O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

_Wesley_ 12/05/2021

Esquecível
O Vermelho e o Negro é um livro muito bem escrito, que descreve detalhadamente o cotidiano da França no século 19, com a dualidade de ricos e pobres, igreja e política, amor e cobiça. Entretanto o enredo é fraco, dificultando o progresso da leitura, cenas bobas e superficiais tiram a vontade de se avançar na trama. Nas últimas 100 páginas a história ganha um ritmo bom que logo se perde e no fim esmorece. Um livro que complica o simples e não envolve o leitor como deveria num romance de época.

Lídia 10/05/2021

A dualidade da vida de Sorel
O livro conta a história de Sorel, um rapaz humilde que sabia latim, era inteligente e bonito, mas que não teve o amor de sua família.
Ele desejava alcançar a alta elite da época.
O autor retrata como o personagem lidou com os esforços para ser rico e com as paixões da juventude.
Uma dualidade em sua alma se formou. Um Sorel apresentava-se diante da sociedade, porém, outro Sorel questionava suas decisões e afetos. Perdido em si mesmo, o rapaz trouxe consigo as marcas do passado.
Sthandal apresenta um livro sobre sentimentos, paixões e principalmente, sobre como agimos diante das oportunidades que aparecem em nossos caminhos.

Santos 30/04/2021

Um livro completo
As vezes parece que precisa de várias leituras só pra ter certeza de que não deixou escapar nada.
Julien é muito talentoso e teve uma vida bem difícil que fez com que ele carregasse marcas profundas. O ambiente familiar meio complicado influencia muito na personalidade dele. Parece muito ser a história do autor só pelo jeito incrível que ele construiu a narrativa já que parece que ele conhecia os personagens tão bem.
Ele sempre foi rejeitado pelo pai. Tomem cuidado com os gatilhos para maus tratos físicos e psicológicos talvez um pouco pesados presentes nesse livro.
O livro tem um Q politico já que o Napoleão Bonaparte aparece muito aqui, mas nesse livro com muito carinho (geralmente ele era tratado muito mal nos livros franceses daquela época) como se estivéssemos acompanhando seu herói.
A leitura é super rápida e bem fluida, deixou saudades.

fabio.orlandini 30/04/2021

Decepcionado
Escrita perfeita. Descrição histórica muito boa. Personagens chatos. Enredo mais chato ainda. Detalhe: amo clássicos, mas, demorei para ler e imaginava ser uma história de lutas e coragem e não lenga lenga de amor.

renanlp 19/04/2021

Merece ser lido!
Caso você se interesse pelo tema não hesite ou deixe com que o número de páginas o desmotive, pois vale cada uma delas! A leitura é fluida, os personagens são bem trabalhados e acompanhar o desenvolvimento de cada um deles durante a obra é um prazer. Os capítulos finais do livro mereceriam uma resenha a parte de tão bem elaborados.

As notas de rodapé presentes na edição da Penguin enriquecem muito a leitura, pois trazem informações relevantes de acontecimentos históricos e também de pessoas importantes citadas no decorrer do livro.

Mpbeatriz 30/03/2021

Não comprem essa edição (Martin Claret)! Rs
A história é interessante, afinal, o livro é um grande clássico. Mas essa edição é horrorosa. O texto está mal organizado, falta pontuação, muito ruim. Em alguns momentos dificultou a leitura. Mas, venci. Rs.
Em relação à história, gostei muito pelos aspectos políticos que envolvem a obra. Não me simpatizei com nenhuma personagem, mas gosto da forma com que elas são descritas e como se desenvolvem.
Pavozzo 30/03/2021minha estante
Meu sonho era conseguir ter comprado a edição da Cosac&Naif. Infelizmente essa edição entrou em extinção...

Mpbeatriz 02/05/2021minha estante
Nossa. Seria um sonho mesmo. Tudo o que eles faziam era excelente. Acredito que tenham edições boas com boas traduções no mercado, é só ver a editora!

