O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

Cintia295 02/06/2023

Adorei esse livro, leitura fluída, personagens que te deixa curioso para saber o que vai acontecer. Apesar de passar umas raivas com os pensamentos deles, não deixa de ser interessante.
Estava muito curiosa com a segunda parte do livro, como ia se desenrolar e alguns capítulos foram mais lentos, mas são curtos aí passava rapidinho.
O final do livro é chocante vou usar essa palavra para não dar spoiler.

Pé de feijão 01/12/2013

Desconcertante.
Eu me censuro quanto à baixa expectativa com que comprei este livro. Num sebo perto de minha escola, estava à procura de novos clássicos. Entre os empilhados e tantos outros cobertos de poeira, puxo ''O Vermelho e o Negro'', de Stendhal. Por conhecer brevemente um pouco do obra, o compro.
O motivo da minha censura só os leitores privilegiados, como eu, poderão reconhecer. Céus! A humanidade, em todos os seus vícios e acertos, presentes nos personagens do autor e da obra nos aproxima tanto da realidade dos indivíduos e da sociedade de nossa época contemporânea, que só notamos se tratar de personagens fictícios por estarem condicionados ao papel e não se tratar de biografia alguma.
A psicologia com que o autor desvenda, dilacera e digere dentro da mente do leitor, é desconcertante. Um livro recheado de psicologia humana e filosofia que consegue, mesmo após os séculos passados, espantar os que, por inclinação e diploma, se aventuram nas áreas da psique humana. Dois pontos quero destacar aos que o lerão futuramente:
1°: ao serem apresentados ao protagonista, Julien Sorel, pensarão que se trata do mocinho frágil e sem recursos, de boa índole e de pensamentos puros e adequados. Não pensem desta maneira.
2°: uma característica que denota o realismo da obra, fora a imprevisibilidade dos personagens, é quando estes, ao julgarem precipitadamente uma atitude do outro, cometem equívocos que só podemos encontrar dentro de nossa realidade.
Mais que recomendado. Boa leitura.

Samuel Paiva 07/08/2010

Gostei bom livro, Julien Sorel é um personagem delicioso, as contradições em que ele se envolve, todos os conflitos psíquicos são extremamente realistas, o leitor normalmente se encaixa no personagem, o livro é uma aula de Restauração Francesa período que sucedeu a queda definitiva de Napoleão, época que houve um recrudescimento do sistema, a monarquia retomou o poder e tentou manter-se firme no trono, ilustra perfeitamente a sociedade francesa, onde apenas as aparências possuem valor, repleta de homens de espírito ralo, Julien é diferente, é ambicioso, febril, apaixonante e extremamente orgulhoso, do inicio ao fim da obra ele trava intensa batalha com esse orgulho, já as personagem femininas retratam a decadência do casamento burguês, onde o amor não impera, o matrimônio é mera negociação, então essas mulheres, Senhora de Rênal e Matilde, são presas fáceis para o espírito audacioso e aventureiro de Julien, além de um final magnífico, o livro é bom pra quem gosta de romance psicológico, que não gosta pode achar a leitura um tanto quanto maçante, mas é um clássico que merece ser lido por todos.

Trecho Interessante:
...Um caçador dispara um tiro de espingarda numa floresta, a sua presa cai, ele corre para a agarrar. O seu calçado bate num formigueiro de dois pés de altura, destrói a habitação das formigas, atira-as para longe, bem como aos seus ovos... As mais filósofas das formigas não poderão nunca compreender esse corpo negro, imenso, horrível... a bota do caçador que de repente penetrou na morada delas com uma incrível rapidez, e precedida de um ruído pavoroso,acompanhado de centelhas de um fogo avermelhado...Adicionar imagemAdicionar imagem ... Assim a morte, a vida, a eternidade, coisas muito simples para quem tivesse órgãos suficientemente vastos para as conceber...

Uma mosca efêmera nasce às nove horas da manhã nos grandes dias de Verão, para morrer às cinco horas da tarde; como é que ela podia compreender a palavra noite?

Dai-lhe cinco horas de vida a mais, ela verá e compreenderá o que é a noite.

Assim, eu morrerei aos vinte e três anos. Dai-me mais cinco anos de vida para viver com a senhora de Rênal...
( Stendhal )
Ernesto 21/08/2010minha estante
Curioso para ler...

fabio.orlandini 30/04/2021

Decepcionado
Escrita perfeita. Descrição histórica muito boa. Personagens chatos. Enredo mais chato ainda. Detalhe: amo clássicos, mas, demorei para ler e imaginava ser uma história de lutas e coragem e não lenga lenga de amor.

