As Bruxas de Oxford

As Bruxas de Oxford Larissa Siriani

Resenhas - As Bruxas de Oxford

Sabrina - @linhaposlinha 12/08/2019

"Isso quer dizer que a sua alma não é uma alma qualquer. Ela é feita da magia para a magia, que encarnou em você por acaso."
Malena é uma adolescente que acaba de se mudar para uma nova cidade com a sua família, o que não seria nada demais se a sua nova casa não tivesse má fama na região. Conhecida por ter sido o lar de uma família bruxa anos atrás, a Casa Azul ainda é um assunto cercado por lendas no imaginário dos habitantes de Oklahoma City. Não demora muito para que Malena perceba que todas as histórias sobre a casa possuem um fundo de verdade. Logo o sobrenatural se torna presente em seu cotidiano e ela vê que talvez a sua vinda para Oxford não tenha sido apenas coincidência.

De modo geral, a história me lembrou bastante a Desconstrução de Mara Dyer em alguns aspectos. Ambas trazem uma personagem feminina com fortes laços com o sobrenatural, contam com um romance leve e seguem uma vibe mais juvenil. Mas é apenas isso. Em questão de personalidade, por exemplo, as personagens principais divergem muito.

Com uma trama envolvente, a autora consegue construir um YA usando uma proposta bem original. Achei a história muito bem ambientada e fui envolvida rapidamente pelos mistérios que cercavam a vida de Malena. E mesmo com alguns erros de digitação/revisão, a fluidez se mantém em todas as páginas, tornando a leitura dinâmica e prazerosa.

Apesar de bem trabalhados, achei que os personagens poderiam ter sido melhor aprofundados e também senti falta de maiores informações sobre o passado das irmãs von Evans. No entanto, tenho total consciência de que, se tratando do primeiro volume de uma trilogia, o objetivo principal do livro geralmente é ser mais uma apresentação dos personagens e uma introdução ao mundo criado pela autora, para que então os detalhes da trama sejam mais explorados e destrinchados nos próximos volumes - o que, devo dizer, me instigou ainda mais a continuar a trilogia.

Nas últimas páginas temos algo que nos faz duvidar do resultado de algumas ações ao longo da trama. Ficamos com aquela curiosidade e incerteza de qual rumo a história tomará agora sendo assim, um ótimo primeiro volume de uma trilogia.

Repleto de lendas e de sobrenaturalidade, As Bruxas de Oxford é uma ótima aposta para quem curte livros YA com um toque de misticismo. Original e envolvente.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha

Ana Vello Pires 25/06/2019

Estou muito feliz por ter ajudado a financoar esse livro. Uma trama envolvente, mesmo com alguns erros de revisão. É uma ótima história.

Jenny 02/06/2016

Original mas pouco explorado.
A premissa é ótima. A história é original, eu gostei do universo criado. Malena é uma protagonista diferente; não é boazinha, não fica irritando o leitor com seus pensamentos de compaixão, e isso me surpreendeu muito. O que me incomodou foi a escrita da autora. Não que seja ruim, de forma alguma, mas em alguns pontos a história simplesmente não descia, o que é uma pena. De modo geral, é um livro bom, com enredo original, porém não tão bem desenvolvido. Quem sabe os pontos em aberto se resolvam na continuação?

Marcela262 12/05/2022

Mt bom
Uma leitura bem original e diferente de todas as leituras de bruxas e magia que ja li. Faltou trabalhar algums pomtos , mas mesmo assim a leitura foi muito boa.

Kamui Leo 02/06/2021

A antiga Casa Azul nunca foi cenário de boas histórias.
Antigo lar de uma família de bruxas, é o último lugar onde Malena gostaria de viver. Mas quando sua família troca a agitada Oklahoma City pela minúscula Oxford, ela não tem opção a não ser segui-los.
Tão logo o sobrenatural deixa as paredes da casa e passa a perseguir Malena onde quer que ela vá, ela descobre que algumas lendas podem ter um fundo de verdade. Conforme mergulha mais fundo no passado da Casa Azul, Malena percebe que talvez sua vinda para Oxford não tenha sido fruto do acaso. Condenada a consertar os erros de uma vida passada, ela irá descobrir que certos sentimentos se carregam para além da vida.

Fantasia / Ficção / Infantojuvenil / Literatura Brasileira / Romance

Kamui Leo 02/06/2021

A antiga Casa Azul nunca foi cenário de boas histórias.

