O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Bruno.Carvalho 01/05/2023

Indescritivel todos os sentimentos sentidos aqui
Sabe, esse aqui é um livro muito interessante, acredito que eu nunca va reler de novo, mas eu lembro bem de começar a ler numa tardinha e de noite eu ja estava na metade dele(famoso só mais um capitulo). E digo que a primeira parte do livro é muito maravilhosa quanto ao desenrolar da historia, porém é triste e chega a ser doentia em muitos momentos, a vontade que da de matar O protaginista é muita, DEMAIS mesmo. a segunda parte do livro eu digo que é mais chata, só você lendo pra saber se eu falar estraga, querendo ou não você vai prevendo tudo que vai ocorrendo, porém ela é essencial para você ter uma visão bem critica do livro. A terceira parte e o final é triste de diversas formas, novamente doentio demais. As ultimas paginas você percebe que O protagonista é somente um completo de um 🤬 #$%!& . A leitura de O colecionador é fantastica, a historia te prende muito bem, você fica curioso pelo proximo passo, o que acontece em seguida, etc, mas ainda assim é uma historia que você so sente nojo e desprezo cada vez mais pelo protagonista até que só reste isso de você para com ele.
Vanessa Honorato 01/05/2023minha estante
Um ótimo livro, mas o final me deu muita raiva!

Bruno.Carvalho 01/05/2023minha estante
Raiva? ÓDIO demais

lagartixa albina 11/09/2020

Ler esse livro é igual comer peixe frito.
(essa resenha contém surtos sinceros)

O Colecionador é um livro peculiar, com várias críticas, que já vou comentar - a maioria feita graças a leituras rasas. Terminei três dias atrás e essa leitura ainda me balança, incitando a reflexão nos momentos mais aleatórios, o que me fez escrever a resenha.
Recomendo para todos que tem interesse na temática e querem um livro que faça ''poof'' na nossa cabeça. Mas cuidado com as expectativas. Eu mesma, achava que seria um suspense de arrepiar os ossos e recebi um livro de eletrizar a mente!

Primeiro, preciso dedicar um parágrafo para falar da INCRÍVEL E MARAVILHOSA edição da Darkside. É oficialmente o livro mais bonito da minha estante, cada centímetro desse exemplar é perfeito, cheio de detalhes. A caveirinha nunca falha.

Voltando, no caso da comparação que fiz sobre ler O Colecionador ser igual comer peixe frito, quero dizer que, assim como o peixe (que possui espinhos), o livro é para ser mastigado com cuidado, prestando atenção pois no meio da carne, você pode achar um espinho afiado. E nem todo mundo gosta de comer peixe.
É um livro que não agrada a todos, como o próprio Stephen King avisou no começo; é um livro com temáticas sobre o significado da vida, arte, sexo e política, tudo encoberto por uma camada de ação e suspense. Se um leitor mediano, nas palavras de King, ler esse livro, vai se concentrar na camada de suspense e ignorar o resto. Esquecer os espinhos.

Como reclamar que o livro tenta defender o ponto de vista de um psicopata sendo que é o PRÓPRIO PERSONAGEM que narra a história?É óbvio que Clegg vai tentar se defender, justificar os próprios atos!
Cabe ao leitor perceber a contradição nas palavras e pensamentos dele, perceber como o sujeito pensa uma coisa e faz outra, sem remorso. É a representação de um cara DOIDO na sua forma mais pura. E isso é o melhor do livro para mim, ver o desenvolvimento dele e de sua mente insana. Muitas, muitas e muitas vezes me deu vontade de entrar no livro e, como dizem, merendar ele no soco.

E como reclamar do capítulo narrado por Miranda? Sim, ela é mimada, egocêntrica e a sua historinha com G.P, aquele artista com um pezinho na pedofilia, é totalmente enjoativa e dá para ver que o relacionamento de ambos era totalmente abusivo (teria Miranda saído de uma prisão para entrar em outra?), mas apesar de 'chata', essa parte acaba sendo importante para compreender a evolução da personagem no cativeiro, que chegou a descoberta de que G.P estava sempre tentando levá-la para a cama.

Miranda muitas vezes parece ser submissa e fraca, mas não é. Com as próprias armas - dignas de uma mulher jovem de 1960 -, ela tenta lutar com seu sequestrador, tentando confundi-lo, testá-lo e observá-lo, sempre pensando na possibilidade de fuga. É interessante também ver a aproximação dos dois, que Miranda deixa claro não ser amizade e muito menos amor; o que, décadas mais tarde vai ser apontado como a Síndrome de Estocolmo, ainda que leve.
Ainda no quesito da aproximação, percebemos a desconstrução do ideal de Miranda que Fred/Caliban/Clegg/Doido de pedra criou. Ele, como colecionador de Borboletas, desejava Miranda como uma borboleta para sua coleção, serena e delicada, para que ele a visualizasse em toda sua beleza. Como a própria Miranda diz, é quando ela tenta bater as asas que Clegg a odeia.