Thais 11/06/2022

Um livro pra revisitar sempre
Esse romance se passa no período da Restauração monárquica na França (pós Napoleão), cujo protagonista é o jovem Julien Sorel; um rapaz pobre mas que sonha com ascensão social. Sua personalidade e seus pensamentos sao dos destaques dessa história.
Ele guarda para si sua paixão e admiração por Napoleão, porém é através do clero que ele toma a decisão de alcançar suas ambições materiais. Daí, a razão do título do livro!

No decorrer da história ele se envolve com duas mulheres com personalidades muito opostas e que realmente mexem com ele, mas é surpreendente a maneira que ele descobre seu verdadeiro amor e o sentido da vida.

Eu achei este livro envolvente do começo ao fim. Superou minhas expectativas;foi marcante, terminei há alguns dias e ele ainda vive nos meus pensamentos.
Stendhal, usa seu narrador onisciente para disparar grandes críticas à igreja, a sociedade e a política de forma geral. Eu amei, super indico.

GabrielMacambira 24/08/2020

Julien
Sem dúvida um dos melhores livros que já li. Sthandal caracteriza de forma bem clara a organização da sociedade francesa do século XIX, com todos os seus preconceitos e hipocrizias Acompanhamos o jovem Julien, filho de um marceneiro, em seu caminho rumo a ascensão social, suas paixões avassaladoras e por vezes contraditórias, ambições, sonhos e, por fim, seu despertar.

Maravilhoso!!

Alee M. 26/02/2023

Fui surpreendida por Stendhal
Comprei esse livro em um sebo pq, admito, achei a edição bonita. Pretendia ler logo mas empurrei com a barriga o máximo que pude pois achei que devia ser um livro lento. Em alguns aspectos eu estava enganada: o enredo é bem interessante e o protagonista tem seu carisma. Julien tem origem humilde e odeia os ricos, é um grande fã de Napoleão Bonaparte, extremamente ambicioso e até oportunista, mas ao mesmo tempo é um personagem complexo que muitas vezes, ao tentar aproveitar das pessoas e suas posições, ironicamente acaba se apegando a elas. O autor aqui faz diversas críticas a todas as camadas sociais e posições políticas da época, por isso acredito que a experiência de leitura possa ser muito enriquecedora se vc tiver interesse e conhecimento sobre Revolução Francesa. Não vou mentir aqui dizendo que a leitura foi maravilhosa.. Muitas vezes a história era sim extremamente maçante e cansativa, por vezes eu procastinava a leitura e queria acabar o quanto antes maaas, apesar disso, achei o enredo muito bom e claramente digno de ser um clássico, me surpreendeu muito positivamente.

Tice 09/10/2022

O Vermelho e o Negro
No começo tive dificuldade de me encontrar com a narrativa, um romance bem delineado na sociedade aristocrática da França de 1830. Depois de algumas pesquisas e acesso aos fatos históricos da época é que dialoguei melhor com o livro.
Um romance clássico da literatura francesa, exige uma absoluta atenção por parte do leitor.

MaywormIsa 25/03/2024

A história de um fraco ambicioso
Esse não é um livro cuja história tem vários ou grandes acontecimentos. Tampouco é uma história com diálogos (são escassos). Essa é simplesmente a *incrível* história de um jovem camponês que sonha em ser reconhecido e amado.

Julien Sorel, filho de um carpinteiro, é o caçula de três irmãos. Não tendo sido feito da mesma forte constituição física, sua aparência afeminada e delicada lhe trouxe diversos problemas em casa, onde a violência física era constante, tanto da parte do pai quanto dos irmãos. Crescido em ambiente hostil, sem amor e sem respeito, a vida de Julien muda quando ele aprende a ler, se torna fã de Napoleão, e é tutoreado por um padre, fazendo do menino um grande estudioso do latim.

Stendhal se dedicou em criar uma história onde os pensamentos e sentimentos dos personagens são o que mais interessa e o que mais se tem de importante observar na história, talvez por isso não tenha investido em diálogos. Julien é um rapaz cheio de arrogância infantil, sentindo-se superior aos "bem nascidos" e querendo galgar uma carreira e uma posição de importância na sociedade, ainda que sendo apenas, como ele mesmo diz, um "camponesinho" um filho de carpinteiro.

Na vida de Julien, não é nem uma única vez mencionado a existência de uma mãe. Isso me intrigou e me fez refletir a respeito do amor genuíno que ele sentiu pela sra. de Rênal, a esposa do prefeito. Felizmente o amor foi recíproco, mas as condições para que esse amor fosse livre eram impossíveis de se alcançar, e tudo muda de novo na vida de Julien, quando ele deixa de ser preceptor dos filhos da sra. de Rênal, para ser seminarista em outra cidade.

