O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

theanekk 24/07/2020

atenção: talvez você entenda como spoiler;)
resolvi reler O Colecionador, assim como outros livros nessa quarentena. ele sempre me deixa impactada, com aquele choro entalado na garganta. é o tipo de livro que não há brutalidade evidente, mas você sabe que está tudo errado. o livro nos faz pensar em coisas como: será se tem algo desse tipo acontecendo aqui perto da minha casa? na minha cidade, ou estado? te faz ficar neurótico, raivoso e principalmente triste. é muito real, e ao mesmo tempo não. o livro nos faz acreditar que o destino de M vai ser totalmente diferente, até que chegamos ao final e ficamos ainda mais enlouquecidos. enfim, vale muito a pena ler.
raqueelbastos 24/07/2020minha estante
com certeza será minha próxima leitura ?

theanekk 24/07/2020minha estante
lê sim, recomendo muito. é bem intenso, além da edição ser linda

Rahrt 20/07/2021

"Eu me lembro muito das pequenas coisas."
Lançado em 1963 e sem precedentes, o romance de estreia de John Fowles foi um marco para a época, e, mesmo quase 60 anos depois, continua atual.
Com sua narrativa que alterna os pontos de vista dos dois únicos protagonistas, O Colecionador te proporciona quase a imersão na mente de um psicopata obcecado pela "idealização" da garota que decide sequestrar, bem como nas tentativas que ela própria faz para entender o que o levariam a tal.
Embora a frase título da resenha tenha sido dita por Clegg e ressalte tão bem sua loucura, resume com perfeição a luta de Miranda em manter a sanidade, se apegando às lembranças de coisas triviais que lhe foram tolhidas.

O bônus dessa edição: conta com uma introdução show de Stephen King e um posfácio recheado de referências!

O livro só não levou 5 estrelas porque, como bem disse Stephen King, em alguns momentos parece mesmo é que Miranda está escrevendo um artigo de opinião e não um diário. Mas, tirando isso, é uma história de tirar o fôlego.

Morgxstar 13/05/2021

Esse livro acabou comigo de uma forma que não sei explicar, surtei tanto e fiquei desesperada pq não tinha ninguém pra falar sobre, empurrei ele pras minhas amigas, que surtaram tanto quanto eu. Ver a narrativa dos personagens e o ponto de vista de cada um me fez pensar muito em como sou influenciável e que, se contado do jeito certo, posso acabar acreditando em uma pessoa totalmente doida. Enfim, sem palavras para john fowles.
Thais645 13/05/2021minha estante
Esse livro é incrível e realmente provoca tudo isso que você tão bem descreveu no mais profundo do nosso âmago mesmo.

@juliaavictorino 31/03/2021

Clássico do tema, mas com excesso de citações e referências
O livro é dividido em partes narradas por Frederick e em relatos no diário de Miranda. Desde o começo é possível ver o embate entre os dois personagens. Miranda, as vezes até de uma forma esnobe, evidencia o quão medíocre são as crenças e conhecimentos de Clegg. Ela usa sua inteligência como arma contra ele, enquanto ele baseia suas atitudes em saídas mais fáceis, muitas vezes fazendo uso de violência.

A trama parece simples, mas são os diálogos que fazem com que a obra de estreia de Fowles, de 1963, mantenha seu sucesso e seja reconhecida até os dias de hoje. Possui inúmeras referências a artes, livros, músicas, peças, entre outros. Além disso, propõe reflexões sobre solidão, luta de classes e feminismo.

Eu confesso que esse excesso de citações e referências foram um pouco cansativos pra mim. Além disso, quando a narração muda para o ponto de vista de Miranda, o ritmo do livro sofre uma queda brusca. Em um momento de ápice, a introdução de relatos sobre seu passado e algumas figuras até importantes nele (como G.P.) é um balde de água fria na narrativa. Pra mim deu a sensação de que o livro começava de novo, e teria que me ambientar e conhecer novos personagens, mesmo já estando na metade do livro.

Lara 15/11/2020

o livro mais angustiante que eu já li
O colecionador é sem dúvida alguma o livro mais angustiante que eu já li. O que torna ele assim não é apenas o enredo em si, mas o quão assustadoramente reais os personagens são.
Clegg é louco. É doentio, nojento e tão, mas
tão CHATO, tanto que ele acaba se tornando fascinante justamente por isso. Ele é o reflexo de tudo de ruim e podre no nosso mundo. Miranda Grey é o oposto; linda, inteligente, super influenciável, recheada de hipocrisia e ideias revolucionárias(queria ser ela). O que me chocou(e me fez chorar durante a leitura) é o medo da solidão de Glegg e a vontade de viver da Miranda. Senti ódio e empatia pelos os dois personagens, chorei pela Miranda, tive dó e muita raiva(nojo) de Glegg. A escrita de John Fowles é magnífica, inteligente e te faz praticamente devorar o livro em horas. Um dos melhores livros que eu já li na minha vida.

Filipe 07/05/2021minha estante
Gostei muito desse livro! Ele me prendeu até a última página! Super recomendo!

Melanie13 07/05/2021minha estante
Massa!! Já está na minha meta deste ano.

Luísa Ro :)))) 07/05/2021minha estante
Sim?