Fantasia / Ficção / Infantojuvenil / Literatura Brasileira / Romance

Caroline 06/09/2012

[Resenha] As Bruxas de Oxford.
O livro é narrado pela personagem, Malena, diferente de outras garotas de sua idade, ela é albina e irmã de seis garotos. Malena vivia uma vida pacata até se mudar para a pequena cidade de Oxford junto de seus pais e seus irmãos. Logo percebe que aquela não é cidade como qualquer outra, ela e sua família passam a morar em uma antiga casa mal-assombrada conhecida como casa azul. Com o passar dos dias, coisas estranhas começam a acontecer, como por exemplo, ela ouvindo vozes e movendo objetos. Intrigada Malena busca explicações, até que descobre que a casa azul não é um bom lugar, segundo moradores bruxas que foram queimadas na fogueira habitavam a casa. A partir daí a história começa a se desenrolar e Malena descobre que sua alma contém um grande segredo.
Não tem como não gostar de Malena e da história, que por sinal é ótima e bem desenvolvida, a leitura flui facilmente, quando comecei a ler não consegui parar. Só algumas coisas me intrigaram como, o romance entre ela e Sam, achei rápido demais, um pouco forçado, faltou alguma coisa que engrenasse e desse inicio a história deles. Outra coisa foi o final que me deixou pé da vida, louca pela continuação, sério, estava que nem criança quando termina um doce e deseja outro, se a intenção era essa então foi muito bem exercida. Não vejo a hora de adquirir o segundo volume intitulado, O coração da Magia.
Recomendo, As Bruxas de Oxford.

Gaal 12/01/2021

Faltou prender a atenção.
As bruxas de Oxford contra a história de Malena/Dorothi, sua descoberta como bruxa (a parte da Dorothi em seu ser), e as consequências que essa sua nova dia trás.
Vivendo em Oxford, agora Malena não apenas recebe os poderes e a voz de Dorothi em sua cabeça, mas também seu histórico familiar com 6 irmãs que numa vida passado tentaram matá-la. No contexto atual é o objetivo de Dorothi se vingar das irmãs matando todas, mas para isso terá que entrar em consenso com a consciência ingênua e imatura de Malena.
Em si a trama deixou a desejar, por mais que a personagem principal seja uma adolescente o desenrolar acabou sendo muito infantil, com muito drama e pouca história/ação.
Os poucos momentos de brilho eram basicamente os momentos que Dorothi comandava um pouco, mas ainda assim faltaram explicações, tramas mais elaboradas e um romance mais real.
Ao todo o livro deixa a desejar muito, é uma historinha pra ir lendo conforme for batendo a vontade, mas não necessariamente prende a atenção o suficiente.

Jéssica 21/06/2012

O livro nos conta a história de Malena , uma jovem educada ,albina ,sétima filha e irmã de seis irmãos mais velhos (nossa!).E para completar ,a vida de Malena muda por completo quando seus pais decidem sair da cidade grande e voltar para a cidade natal, Oxford.
Lá eles passam a morar na Casa Azul.Essa casa tem uma lenda,que consiste em que há muito tempo moravam sete bruxas ,que após serem queimadas,juraram vingança contra todos da cidade.
Malena tem que conviver com tudo isso e tentar ter uma vida normal naquela nova cidade.E coisas estranhas acabam acontecendo com Malena e o decorrer dessa história me deixou apreensiva e desesperada para saber o que ia acontecer.
Eu gostei muito da protagonista.Ela é forte e frágil ao mesmo tempo,e tem uma personalidade doce, gentil , mas quando ameaçada mostra sua força, sua vivacidade.
Malena conhece na escola um garoto lindo e fofo,Sam,que faz seu coraçãozinho bater muito forte.Sam é aquele tipo de menino que nos conquista de cara.Ele é educado , lindo, sexy,gentil que faz com que as leitoras se apaixonem por ele.
O livro toma rumos inesperados e surpresos.As ações me deixaram sem fôlego e com medo.Malena à cada momento ser mostrava mais forte e corajosa para defender quem ama.
O mundo das bruxas nos cerca nesse livro.E cada parte descobrimos mais sobre tal, e Malena tem muita ligação com isso.
Kathi ,uma ''amiga'' que Malena conheceu na escola é uma personagem que não gostei por vários motivos que vocês vão entender quando lerem.
Um livro lindo com um toque assustador que nos encanta facilmente.
Larissa traz uma narrativa leve e maravilhosa.
O livro tem continuação e estou desesperada por ele.

Maria7815 02/07/2012

#Livro "As Bruxas de Oxford"
Chegou essa semana o livro que pedi da Larissa Siriani, As Bruxas de Oxford. Sem brincadeira ou exageros, terminei a leitura em duas sentadas, de tão viciante!