Antonio 10/07/2021minha estante
Tudo dessa Martin-Claret é muito ruim

Mpbeatriz 13/07/2021minha estante
É mesmo, Antonio. Eles estão num movimento de tentar mudar essa imagem e a qualidade dos produtos, mas eu particularmente evito rs. Tem tanta editora melhor!

Antonio 13/07/2021minha estante
Eu acho elogiável o esforço deles em oferecer obras com baixo custo, mas são muito descuidados. A LP&M, por exemplo, consegue oferecer ótimas edições/traduções com preço bem acessível

Otoniel.Filho 27/03/2021

O vermelho e o Negro
Livro incrível de Stendhal, retrata a vida de Julien Sorel em sua tentativa de ascensão social

Kauana 21/03/2021

Julien, o personagem jovem desta história tem uma vontade de ascender socialmente, para isso o único caminho para ele seria tornar-se padre ou do meio militar. Como a carreira de militar não é disposta, o seminário tornou-se sua aspiração mais próxima já que ele possuia amigos desse meio que o ajudariam a entrar no seminário. Julien por ser pobre e não ter ajuda de seu pai, é chamado para trabalhar como preceptor na casa de um prefeito. E é onde se inicia a grande saga de Julien. Sua inteligência e seu desejo por tornar-se rico e ter uma posição social produzem o seu destino entre a vida burguesa e nobre que encontra a sua frente

Silvana.Freitas 09/03/2021

O Vermelho e o Negro
Julien Sorel, o protagonista da história, é um jovem camponês, filho de um rico carpinteiro de Verrieres, pequena cidade provinciana da França do século XIX. Nada afeito à atividade do campo nem à carpintaria, e tendo recebido educação por intermédio do padre do povoado, Julien, simpatizante de Bonaparte, enxerga na carreira eclesiástica sua única possibilidade de fazer fortuna e superar sua condição de nascimento.

Ao narrar as aventuras e desventuras do herói, o autor privilegia as diálogos internos dos personagens, muito mais do que os fatos em si. Daí "O Vermelho e o Negro" ser considerado um romance psicológico, e um dos maiores clássicos de todos os tempos.

A obra além de extensa é de um texto denso por causa, não só do vocabulário, como também em razão das reflexões psicológicas, filosóficas e políticas. Mas nem por isso trata-se de uma obra desinteressante, muito pelo contrário. A profundidade de reflexão dos personagens nos provoca, nos toca e permite inclusive estabelecer relações com pensamentos mais recentes e contemporâneos, o que reitera o título de clássico, dado à obra.

Comprei esse livro num sebo, há uns 20 anos atrás, e não tinha nenhuma informação sobre autor, enredo, nada. Foi uma grata surpresa. A escrita dele se assemelha à de Flaubert, do qual também gosto bastante. Enfim, gostei bastante e recomendo!

Gisa 02/03/2021

Um livro que eu sempre tive 'medo' por causa do tamanho, me surpreendeu por ser uma leitura bem fluida e envolvente.

Math 𤠠23/02/2021

Um começo chatinho, mas um final emocionante!
O vermelho e o Negro é um livro do realismo francês do século XIX, citado como principal obra do Stendhal e conta a história de Julien Sorel, o ambicioso filho de um carpinteiro, na aldeia fictícia de Verrières, no Franco-Condado. É composto por 2 livros, onde no primeiro ele é contrato para ser professor dos filhos do Prefeito de Verrières e daí da início a sua vida amorosa e o começo de toda a trama da história. Depois de adquirir fama entre um grupo de senhores, é enviado para Paris, onde começa o segundo livro da história e narra sua vida, suas paixões e suas ambições na casa do Marquês de La Mole, onde trabalhava como secretário.

É um romance psicológico e amoroso, onde se ver os dois lados da história e a luta e ambições do jovem Julien. Conhecido também como "Crônicas do século XIX", a história do vermelho e negro conta como era a vida na França pós Napoleão e o período da Restauração Francesa.

