O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Marina Dantas 22/08/2020

Gostei muito do livro! Ele é bem diferente de outros que já li e tem um final surpreendente, onde você fica de queixo caído. ?

Bed of books - @bedofbooks 03/06/2020

Resenha @bedofbooks
Sequestro, cárcere privado, tortura psicológica, medo, pavor, coragem, sonho de liberdade, loucura... "O Colecionador" conta a história de um crime a partir de dois pontos de vista: o do agressor e o da vítima. Com o desenrolar da trama se percebe que as atitudes de um e de outro são estranhas à situação, e o final da história é inesperado, fazendo com que o leitor entenda o sentido da palavra "colecionador".

Luís 19/10/2021

Me segurou
Ver a obsessão dele e a curiosidade pra saber o que aconteceria em seguida foi um dos fatores que mais me puxou nesse livro, ainda mais o fato de você ter as duas perspectivas das pessoas envolvidas, alguns podem achar maçante o livro se passar no mesmo lugar mas vejo mais O Colecionador como um livro sobre sentimentos do que a ação dos atos em si.

Grandao 01/12/2021

O Colecionador
Bom, o livro é incrível, a edição é incrível. Mais uma vez a DARKSIDE arrasou no seu trabalho!
Confesso q ler esse livro foi um desafio pra mim, por vários motivos: ressaca literária lascada, gênero q ainda não me "aperfeiçoei" e, principalmente, livro com um peso/significado sentimental enorme.
Mas voltando a falar sobre o livro, ele é incrível!!!
Apresenta os dois pontos de vista(uma coisa q sempre gostei muito) e q realmente te entrega a promessa da introdução (quem sabe, sabe!). Caliban é um doente maluco e, daí o nome do livro, um "colecionador" e Miranda é sua "espécime" mais rara.
O final é um tanto quanto trágico é, pelo menos pra mim, me fez querer entrar dentro do livro e esmurrar a pessoa(personagem).
Enfim, super recomendo, um baita livrão e além do mais, é darkside né bb.

Tramas Literárias 16/05/2021

Um terror infelizmente muito real
Gosto muito do gênero terror, tanto nos livros, quanto filmes e quadrinhos. Porém geralmente costumo gostar dos livros de terror sobrenatural, que por mais assustadores que sejam, estão longe da realidade. Assim quando termino uma história, volto para vida real com aquele alívio de "é só uma história". Este livro está longe de ser desses.
Aqui não há nada sobrenatural, ou mirabolante, e se parece muito com algumas histórias reais. Como não se sentir perturbado e triste ao comparar a situação da protagonista com as histórias verdadeiras? Então não é um livro para todos.
Este livro virou um clássico por ser de terror e abordar outros assuntos através de Miranda.
Mas, sinceramente, o que ficou em mim foi a imagem do Colecionador e de outros monstros muito reais.

site: https://iletradoblog.wordpress.com/2021/02/20/o-colecionador-john-fowles/

annie 24/07/2023

? não sei nem o que dizer kk
De início, a parte do clegg/caliban é bastante interessante, gostei, você fica bastante focado e curioso pra tudo que tá acontecendo vai acontecer e etc. o final da parte dele é ????? você pensa várias coisas, cria umas fic do q pode acontecer, o que realmente devia acontecer que era a continuidade do sequestro e tal. entra na parte da miranda, é o diário dela, de início você saindo da parte do clegg pensa q vai ser igual o dele, so q a versão dela (foi oq pensei) mas quando comecei a ler é totalmente blé, umas coisas na haver q ela escreve q sinceramente não contribui muito kkk só faz ser chato e a pessoa ler a força só pra saber do final, eu parei por meses nessa parte dela e n conseguia ler nem 2 páginas de tão chato que é. quando vai chegando ao final da parte dela começa a ser interessante novamente, pq chega a ser agonizante ela sofrendo e afins e aquela curiosidade pro fim. nas 03/04 q sao as últimas é interessante e você consegue ler melhor. o plost do final é triste, não imaginaria que ia acontecer isso, pensei outras coisas? e simplesmente acaba sem ? nada haver, acaba meio sem nexo, como se pudesse haver uma segunda parte sei la kkkkkkk mas gostei