Eu conheci o livro no blog da Rafaela, Artesã Literária, ao ler a entrevista que a Larissa deu. Literatura Fantástica é meu tipo de livro favorito, então, quando li o nome do livro, fui correndo em busca de mais informações sobre As Bruxas de Oxford – Oxford norte-americana e não européia, como a própria autora me alertou e foi explicado no livro.

“Algo nela me causava arrepios. Não parecia o lugar ideal para se viver. Não parecia ver gente há anos, e eu certamente, não queria ser a primeira a pisar lá depois de tanto tempo.” – pág 17

Malena Gördon vivia em Oklahoma com os pais e seis irmãos(!) mais velhos. Ela tem 15 anos, é albina, isolada e altruísta. A família inteira se muda, então, para Oxford, uma minúscula cidade no estado de Mississipi, e vão morar na antigae arrepiante Casa Azul, uma mansão que foi palco de estranhos acontecimentos no passado. É na Casa Azul que sua vida tem uma reviravolta tremenda: descobre uma maldição centenária feita por bruxas… e que ela era uma delas.

No inicio da história, Malena mostra-se uma garota comum. Um pouco ingênua e inocente demais, obediente e boazinha, que gosta de agradar as pessoas (qualidade às vezes irritante). Quando se muda para Oxford, sente-se insegura por ser a garota nova estranha e albina, mas descobre que as pessoas da cidade pequena são bem mais gentis e a acolhem quase imediatamente e faz um belo grupo de amizades e até mesmo uma paquera, Sam. Logo, a perspectiva de morar ali fica bem mais atraente para ela.

O efeito da Casa Azul em Malena é imediato. De cara ela sente que há algo errado com a casa e que isso a está afetando de alguma forma. A partir daí, surge medo, confusão e os segredos, tanto os antigos, quanto os novos, são descobertos. Malena está no meio de uma guerra familiar que nunca pediu, ‘dividindo’ o corpo com uma bruxa com instintos assassinos e temendo que as duas se tornem uma. Quanta responsabilidade para uma menina que ainda não completou 16 anos!

“- Quer dizer que a sua alma não é qualquer alma. Ela é a alma feita da magia para a magia, que encarnou em você por acaso. Por fora, você é a nova criança, mas por dentro…” – pag. 84

Dorothi, dona da alma de bruxa de Malena, é vista através de flashbacks e reflexos partidos. Gostei de como ela é apresentada e como Malena luta para impedir que a outra tome o controle por completo. Mas é Dorothi ficando presente na mente da garota que dá forças para que ela faça o que tem de fazer e salvar a todos. Malena deixa de ser ‘boazinha de mais’ e começa a lutar pelo o que é dela, ao invés de balançar a cabeça e concordar com tudo. Ambas conseguem encontrar um equilíbrio na vingança que agrada às duas.

Um ponto que devo ressaltar, embora não saiba dizer se é negativou ou neutro, uma vez que só percebi isso depois, quando é citado numa passagem do livro, é que tudo acontece em um intervalo de tempo bem pequeno. É bem diferente você ler um livro que vivenciar o que se é escrito ali, então fiquei meio confusa com a rápida passagem de tempo, mas me agradou a agilidade que as coisas aconteceram, não deixando a leitura parada ou tediosa. Se for parar para pensar, realmente, tinha que ser algo rápido, afinal, a vingança esperou por 100 anos e agora tem uma pessoa disposta a por os planos malignos a perder. Não é algo que se possa adiar, não é?

“Então, sem parar pra pensar, bati a mão com toda a força no espelho à minha frente. Formou-se um buraco central, e uma rachadura completamente torta que repartia o espelho quase por completo em duas metades desiguais, e minha mãe sangrava e doía, é claro. mas Dorothi apareceu.” pág. 125

A narrativa é bem fácil e tranquila de se ler. Nos primeiros capítulos há a presença forte de ironias e sarcasmo, que vai se perdendo conforme a trama se desenvolve, indicando o amadurecimento de Malena, aceitando a cidade e a magia e conforme as situações vão ficando mais tensas e sérias. Os personagens foram bem criados, sendo alguns bem divertidos para suavizar a leitura e dar aquele ar de ‘normal’ para a vida da Malena. Amei a capa, ficou bem válida para a história, dando aquele ar de livro antigo. Também gostei da fonte usada, embora não saiba dizer qual fonte seja, não é a comummente usada, deu um efeito a mais, digamos assim, na impressão geral do livro.

As Bruxas de Oxford é o primeiro livro da trilogia Coração da Magia.

