O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

Júlio César 10/08/2020

Sobre a edição: Excelente exemplar produzido pelo Clube de Literatura Clássica, belo e muito bem acabado. Apesar da leitura ser bem comentada, senti falta de qualquer texto ou nota introdutória, prefácio, posfácio ou informações dedicadas especialmente ao autor. Senti que foi uma perda de oportunidade deixar de
registar relatos contemporâneos sobre como essa obra é entendida hoje, vide que essa edição tende a durar muitas décadas de integridade física.

Sobre o livro (minhas leigas constatações): Um realismo psicológico, muito bem ambientado na França do século XIX, que com ajuda de leituras paralelas tornaram a compreensão das questões políticas e ideológicas mais fáceis. Julien Sorel avança da vida humilde para conhecer as altas classes da sociedade local e posteriormente de Paris. Dotado de um orgulho, e diria até de uma desconfiança e presunção enormes, ele se vê envolto num emaranhado de relações que envolvem carreira e ambição, que vez ou outra se confundem por amor, e que confundirão até o fim seu verdadeiro sentido. Os personagens principais da trama são complexos assim como suas relações, e os acontecimentos vão avançando e mostrando a dificuldade de Julien de abandonar seu orgulho e sua admiração por Napoleão, agindo por segundas intenções que o colocam em dúvida sobre seus verdadeiros desejos. Gostei da obra, com certeza não se absorve tudo que ela possui numa única leitura. É uma literatura fundamental e com certeza indicada, um marco para o realismo, ainda que dentro dos "clássicos" seja uma obra com menos visibilidade para o público popular.

Roberto Soares 09/09/2020

"Senhores, um romance é um espelho que é levado por uma grande estrada. Umas vezes ele reflete para os nossos olhos o azul dos céus, e outras, a lama da estrada. E ao homem que carrega o espelho nas costas vós acusareis de imoral! O espelho reflete a lama e vós acusais o espelho! Acusai antes a estrada em que está o lodaçal, e mais ainda o inspetor das estradas que deixa a água estagnar-se e formar-se o charco."

Julien Sorel é hoje um dos meus personagens favoritos. Ponto. Existe algo por trás daquela hiprocrisia na sua conduta e calculismo no seu caráter que me impulsionou a gostar dele. A hipocrisia da sociedade parisiense do século XIX não é diferente da hipocrisia da sociedade de hoje. Aí está uma coisa que acho que nunca vai mudar no seu cerne. Talvez porque essa eterna falsidade age visando os mesmos objetivos: status, dinheiro e poder sobre coisas e pessoas. E o preço que se paga por tal empreitada é quase sempre o mesmo: uma grave perda de introspecção. E, no meu modo de ver, é justamente essa capacidade de instrospecção a maior conquista de um ser humano. É o que dá originalidade ao caráter, singularidade à existência, alimento à alma; no fim, é pelo que se vale a pena viver. Mas Julien é diferente: ele é falso com os falsos, mas acho que tem algo de verdadeiro consigo mesmo. Oculto, mas há. No fundo ele sabe que está caminhando rumo a uma tragédia. Ele segue o caminho da paixão, do pathos, em todos os seus sentidos, e, como sabemos, esse caminho só pode levar a um lugar... E foi nesse lugar que, no fim, Julien conseguiu ser Napoleão Bonaparte. Foi lá que ele experimentou, tarde demais, o que é um real homem de sucesso.

Ingrid 29/10/2020

Stendhal apenas
Um clássico e um livro muito bom! Gostei principalmente do enredo e dos questionamentos que ele traz mas confesso que tive várias implicâncias, no decorrer da trama, com Julien, o personagem principalmente.
Eu sou dessas que se envolve profundamente com o personagem.
Inicialmente me identifiquei muito, pelo fato de Julien ser diferente do resto de sua família, ser mais franzino e mais dado a leituras do que praticar atividades físicas.
É importante ressaltar que esse livro se passa na revolução de 30 na França (mais ou menos ao tempo de os miseráveis) e por isso Julien luta com questões interessantes, afinal ele se diz bonapartistas enquanto vive rodeado de monarquistas e ainda, com aspirações ao clero. Então o livro traz questionamentos pessoais bem interessantes.
Além disso Julien apesar de um tanto quanto inexperiente, tem desenvolvimentos amorosos bem instigantes.
É uma leitura muito boa e recomendo com certeza. Para mim não foi tão fluida e rápida, pois criei implicâncias com o personagem, mas mesmo assim, valeu muito a pena.

