O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

Elisabete Bastos @betebooks 14/08/2018

França depois de 1815
O romance ainda está muito tumultuado com as questões políticas e sociais, após Revolução Francesa, a queda da monarquia, morte na guilhotina de Luis XVI, governo do terror (Robespierre), Napoleão Bonaparte, a volta da monarquia republicana Luis XVIII.
Neste contexto é desenvolvido este romance atípico, pelos estágios por que passaram a França.
Assim, Julien Soré, filho de um carpinteiro, jovem, inteligente, extremamente orgulhoso, conhecedor do latim e da bíblia tendo como ídolo Napoleão Bonaparte foi preceptor dos filhos do Prefeito. Frequentou o seminário, foi secretário de Marquês em Paris.
Na vida amorosa foi muito conflituoso, com muito ímpeto e com o temperamento volátil tra reviravoltas impressionantes no romance.
O final surpreende.
Leitura válida, eis que foi escrito no século XIX.

Rafaela 21/09/2018

"O amor cria igualdades, não as procura. "
"Julien se sentia forte e resoluto como o homem que enxergou dentro da sua alma. "

O começo do livro me parecia devagar, até mesmo maçante em algumas partes. Já no final do livro parecia que o autor queria colocar toda a história em algumas páginas, sem detalhá-las.

Apesar de tudo, o livro é muito interessante e bem profundo. Eu nao sabia se torcia ou pelo pelo Julien...

Mario Miranda 26/10/2018

Clássico da Literatura Francesa
Primeiramente, a qualidade da capa é duvidosa. O papelão da capa facilmente abrirá e se deteriorará em pouquíssimo tempo. A Ausência de lombada fará com que rapidamente páginas comecem a se desprender, mesmo com os leitores mais atentos.

O livro de Stendhal, nutrido de um humor único, retrata a hipocrisia social que a França estava submetida no término do governo Real. Em muito o autor, que publicou sua obra em 1830, prenuncia o que será A Comédia Humana, de Balzac, que começa a ter seus primeiros escritos em 1829, tornando-se mais abundante no período imediatamente posterior a publicação de O Vermelho e O Negro.

Nesta obra temos Julien, um filho de um pobre marceneiro, dotado de um intelecto que o diferencia da população mediana. Repartido em dois livros, o primeiro narra a saga de Julien para superar a miséria social que está inserido, tornando-se preceptor dos filhos do Prefeito, e no livro seguinte migrando para Paris, onde será um Assessor de um do rico Marquês de La Mole. Em ambos os livros, a evolução social de Julien é concomitante a relações que ele mantém com duas mulheres, e que serão as histórias que darão maior fluidez a análise social crítica descrita por Stendhal.

Temos em Julien, em seus momentos finais, muito da obra O Último Dia de um Condenado, publicado no ano anterior por Victor Hugo, e de Raskolnikov, personagem central de Crime e Castigo (1866) de Dostoiévski. A Noção do Crime realizado por um oprimido social, a revanche das classes sociais mais ricas, tão cara ao universo Dostoievskiano, é apresentado pelo Psicológico de Julien quando em julgamento.

Sem dúvida uma das grandes obras da Literatura Francesa!

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

Josevan 16/11/2018

Livro da vida
Gente, sem comentários, simplesmente o livro preferido da minha vida. Tudo nele é fantástico.

Gladston Mamede 21/01/2019

Impressionante. Ainda mais quando se recorda ter sido publicado em 1830. Genial. Iconográfico. Cínico. Magnífico. O autor é hábil e nos joga de cá para lá e ao revés, variando do histórico ao filosófico, do psicológico ao sociológico. Infelizmente, estou escrevendo no momento em que acabei a leitura. Estou embasbacado. Fantástico.

