O Vermelho e o Negro

Resenhas - O Vermelho e o Negro

beleza 08/09/2020

classico
mais um classico terminado
achei o come'co um pouco lento e achei que seria dificil terminar esta obramas apos alguns capitulos, consegui seguir ate o final
Julian Sorel sera um personagem dificil de esquecer

Francisco 22/09/2020

Início cansativo, denso...
O início do livro é bem entediante, mas depois a leitura flui com facilidade.

Bano 26/05/2023

Uma obra-prima intemporal
"Le Rouge et le Noir" é um romance escrito por Stendhal e publicado em 1830. Nesta análise, irei explorar o enredo, os personagens, os temas, o estilo de escrita e a narrativa desta obra clássica da literatura.

O livro se passa na França do século XIX, durante um período de intensas mudanças sociais e políticas. A história gira em torno do protagonista, Julien Sorel, um jovem ambicioso e inteligente que tenta ascender socialmente em uma sociedade dominada pela hierarquia e pela hipocrisia. Julien é contratado como tutor pelos Rênal, uma família burguesa, e acaba se envolvendo romanticamente com a esposa do Sr. Rênal, a Sra. de Rênal. O romance proibido se desenvolve em meio a intrigas, traições e jogos de poder, enquanto Julien também busca uma posição na carreira eclesiástica e militar.

Os personagens principais do livro são complexos e bem desenvolvidos. Julien Sorel é retratado como um personagem ambíguo, em constante luta com suas próprias ambições e desejos. Sua inteligência e ambição são contrastadas com a falta de sinceridade e as convenções sociais da época. A Sra. de Rênal, por outro lado, é retratada como uma mulher apaixonada, mas também como uma vítima das restrições impostas pela sociedade. Stendhal habilmente retrata as motivações e as contradições internas dos personagens, tornando-os humanos e palpáveis.

Os temas centrais explorados em "Le Rouge et le Noir" são a ambição, a hipocrisia social, o amor proibido e a luta entre a razão e a paixão. Stendhal examina de perto as restrições e as limitações impostas pela sociedade da época, ao mesmo tempo em que critica a falsidade e a vaidade das classes dominantes. Através das escolhas e das ações dos personagens, o autor questiona as convenções sociais e as consequências emocionais de se viver uma vida reprimida.

O estilo de escrita de Stendhal é notável pela sua precisão e sua capacidade de criar retratos psicológicos vívidos. Sua prosa é direta e concisa, sem excessos desnecessários. O autor utiliza uma narrativa em terceira pessoa, mas consegue mergulhar profundamente nos pensamentos e nas emoções dos personagens, criando uma conexão íntima com o leitor. Stendhal também faz uso sutil de metáforas e de descrições sensoriais para enriquecer a história, tornando-a mais envolvente e visual.

Em termos de análise crítica, "Le Rouge et le Noir" é uma obra-prima da literatura. A trama é cativante e repleta de reviravoltas, mantendo o leitor envolvido do início ao fim. Os personagens são complexos e realistas, e suas jornadas emocionais são convincentes. O estilo de escrita de Stendhal é habilidoso e elegante, e sua capacidade de explorar a psicologia humana é excepcional. A história em si é original e atemporal, abordando questões sociais e emocionais que ainda são relevantes hoje.

No entanto, é importante mencionar que "Le Rouge et le Noir" pode parecer um pouco lento em certos momentos, principalmente para leitores acostumados com narrativas mais rápidas. Além disso, algumas descrições detalhadas podem parecer excessivas para alguns leitores modernos. No entanto, esses aspectos não diminuem a qualidade geral da obra.

Se você é um amante de romances clássicos e gosta de explorar a condição humana, eu recomendo "O Vermelho e o Negro" sem reservas. Este livro nos é capaz de desafiar as restrições sociais da época e nos obriga a considerar as complexidades das emoções humanas com uma profundidade incomparável. Stendhal é um mestre em capturar a essência da natureza humana e cria uma história que permanece relevante em nossa época atual. "O Vermelho e o Negro" não só é uma contribuição significativa para a literatura, mas é também um testemunho do talento intemporal de Stendhal como escritor.

