O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Fernanda631 21/11/2022

O Festim dos Corvos
O Festim dos Corvos foi publicado em 17 de outubro de 2005 e é o quarto volume da série As crônicas de gelo e fogo (Game of Thrones), escrito por George R. R. Martin.
Após a mescla de sentimentos narrados em A Tormenta de Espadas, George R.R. Martin decide nos presentear com um cenário caótico onde reis foram destruídos e seu reino se encontra em um caos completo. Idealizado para ser um livro único com seu sucessor, O Festim dos Corvos apresenta uma trama mais política e centrada nos problemas da corte. O que pode ser um balde de água fria para quem esperava uma sucessão de lutas e batalhas, mas se mostra amadurecido e centrado em seu próprio jogo.
O Festim dos Corvos se passa ao mesmo tempo que o quinto volume da série, A Dança dos Dragões. Enquanto foca na jornada dos personagens presentes em Westeros, o quinto volume detalha os conflitos presentes na Muralha e além do Mar Estreito.
Em O festim dos corvos dois novos núcleos ganham destaque: as Ilhas de Ferro (comandadas pela Casa Greyjoy) e Dorne (berço da Casa Martell). Os capítulos que apresentam novos personagens com ponto de vista têm títulos como: “O profeta” (o religioso Aeron ‘Cabelho molhado’ Greyjoy) ou “O capitão dos guardas” (o guarda de Dorne, Areo Hotah).
Após o violento Casamento Vermelho, o Norte se encontra em um caos sem precedentes. A perda de seu rei colocou os senhores do Norte uns contra os outros enquanto os Homens de Ferro aproveitam o momento para emergir com um força implacável e avassaladora contra eles. Os jovens lobos sedentos por sangue e vingança estão dispersos pelas terras devastadas dos Sete Reinos enquanto a rainha regente Cersei chora por suas feridas e tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real.
Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, disposta a aprender uma técnica milenar que pode garantir a vingança que tanto almeja. Sansa se encontra nas mãos do mais ambicioso e maquiavélico lorde dos Sete Reinos, aprendendo seu jogo e a como usar tudo a seu favor. Já Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha, mas, além de encarar o julgamento de seus irmãos por sua traição, o Bastardo de Winterfell precisa enfrentar a vontade férrea de Stannis Baratheon. E Bran desapareceu na vastidão branca das terras enigmáticas para além da Muralha, onde jogos políticos são os menores dos seus problemas.
Enquanto Euron Greyjoy consegue ser escolhido rei das Ilhas de Ferro e Olho de Corvo levanta seu povo para conquistar Westeros, Cersei Lannister enreda-se em uma rede de mentiras cada vez mais sufocante. Cercada por inimigos, a leoa se vê sozinha com um grupo de incompetentes que podem levar seus planos e seu poder à ruína. Um passo em falso e tudo pelo qual lutou pode ser jogado fora; um passo em falso e sua morte será certa.
Cersei não pode confiar mais em ninguém, nem mesmo no seu irmão. A Rainha Regente já perdeu demais e não permitirá que ninguém mais toque no que lhe resta. Durante três volumes acompanhamos as maquinações da leoa, mas agora podemos entender sua mente doentia e calculista. Cersei se acha superior aos demais mas não é tão inteligente quanto acha que é. Com um poder tão grande nas mãos, Cersei começa a se atrapalhar e mostrar as falhas que sempre apontaram no seu caminho. Mas com seus pensamentos ácidos e sarcásticos, é inegável que a Rainha rouba a cena e conduza alguns dos melhores plots da obra, nos proporcionando alguns dos melhores momentos e uma visão privilegiada da mente ensandecida da leoa que fará tudo para proteger seus filhos.
Enquanto a guerra se aproxima do fim, novos temores parecem surgir. A Estrada do Rei não é mais segura, os Sete Reinos estão devastados e no meio de toda intriga e tragédia, do outro lado do mar, histórias nefastas sobre dragões e sangue, fogo e aço e uma jovem rainha procurando por seu trono mostram que uma batalha política não é nada comparado ao que está por vir.
A primeira característica que o leitor estranha ao começar a folhear os livros é o fato de que alguns povs (pontos de vista) são nomeados com “títulos” (proféticos, talvez) e não com os nomes originais das personagens.
Nós esperávamos o desfecho empolgante dos nossos personagens favoritos, mas o livro apresenta A Crônicas de Gelo e Fogo no seu cerne mais puro: com disputas políticas e armações detalhadas que, se jogadas de modo leviano, podem levar a destruição de seus participantes. O livro pode parecer monótono e entediante aos que esperam batalhas grandiosas e choques intermináveis, mas ele se mostra afiado como palavras não ditas e é tão poderoso quanto maquinações veladas, mostrando toda sua magnitude a quem tiver paciência com suas palavras.
O maior problema do livro é o fato de o enredo não possuir nenhuma reviravolta maravilhosa e absurda. E por conta de estarmos extremamente ligados a esse estilo de escrita de Martin, o livro deixa um gosto de “queria ter sofrido ou chorado por algum personagem querido”.
Embora não avance tanto com a trama e não seja o melhor livro da saga, O Festim dos Corvos nos mostra um jogo poderoso que esta longe de acabar. Trazendo o poder contido em jogadas bem pensadas e nos fazendo mergulhar de cabeça nas políticas que sempre estiveram presentes na saga. O livro nos conduz por seu próprio caminho jogando sementes que estão prestes a germinar e mudar de vez a história que conhecemos.