Deghety 27/08/2019

Stendhal
França
Globo
1987
Essa foi uma segunda leitura desse clássico. A consistência da obra é tamanha que as sensações me pareceram inéditas.
A história se passa na França do século XIX. A sociedade, a política e a religião são essenciais para moldagem do excelente personagem, Julien Sorel.
Quando falo em excelência, não falo sobre a idoneidade do seu caráter, e sim, por sua complexidade.
Julien é um jovem que anseia por status e fortuna.
Uma vez incluso em meio à burguesia, burguesia essa que o repulsa, mesmo querendo ser parte dela.
O aspecto psicológico no romance é a cereja do bolo. Julien é sagaz, maquiavélico, melancólico, impulsivo, inseguro, paranóico e por aí vai.
Como disso no início, o cenário contribui muito para enriquecer tanto a obra como ao personagem, em especial o caráter trágico que se dá aos sentimentos no triângulo amoroso entre Julien, Sra De Rênal e Srta De La Mole.
Essas duas mulheres temperam a tragédia do herói, já que são usadas como escadas sociais como despertam os sentimentos melancólicos e de autorreflexão de Julien, nos proporcionando a singularidade de sua alma.
??????????

_Wesley_ 12/05/2021

Esquecível
O Vermelho e o Negro é um livro muito bem escrito, que descreve detalhadamente o cotidiano da França no século 19, com a dualidade de ricos e pobres, igreja e política, amor e cobiça. Entretanto o enredo é fraco, dificultando o progresso da leitura, cenas bobas e superficiais tiram a vontade de se avançar na trama. Nas últimas 100 páginas a história ganha um ritmo bom que logo se perde e no fim esmorece. Um livro que complica o simples e não envolve o leitor como deveria num romance de época.

rsenaks 05/07/2021

Literatura pura!
Um clássico não é um clássico atoa, livro ótimo!
Ele é um pouco lento, a narrativa desvia um pouco a noção de tempo, mas os acontecimentos são tão intrigantes que dá vontade de continuar lendo.
Gosto de fazer o paralelo entre Julien e seu ídolo, Napoleão, ambos movidos pela ambição, glória e amor, e no depois, ambos com o mesmo fim trágico: a queda e o exílio.

Bruna Peixoto 07/11/2021

Até o Julian chegar a cidade de Paris a história é mais lenta e por isso eu dei algumas pausas. Já na capital, tudo vai mais rápido, incluso a leitura.

Arthur 05/04/2022

o livro tem uma certa dificuldade, pois além do tamanho da história e por alguns capítulos monótonos, são muitos personagens com nomes complicados, mas o final vale todo o livro, incrível!

Lívia 12/06/2022

O vermelho e o negro
"Gostei da verdade... Onde ela está?... Hipocrisia em toda parte, ou pelo menos charlatanismo, mesmo entre os mais virtuosos, mesmo entre os maiores."

Sublime. Não à toa é um clássico.

kiki.marino 21/08/2022

Parece ser a minha sina neste ano de ler tramas que envolve moços a tentar carreira de padre pelos mais fúteis motivos,menos vocação. Aqui o protagonista é o jovem de uma província pobre e esquecida por Deus:Julien Sorel do qual o maior defeito e qualidade ,que também irá causar sua que sua ascensão e queda, o fato de gostar de livros. Em especial o seu livro de cabeceira,que conta os grandes feitos do exército de Napoleão.
SOREL é um personagem cativante na sua ingenuidade intelectual,na verdade se vê como um lobo em pele de cordeiro mas é o contrario,que o faz tornar vítima fácil da sua imaginação, orgulho ,complexos psicológicos e desejos de grandeza, atos heroicos e fortuna ou mesmo amor.É um rapaz solitário que se joga no mundo com ideias anacrônicas, fora do seu tempo, que atrai interesses românticos que condizem com essas noções de amor romântico que envolve sacrificios e paixão sofredora.
A trama também é um romance histórico que apresenta a nobreza e o clero francês na sua faceta nas corrupta e hipócrita do qual acompanhamos através das observações de Sorel durante sua jornada trágica. Foi uma leitura envolvente, embora ache que estas subtramas politicas/eclesiasticas não irá agradas muitos leitores

Leonardo.Kayser 22/01/2023

O vermelho e o negro
Ótima obra que se passa no período da restauração, demonstrando a dualidade entre realistas e liberais, clérigo e militar na vida de Sorel. Vale a pena a leitura!