Valéria 28/01/2021

Esse livro me surpreendeu
Acho que eu poderia resumir a história desse livro com apenas um paragrafo, então como Stendhal (pseudônimo de Henri-Marie Beyle) conseguiu transformar isso em 350 paginas? É simples, tudo aqui retratado vem a nós como um romance psicológico que faz um perfeito recorte da história politica da França no séc. XIX, e o quê pode ser mais extenso e complexo do que a psiquê humana? O importante aqui não são os acontecimento da trama em si (estes que podem parecer para alguns simples e até entediantes), mas sim a relação entre os personagens; a interação de suas psiquês; o choque de seus interesses, suas personalidades, e seus objetivos.
Temos a história de um jovem humilde filho de um carpinteiro, chamado Julien Sorel, este é extremamente inteligente, e orgulhoso. Seu maior desejo é ser um padre (uma das profissões mais bem pagas dessa época) para que assim possa realizar seu sonho de ser rico. E a partir daí acompanhamos a sua ascensão; seus sucessos; seus fracassos; seus acertos; seus erros; seus amores; seus pecados; e o desenrolar da sua história
Os momentos de ápice são os diálogos, é ver um personagem de frente ao outro, o encontrar de seus sentimentos. Eu nunca me envolvi tanto com um romance, nunca antes o senti de uma forma tão intensa; como os pequenos acontecimentos se desdobram, como cada adeus dos personagens dói e como cada reencontro é tão grandioso quanto o outro. É um romance verídico, é real, a gente sente e foge completamente das melosidades que temos no gênero; é extremamente profundo. As personagens são tão bem construídas pelo autor que nós temos uma relação de amor e ódio com cada uma delas, cada ato vindo de uma é entendível e justificável mediante sua personalidade e sua história de vida, a gente as aplaude tem hora e a gente os condena em outra, aqui não existem heróis e vilões são só... pessoas e suas relações.
O final é surpreendente, o livro todo tem seus altos e baixos, basta o leitor ser paciente e saber apreciar os momentos de calmaria, mas as ultimas paginas que vem após um acontecimento que vira completamente o andar da história (o famoso plot twist) são impossíveis de não se devorar, é a partir dali que o destino do protagonista se concretiza e a gente acompanha completamente pasmo a cada virar de pagina, torcendo por um final diferente, mas aceitando internamente e cada vez mais conforme a trama avança que a história só poderia acabar de uma forma.
É um livro que vale muito a pena ser lido, talvez não seja para todos os tipos de pessoas, a leitura é sim um pouco rebuscada, mas nada que seja difícil de ler. Creio que alguns podem considerar um tipo de livro chato ou denso, mas nunca antes uma obra me fez aprender tanto como escritora, e me fazer refletir sobre tantas questões como as criticas as religiões e as diferenças sociais, e o autor sabe bem como pontuar tais criticas, elas vem de forma sutil, completamente justificais para sua época e se mantém incrivelmente atuais (o livro é de 1830).
Enfim, o Vermelho e o Negro (um titulo que eu amo, por sinal) é um recorte perfeito dos embates políticos da França do séc. XIX e apesar de serem esses embates todo o backgroud da trama, são os personagens que brilham e a fazem acontecer, esta é palco para os romances; para o desenrolar de filosofias e criticas; é uma experiência única que não deve ser desperdiçada por ninguém.

site: https://www.spiritfanfiction.com/perfil/lela_mustaine

Otoniel.Filho 27/03/2021

O vermelho e o Negro
Livro incrível de Stendhal, retrata a vida de Julien Sorel em sua tentativa de ascensão social

renanlp 19/04/2021

Merece ser lido!
Caso você se interesse pelo tema não hesite ou deixe com que o número de páginas o desmotive, pois vale cada uma delas! A leitura é fluida, os personagens são bem trabalhados e acompanhar o desenvolvimento de cada um deles durante a obra é um prazer. Os capítulos finais do livro mereceriam uma resenha a parte de tão bem elaborados.

As notas de rodapé presentes na edição da Penguin enriquecem muito a leitura, pois trazem informações relevantes de acontecimentos históricos e também de pessoas importantes citadas no decorrer do livro.

Alanna.Kristyna 17/08/2021

Chocada.
Eu não estava preparada pra esse livro ?. Que FINAL MDSSSSS incrível, incrível!!!! Escrita simplesmente foda. Com certeza vou precisar reler muitas vezes para "captar" tudo. Um senhor livro!