Vanessa182005 17/11/2022

Foi o que menos Gostei.
Não curto o pessoal do Sul. O que salvou foram os capítulos do Sam e da Brienne, nos livros anterior a Cersei parecia poderosa e inteligente, nesse ela mostra que era só faxada.
Achei péssimo as distribuições dos capítulos, ser sempre um da Cersei seguido de um do Jaimes, sempre um que eu achava chato seguido de um com personagens horríveis.

Luan539 16/11/2022

A história aos poucos faz suas amarrações, porém achei que muita coisa da história como um todo só aumentou o texto de forma desnecessária.

rebeca509 16/11/2022

só minha opinião importa
esse foi sem dúvidas o melhor da série até agr... mds, mas assim, tem ponto de vista amados q eu não curto, tipo a brienne..

Marcello 10/11/2022

"O pior está só começando, e não há finais felizes."
Mesmo o livro sendo dividido por região, junto de seu irmão "A Dança dos Dragões", eu tomei a liberdade, por ser uma releitura, em fazer as coisas um pouquinho diferente.
Enquanto que O Festim dos Corvos se concentra em todos aqueles ao Sul de Westeros, A Dança é focado no Norte e nas terras de sempre verão, onde Daenerys se encontra.
Eu, sem pretensão nenhuma, procurei na internet uma lista de quais capítulos ler, de cada livro, na ordem, para que eu fosse lendo tanto O Festim, quanto A Dança. Não me arrependo, inclusive. Como eu já falei, sendo uma releitura, eu consegui absorver melhor algumas informações, plots e reviravoltas. Foi uma experiência interessante e que eu recomendo muito, até mesmo para quem vai ler o livro pela primeira vez.

O Festim dos Corvos é um livro lento. Todo mundo sabe disso, pelo menos quem vai se aventurar em ler as resenhas daqui, já vai com a cabeça sabendo que você vai passar raiva. Basicamente, é isso.
Os capítulos são longos, as descrições se tornaram mais detalhistas e o número de personagens vai só aumentando. Eu até mesmo cheguei a me perguntar: isso aqui que estou lendo é realmente necessário de se estar sendo tão focado?
E ficar se fazendo uma pergunta dessas, lendo qualquer que seja o livro, é bem desanimador. Mas é aquilo, chegou até aqui, vai lendo que uma hora você chega na parte boa. E quando é que começa a parte boa? Bem, para mim começou desde quando a Cersei ganhou capítulos com ponto de vista.

É uma pena que eu não tenha colocado tanto interesse assim no início da leitura, chegando aos 10% eu já tava querendo largar e dizer chega! Mas segui, firme e forte. Espero que você siga também!