Carmen Sílvia 12/01/2021

Vale a pena lê-lo, mas eu esperava mais. Tem trechos arrastados. Sorel, realmente, um incompreendido.

Math 𤠠23/02/2021

Um começo chatinho, mas um final emocionante!
O vermelho e o Negro é um livro do realismo francês do século XIX, citado como principal obra do Stendhal e conta a história de Julien Sorel, o ambicioso filho de um carpinteiro, na aldeia fictícia de Verrières, no Franco-Condado. É composto por 2 livros, onde no primeiro ele é contrato para ser professor dos filhos do Prefeito de Verrières e daí da início a sua vida amorosa e o começo de toda a trama da história. Depois de adquirir fama entre um grupo de senhores, é enviado para Paris, onde começa o segundo livro da história e narra sua vida, suas paixões e suas ambições na casa do Marquês de La Mole, onde trabalhava como secretário.

É um romance psicológico e amoroso, onde se ver os dois lados da história e a luta e ambições do jovem Julien. Conhecido também como "Crônicas do século XIX", a história do vermelho e negro conta como era a vida na França pós Napoleão e o período da Restauração Francesa.

Gisa 02/03/2021

Um livro que eu sempre tive 'medo' por causa do tamanho, me surpreendeu por ser uma leitura bem fluida e envolvente.

_Wesley_ 12/05/2021

Esquecível
O Vermelho e o Negro é um livro muito bem escrito, que descreve detalhadamente o cotidiano da França no século 19, com a dualidade de ricos e pobres, igreja e política, amor e cobiça. Entretanto o enredo é fraco, dificultando o progresso da leitura, cenas bobas e superficiais tiram a vontade de se avançar na trama. Nas últimas 100 páginas a história ganha um ritmo bom que logo se perde e no fim esmorece. Um livro que complica o simples e não envolve o leitor como deveria num romance de época.

rsenaks 05/07/2021

Literatura pura!
Um clássico não é um clássico atoa, livro ótimo!
Ele é um pouco lento, a narrativa desvia um pouco a noção de tempo, mas os acontecimentos são tão intrigantes que dá vontade de continuar lendo.
Gosto de fazer o paralelo entre Julien e seu ídolo, Napoleão, ambos movidos pela ambição, glória e amor, e no depois, ambos com o mesmo fim trágico: a queda e o exílio.

Bruna Peixoto 07/11/2021

Até o Julian chegar a cidade de Paris a história é mais lenta e por isso eu dei algumas pausas. Já na capital, tudo vai mais rápido, incluso a leitura.

Arthur 05/04/2022

o livro tem uma certa dificuldade, pois além do tamanho da história e por alguns capítulos monótonos, são muitos personagens com nomes complicados, mas o final vale todo o livro, incrível!

Lívia 12/06/2022

O vermelho e o negro
"Gostei da verdade... Onde ela está?... Hipocrisia em toda parte, ou pelo menos charlatanismo, mesmo entre os mais virtuosos, mesmo entre os maiores."

Sublime. Não à toa é um clássico.

kiki.marino 21/08/2022

Parece ser a minha sina neste ano de ler tramas que envolve moços a tentar carreira de padre pelos mais fúteis motivos,menos vocação. Aqui o protagonista é o jovem de uma província pobre e esquecida por Deus:Julien Sorel do qual o maior defeito e qualidade ,que também irá causar sua que sua ascensão e queda, o fato de gostar de livros. Em especial o seu livro de cabeceira,que conta os grandes feitos do exército de Napoleão.
SOREL é um personagem cativante na sua ingenuidade intelectual,na verdade se vê como um lobo em pele de cordeiro mas é o contrario,que o faz tornar vítima fácil da sua imaginação, orgulho ,complexos psicológicos e desejos de grandeza, atos heroicos e fortuna ou mesmo amor.É um rapaz solitário que se joga no mundo com ideias anacrônicas, fora do seu tempo, que atrai interesses românticos que condizem com essas noções de amor romântico que envolve sacrificios e paixão sofredora.
A trama também é um romance histórico que apresenta a nobreza e o clero francês na sua faceta nas corrupta e hipócrita do qual acompanhamos através das observações de Sorel durante sua jornada trágica. Foi uma leitura envolvente, embora ache que estas subtramas politicas/eclesiasticas não irá agradas muitos leitores

Leonardo.Kayser 22/01/2023

O vermelho e o negro
Ótima obra que se passa no período da restauração, demonstrando a dualidade entre realistas e liberais, clérigo e militar na vida de Sorel. Vale a pena a leitura!