O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

amandavirtualmente 20/05/2023

Uma leitura manipuladora!
Não consigo pensar numa leitura que tenha me manipulado tanto quanto a desse livro; realmente uma obra feita de uma forma meticulosamente cuidadosa. Me vi por muitas vezes confundindo o papel de vítima e vilão, que já deveriam ser pré estabelecidos por mentes mais sãs e metódicas que a minha. Me senti sendo enganada por recortes de ações dos dois personagens (vítima e vilão), e por muitas vezes senti asco por aquela que eu deveria sentir tudo, menos sentimentos desafetuosos. Sinto-me como a grande e única vilã dessa obra manipuladora.
Angel 20/05/2023minha estante
Hmmm, já quero ler kkkkkkkk gosto de livros que me deixam em plena confusão

amandavirtualmente 20/05/2023minha estante
Confesso que fiquei incomodada no início, mas no final estava achando realmente incrível e divertido!
???

Fer 22/03/2021

Até agora não sei muito bem o que falar sobre esse livro. Foi realmente uma experiência de amor e ódio.
A maneira como foi escrita é um pouco tediosa por ter que ler duas vezes a mesma coisa. Mas é também a parte interessante do livro, ver a diferença da visão dos dois personagens da história.
É uma história perturbadora, acredito que fonte de inspiração para muitas histórias atuais, com um personagem claramente doente e uma vítima muitas vezes incoerente no ponto de vista do leitor, por isso tão incomoda de ler.
Foi uma experiência boa, mas também ruim.
Marcelo Martins 24/03/2021minha estante
Se não fosse uma LC, eu teria abandonado fácil... No final tive o mesmo sentimento que você. É ruim mas é bom. kkk

Fer 26/03/2021minha estante
A vontade de abandonar foi grande aqui também, tive que ler em um embalo só ??

Deborah.Thalita 21/10/2023

Foi uma leitura interessante.. me prendeu no começo mas confesso que quando chegou no diário ficou bem arrastado e dificil de ler mas de resto foi tudo bem. Foi uma ótima escrita no final das contas.
Beehlla 21/10/2023minha estante
Concordo com sua opinião

Deborah.Thalita 21/10/2023minha estante
quase dropei no diario mas permaneci firme pra saber o final

Luís 19/10/2021

Me segurou
Ver a obsessão dele e a curiosidade pra saber o que aconteceria em seguida foi um dos fatores que mais me puxou nesse livro, ainda mais o fato de você ter as duas perspectivas das pessoas envolvidas, alguns podem achar maçante o livro se passar no mesmo lugar mas vejo mais O Colecionador como um livro sobre sentimentos do que a ação dos atos em si.

Gustavo | @guh_santtoos 16/05/2021

A beleza deve ser admirada de perto
A estória mostra Frederick Clegg, um homem solitário, de origem humilde, menosprezado por uma sociedade esnobe, que encontra o grande amor de sua vida. Tudo o que ele deseja é passar um tempo a sós com ela, demonstrar seus nobres sentimentos e deixar claro que eles nasceram um para o outro. Mas o livro também mostra a visão de Miranda, uma jovem estudante de artes sequestrada por Frederick que acha que pode obrigá-la a se apaixonar por ele.

A primeira narrativa é feita por Frederick e depois recontada por Miranda. Sem pontuação de diálogos, os dois narradores têm formas distintas de demonstrá-los, assim o leitor fica mais ?íntimo? de cada situação perante os acontecimentos. O primeiro ponto de vista é fechado, reflete a obsessão do colecionador com a sua cativa.

O livro começa bem vagaroso, tendo um início bem devagar, mas aos poucos vai entendendo que o autor quer deixar tudo mais tenso ao ponto de mergulharmos de cabeça na mente do Frederick.

Tem momentos em que o leitor realmente sente pena de Frederick, dava para sentir que ele era uma pessoa mal incompreendida e que realmente necessitava de ajuda, não que isso dê a ele uma desculpa para fazer isso.

Agora a Miranda tem muita sagacidade, ela tenta conquistar Frederick, conhecê-lo, entender seus pensamentos para tentar achar um ponto fraco ou insegurança, e assim tentar fugir.

O único problema é que os capítulos são muitooo extensos, e pra quem não gosta de parar no meio do capítulo, faz o leitor ler a força para terminar o tal capítulo, então acaba sendo cansativo.

Diferente de Lolita, em que o autor começa a brisar do nada e fala algumas coisas nada haver, aqui a leitura funciona demais pelo fácil entendimento.

Definitivamente ?O Colecionador? não é pra todo mundo, mas ainda assim vale a experiência.
Tassio 16/05/2021minha estante
Que resenha ótima! Gosto de livros que abordam isso, mas no momento não leria.

Gustavo | @guh_santtoos 16/05/2021minha estante
Realmente vale a pena, mas espere sentir vontade para ler

karina 06/11/2022

Desperdício de leitura
A história em si parece ser bem interessante, porém eu coloquei muita expectativa e me decepcionei amargamente. Achei a história muito cansativa, as partes em que a Miranda falava eu pulei quase todas de tão chatas e praticamente insignificante. O enredo tbm n curti muito.
Resumindo: se eu pudesse voltar no tempo eu com certeza não cogitaria ler. Achei realmente muito ruim. Tinha tudo pra ser bom, mas n foi.
Jeniffer 06/11/2022minha estante
Nossa, obrigada por esse comentário. Eu tinha expectativas altíssimas para esse livro, agora quando for ler, vou com o pé no chão.

karina 06/11/2022minha estante
Juro n vale a pena? só terminei de ler por orgulho, ou pelo menos para ver se o final ficaria interessante, mas NÃO. Absolutamente terrível

Maria9422 17/07/2023

Não esperava por esse final, estou sem palavras ate agora. Chocada em como o livro nos fez ficar com raiva da vítima e achar que o vilão é o coitadinho. Até chegar a parte que ficamos sem reação pelo egoísmo de Caliban e como ele se achava o certo mesmo sendo o erro desde o início.

