As Bruxas de Oxford

As Bruxas de Oxford Larissa Siriani

Resenhas - As Bruxas de Oxford

M. Scheibler 29/12/2011

Para quem nunca havia lido nada da literatura fantástica, o ano de 2011 foi repleto. Anjos, lobisomens, dragões, vampiros e, por fim, bruxas. Este é o tema de AS BRUXAS DE OXFORD, da minha colega de SELO BRASILEIRO, Larissa Siriani.

Numa pequena cidade dos Estados Unidos, uma menina começa a ter seus poderes aflorados e descobre que em sua alma ressurgiu o espírito de uma bruxa que vivera na sua nova casa um século antes. Sua missão é encontrar suas irmãs do passado para terminar sua vingança, motivada por uma traição.

A história nos mostra preconceitos, amores e magia. A personagem principal é uma menina albina que se apaixona por um rapaz da escola. Mortes acontecem para que o bem se estabeleça. Uma relação familiar do passado é abalada por uma traição entre irmãs e seu desfecho se dá várias décadas depois, com pessoas diferentes que serviram de corpo para a reencarnação das bruxas. Com um desfecho trágico, porém resolutivo, essa obra deixa seu recado mostrando que, no final, certos sacrifícios são necessários para que a paz tome seu lugar na vidas dos envolvidos.

Amanda 08/09/2011

As Bruxas de Oxford - Larissa Siriani
Eu estava lendo outro livro quando As Bruxas de Oxford chegou para mim. Aí eu resolvi ler só as primeiras páginas, só para saber como era mais ou menos e não consegui largar. Mesmo.
Esse é um livro que te prende desde o início, algo que me deixou super feliz, pois têm muitos livros por aí em que a história só vai engrenar lá pro meio.
Tudo começa quando os pais de Malena decidem se mudar de Oklahoma City para a minúscula Oxford, cidade onde nasceram e se criaram. Devido a falta de tempo, e o fato de quase nunca estarem todos reunidos, acham que voltar para o seu local de origem será melhor para todos. Então, eles e sua enorme família composta por seis filhos e uma filha - Malena - passam a morar na temida Casa Azul, um casarão antigo, que no passado foi o lar de sete bruxas e cenários de várias histórias locais.
Tudo ia muito bem até que coisas muito estranhas começam a acontecer quando Malena se exalta e ela constata que toda lenda tem seu fundo de verdade.
Toda vez que eu gosto muito de um livro eu fico meio que saber sem escrever. Mas vou tentar fazer diferente com essa resenha, apesar de ter amado mesmo o livro.
Eu estava com a expectativa lá em cima em relação a esse livro e não me decepcionei.
Primeiramente, eu já disse inúmeras vezes e vou repetir: a Larissa escreve muito bem. O modo como ela conduz a história é maravilhoso e como eu disse lá em cima, comecei a ler e não consegui largar. Eu precisava desesperadamente saber o que ia acontecer.
Eu, por vezes, me imaginei no lugar da Malena. Como no início, logo quando ela se muda. Porque, só de imaginar, sair da cidade grande e ir morar em um local com míseros 1079 habitantes, eu já enlouqueço. Eu não ia aguentar, mesmo. Até meu antigo colégio tem mais gente que Oxford.
E a Malena se sente assim no início, "perdida no meio de lugar nenhum".
Logo que ela chega em seu novo lar, sente arrepios e acha que há algo de estranho com o local. E, bom, eu também acharia. Só de ler, eu já fiquei com medo. O local é realmente assustador.

"Toda a casa era sombria. Não importava quantas janelas ou lâmpadas nem lustres meus pais pudessem pendurar, nem a cor alegre das tintas que cobriam as paredes castigadas, nem mesmo a alegria que nós tentássemos plantar ali, as sombras permaneciam. Eu podia vê-las, até senti-las nos cantos das paredes, cobrindo os móveis, espreitando as janelas."

Mas é quando coisas estranhas começam a acontecer que a história ganha fôlego. Sério, eu me vi formulando inúmeras teorias antes de descobrir a verdade por trás dos fatos.
Eu já imagina o que seria, mas ainda assim me surpreendi porque não foi da forma que eu imaginei rs
E isso é um ponto fortíssimo do livro. Não é clichê. Nem um pouco. Aliás, essa é uma palavra que passa longe de qualquer livro da Larissa.
Outro ponto forte do livro são os personagens. A Malena, por exemplo, é fantástica! Gostei muito dela, porque não é uma daquelas mocinhas que fica se lamentando, culpando e se sentindo inferior o tempo todo. Sério, eu odeio isso.