Julien é dotado de intrínseca inteligência, ele é capaz de memorizar tudo com grande dedicação e facilidade. Em tudo que se compromete a fazer, em termos de estudo e trabalho, ele tem êxito por sua conduta honesta, por ter hombridade e por ser responsável. Se ele não fosse tão "cabeçudo", ou seja, se não fosse essa síndrome de vira-lata, essa vontade de se vingar dos "bem nascidos" e da aristocracia, nosso herói (como diz o narrador) teria tido uma vida da qual ele almejava.

Entre paixões proibidas, êxitos profissionais, e loucas explosões emocionais de um rapaz sem nenhum tipo de inteligência emocional, acompanhamos cerca de 2 anos da vida desse herói sem capa, sem lenço e documento. O desfecho de suas aventuras me deixou com o coração na mão, mas enfim, Julien foi fiel ao seu ídolo e, digamos, seguiu todos os seus passos.

Durante a leitura, as primeiras 100 páginas fora passando de forma lenta, mas depois o ritmo acelera um pouco e fica mais fluído. Os personagens a volta de Julien são interessantes, e os pensamentos do rapaz causam um misto de sensações no leitor. Apesar de muitas vezes apresentar uma característica detestável, é impossível não torcer pela vitória de Julien em suas empreitadas, queremos que ele se livre de seus preconceitos e sua arrogância, torcemos para que seja correspondido no amor, que se torne aquilo que ele sonhou.

O narrador é um personagem a parte, não sabemos que ele é, mas é dotado de grande simpatia e carisma. Dei várias risadas ao longo da leitura pelas sacadas de Julien e do próprio narrador, que sabe tudo que vai acontecer, e muitas vezes toma partido de Julien ou algum outro personagem para defendê-los de um possível julgamento de valor que o leitor esteja fazendo.

Muito antes de terminar a leitura, entendi perfeitamente o motivo de Stendhal ter sido considerado um dos grandes escritores ao lado de Victor Hugo. Eu não deixaria de ler esse livro por nada, se fosse você!
Flávia Menezes 25/03/2024minha estante
Que resenha, minha amiga! Meus parabéns! ??
Sempre quis ler esse livro, e sua resenha despertou pontos que já me deixavam curiosa. Espero ler em breve!!! ?

Karen 10/12/2021

Sem amor eu nada seria
Sim, a primeira parte do livro é lenta, meio arrastada.
Na segunda, já em Paris, aí sim o ritmo flui melhor - questão de dar uma chance a ele.
Julien é o típico recalcado, o oprimido que almeja ser o opressor.
Mas ao final entendeu que não precisava provar nada pra ninguém.
"O inimigo só vai me obedecer à medida que eu o amedrontar, então não vai se atrever a me desprezar.".

larissa dowdney 14/02/2013

Tenho uma opinião totalmente controversa sobre Julien Sorel. Não sei dizer se o amo ou se o odeio, talvez ele me desperte muitos sentimentos, todos eles bem antagônicos. Sim, esse é o triunfo de Stendhal. Sobre mim, pelo menos.

Só posso dizer que esse livro é um perfeito retrato da sociedade, da França e dos costumes da época. Até hoje ainda vemos esses gestos aristocratas, "de castas" como diz o próprio Stendhal, na nossa própria sociedade e é bom entender como eles se desenvolveram (mesmo segundo os olhos românticos do autor).

Terminei o livro com a louca sensação de ter valido a pena um dia tê-lo lido.

LucAlio.CAmara 11/11/2021

O negro e o vermelho
Gênero romance, ficção

Julien filho de um carpinteiro que estuda teologia para ser padre é contratado pelo prefeito Sr Râdel para ensinar latim e educar seus filhos nos ensinamentos de Deus. Mas com a convivência na casa a sra Râdel 10 anos mais velha se apaixona pelo aprediz de padre e ambos se envolvem em um romance proibido. Portanto por cautela a sra Râdel resolve se afastar de Julien e providência que ele viaje pra outro lugar e tal. Mas Julien tem outra missão e vai viver em Paris na casa do Marquês de La Mole onde começa a presta serviços para ele e como na casa do sr Râdel ele também acaba tendo um romance com a Srta de La Mole. Mas ela passa a despressá-lo e ele arruma uma forma pra conquistá-la.

Gente, achei esses romances bastante engraçado. Uma porque ele era aprediz de padre, pobre e pela época que se passa a história. E outra, Julien andava armado com uma pistola rsrs... Nas parte onde entrava a narrativa dos romances achei mais fluida e divertida a leitura, mas quando a narrativa passava mostrando a sociabilidade de Julien no meio a burguesia, a leitura ficava arrastada. O livro ficou melhor nos capítulos finais.