É aquela típica leitura que não dá vontade de parar até chegar o final, cada página fica mais interessante. A introdução de Stephen King foi impecável, estimulando mais ainda a curiosidade.

TNL.Lene 25/08/2023

O Colecionador
Não gostei, esperava mais, sinceramente não sei nem o que dizer pois sei que com certeza muita gente vai gostar, mas é assim mesmo, questão de gosto não se discute.
Boa leitura pra todos ??

Francisco240 05/07/2022

Assustadoramente perturbador
Um homem apaixonado platônicamente raptou uma moça e desenvolvem uma relação muito perturbadora que se parece com a síndrome de Estocolmo, mas essa ideia vai se dissolvendo no decorrer da narrativa.

Grandao 01/12/2021

O Colecionador
Bom, o livro é incrível, a edição é incrível. Mais uma vez a DARKSIDE arrasou no seu trabalho!
Confesso q ler esse livro foi um desafio pra mim, por vários motivos: ressaca literária lascada, gênero q ainda não me "aperfeiçoei" e, principalmente, livro com um peso/significado sentimental enorme.
Mas voltando a falar sobre o livro, ele é incrível!!!
Apresenta os dois pontos de vista(uma coisa q sempre gostei muito) e q realmente te entrega a promessa da introdução (quem sabe, sabe!). Caliban é um doente maluco e, daí o nome do livro, um "colecionador" e Miranda é sua "espécime" mais rara.
O final é um tanto quanto trágico é, pelo menos pra mim, me fez querer entrar dentro do livro e esmurrar a pessoa(personagem).
Enfim, super recomendo, um baita livrão e além do mais, é darkside né bb.

daphnemerces 16/05/2022

loco
eu tinha expectativas em relação ao livro (baseadas na capa e edição maravilhosa rs), não superou minhas expectativas mas fazer oq? não deixou de ser bom

estar na mente dos dois foi assim.....sem palavras e eu gostei muito da parte da Miranda, dava pra ver a angustia, o medo, desespero, mas sim a parte em que ele divaga sobre o PG é terrível de chata kkk vc consegue sentir a mesma coisa que ela sentiu em relação ao caliban, até nos momentos em que ela sente pena/dó etc. não a achei chata.. ela tinha 20 anos e sendo mantida como prisioneira, então dá um desconto....kkk

e falando em idade, achei louco pq pra mim eles tinham 30/40 anos, mas ela tem 20 e em algum momento ela diz que ele é 5 anos mais velho ou seja 25?? sei lá. n sou boa de matemática kkkkkkkk bem novinhos né

teve uma parte tbm em que ela fala sobre ser estup*** - ela diz que qualquer mulher consegue deter um homem, só não detém mesmo quem quer ser estuprad*. oii? achei meio WTF???

enfim, os devaneios na parte da Miranda >>>> " Sou uma entre uma fileira de espécimes. É quando tento bater as asas que ele me odeia. Meu papel é estar morta, presa por um alfinete, sempre a mesma, sempre linda. Ele sabe que parte da minha beleza reside em estar viva, mas é morta que ele me quer. Ele me quer viva-porém-morta."

o final mdsssss eu quis jogar o livro LONGEEEE, RAIVA DEMAIS

recomendo demais o livro bjs ficou enorme (y)

AnnyFeer 11/07/2022

Simplesmente Maravilhoso
"Há um pouco de Caliban e Miranda em todos nós.." trecho de O colecionador

Um livro que me fez ter um misto de emoções,acho que por isso demorei a terminá-lo,digerir Frederick Clegg é assustador e ao mesmo tempo tentador,tentador por me conectar com seus medos,ter empatia por ele,em alguns momentos se identificar com ele. Clegg é um personagem tão complexo que é difícil descrevê-lo. Miranda não tão doce assim,mais na situação atual,não tem como não sentir seus temores,sua raiva,sua tristeza.Um livro que deveria ser leitura obrigatória.?

annie 24/07/2023

? não sei nem o que dizer kk
De início, a parte do clegg/caliban é bastante interessante, gostei, você fica bastante focado e curioso pra tudo que tá acontecendo vai acontecer e etc. o final da parte dele é ????? você pensa várias coisas, cria umas fic do q pode acontecer, o que realmente devia acontecer que era a continuidade do sequestro e tal. entra na parte da miranda, é o diário dela, de início você saindo da parte do clegg pensa q vai ser igual o dele, so q a versão dela (foi oq pensei) mas quando comecei a ler é totalmente blé, umas coisas na haver q ela escreve q sinceramente não contribui muito kkk só faz ser chato e a pessoa ler a força só pra saber do final, eu parei por meses nessa parte dela e n conseguia ler nem 2 páginas de tão chato que é. quando vai chegando ao final da parte dela começa a ser interessante novamente, pq chega a ser agonizante ela sofrendo e afins e aquela curiosidade pro fim. nas 03/04 q sao as últimas é interessante e você consegue ler melhor. o plost do final é triste, não imaginaria que ia acontecer isso, pensei outras coisas? e simplesmente acaba sem ? nada haver, acaba meio sem nexo, como se pudesse haver uma segunda parte sei la kkkkkkk mas gostei