O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Nick.Quarizimi 16/04/2021

Perturbador. Mto perturbador. O jeito q o Ferdinand usa o "amor" dele pela Miranda pra justificar tudo de horrível q faz com ela mexeu cmg. E aquele final véi kkkkkkkkkk AI Q ÓDIO

hércules 21/04/2021

Terror e arte!
A arte é uma mentira que nos permite conhecer a verdade.
Apenas ler O Colecionador não é o bastante - o livro vai calhar em ser apenas uma história comum. É preciso ler nas entrelinhas, perceber a forma como o autor quis nos repassar a sua história e, isso, por si só, é brilhante.
Enquanto nos envolvemos com a história de Clegg e Miranda, somos arrebatados com uma imersão no mundo das artes plásticas, literatura, música, e outros elementos que enriquecem tanto essa obra. Não atingiu a nota máxima para mim pelo fato do formato do livro ter me pego totalmente desprevenido.
É difícil encontrar um fã de ambos o terror e arte quando o assunto é livros. Porém, você não precisa de muito para se encantar com a estranheza da história de cativeiro de Miranda e com o louco Cleggs, e nem para gostar de todas as referências que o autor te entrega. Se pararmos para pensar, é incrível! Seria a única coisa em que eu conseguiria pensar para passar o tempo em um cativeiro: arte!
John Fowles não queria apenas entregar um mísero romance de estreia. Ele queria transcender. E ele conseguiu.

Wiulayne.Souza 07/09/2020

Eu realmente achava que poderia ter um final diferente do que deu já esperava, porém, foi do jeito que eu imaginei.
Mas fiquei impressionada com a atitude doentia dele no final (coisa que eu já imaginava, mas não acreditava que seria possível.

angel? 05/01/2021

"Doentio, doentio. É seu jeito de ser saudável."
É um livro realmente excepcional. É impressionante como John Fowles nos faz ter pena de um stalker, sequestrador; e sentir certo desprezo em relação a "pobre vítima". Pelo menos até a segunda parte.
O final é assombroso e angustiante.

"Sou uma entre uma fileira de espécimes. É quando tento bater as asas que ele me odeia. Meu papel é estar morta, presa por um alfinete, sempre a mesma, sempre linda. Ele sabe que parte da minha beleza reside em estar viva, mas é morta que ele me quer. Ele me quer viva-porém-morta."

PedroHarpy 10/05/2021

"Se ele me amasse, teria deixado eu ir embora."
A obra literária, "O Colecionador", narra a história de Frederick Clegg, um jovem que não consegue se relacionar muito bem com outras pessoas, vive junto com a sua tia e sua prima, sendo uma família humilde. Para escapar da solidão, Clegg coleciona borboletas, sendo que, possui várias espécies raras e ganhou até mesmo prêmios por causa da sua coleção. Clegg, trabalha no Anexo da Câmara Municipal de sua cidade, onde ele começou a observar Miranda Grey, uma jovem estudante de artes que morava em frente ao prédio em que trabalhava. Apesar de desenvolver uma obsessão pela garota, ele sempre mantinha uma distância: observava da janela, seguia ou buscava informações sobre ela. Após ganhar uma fortuna em apostas de jogo, Clegg decide usar o dinheiro para fazer um plano e, assim, conseguir conquistar a tão desejada garota. Ele imagina que não conseguiria chamar a atenção de Miranda por meios convencionais, então decide sequestrá-la e mantê-la em cativeiro para que ela possa conhecê-lo melhor e se apaixonar por ele.

O livro é narrado em primeira pessoa, em sua primeira parte conhecemos a mente de Frederick Clegg, um jovem sem muitas habilidades sociais de interação com as pessoas e que acredita estar certo sobre o crime que está cometendo. Na segunda parte, temos a narrativa de Miranda, que repentinamente se vê em um cativeiro com um homem que diz que a sequestrou para que ela pudesse conhecê-lo melhor. Percebendo a situação, aos poucos ela vai tentando entender melhor a mente de seu sequestrador para encontrar alguma forma de se libertar.

Gabi 28/08/2020

Já fazia um bom tempo que esse livro estava na minha meta, mas eu nunca conseguia me sentir pronta pra ler, já imaginava que não seria uma leitura fácil de se fazer por toda a situação retratada. Mas depois de muito enrolar comecei a ler mesmo sem estar no clima pra isso. O estilo de livro é bem diferente do que estou acostumada, mas gostei e a história me surpreendeu bastante em alguns momentos. A narrativa da Miranda foi bem mais arrastada e um pouco cansativa, e o desfecho assustador (mas que retrata bem que tipo de pessoa o protagonista é.) Não foi uma leitura incrível, mas é um bom livro e que me tirou da 'zona de conforto' na leitura.

