O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Rayane.Bahiense 12/09/2023

Uia
Até agora esse aqui me pegou muito! Muita informação, é sensacional ver mais dos personagens e umas nuances que na série mesmo a gente não tem tanta dimensão.

Amei

gabzsch 12/09/2023

Muito político, e muito bom.
Esse livro é provavelmente o que mais demorei pra ler em toda minha vida. Deixei ele pegando pó por mais de um ano, e é muito bom voltar ao mundo de Gelo e Fogo.
O jeito que essa história me fascina é inexplicável. Os personagens são tão críveis e bem desenvolvidos, o mundo é tão vasto, amplo e vívido. A história que é contada é maravilhosa.
O núcleo que basicamente me fez parar de ler, um ano atrás, é o dos Homens de Ferro. Realmente acho esse núcleo bem chato, do qual apenas gosto da Asha.
Mas os outros núcleos são magníficos. Os da Cersei são sempre muito políticos e interessantes de se ler; os do Jaime fizeram com que ele virasse um dos meus personagens favoritos das crônicas; Brienne, uma das minhas personagens favoritas, é mais aprofundada ainda nesse livro; a Arya também, que muda completamente...
Valeu muito a pena voltar pra esse livro. Acabei esquecendo de muitas acontecimentos da história, o que deve ter prejudicado toda minha leitura. Mas é bom voltar para esse universo fantástico.

Nikolas 10/09/2023

Todos mentem quando têm medo
Não sei nem por onde começar essa resenha, afinal esse livro tem um ritmo completamente diferente dos anteriores. Aqui o George R R Martin faz um jogo de maiores escalas, saindo apenas das intrigas e mostrando os resultados da guerra, especialmente nos capítulos do ponto de vista da Brienne.

Temos muito foco em Porto Real, com a Cersei fazendo nas palavras do próprio Mindinho muita burrada em pouco espaço de tempo. Acho que todo o arco de Dorne e dos Greyjoy acaba meio que destoando demais de tudo que já tínhamos visto antes, o que prejudica um pouco a leitura. Espero que esses arcos acabem dando frutos no futuro, mas foi difícil me acostumar com eles.

No geral acho que esse foi o mais fraco dos livros das Crônicas de Gelo e Fogo até agora. Ainda que os capítulos da Brienne e do Jaime tenham feito eu amar ainda mais esses personagens e que os capítulos da Cersei expliquem o porquê da rainha Lannister ter tanto medo, sinto que ainda falta algo... Um pouco da alma da série talvez. Espero que o George Martin se reencontre no próximo volume com muito Tyron, Jon e Daenerys. E que ele termine o livro 6 logo, porque daqui a pouco serei uma das viúvas cobrando o próximo livro.

Selma14 07/09/2023

Senti falta da mãe dos dragões
O livro quatro está focado mais em Porto Real. Cersei odiosa como sempre, e Jaime descobrindo que ela não é nenhuma santinha.
Gostei muito dos capítulos da Ilha de Ferro e de Dorne. E o livro cinco com certeza promete muita ação com os soldadinhos da Fé Militante kkkkk
Não achei o livro maçante, como li em outros comentários, eu gostei.

Lopes 07/09/2023

O erro foi demorar demais
Parece que o autor deu uma ligeira enrolada em alguns plots, algumas coisas demoraram pra desenrolar e os meus personagens favoritos não apareceram tanto, só por isso não dei 5 estrelas. Mas adorei que no final ele explicou o motivo.

Alek 01/09/2023

Viciante como sempre.
Mais uma vez George Martin conseguiu escrever um livro que, mesmo levemente confuso por conta do número de personagens e quantidade de plots, me prendeu do início ao fim. A quantidade de cliff hangers que ele deixou nesse livro é ABSURDA e eu nem terminei asoiaf ainda e já tô suando frio com vontade de ver Winds of Winter ser lançado. O Volume 4 da saga foi REPLETO de reviravoltas, ressignificações e principalmente: CLIFF HANGERS.