"A verdade era que eu não em importava. Eu era albina e pronto. Eu era linda daquele jeito, e a única coisa que me incomodava era o excesso de proteção que minha pequena anomalia exigia. Era chato o preconceito com a maior parte das pessoas, mas eu não liagava. Eu não precisava de ninguém, afinal."

Outros personagens que merecem destaque também são sua Tia Frida e Sam Goyle o garoto mais lindo, gostoso, sexy tudo de bom da OSD, sua nova escola.
Gostei muito de Frida, apesar dos pesares. Eu até conseguia o imaginar ela rindo e toda feliz, como é descrito no livro.
E Sam... Bom, dispensa comentários. É lindo, alto, atleta, atencioso e tem os olhos verdes mais incríveis do mundo! Precisa dizer mais alguma coisa?
Amei o modo como ele agiu com a Malena nas partes tensas do livro. Não sei se no lugar dele eu agiria da mesma forma, mas gostei de como ele se portou.
Ah, nossa, eu não podia esquecer do Ned Lee, o japonês mais fofo do planeta que sempre ajuda a Malena com a porcaria da trigonometria, da Yara a amiga super gente boa e toda religiosa e da Kathi. Bom, esta última também têm muitos segredos que se revelarão no decorrer do livro.
Eu também adorei o Toy, o gato da Malena. Sério, eu preciso de um gato desses!
A única coisa que em incomodou um pouco, foi o fato de não ter uma maior participação dos irmãos da Malena na história. Não atrapalhou em nada o andamento, mas eu queria saber um pouco mais desses garotos lindos e louros.
Acho melhor eu parar por aqui porque estou tão empolgada que vou acabar revelando algo mais rs
Mas, enfim, a história é ótima. Muito boa mesmo. E o final terminou em um baita suspense que me deixou super curiosa para a continuação Larissa malvada rs.
Eu só posso dizer uma coisa: leiam pessoal.
É o livro perfeito para quem gosta de histórias sobrenaturais com aquela pitada de romance que, é claro, não pode faltar.
E o melhor de tudo: é nacional.

Beijos e até a próxima.
____

Gostou? Mais em: http://mandinhaleticia.blogspot.com/

Bianca 11/04/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br
Esse livro veio no meu novo momento de começar a ler e continuar a leitura apenas daquilo que me dá prazer. Estou fazendo isso há uns três livros e tem sido demais!

Conheci a Larissa há alguns meses e nos vimos em vários eventos literários. Quando soube do lançamento do livro, já reservei o meu e fiz questão de ir ao evento prestigiá-la. Além disso, tive recomendações maravilhosas da Alba Milena, do Psychobooks. Então, é claro que comecei a leitura cheia de expectativas e o livro atendeu a elas.

É narrado em primeira pessoa. Quem me conhece sabe que eu não gosto porque o foco normalmente está apenas na personagem principal, mas, graças a Deus, ou melhor, à autora, a protagonista não é uma adolescente cansativa ou chata, fato que tem acontecido muito ultimamente.

Malena tem um problema. Ponto. Ela descobre que o seu passado tem a ver com o sobrenatural. Ela não se conforma e aceita tudo, ao contrário, busca respostas. Quer saber o que mudou em sua vida e qual a sua real importância.

A sinopse do livro guarda muito segredos e não serei eu quem os revelarei aqui. Só digo que o livro é recheado de personagens bem construídos, aventura, mistério, magia e, é claro, como não poderia faltar, amor.

Senti falta de saber mais dos irmãos delas, dos amigos e de Sam, o fofo que traz o amor à história. Esse distanciamento talvez aconteça por causa do narrador. Também teria ambientado a história no Brasil, mas entendo os motivos que a autora teve para não o fazer.

Fora isso, o livro é muito agradável e renderá bons momentos a quem o ler. A jovem Larissa é um prodígio e nos promete muitas histórias maravilhosas ainda, incluindo, a continuação de As Bruxas de Oxford, que faz parte de uma saga chamada "Trilogia Coração da Magia." Ah… Mas não se preocupem, o primeiro volume está completinho como deve ser: começo, meio e fim. A Larissa só foi esperta e deixou uma janelinha para uma possível continuação. Ninguém precisa se preocupar com um final aberto e frustrante. Isso não acontece.

Retomando o início dessa postagem, esse livro cumpriu muito bem o seu papel no meu novo e permanente momento literário, que fará minhas escolhas voltarem às origens deixando a minha vida muito mais feliz. Passei bons momentos em sua companhia e agradeço à Larissa por esse presente.

Recomendo a todos.

Alba 05/03/2011

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
O livro da Larissa já prendeu minha atenção dentro do elevador. Sim, você leu certo.

Toda vez que o porteiro me liga que chegou alguma coisa, sempre subo para meu apartamento já abrindo o pacote (sim, sou desesperada) e lendo algo da obra que recebi.