Fer 22/03/2021

Até agora não sei muito bem o que falar sobre esse livro. Foi realmente uma experiência de amor e ódio.
A maneira como foi escrita é um pouco tediosa por ter que ler duas vezes a mesma coisa. Mas é também a parte interessante do livro, ver a diferença da visão dos dois personagens da história.
É uma história perturbadora, acredito que fonte de inspiração para muitas histórias atuais, com um personagem claramente doente e uma vítima muitas vezes incoerente no ponto de vista do leitor, por isso tão incomoda de ler.
Foi uma experiência boa, mas também ruim.
Marcelo Martins 24/03/2021minha estante
Se não fosse uma LC, eu teria abandonado fácil... No final tive o mesmo sentimento que você. É ruim mas é bom. kkk

Fer 26/03/2021minha estante
A vontade de abandonar foi grande aqui também, tive que ler em um embalo só ??

Bea 28/12/2020

Interessante...
É um nervoso atrás do outro ...
Muito bem elaborado a escrita do livro . Eu realmente não esperava tanto de um livro que estava doida pra ler .
Ellen256 28/12/2020minha estante
Também gostei, e acho que tem filme

Bea 28/12/2020minha estante
Sério? Procurei e não achei ...

É porque é bem antigo. Tipo dos anos 80, 90

Bea 28/12/2020minha estante
É eu sei . Mais não sabia do filme não . Vou procurar de novo ?

kkkk Tá certo

Gustavo | @guh_santtoos 16/05/2021

A beleza deve ser admirada de perto
A estória mostra Frederick Clegg, um homem solitário, de origem humilde, menosprezado por uma sociedade esnobe, que encontra o grande amor de sua vida. Tudo o que ele deseja é passar um tempo a sós com ela, demonstrar seus nobres sentimentos e deixar claro que eles nasceram um para o outro. Mas o livro também mostra a visão de Miranda, uma jovem estudante de artes sequestrada por Frederick que acha que pode obrigá-la a se apaixonar por ele.

A primeira narrativa é feita por Frederick e depois recontada por Miranda. Sem pontuação de diálogos, os dois narradores têm formas distintas de demonstrá-los, assim o leitor fica mais ?íntimo? de cada situação perante os acontecimentos. O primeiro ponto de vista é fechado, reflete a obsessão do colecionador com a sua cativa.

O livro começa bem vagaroso, tendo um início bem devagar, mas aos poucos vai entendendo que o autor quer deixar tudo mais tenso ao ponto de mergulharmos de cabeça na mente do Frederick.

Tem momentos em que o leitor realmente sente pena de Frederick, dava para sentir que ele era uma pessoa mal incompreendida e que realmente necessitava de ajuda, não que isso dê a ele uma desculpa para fazer isso.

Agora a Miranda tem muita sagacidade, ela tenta conquistar Frederick, conhecê-lo, entender seus pensamentos para tentar achar um ponto fraco ou insegurança, e assim tentar fugir.

O único problema é que os capítulos são muitooo extensos, e pra quem não gosta de parar no meio do capítulo, faz o leitor ler a força para terminar o tal capítulo, então acaba sendo cansativo.

Diferente de Lolita, em que o autor começa a brisar do nada e fala algumas coisas nada haver, aqui a leitura funciona demais pelo fácil entendimento.

Definitivamente ?O Colecionador? não é pra todo mundo, mas ainda assim vale a experiência.
Tassio 16/05/2021minha estante
Que resenha ótima! Gosto de livros que abordam isso, mas no momento não leria.

Gustavo | @guh_santtoos 16/05/2021minha estante
Realmente vale a pena, mas espere sentir vontade para ler

analind 02/11/2021

Conexão
Poderia ser descrito com inúmeras informações, mas eu expressaria com uma única palavra, sendo ela: Conexão. O livro te traz uma narrativa fora do usual (no meu caso claro). Entramos na mente de duas pessoas diferentes, e ao mesmo tempo parecidas. Somos sem querer manipulados, sentindo conexões onde não deveriam existir, nos fazendo questionar nossa própria mente. Muitas vezes eu parava a leitura e questionava minha própria existência. O livro é forte e conectivo, leia ele com a mente aberta.

@leitoradassombras 05/09/2020

A primeira parte é super fluida e a segunda parte tem uma quebra de ritmo muito grande, mas achei muito profunda. Miranda é chata, mas ler e saber por tudo que ela passou é terrível. O final me deixou muito mal, que ódio do Caliban.