Gabi Aun 29/08/2023

Livro surpreendente e com grande desenvolvimento de personagens, além de grandes reviravoltas. Pessoalmente me enjoou o arco da Daenerys Targaryen, por se tornar repetitivo, mas sem deixar a desejar em mostrá-la como uma forte líder e opção para governar o trono de ferro.

Leo Vieira 23/08/2023

O Festim dos Corvos - As Crônicas de Gelo e Fogo vol. 4
Esse foi o livro em que eu mais mordi a língua de todos. Eu iniciei a leitura dele lá em 2020, e detestei o fato de não ter os protagonistas. Resolvi voltar este ano e não me arrependo de nada.

O livro nos leva de volta a Westeros totalmente detonado pelas guerras que ocorreram durante A Fúria dos Reis e a Tormenta das Espadas. É um livro que tem em sua atmosfera e ambientação as consequências geradas pelas inúmeras batalhas e disputas territoriais que aconteceram.

E o resultado disso é um festim de corvos se banqueteando em corpos deixados por todos os lados, seja por batalhas, pela fome e etc?

Além disso, acompanhamos alguns personagens e suas intrigas políticas e a eterna disputa da guerra dos tronos. E aí que conhecemos personagens complexos e bem trabalhados que não vemos nas edições anteriores e/ou na adaptação da série de televisão.

O destaque vai para Cersei, que se tornou para mim, uma das melhores personagens de ficção fantástica. Eu amo odiar essa personagem.

Entre vários outros pontos, um dos destaques está em como o ?mito? é bem trabalhado aqui. A narrativa que envolve o Cão de Caça, por exemplo, em momento algum o vemos em cena, mas durante todo o decorrer do livro ?ouvimos falar dele?.

O Festim dos Corvos é um masterpiece narrativo, uma obra que torna tudo mais fantástico e assustador neste mundo sujo e caótico mas ao mesmo tempo brilhante criado por George R. R. Martin.

Pena que provavelmente nunca veremos o final dessas tramas?

Ray 17/08/2023

Gostei
Gostei demais, embora o núcleo dos greyjoy tenha me entediado muito, eu amei todo o resto, consegui curtir cada um dos capítulos. Esse não foi um livro tão marcante que nem o anterior pra mim, mas aconteceram várias coisas importantes, é um livro recheado de sutilezas, é mais introspectivo, e apaixonante como sempre. Porém agora o Dança dos Dragões só no ano que vem!

Laura 15/08/2023

Livro bom mas lento
Por ser um pós grandes eventos, como os do terceiro livro, esse é bem mais tranquilo. É mais um desenrolar da história para os próximos grandes eventos. É meio chatinho, pq vc espera algo bombástico (principalmente dps do 3° livro), mas ele vai ficando mais quente do meio para o final.

Recomendo ler ele junto com o quinto, a dança do dragão, se possível. Pq as histórias são paralelas e o quinto é bem mais movimentado então não fica tão maçante.

De qlq forma adoro os capítulos do Jaime, Cersei e Brienne (apesar dos dela serem uns dos mais chatinhos, mas gosto dela).

E tem elementos de enredo que diferem da série. Alguns são bemmm surpreendentes e estranhos.

Letty 10/08/2023

Top
Começo um pouco lento, mas depois andou bem. Acontece bastante coisas no livro, tem muito falatório e planos acontecendo. Senti falta da Dany, Tyrion e Jon... Mas vi que o autor explicou que estarão no próximo. Ademais, gostei demais dos arcos da Cersei... Na série n gostava dela, mas nos livros ela é bem mais suportável e engraçada. Que venha o próximo.

Chana.Deon 08/08/2023

Ansiosa para o próximo
Gostei bastante da primeira metade desse livro, a Cersei decaiu um monte pra mim, o nível de burrice dela nesse livro foi gigantesco.

Mabell 05/08/2023

TERMINEI ESSA BOMBAAAAAAA
sinceramente não aproveitei muito esse livro, achei mto massante e por isso demorei muito pra ler
agora bola pra frente