Já fiquei encantada com as primeiras descrições do livro. A Larissa tem aquelas capacidades que acho superimportantes em um autor: Fluência no texto, ligação entre os acontecimentos, construção coerente dos personagens e a principal de todas! CRIATIVIDADE!!

Afinal, o que é um texto bem-escrito se durante a leitura o autor não nos surpreende?

O livro de Larissa que será lançado no dia 13 de março, pela Editora Multifoco, tem como tema o mundo adolescente + sobrenatural, que confesso que achava que já estava mais do que batido. Ponto para a autora que mais uma vez, surpreendeu.

Trata da história de Malena, uma adolescente de 16 anos com uma característica inusitada. (não vou revelar qual é, sem o prévio consentimento da autora) Só tinha visto essa característica em um protagonista até hoje, e foi exatamente por meio dessa diferença que a protagonista me conquistou.

Malena vê sua vida virar de cabeça para baixo quando seus pais decidem deixar Oklahoma e voltar para a cidade de Oxford, onde nasceram e onde vivem todos seus parentes.

E aqui está a única crítica que faço à obra de Larissa. O livro poderia muito bem ter sido ambientando em uma cidade brasileira, acredito que assim haveria uma maior identificação do leitor. Mas não fiquem decepcionados, o fato da história ser ambientada em outro país não tira em anda o encantamento da leitura.

A casa escolhida pela família é a que contém a história mais sombria da cidade… E é nela que Malena passa a ter todas as revelações que irão mudar sua vida.

“Toda a casa era sombria. Não importava quantas janelas ou lâmpadas nem lustres meus pais pudessem pendurar, nem a cor alegre das tintas que cobriam as paredes castigadas, nem mesmo a alegria que nós tentássemos plantar ali, as sombras permaneciam. Eu podia vê-las, até senti-las nos cantos das paredes, cobrindo os móveis, espreitando as janelas”

Página 9 do manuscrito

Por ser a sétima filha e única mulher, Malena é ao mesmo tempo tratada como princesa da casa e como mais um dor irmãos, o que é confuso e ao mesmo tempo engraçado.

Aliás, o humor está presente em todo o livro. Ri em várias passagens com Malena e com as situações em que se coloca devido aos fenômenos sobrenaturais que a perseguiam.

Trata-se de uma história de bruxas, e talvez aqui eu entenda o motivo do local escolhido por Larissa para ambiente o livro. Por 100 anos a magia ficou afastada de Oxford, e agora com a chegada de Malena à cidade, tudo muda. As sete irmãs bruxas: Irma, Jane, Elleanor, Cecilly, Nayse, Zethi e Dorothi passam a fazer parte de sua vida, de uma maneira surpreendente e inovadora!

Larissa não esqueceu de colocar uma carga romântica na história. A figura escolhida foi Sam, um morador de Oxford e aluno da mesma sala de Malena. Não desvendei Sam completamente… Por tudo o que acontece com a protagonista, ele acaba ficando um pouco de lado. Espero que nos próximos livros o personagem ganhe mais foco, assim como os seis irmãos de Malena.

Aí você pode perguntar: “Próximos livros?” Siiimmm!! \o/

Trata-se de uma saga intitulada “Trilogia Coração da Magia”, então aguardem mais de Malena e companhia!

Aliás, por falar em companhia, essa foi uma das características que gostei bastante na construção dos personagens da Larissa. Todos têm suas próprias características descritas, e não fogem daquilo que é esperado que eles façam! Já falei lá em cima, né? ÓTIMA construção dos personagens!!

Parabéns Larissa! Seu primeiro livro me deixou com gostinho de “quero mais”! Com certeza uma autora que vou ficar de olho e ansiosa pelos próximos lançamentos!!

Gostou? Acesse:

Psychobooks 05/03/2011

Página 9 do manuscrito

Aí você pode perguntar: “Próximos livros?” Siiimmm!! \o/

Gostou? Acesse:

Malu 14/12/2011minha estante
Ai que resenha mais boa, hahahaha. Eu li e AMEI esse livro. Tem seus defeitos, claro, mas é muito bom!
E tenho que discordar sobre se passar no Brasil, mas só porque eu - não me perguntem o motivo, eu não sei - não gosto de livros aqui no Brasil. Talvez, só talvez, seja porque é mais fácil imaginar a história num ambiente mais afastado... Mas não sei.
Sam é um foooooooooooofo. E quero muito que ele apareça mais nos outros, também. Hahahaha

A Larissa vai virar um fenômeno logo, logo! :)

Júlia B. 07/03/2012minha estante
Será que ela era mediadora? :x