Jardim de histórias 21/08/2022

John Fowles fez um trabalho genial, nessa obra. Originalmente publicado no ano de 1963, Fowles teve sua obra reeditada em uma linda edição pela editora Darkside. Editora, esta, que vem se destacando em suas publicações nada usuais e repletas de ricos detalhes. E como o próprio nome já diz, sempre olhando o lado escuro da força.
Entender porque O Colecionador se tornou um clássico e best-seller não é difícil. Afinal, a história de um homem que se vê no direito de manter uma mulher em cativeiro é revoltante e impactante até hoje. Agora, imagine em 63.

?O Colecionador?, portanto, é um romance psico-filosófico

A história de Frederick Clegg, um homem solitário com um plano para conquistar o grande amor de sua vida. ?O Colecionador? também é a história de Miranda Gray, sequestrada por um maníaco que acredita que pode obrigá-la a se apaixonar por ele. Dois narradores antagônicos, sequestrador e vítima, brilham no romance de John Fowles.
Mas senhores, é um livro de ?suspense?? o que vocês pensam que realmente aconteceu? Miranda Grey tinha uma força única. Usava de jogos psicológicos para que Frederick a soltasse, mas eles sempre davam errados. Ora porque ela se precipitava, ora porque ele já estava preparado para suas armações. E mesmo assim, sendo humilhado, ameaçado, achocalhado? Frederick nutria de uma paixão sem precedentes por aquela mulher?

O diferencial, é que a partir de um determinado momento, a obra é recontada, entretanto em primeira pessoa, narrada por Miranda.
?O Colecionador? não é um livro fácil, mas não é impossível. Talvez seja aquele tipo de leitura que ?ou toca, ou não toca?. Mas o que custa pensar um pouco fora da caixinha?
Não apenas recomendo este livro como o indico por toda a sua carga cultural e intensa, digna de longas discussões. Se você não tem, cace-o nas livrarias e se você está com ele parado em sua pilha de livros, o comece logo.

Mily_alpes 15/11/2022

Eu gostei muito, é bem fluido porquê há a curiosidade de saber o desfecho,porém eu não senti simpatia por nenhum personagem eu só queria saber quem iria vencer,ele ou ela,mas eu super recomendo porque enquanto eu li esse livro,eu só pensava nele!

Ely 27/08/2021

"Ele é um colecionador. Esse é o grande lance mórbido a seu respeito."
É um livro muito tenso do começo ao fim, mas principalmente no começo. Ele vai contar a história de um sequestro sobre dois pontos de vista: do sequestrador e da pessoa que é sequestrada. Logo nas primeiras páginas eu fiquei abismada com a narração, eu fiquei pensando: cara doente! E, ao mesmo tempo, você se sente curioso ao entrar em uma mente tão doentia. Como logo comentei, nas páginas iniciais eu era só o meme do 'white guy blinking'!
Foi uma leitura um pouco desconfortável, mas não sei, ao mesmo tempo eu fiquei curiosa pra saber o desenrolar da história. É um livro que te prende do início ao fim. Quando leio esse tipo de conteúdo quero saber sempre o que motiva uma pessoa fazer isso e aquilo, e quero saber como é que a vítima lida com tudo isso, então essa expectativa te prende bastante.
O final não me surpreendeu tanto pois, não lembro exatamente em que ponto, eu lembrei das do seriado You da Netflix, lembrei do último episódio da segunda temporada onde eu fiquei surpresa com a atitude do Joe, e senti uma relação entre ele e Frederick, por isso não me chocou tanto quanto deveria, mas mesmo assim eu me senti estranha, uma sensação de nada no peito, nem tristeza, nem alívio, simplesmente nada. É incrível. Leiam, mas estejam preparados.

“Nós queremos coisas que não podemos ter. Ser uma pessoa decente é aceitar isso.”

Tainá 19/10/2020

O Colecionador
Possui uma leitura fluída e que te prende. Fiquei bem presa no enredo e os personagens me trouxeram várias emoções diferentes, desde empatia e agonia até ódio extremo.
É um livro que te faz torcer pelo personagem mesmo sabendo que não terá o final que espera.
Achei muito incrível a maneira como o autor mostrou o ponto de vista e narrativa dos dois personagens principais, pois isso traz vários questionamentos e possíveis justificativas.
Só não dou 5 estrelas por ter ficado meio agoniada e não ter o final que eu esperava, além da segunda parte ser meio arrastada por falar muito sobre um personagem específico.

Bea 28/12/2020

Interessante...
É um nervoso atrás do outro ...
Muito bem elaborado a escrita do livro . Eu realmente não esperava tanto de um livro que estava doida pra ler .
Ellen256 28/12/2020minha estante
Também gostei, e acho que tem filme

Bea 28/12/2020minha estante
Sério? Procurei e não achei ...

É porque é bem antigo. Tipo dos anos 80, 90

Bea 28/12/2020minha estante
É eu sei . Mais não sabia do filme não . Vou procurar de novo ?

kkkk Tá certo