Wallace 06/11/2022

Infinitos personagens
São inúmeros personagens, mas todos tão bem construídos que mesmo nos mais insignificantes é possível enxergar personalidade e relevância para a história.

Gustavo 30/10/2022

Esse livro é um pouco diferente dos outros apesar de não ter a o ponto dos personagens que eu gosto e muito bem construído, ambientado e tudo, e como Porto Real está se tornado um caos completo nas mãos da Cersei, estou muito ansioso para o que nos aguarda no próximo livro.
Recomendo muito!!!!

Mel 28/10/2022

Gostei...
Gostei muito de ler no ponto de vista de personagens diferentes dos outros livros, meus capítulos favoritos foram os do Jaime e poder ver sua busca por uma possível redenção e mudança de rumos.
Continuo uma negação nos capítulos de estratégia de batalha nas descrições de cenário do autor e com os inúmeros personagens secundários e terciários nos livros, mas esse é um problema meu com não conseguir absorver, então eu sempre tenho que estar voltando e relendo pra pelo menos tentar entender e lembrar que são tantos sor's, lordes e ladys.

Nicolas 16/10/2022

Lento...
Por que 3,5? Vamos lá,
Comparado com os outros livros ele é bem lento, a gente tem um desenvolvimento muito mais demorado. Demorado tipo, 600 páginas para encontrar uma pessoa (e ela não ser encontrada). Não é algo necessariamente ruim, porém é desgastante em certos momentos, desgastante o suficiente para me fazer dimunuir sua avaliação.
Por focar mais em Porto Real e seus personagem, seus "dramas" são mais limitados e acontecimentos que gostariamos de ver não são contados, pelo livro não se focar nesses personagens.
É um livro bom pra série em si, mas é um pouco desinteressante. É um livro que eu poderia fazer uma reavaliação futuramente.

Mary_ls 13/10/2022

Festim dos corvos
-O silêncio é amigo de um príncipe. As palavras são como flechas,Arianne. Depois de disparadas,não podem ser chamadas de volta. Pág: 31 ?

-Amara tanto os livros como Samwell Tarly. Compreendia o modo como por vezes se podia cair dentro deles,como se cada página fosse um buraco aberto para outro mundo. Pág: 63 ?

-O conhecimento é uma arma,Jon. Arme-se bem antes de partir para a batalha. Pág: 73 ?

-Obrigar-me a suplicar não é ato de quem ama.
-Eu preciso de você. Preciso da minha outra metade. - Você é eu,eu sou você. Preciso que esteja comido. Em mim. Por favor. Pág:105 ?

-É só uma espada...mas não era. A agulha era Robb, Bran e Rickon,a mãe e o pai,até Sansa. Alguma era as muralhas cinzentas de Winterfell, e o riso do seu povo. Agulha era as neves de verão,as histórias da Velha Ama,a árvore-coração com suas folhas vermelhas e seu aspecto assustador,o cheiro quente de terra dos jardins de vidro,o som do vento norte estremecendo as janelas do seu quarto. Agulha era o sorriso de Jon Snow. Pág: 259 ?

-As palavras são como vento. Não podem machucar. Deixe-as passar por você como água. Pág:295 ?

-Atreve-se a voar? Se não saltar,nunca saberá.
Pág: 357 ?

-Deixaremos este mundo juntos,como chegamos a ele um dia. Pág: 526 ?

Marcus Martins 09/10/2022

As consequências da guerra
Dessa vez vemos as cicratrizes deixadas pelas guerras dos cinco reis, muitos deles sucumbiram, mas aqueles resistiram não podem chamar aquilo que viveram de vitória: campos destruídos, aliados afastados e o inverno.

Até agora é o melhor livro das Crônicas, vemos o ponto de vista de diversos personagens que até então eram meros coadjuvantes e muitos ganchos da história começaram a se unir, estou muito empolgado para os próximos episódios.

Lorena.Arantes 06/10/2022

Esse livro apresenta vários pontos de vista que não tinha antes, demonstra a força, maldade, burrice, sinceridade e magnificência presentes em personagens que não imaginariamos só de assistindo a série. Uma leitura pesada mas confortável ao mesmo tempo. Ambígua, como a maioria dos personagens.