O colecionador

O colecionador John Fowles




Resenhas - O Colecionador


3721 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ash! 16/04/2024

Que livro maravilhoso. Da pra sentir o desespero, angústia, tristeza, dor, esperança e manipulações que ocorrem. Os dois protagonistas são profundos e complexos, tem personalidades fortes e uma boa narrativa, a parte da Miranda foi meio tedioso e chato em certos momentos mas em geral foi bom e muito bem escrito, ver o diário e os relatos perderem as palavras, serem mais curtos foi muito angustiante e da pra sentir tudo o que ela tava sentindo, a escrita foi ótima e cativante. O ferninand tem um cérebro complexo e com muitos pensamentos e conseguimos sentir o quão ?louco? ele era, o quão ele precisava de uma ajuda, a falta de empatia dele e as manipulações eram de extrema crueldade. O final foi surpreendente e realmente muito triste, toca em pontos muito importantes e causa muita reflexão em vários aspectos da vida e da morte. Simplesmente perfeito.
comentários(0)comente



waillindi 16/04/2024

O Colecionador é um daqueles livros antigos que ainda atinge em cheio.

Particularmente, torci muito para ela escapar das garras de Caliban. Fiquei angustiada em várias partes do livro.

Quantas Mirandas reais estão lutando para escapar de seus próprios Calibans, buscando preservar sua vida, integridade e dignidade?

"O Colecionador" transcende as páginas do livro e se torna um chamado para ação, uma lembrança urgente da necessidade de justiça e empatia em nossa sociedade!

É uma obra que continua a ressoar com sua relevância e nos lembra da importância de enfrentarmos os desafios que ainda persistem para nós mulheres neste mundo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol2372 15/04/2024

Um bom clássico
É um livro interessante. Adoro quando abordam a perspectiva do stalker/sequestrador, eles tem pontos bem característicos.
Frederick é um colecionador de borboletas, mas em sua mente sobrevoava uma espécime rara, Miranda. Seu fascínio por ela é inteiramente pela sua beleza.
Imagina possuir uma peça tão rara em meio a sua coleção, vê-la de perto todos os dias, tê-la sob sua posse, é assim que seguia seu pensamento oculto.
Ele dava tudo o que ela pedia, pois no seu conceito ele a amava. Mas na verdade pouco lhe importava a personalidade de Miranda e seus pedidos extravagantes se ele pudesse observá-la por longas horas. Era esse seu verdadeiro ?amor? possuí-la como a sua maior conquista.

A todo momento na narrativa das vésperas do sequestro, ele descrevia de forma que tudo ocorrerá naturalmente, como se não fosse algo que ele maquinava a anos, e só conseguiu concretizar por que agora ele tinha tempo e dinheiro.


Engoli toda a parte do fredrick em um dia, o verdadeiro desafio foi Miranda! ( a sequestrada). E sinceramente que mulher chata, sinceramente, torci que a parte dela acabasse logo.
Ela tem um idealismo um tanto intolerante por mais que inconsciente, ela é arrogante como todos que ela tanto julga.
Não passando de uma garota de classe média que se acha culta por se espelhar em um quarentao egocêntrico com conceitos completamente contraditórios e incoerentes(G.P). ? #$%!& garota seu ídolo é um homem.
Ela tenta fazer o mesmo que G.P fez com ela com frederick, constantemente tentando ensinar ideias que soam coerentes em sua bolha de concepções, tenta moldá-lo!
Muitas vezes ela se referia a ele como Caliban mas tive a impressão que alguns momentos ela estava referindo a si mesmo.


Mas no fim admito que tive uma certa empatia por ela, Afinal ela era só uma adolescente. Muita gente reclama que a parte dela é mais focada no G.P. Mas quando se está presa em um cubículo por dias sem prévia de quando será libertada, eu também me agarraria a algo assim. Suas lembranças lhe deram forças para não enlouquecer de vez.
Isa :) 15/04/2024minha estante
Mds, a Miranda foi uma luta sem fim pra mim também, enquanto eu tava lendo só queria que a parte dela acabasse


Raquel 15/04/2024minha estante
Já leu o jardim das borboletas ? Lembrei desse livro rs




Lorena831 14/04/2024

"Ele me quer viva-porém-morta."
Li esse livro porque vi que o autor do Silêncio dos Inocentes se inspirou nele e não me arrependi, gostei muito!!!!

