O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

Rosângela Luz 26/12/2009

Ser humano
Julien Sorel encarna várias faces que encontramos em pessoas comuns e no meio destas, muitas sutilezas utilizadas ainda na atualidade, a referência do vermelho (realeza) e o negro (igreja), que, mandavam na época retratada e que, apesar das mudanças de nomes e atividades, ainda vivemos com muitos alpinistas sociais destituídos de sentimentos, mas o livro é ótimo para avaliarmos o passado e o presente e por que não para conhecermos as formas de convívio das pessoas.

Raquel Lima 26/12/2009

Deveria ter colocado em vou ler...
Não tenho nada contra...Comecei a ler há muitos anos, ainda muito criança ( e olha que faz tempo isso...rsrsr) e por falta de maturidade literária, eu acredito, não entendia nada...Parei. Hoje não tenho mais o livro, mas vou colocar na lista dos que devo reler...

Aninha 21/12/2009

É um livro fabuloso e eu não vou criticar só porque não achei ele tão bom.
Clássico da literatura francesa, escrito há muito tempo, expondo um outro cenário social e político; não me apaixonei pela história, mas gostei muito do personagem principal.
Talvez se eu relê-lo daqui a uns anos, minha opinião mude.
Mas por agora: Bom, mas não tanto."
Afonso74 02/03/2011minha estante
muito legal e honesta sua opinião.

Pablo Pacheco 29/06/2012minha estante
Concordo contigo. Principalmente o meio da história é chato pra caramba.

Alberto.SArgio 20/02/2017minha estante
Comecei a ler agora mas tb achei enfadonho e abandonei. Pretendo retornar com mais paciência.

Geli 25/11/2009

Chatinho esse livro...

Andre.Crespo 20/10/2009

Sorel e seus sonhos
Há muito tempo, ao ver o título desse livro, fiquei pensando: "Este deve ser daqueles livros em que eu devo ler mais tarde, quando estiver mais velho". Porque quando se vê o título, "O Vermelho e O Negro", eu não penso em outra coisa a não ser filosofia. Agora que acabei de ler, vi que não tem nada a ver com filosofia. É pura literatura mesmo.

O livro fala sobre a vida de Julien Sorel, que tem um desejo em sua vida: tornar-se rico. Por isso, pensa em ser padre e poder ganhar um bom salário. Tem uma adoração profunda por Napoleão, a quem se espelha. É odiado por seu pai e irmãos. Quando vê a primeira oportunidade de sair de casa, aproveita e sai. Vai trabalhar na casa do prefeito de sua cidade e é lá que as coisas começam a acontecer.

Stendhal conta a história de Sorel, um perfeito anti-herói de uma forma esmiuçante, como que se destilasse o período mais conturbado da vida do protagonista e a contasse aos poucos, quase que detalhadamente, seus sofrimentos, dores, realizações; enfim, tudo por que passa Sorel.

Ao me deparar com esse relato, pensei que o livro acabaria e nada de realmente impactante acontecesse. Mesmo que a história fosse demasiadamente interessante e contada de uma forma fluida, algo tinha que acontecer para que a mesmo se tornasse, assim, perfeita.

Foi quando cheguei ás cem últimas páginas. É quando a tensão dá lugar á relativa tranquilidade que reinava no livro. Essas cem páginas correram como se fossem dez, tamanho interesse me tomou em conhecer como se desenlaçaria a impressionante história de Sorel, este camponês, que, não se conformando com sua baixa condição, foi atrás de seu desejo. E quem ler este livro, saberá aonde ele chegou!
G. 05/11/2010minha estante
já deu uma vontade de ler!!!!

Ale 04/11/2013minha estante
Estou lendo este livro e estava com certo receio se valeria a pena. Agora estou um pouco mais animada, rsrsr

Cinquenta Páginas 04/12/2013minha estante
Estou com ele nas mãos, imaginando que ainda não estou preparada para me debruçar sobre ele como merece. Estou curiosa, sim, isso é fato. Mas algo ainda não acendeu aquela chama do interesse devastador de leitura em relação a ele.

Antonino 30/04/2020minha estante
Quando iniciei a leitura desse livro, foi de maneira totalmente despretenciosa.
Mas esse livro tr pega, desde.o início.
Um homem com um dom, em um ambiente em que apenas o berço importa..

Valeu a pena ada página virada.

Lucopes 04/12/2022minha estante
Sorel, muito vida louca.

elz91991282282 08/09/2023minha estante
É pura literatura mesmo,é bem indicado se vc quer algo mais antigo(a linguagem o cenário)

DIRCE 10/06/2009

Só quando eu crescer
Positivamente, não consegui seguir adiante na leitura deste livro.
Achei tão enfadonho...
Talvez, ele, seja destinado a gente grande.
Quando eu " crescer" tento retornar a leitura, mas só quando eu "crescer"
Manuella_3 06/04/2015minha estante
Dirce, sua linda!
Ficou tudo bem com seu pai?

DIRCE 07/04/2015minha estante
Pior que não, minha lindinha.

Ricardo Rocha 26/06/2015minha estante
não é bem assim. nem em relação a vc crescer - já é grande - nem ao livro - idem.
teved talvez a ver com gosto. adoro Joyce e Faulkner e Virginia Woolf mas não todos os livros deles. Proust (o mais "enfadonho dos enfadonhos" pra maioria, é a prova disso.
no cvaso de Stendhal, ele tinha uma escrita peculiar em que queria satisfazer só a si mesmo e pra isso mudava direto o jeito de escrever, os assuntos, até os gêneros. Naturalmente, nem ele próprio ficou satisfeito com todos os resultados deles. No caso, acho que Vermelho e o negro é inferior por exemplo à Cartuxa, mas ainda assim merece que tentemos ler pois o tempo o legitimou, o que não é pouca coisa

Inlectus 17/04/2009

Bom.
Boa leitura, romance bem feito.

Cesar AS 07/04/2009

xarope demais!

fhdesouza 20/01/2009

Magistral, clássico
Este livro demonstra o que é, realmente, um CLÀSSICO. Erótico, pertubador, incisivo, o autor nos guia pelos abismos da sociedade francesa. Não dá para largar. É uma pena quando acaba.