Me passou a impressão de que Miranda e Clegg - ou Caliban, numa incrível referência a Shakespeare, - são espelhos um do outro. Tirando, claro, toda a sociopatia e a vilania de Caliban (que não deve e nem é romantizada nesse livro!), percebi uma certa semelhança em ambos. Ao mesmo ponto em que Miranda julga a classe social de Caliban como inferior e mesquinha, Caliban julga os ricos de Londres como fúteis e desprezíveis.

O começo foi instigante, o meio me fisgou e o final me deixou no chão. Não tenho reclamação nenhuma a fazer sobre esse livro e é minha obrigação exaltar o desfecho da história (de novo, QUE FINAL, MEU DEUS!!).

E estou organizando um abaixo-assinado para meter a porrada no Caliban; interessados, entrar em contato haha! SÉRIO, QUE CARA PERTURBADO! Eu realmente queria chegar perto dele e dizer ''amigo, sua vida não é nada boa, ok, mas SEQUESTRAR PESSOAS NÃO ADIANTA! Já tentou, hmmm...terapia???''
Iza(dora) :3 22/09/2020minha estante
Esse livro é tudo (tanto por fora como por dentro, mds) ??

lagartixa albina 22/09/2020minha estante
simmm, tanto que eu fiz um TEXTO ENORME sobre ele, fiquei parecendo crente bolsominion de Facebook

vitinho, o leitor ð 04/01/2023

Uma narrativa claustrofóbica e desesperadora...
Mesmo tendo sido publicado na década de 60, é assustador como O Colecionador consegue abordar temas tão atuais como a desigualdade social e a luta de classes, mas mesmo assim explorar o terror e as paranóias advindas do cárcere.

Miranda é uma jovem artista e parte da elite (por mais que ela não aceite isso), Frederick é um homem maduro e pobre que tem como sua única paixão sua coleção de borboletas e claro, Miranda. A paixão doentia e distorcida de Frederick (ou Caliban), além de seu ódio pelo elitismo e a sociedade em que vive é o que dá forças a narrativa, que infelizmente se mostra lenta demais em alguns momentos.

Em certo momento, John Fowles é genial em inverter a perspectiva dos leitores, apresentando a história pelos olhos de Miranda e nos fazendo sofrer junto dela naquele quarto/prisão. A relação dos dois personagens é também desenvolvida ao longo do livro, mostrando um claro sentimento de desconfiança e medo das duas partes.

Sobre o final, não há mais nada além do sentimento de amargura deixado na boca do leitor, mas isso não é ruim de forma alguma, apenas um ótimo desfecho para a história.
antonia78 04/01/2023minha estante
eita como eh leitor como eh crítico

Soph 03/11/2020

Interessante.
Criei grandes expectativas ao saber que inspirou Thomas Harris a escrever Silêncio dos Inocentes, um dos meus livros favoritos.
A história é boa e os personagens muito bem desenvolvidos, mas por vezes pode ser um pouco cansativo ler alguns detalhes que se repetem. O fato de não ter muitas mudanças de ambiente não deixa o livro monótono, mas a fala dos personagens de vez em quando me pareciam arrastadas.
O final é um mix de sentimentos que me fez indagar e arrepender de coisas que havia sentido antes ao longo da obra, e essa reflexão é um ponto extra para o livro que me gerou um questionamento interno.
No mais, um bom livro. Recomendo inclusive a quem não é muito fã do gênero, porque apesar da história, a escrita não pesa em detalhes sórdidos, nada gráfico, o que deixa o livro de certa forma mais ??leve?? de ler.

Carol2372 15/04/2024

Um bom clássico
É um livro interessante. Adoro quando abordam a perspectiva do stalker/sequestrador, eles tem pontos bem característicos.
Frederick é um colecionador de borboletas, mas em sua mente sobrevoava uma espécime rara, Miranda. Seu fascínio por ela é inteiramente pela sua beleza.
Imagina possuir uma peça tão rara em meio a sua coleção, vê-la de perto todos os dias, tê-la sob sua posse, é assim que seguia seu pensamento oculto.
Ele dava tudo o que ela pedia, pois no seu conceito ele a amava. Mas na verdade pouco lhe importava a personalidade de Miranda e seus pedidos extravagantes se ele pudesse observá-la por longas horas. Era esse seu verdadeiro ?amor? possuí-la como a sua maior conquista.

A todo momento na narrativa das vésperas do sequestro, ele descrevia de forma que tudo ocorrerá naturalmente, como se não fosse algo que ele maquinava a anos, e só conseguiu concretizar por que agora ele tinha tempo e dinheiro.