Pedro.Gondim 20/02/2021

A busca pelo heroísmo
"? Não se conhecerá as nascentes do Nilo ? dizia consigo Julien ?, não foi dado aos olhos do homem ver o rei dos rios em estado de simples córrego; assim também nenhum ser humano verá Julien fraco, e antes de tudo porque ele não o é." (p. 491)
Thiago.Moraes 27/02/2021minha estante
Melhor livro da minha vida

Daniel.Nery 03/02/2021

Romance histórico
Se você gosta de história, sobretudo a história da França, este é o livro! E claro, sendo um clássico é extremamente atual. Todos nós temos uma partícula de Jean Sorel em nós na busca do sucesso!

Valéria 28/01/2021

Esse livro me surpreendeu
Acho que eu poderia resumir a história desse livro com apenas um paragrafo, então como Stendhal (pseudônimo de Henri-Marie Beyle) conseguiu transformar isso em 350 paginas? É simples, tudo aqui retratado vem a nós como um romance psicológico que faz um perfeito recorte da história politica da França no séc. XIX, e o quê pode ser mais extenso e complexo do que a psiquê humana? O importante aqui não são os acontecimento da trama em si (estes que podem parecer para alguns simples e até entediantes), mas sim a relação entre os personagens; a interação de suas psiquês; o choque de seus interesses, suas personalidades, e seus objetivos.
Temos a história de um jovem humilde filho de um carpinteiro, chamado Julien Sorel, este é extremamente inteligente, e orgulhoso. Seu maior desejo é ser um padre (uma das profissões mais bem pagas dessa época) para que assim possa realizar seu sonho de ser rico. E a partir daí acompanhamos a sua ascensão; seus sucessos; seus fracassos; seus acertos; seus erros; seus amores; seus pecados; e o desenrolar da sua história
Os momentos de ápice são os diálogos, é ver um personagem de frente ao outro, o encontrar de seus sentimentos. Eu nunca me envolvi tanto com um romance, nunca antes o senti de uma forma tão intensa; como os pequenos acontecimentos se desdobram, como cada adeus dos personagens dói e como cada reencontro é tão grandioso quanto o outro. É um romance verídico, é real, a gente sente e foge completamente das melosidades que temos no gênero; é extremamente profundo. As personagens são tão bem construídas pelo autor que nós temos uma relação de amor e ódio com cada uma delas, cada ato vindo de uma é entendível e justificável mediante sua personalidade e sua história de vida, a gente as aplaude tem hora e a gente os condena em outra, aqui não existem heróis e vilões são só... pessoas e suas relações.
O final é surpreendente, o livro todo tem seus altos e baixos, basta o leitor ser paciente e saber apreciar os momentos de calmaria, mas as ultimas paginas que vem após um acontecimento que vira completamente o andar da história (o famoso plot twist) são impossíveis de não se devorar, é a partir dali que o destino do protagonista se concretiza e a gente acompanha completamente pasmo a cada virar de pagina, torcendo por um final diferente, mas aceitando internamente e cada vez mais conforme a trama avança que a história só poderia acabar de uma forma.
É um livro que vale muito a pena ser lido, talvez não seja para todos os tipos de pessoas, a leitura é sim um pouco rebuscada, mas nada que seja difícil de ler. Creio que alguns podem considerar um tipo de livro chato ou denso, mas nunca antes uma obra me fez aprender tanto como escritora, e me fazer refletir sobre tantas questões como as criticas as religiões e as diferenças sociais, e o autor sabe bem como pontuar tais criticas, elas vem de forma sutil, completamente justificais para sua época e se mantém incrivelmente atuais (o livro é de 1830).
Enfim, o Vermelho e o Negro (um titulo que eu amo, por sinal) é um recorte perfeito dos embates políticos da França do séc. XIX e apesar de serem esses embates todo o backgroud da trama, são os personagens que brilham e a fazem acontecer, esta é palco para os romances; para o desenrolar de filosofias e criticas; é uma experiência única que não deve ser desperdiçada por ninguém.

site: https://www.spiritfanfiction.com/perfil/lela_mustaine