A história é bem interessante, o único problema e o que me levou a não dar 5 estrelas foi que não me prendeu muito, porque eu não achei tão emocionante... não é que estava parado, na verdade estava acontecendo bastante coisa e o Caliban é completamente louco, então se o livro fosse só ler os pensamentos dele já teria muita coisa, mas o problema é que eu não me apeguei a Miranda, então, embora achasse o que o Caliban fazia horrível, acabava não me importando... No geral, achei a personagem chata e esnobe (principalmente depois de ler o diário), é claro que ela não mereceu nada do que passou e eu estava torcendo por ela, mas queria ter simpatizado mais com ela. Acho que o livro me prendeu mais quando chegou na parte 3, aí eu comecei a ficar realmente nervosa e ansiosa para saber o desfecho.

Mas fora isso, o livro é muito bom. A história é bem desenvolvida e eu achei interessante que tinham algumas discussões sobre a sociedade presentes no livro, além de várias referências a outros livros, músicas e pintores e, mesmo não entendendo a maior parte com exceção das referências a Emma e Razão e Sensibilidade (que amei), achei bem legal.

Eu com certeza recomendo a leitura do livro para todos que gostam de suspense.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cargsthss 13/04/2024

Impactante
O livro é uma mistura de sentimentos. Você caminha através de momentos ansiosos, repulsivos, cheios de angústia, em certo tempo se permite um pouco de esperança.
Perturbador e reflexivo, se tornou um dos meus favoritos com toda certeza.
comentários(0)comente



gigi 12/04/2024

Razoável.
temos a visao do sequestrador e da vítima mas e ai?? a parte da miranda era praticamente toda sobre aquele outro homem, me sinto mal de falar isso mas achei chata?.. e o final muito xoxo
nao odiei, mas tbm nao gostei, bem mediano.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



gabspittol 10/04/2024

Esse livro me prendeu bastante no começo e no fim, mas em alguns momentos a leitura foi meio arrastada. Não sei se for proposital, os trechos do diário de Miranda são lentos, cansativos, mas talvez tenha sido na intenção de mostrar o quão angustiante era estar na pele dela naquele cativeiro. Acompanhar todo o sofrimento e a tortura que a menina sofria, a solidão, a incerteza do futuro... Isso tudo causa dor demais ao longo da leitura. A gente quase se sente preso ali com ela, perdido em seus pensamentos.
Inclusive, me lembrou demais algumas sensações que tive ao ler 3096 Dias, da Natascha Kampusch, com a diferença que a história de Natascha é real. A narrativa pelos olhos do sequestrador não causou em mim efeito de empatia algum. Vi em algumas resenhas que muitos sentiam pena dele, mas eu não consegui sentir pena nem por um segundo sequer. Ok, ele não teve uma infância fácil, mas não comprei essa justificativa para ele ter se tornado o monstro que se tornou. Ele é repulsivo, nojento e com certeza não merece nenhuma empatia.
Recomendo a leitura, mas deixo o alerta para os gatilhos. De toda forma, uma história que infelizmente imita a vida real, alertando para os perigos da mente de uma pessoa completamente desequilibrada.

site: https://www.resenhasdagabs.com/
Pedro 10/04/2024minha estante
Esse daqui @brunarnetto


Pedro 10/04/2024minha estante
Muito do que se tem hoje na ciltura nerd/policial conm certeza vieram desse livro. Aquela série you que o diga!




Mari 10/04/2024

Interessante a leitura
primeiro livro de John
Fowles, escrito em 1963. O romance narra a
história de Frederick Clegg, um funcionário
público que coleciona borboletas e, subitamente,
se torna dono de uma fortuna. Ele então passa
a ter uma ambição: seqüestrar a bela Miranda,
seu amor platônico. A trama se desenvolve com
a disformidade da personalidade de Clegg, que
tem a seu favor apenas a superioridade de força,
contra a vitalidade e inteligência de Miranda
que, contando com sua superioridade de caráter,
confunde e ofusca o medíocre seqüestrador
comentários(0)comente



3721 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR