria ser obrigatória a leitura para todos. Mostra a evolução do conceito de cultura até um tempo mais atual que traz o conceito de cultura como abrangente, flexível, acima da sociedade e um conceito plástico. E que nos mostra a importância e impede a banalização completa de tal conceito.

Chunchumaru 17/10/2022

HAHAHAHA PURO SUCO DO MEME
Bom pra tirar nota boa na prova e babar ovo do professor da faculdade. De resto, risível.

O maior erro da antropologia moderno é negar o próprio Homem. Assim como disse Lewis, estamos criando homens sem peito.

Euriano 12/10/2022

Um livro curto e muito prático.
Sem muitos arrodeios, o Dr. Roque de Barros apresenta o que é Cultura.
É um livro excelente pra quem quer conhecer mais sobre esse tema de um ponto de vista antropológico.

isabelamos 04/10/2022

livro de didática 1000+, extremamente fluído, com bastante exemplos e uma linguagem simples e assertiva! uma ótima indicação pra quem está se aventurando pela primeira vez na área

Vitoria293 23/09/2022

" A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade."

Anna 28/08/2022

Li por conta da faculdade.
É bom! Principalmente para quem procura entender como determinados costumes podem influenciar na sociedade como um todo.
Me fez mudar alguns conceitos e entender mais sobre a cultura.
fdeluca 28/08/2022minha estante
Que curso vc faz!