O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Lore 13/03/2023

Que livro bom
Apesar da proposta desse livro ser mais lento, não tem guerras, nem grandes reviravoltas, a leitura é muito boa, fluida e interessante, a gente começa a ver as visões de personagens que antes não tinha povo, pra mim foi muito bom ver o ponto de vista da Brienne e da Cersei, e o final foi maravilhoso.

Lucyres 13/03/2023

Está é a melhor canção já composta.
A cada livro escrito, Martin dá prosseguimento ao que está destinada a ser a melhor história épica já redigida; O festim dos corvos traz uma nova personagem de perspectiva, a rainha regente Cersei, que nos traz as tramas de Porto Real e da corte da rei Tommen I. Já no início, como constatação do capítulo final de Tyrion no livro anterior, A tormenta de espadas, se tem o velório de Tywin, antiga Mão do Rei, onde Cersei já dá o primeiro passo em direção à implantação de sua regência absoluta: desbaratar as esperanças de lorde Tyrell de por um companheiro no pequeno conselho, mas para amenizá-lo, dá-lhe a "honra" de partir para as Terras da Tempestade, para levantar cerco aos partidários de Stannis Baratheon. A Rainha dos Espinhos vai para Jardim de Cima. Com o Tyrell e sua mãe longe, Cersei muda completamente o conselho, criando títulos e pondo um Swyft como Mão, e outros tantos nomes como Aurane Waters no pequeno conselho. Enquanto isso, na Muralha, o Bastardo de Winterfell é o Senhor Comandante, e o rei Stannis, um hóspede. Sam Tarly tem a missão de ir à Cidadela, onde deve primeiro passar por Braavos para chegar. Lá ele encontrará um ilhéu do verão e a Gata dos Canais. O Regicida toma as rédeas do cerco de Correrrio, onde o Peixe Negro permanece, leal aos lobos de Winterfell que já se foram; a maioria, ao menos. No Ninho da Águia, Alayne Stone auxilia seu pai em suas tramas, com a promessa de obter o Vale e o Norte, e do outro lado do mar, ninguém escuta três coisas novas por dia e as relata ao homem amável. Euron detém a coroa de madeira trazida pelo mar, e Victarion, a Frota de Ferro, e com ela pretende ir em busca da mulher mais linda do mundo; a rainha dragão. Brienne anda atrás de lady Sansa Stark, procurando-a desde Valdocaso à Ponta da Garra Rachada, mas os monstros que atacaram em Salinas cruzam seu caminho na estalagem do entroncamento de onde, depois de desmair, é levada pela Irmandade Sem Bandeiras à Carrasca. No Sul, a princesa Myrcella joga cyvasse, e a princesa Arianne, o jogo dos tronos. Por conta das atitudes da fazedora de rainhas, suas primas Serpentes de Areia são detidas em Lançassolar; embora uma delas possa estar à solta, em Vilavelha, agindo como um simples acólito de apelido Esfinge.

Brandon Stark só aparece nos pensamentos de Samwell, e Theon Greyjoy, nos de Asha, e sem grandes aparições de Jon Snow e com nenhuma aparição do Duende ou da Mãe de Dragões, o quarto livro da canção de gelo e fogo é surpreendentemente fiel ao que os outros pré-estabeleceram. Uma obra magnífica que deve ser lida e relida.

Lulu 12/03/2023

Simplesmente o melhor livro da série
Eu ouvi falar muito mal desse livro, tanto que já comecei com o pé atrás. Mas foi totalmente ao contrário! O livro é muito bom pra quem assim como eu ama a politicagem de Porto Real, ou a politicagem de Westeros de maneira geral. Deu pra entender melhor como as coisas funcionavam, a forma que as coisas eram feitas e as ?normas? que fazem esse mundo fictício tão doido e tão real hehe
Eu senti que é basicamente um livro onde não acontecem muitas coisas marcantes (como o Casamento Vermelho p.ex), apesar da Cersei ser presa ser um GRANDE acontecimento. É um livro que te situa e te explica o motivo das coisas serem como são, o que fez total diferença pra mim. Amei demais!!!

Everto 05/03/2023

A nata do desenvolvimento de uma história
Festim dos corvos é completamente focado em desenvolver a história após vários núcleos terem sido finalizados, focando em criar base para novos e aumentar a profundidade de lugares não tão explorados, mesmo sendo puro desenvolvimento e nada de muito interessante acontecendo durante a história ainda sim é incrível ver o quão rico é o universo que George R.R Martin criou.

navi 05/03/2023

É o livro mais chato dos quatro até agora, é mais um livro ponte pra conectar com o próximo, meio que teve uma quebra de expectativa porque o terceiro foi incrível e esse foi meio fraquinho comparado aos anteriores.

Izabela.Vasconcelos 01/03/2023

O festim dos corvos
Foi o mais chato da saga, nele começou a mudar a história, a série ficou bem diferente
mas eu amei conhecer mais sobre os Martell, uma pena q eles não tenham sido mais explorados na série
Sam é meu protegido aiai mestre Aiemon ?
Deu saudades da Dany
Vamos pro último aaaahhh

cpedro697 28/02/2023

Mantendo a qualidade dos últimos três livros, o quarto consagra-se sendo um livro muito mais político do que místico, muitas peças novas são colocadas em jogo e as já conhecidas movem-se com cautela pelo tabuleiro.