Engoli toda a parte do fredrick em um dia, o verdadeiro desafio foi Miranda! ( a sequestrada). E sinceramente que mulher chata, sinceramente, torci que a parte dela acabasse logo.
Ela tem um idealismo um tanto intolerante por mais que inconsciente, ela é arrogante como todos que ela tanto julga.
Não passando de uma garota de classe média que se acha culta por se espelhar em um quarentao egocêntrico com conceitos completamente contraditórios e incoerentes(G.P). ? #$%!& garota seu ídolo é um homem.
Ela tenta fazer o mesmo que G.P fez com ela com frederick, constantemente tentando ensinar ideias que soam coerentes em sua bolha de concepções, tenta moldá-lo!
Muitas vezes ela se referia a ele como Caliban mas tive a impressão que alguns momentos ela estava referindo a si mesmo.

Mas no fim admito que tive uma certa empatia por ela, Afinal ela era só uma adolescente. Muita gente reclama que a parte dela é mais focada no G.P. Mas quando se está presa em um cubículo por dias sem prévia de quando será libertada, eu também me agarraria a algo assim. Suas lembranças lhe deram forças para não enlouquecer de vez.
Isa :) 15/04/2024minha estante
Mds, a Miranda foi uma luta sem fim pra mim também, enquanto eu tava lendo só queria que a parte dela acabasse

Raquel 15/04/2024minha estante
Já leu o jardim das borboletas ? Lembrei desse livro rs

Kévia @letrasdakevia 27/10/2020

Melhor leitura de 2020 até agora
Clegg é um colecionador de borboletas, trabalha no anexo da prefeitura, não tem amigos, vive com sua tia e uma prima e logo passa a observar e seguir Miranda, criando assim uma obsessão. Miranda é esperta, talentosa e linda. Enquanto ela ganha uma bolsa para estudar artes em Londres, ele ganha na loteria e agora pode realizar seus desejos mais obscuros que inclui sequestra-la, pois na cabeça dele eles nunca se conheceriam de outra forma.

É muito difícil falar sobre um livro que me fez sentir tantas coisas como aflição, pena, nojo, incredulidade e me fez chorar. O 1o capítulo é através do olhar do sequestrador que se enaltece o tempo todo pelo fato de achar que não faria mal a ela como outros homens no lugar dele fariam, fora as vezes que culpava a vítima pelos abusos dele. E o 2o pelo olhar de Miranda e o terror de ser prisioneira de alguém que passa semanas apenas a observando, sem nunca saber o que esperar e receosa de que o pior dele possa vir a tona, e isso a faz realizar atos desesperados.

É incrível ver a genialidade do autor em criar um sociopata que, só no começo, faz com que o leitor tenha certa empatia pela solidão dele - mesmo sabendo das coisas horríveis que ele faz e pensa. Fowles criou uma história com um final totalmente real e possível, apesar de aterrador. Eu consigo entender quem odiou o livro, mas acredito que um bom livro não é aquele com um final perfeito e sim aquele com final real, palpável, mesmo que injusto.
"Clegg é louco, Miranda é sua loucura, e tudo que ele deseja é adicioná-la à sua coleção." - Stephen King

No insta @mrsofthebooks tem fotos com detalhes da edição
Flavio.Vinicius 27/10/2020minha estante
Odiei esse livro. Não consegui terminar.

Jacque37 19/01/2022

Ainda digerindo os acontecimentos finais deste livro. Personagens e narrativa igualmente intrigantes.

Pri 28/08/2020

Suspense bem interessante que faz não ter vontade de parar. Confesso que esperava mais do livro

Salvatore 25/08/2021

Sem Spoiler
Eu gostei do começo desse livro, esperava muito dele, Por algum motivo eu achei que iria favoritar esse livro. o meio dele foi um pouco cansativo, pra não dizer entediante. Tanto com o decorrer da história, como com a troca de narração, fiquei contando as páginas pra terminar logo, e desde o começo, eu já tinha uma teoria do que iria acontecer, e aconteceu como eu imaginei. Eu achei sem garça porque foi tudo muito esperado, lento e repetitivo. O final eu esperava mais, mesmo tendo uma ideia do que iria acontecer.
Iza 25/08/2021minha estante
Eu tava com a expectativa tão alta nesse livro

Salvatore 25/08/2021minha estante
foi uma decepção.

CPF1964 25/08/2021minha estante
Livro escrito no final da década de 50 e referência para os demais.

naju 21/12/2021minha estante
eu tb achava que ia dar tudo certo ?

Honorato.o 21/12/2021minha estante
AI FIQUEI COM DEPRESSÃO. KKKKKKKKKKKK EU JURAVA QUE IA DAR CERTO

Honorato.o 21/12/2021minha estante
Deu até uma revoltinha.

naju 21/12/2021minha estante
eu fiquei sem reação tb KKKKKKKKK

warmchapters 30/03/2021

é inegavel que esse livro é genial. a introdução de stephen king (que deixei pra ler no final) só me prova isso. mas é nojento. dá raiva, me faz mal. to feliz que não acabei de ler ontem, se não não conseguiria dormir.
a frieza, a loucura... sem palavras