Luísa Ro :)))) 07/05/2021minha estante
Mel, lê sim! Ele é mtu bom! Aposto q vai adorar

Melanie13 07/05/2021minha estante
Vou ler sim!! Obrigada pela dica ?

gabisneubert 04/07/2020

nunca um livro me prendeu tanto quanto esse, li em poucos dias. foi uma leitura densa e bruta, quando eu finalizava um capítulo eu deitava e ficava pensando sobre a miranda e o frederick. eu passei o livro inteiro odiando a miranda, mas senti pena dela no final. eu passei o livro inteiro sentindo pena do frederick, mas odiei ele no final. acho que é exatamente isso que os personagens fazem com a gente, sabe? o frederick QUER que sintam pela dele e, bom... a personalidade da miranda é horrível, ela é soberba e esnobe e isso me incomoda de uma forma absurda. mas no final, tudo se encaixa e a gente absorve de forma natural quem é que realmente merece ser odiado nessa história toda. recomendo muito esse livro, ele é incrível e eu amei cada página!

zelda.rocha 01/02/2022

O Colecionador
Não sei nem por onde começar! esse livro foi frustrante.
De início o livro prende, fiquei curiosa para saber o desenrolar, porém o personagem Ferdinad não me cativa de nenhuma forma, não sinto pena dele, apenas ódio! personagem que a motivação dele é vazia e muito fraca, diz ter um amor( que amor bosta) iludido achando mesmo que se passar um tempo com Miranda, ela iria se apaixonar por ele( pq se quero que alguém se apaixone por mim é só sequestrar, vai dar muito certo!!! SQN).
Miranda que no começo do livro torço muito por ela, entendo seu mal humor com Ferdinand ( ela está lá, contra sua vontade) Porém quando chega em seu capítulo, [*****] que garota mais antipática, endeusa um Homem lixo e escroto, mimada e super insuportável. Agora torço pela morte de ambos.
Termino de ler esse livro na base do puro ÓDIO, queria tanto queimar esse livro no fogo do INFERNO!!! Se querem um livro somente para decoração, super indico, agora se quer realmente ler, coloque seu tempo em risco e espero que no fundo do meu coração que esse tipo de leitura seja a sua, porque se não for, só será uma perda de vida!.
Paula.Soares 01/02/2022minha estante
Super concordo kkkk

Hellenk 01/02/2022minha estante
Moça do céu se acalma kkkkk

Ianca 01/02/2022minha estante
Kkkkkkkkkk até perdi a vontade de ler depois dessa resenha

carol.pinheiro 03/02/2021

Sentimentos do avesso
Esse livro desgraçou minha cabeça, fez meus sentimentos ficarem todos ao contrário, senti pena de quem deveria sentir repulsa e senti repulsa por quem eu deveria sentir pena.
Muito bom! Leiam!

O que eu mais gostei nesse livro: a tensão que fica no ar o tempo todo.
O que eu menos gostei nesse livro: a sensação de quase alívio que eu fiquei no final.

Encantada 03/06/2021

Cansativo, mas com um belo final
Dividido em 4 partes, esse livro foi 8/80.
A parte 1 foi 80: muito bem narrado e cativante, fazendo o coração bater rápido.
A parte dois foi 8: a narrativa mudou de velocidade bruscamente, assim como o foco se tornou outro, muitos debates solitários e então, em seu final, tudo ficou 80
As partes 3 e 4 foram 80! Maravilhoso!
Por mais cansativo que tenha sido sair da metade do livro, valeu a pena pelo final.

adhara 28/05/2021

abalos psicológicos
gente, eu juro que não sei descrever o meu horror com esse livro. muito bom, mas sem
condições... meu psicológico já era.
Yve 28/05/2021minha estante
Tô ansiosa pra ler

adhara 28/05/2021minha estante
nossa, se prepara psicologicamente kkkkk

Lidiane Batinga (Me serve um livro) 28/05/2021minha estante
Estou com ele abandonado na estante ? comecei a ler mais não rolou muito. Espero um dia conseguir terminar

adhara 28/05/2021minha estante
oii, lidiane!! então, eu achei a escrita meio rebuscada em alguns momentos, mas a leitura vale a pena, sério! quem sabe você dá outra chance ?

Lidiane Batinga (Me serve um livro) 28/05/2021minha estante
Tentarei kkkkk

jbueno2023 20/01/2024

Frustrante
Achei a primeira parte bem fluída e interessante, porém quando a narrativa passou para a Miranda, ficou arrastada e entediante. O final foi frustrante para o meu gosto. Recomendo apenas para quem não tiver outro livro mais interessante.
Fofinho6969 20/01/2024minha estante
Realmente, demorei muito pra terminar o livro quando chegou na parte da Miranda

Caroline Gonçalves 20/01/2024minha estante
Quase todo mundo fala que esse livro não é tão bom, por isso não tive coragem de comprar ainda.

jbueno2023 21/01/2024minha estante
Não vale a pena comprar, se tiver muita vontade de ler, baixe o e-book.

Valesca.Castelani 26/01/2024minha estante
oi eu tenho ele físico comecei a ler a um tempo atráz e abandonei

mmarialleite 12/01/2021

Obra atemporal
A agonia que eu senti ao ler este livro não se pode descrever em palavras. Sofri, pintei rostos, sonhei com paisagens e com a liberdade, revivi os amores de Miranda junto dela nesta obra.
Escrita irretocável. Sensacional poder desfrutar do ponto de vista de ambos, reforçando ainda mais a loucura de "Caliban".
Um final trágico, mas autoexplicativo.
cadelinha do rhysand 13/01/2021minha estante
Eu que dei