Ricardo.Tondati 20/02/2023

Até que é bom apesar da falta de personagens de peso, ainda tem acontecimentos marcantes vale a leitura

Krlos 19/02/2023

O mais fraco da ninhada
Achei o livro o mais fraco da saga. Confesso que seja meio tendencioso pois gosto muito dos capítulos ácidos do Tyrion e os capítulos de jornada da Daenerys. E como o próprio autor comenta ao final do livro, esses capítulos existem e ele preferiu remover para trazer no próximo livro. Por isso estou tão ansioso: 1) é o último livro da saga; 2) vai explorar mais Tyrion, Daenerys e João das Neves. Eu não desgosto desse livro. Inclusive entendo a importância da sua existência. Ele prepara o cenário para o que tá por vir... Os capítulos da Arya estão ótimos e claro, todo momento que Olenna Tyrell entra em cena (sempre como secundária nos capítulos de outros personagens), ela rouba a cena. Eterna Rainha dos espinhos. Língua afiada de chicote - espinhos. Ah, e os pardais prometem tocar o terror nos próximos capítulos!!!!

Camila 18/02/2023

Nesse livro podemos acompanhar mais o ponto de vista da Cersei, que apesar de ser uma das personagens mais importantes da história, não tinha tanto foco antes desse livro. Ela consegue ser inteligente e burra, admirável e desprezível na mesma proporção. Também gostei de acompanhar a Sansa como a Alayne, e apesar de a Daenerys não está presente no livro, ela ainda è mencionada.

AndressaSrta.LerLivros 15/02/2023

A guerra faz de todos nós monstros
Como em todos os livros de GOT eu fico sem saber como fazer uma resenha, por motivos de: tem MUITA COISA. Mas vamos lá:
A guerra dos Cinco Reis mexeu com toda Westeros, mas nosso foco aqui é o que aconteceu em Porto real e proximidades.
Nas ilhas de Ferro temos um novo "Rei".
Em Dorne, o clima é de conspiração e vingança contra a morte de seu príncipe.
A casa Lannister, perde para a morte outro integrante fundamental, e agora Cersei terá que tomar conta dos reinos sozinha.
Em Porto real sturge os pardais, religiosos fervorosos que iriam mudar a dinâmica e a justiça do reino.
Sansa Stark continua tentando chegar em um lugar que possa considerar seu lar, mesmo que para isso tenha que deixar sua identidade para trás.
Jon snow, que nunca almejou nada grande por ser um bastardo, ocupava agora um lugar inimaginável. Mais precisamente o 998° na posição.
Brienne, tentando cumprir um juramento, continua em uma busca cega atrás de Sansa Stark. Mas toda a busca chega ao fim, mesmo que seja da forma que não imaginamos.
Jaime, oficialmente o Senhor Comandante da Guarda Real, tenta deixar para trás seu título de regicida e agora cumprir seus juramentos e manter sua honra.
O rei - agora Tommen Baratheon - casou-se com a viúva de seu irmão, Margaery.
Arya Stark, que novamente trocou de nome, está do outro lado do mar Estreito buscando um sentido para si.
Sam, Aemon e Goiva saem em uma aventura. Conhecimento, proteção e segurança é o que eles almejam.
Cersei tenta salvar seu filho de sua nova rainha com um plano, embora mirabolante, não totalmente mentiroso. Ela só não esperava como as coisas iriam se desdobrar.
(Nunca vou entender porque não colocaram a Coração de Pedra na série, é simplesmente sensacional)

Gazolla 15/02/2023

Grande, porém não colossal
Os últimos livros se provaram os mais interessantes da saga que já li até agora, com reviravoltas atrás de reviravoltas em uma história empolgante, gloriosa e marcante.
Todavia, no quarto volume, vulgo esse, ocorre uma perca na qualidade da escrita, isso se dá muito por causa dos arcos narrativos escolhidos.
Embora interessantes, os arcos narrativos que foram colocados nesse livro, que se passam ao mesmo tempo do quinto, só se tornam empolgantes conforme o conflito vai atingindo o ápice ao fim de cada um.
O Festim dos Corvos é com certeza uma leitura obrigatória para quem está gostando da saga, porém é necessário paciência para manter a expectativa para muitos acontecimentos.

Lizzmarcella 15/02/2023

Diminuição de ritmo e contemplação
Pra mim este é o livro mais triste até agora. A melancolia pode ser observada através dos pensamentos de todos os personagens. As aspirações originais de cada um se foram no livro 3, que verteu sangue de tantas perdas... Aqui, vemos uma espécie de recolocar-se no mundo de forma a sobreviver, sem tanta esperança, menos como valentia e muito mais como uma última opção. Talvez devido a escolha de Martin de separar os personagens em dois livros paralelos eu sinta que faltou algo nesse. De qualquer forma, foi importante como uma pisada no freio para olhar ao redor e conhecer melhor a situação geral do reino, bem como tomar fôlego para os próximos acontecimentos.