Leia a resenha no blog: http://jardimdeborboletas.wordpress.com/2012/06/15/livro-as-bruxas-de-oxford/

Silvana 12/12/2014

Malena está acostumada a viver entre meninos. Depois de seis filhos homens, seus pais já haviam desistido de ter uma menina, e foi ai que ela nasceu. Sua mãe ficou tão feliz por nascer uma menina, que resolveu quebrar o ciclo de nomes do alfabeto. O nome do mais velho começa com A, o segundo com B, e assim por diante até chegar em Malena que era para ser a G. Mas seu pai deu um jeitinho e colocou Georgina como segundo nome, coisa que ela odeia. Malena e seus irmãos nunca conheceram nenhum dos seus parentes, pois, eles vivem em outra cidade. Mas agora seus pais decidem que todos estão muito afastados e para unir a família novamente eles irão voltar a cidade de onde cresceram e saíram logo após o casamento, Oxford.

Quando chegam lá, Malena vê que a nova residencia será uma enorme casa azul que fica no fim do nada, na cidade que já é pequena. E quando seu pai diz que tem quartos para todos, mas que alguém terá que ficar no sótão, Malena num impulso diz que ela fica no sótão, que até fica bonitinho depois que seus irmãos arrumam o local. Logo depois eles conhecem toda a família, e durante o jantar acontece uma coisa bem estranha. Além do balcão do restaurante tremer e só ela reparar nisso, a porta explode do nada, enchendo a suas costas de cacos de vidro. Mas as coisas estranhas não param por ai, toda vez que Malena se assusta ou fica nervosa, acontece algo estranho perto dela.

Malena decide ignorar o que está acontecendo e aproveitar sua nova vida. Já na escola nova ela faz amizade com várias pessoas entre elas Kathi, a gótica esquisita da escola. Malena decide se aproximar dela, pois, por ser albina, ela sabe o quanto é difícil ser diferente. E é Kathi que vai ajudar Malena a descobrir o que está acontecendo. Logo depois de encontrar um gato preto e esquecer o que fez o final de semana inteiro, inclusive de beijar Sam o garoto que ela está de olho, Malena conta tudo pra Kitty que leva ela até uma cartomante, que diz a Malena que as respostas estão dentro dela, em sua alma de bruxa. É ai que Melena descobre sobre a lenda, que não é tão lenda assim, que na casa em que ela vive hoje, sete bruxas foram queimadas na fogueira e que antes de morrer elas juraram que voltariam para terminar o que tinham começado, dominar a cidade de Oxford. E em seu corpo habita uma das sete que foi traída pelas outras e que quer vingança pelo o que aconteceu.

"Dizem que o futuro repete o passado, mas às vezes o presente é uma cópia mais fiel do que nós imaginamos."

Opinião:
Falou em livro de bruxas, já estou dentro. Mas ultimamente todos que tenho lido com esse tema tem sido uma decepção. E qual não foi a minha surpresa ao ler esse livro que baixei de graça no site da Amazon já tem um tempo e que tinha até esquecido dele. Larissa conseguiu me conquistar. É uma história envolvente, daquelas que não conseguimos desgrudar os olhos até ter terminado o livro todo. Mesmo o livro basicamente girando em torno da personagem principal e não se aprofundando nos outros personagens, não achei que a história ficou superficial. A capa é de uma segunda edição que está perfeita. Eu compraria pela capa, mas a história faz jus a ela.

Malena é uma garota simpática e que não deixou o preconceito interferir na sua vida. A autora mostrou através da personagem que a beleza não está ligada a um aspecto físico e sim ao caráter e as ações das pessoas. E ao longo da história ela demostra essa beleza quando decide não pelo mais fácil e sim pelo o que é certo. Ela é uma protagonista fácil de gostar. E quero falar de outro personagem dessa história o Toy. Quem? É o gato da bruxa que coabita com Malena, Dorothy. Eu amo gatos, mas Toy, é mais do que um gato. Além de ser muito inteligente, ele fala. De negativo na história achei que as cenas de ação foram muito "fáceis" para Malena. Esperava que ela sofresse um pouquinho mais durante as batalhas com as outras bruxas. Mas enfim, como é o primeiro livro pode ser que os outros sejam mais dinâmicos nessa parte.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2014/11/resenha-as-bruxas-de-oxford-larissa.html

Marmaid 19/04/2013

As Bruxas de Oxford

As Bruxas de Oxford é o primeiro livro da trilogia Coração da Magia.

Patricia 01/11/2020

Amei
Amei o livro! História muito bem contada com personagens marcantes.

Karol Rodrigues 27/10/2020

Uma leitura leve, prática e tranquila. Li em poucos dias e fiquei envolvida com história.