Vitaaria 27/09/2021

Chato
Apesar de ser bem escrito e de ser interessante em certos aspectos, o livro é extremamente chato, possui páginas e mais páginas desnecessárias. O único motivo pelo qual não a abandonei foi por respeito ao clássico, mas gostaria de ter sido avisada...

elz91991282282 10/09/2023

Romance francês antigo
Um romance de 692 páginas dividido em duas partes(oq eh ruim se vc n tiver acesso à outra parte...),sobre a vida de um jovem e suas emoções,romances e suas aventuras na vida,eu recomendo o livro
Henriquepm111 31/10/2023minha estante
O romance tem 400 ele poucas páginas, mas a segunda parte já começa na p 200, mas o Skoob contou como se ele contesse 400 páginas. Que nem em senhor dos anéis

Law 20/12/2021

Vivendo em meio a máscaras
Esse clássico se passa na França pós Era Napoleônica, contando a trajetória Julien Soreal, filho de um simples carpinteiro, em busca de se torna rico e reconhecido dentro da sociedade.
Pelo fato de ter nascido em uma família simples, para conquistar seu sonho, vemos Julien tendo que ser hipócrita e ir contra seus próprios ideias apenas para agradar os "grandões", ele veste deu traje negro e tendo que fingir o tempo todo que é uma pessoa que na verdade não é, mas será que ele aguenta isso por muito tempo?
Uma leitura complicada e que depende de estudos sobre Era Napoleônica, sai desse livro com ódio de todos os personagens, foi difícil se envolver com a história e continuar a leitura.

Holly 19/01/2022

A complexidade dos personagens e o desenvolver da história me surpreenderam. Acho que nunca vou esquecer dessa leitura, Julien me marcou pra sempre.

Fátima 06/06/2012

J. Sorel, filho de carpinteiro, ambicioso, rejeitado desde o berço pelo pai e ignorado pelos irmãos, é enviado à casa do prefeito de Verriéres e contratado como preceptor de seus filhos. Desde então, vive a batalha de enriquecer e conquistar status em meio a burguesia, apaixonando-se pela esposa do prefeito, Sra de Rênal e em seguida, pela filha de seu protetor, Mathilde de La Mole.

Cris 12/01/2015

Não está entre os grandes clássicos da literatura à toa! O Vermelho e o Negro critica a sociedade francesa do início do séc XIX, dividida entre a nobreza, o clero e a burguesia.

Mario Miranda 26/10/2018

Clássico da Literatura Francesa
Primeiramente, a qualidade da capa é duvidosa. O papelão da capa facilmente abrirá e se deteriorará em pouquíssimo tempo. A Ausência de lombada fará com que rapidamente páginas comecem a se desprender, mesmo com os leitores mais atentos.

O livro de Stendhal, nutrido de um humor único, retrata a hipocrisia social que a França estava submetida no término do governo Real. Em muito o autor, que publicou sua obra em 1830, prenuncia o que será A Comédia Humana, de Balzac, que começa a ter seus primeiros escritos em 1829, tornando-se mais abundante no período imediatamente posterior a publicação de O Vermelho e O Negro.

Nesta obra temos Julien, um filho de um pobre marceneiro, dotado de um intelecto que o diferencia da população mediana. Repartido em dois livros, o primeiro narra a saga de Julien para superar a miséria social que está inserido, tornando-se preceptor dos filhos do Prefeito, e no livro seguinte migrando para Paris, onde será um Assessor de um do rico Marquês de La Mole. Em ambos os livros, a evolução social de Julien é concomitante a relações que ele mantém com duas mulheres, e que serão as histórias que darão maior fluidez a análise social crítica descrita por Stendhal.

Temos em Julien, em seus momentos finais, muito da obra O Último Dia de um Condenado, publicado no ano anterior por Victor Hugo, e de Raskolnikov, personagem central de Crime e Castigo (1866) de Dostoiévski. A Noção do Crime realizado por um oprimido social, a revanche das classes sociais mais ricas, tão cara ao universo Dostoievskiano, é apresentado pelo Psicológico de Julien quando em julgamento.

Sem dúvida uma das grandes obras da Literatura Francesa!

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br