Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Clara 10/03/2023

Livrinho complicado viu não vou mentir. Ele começa muito bem, queria tanto que a amizade do Ismael e do Queequeg fosse mais desenvolvida ao longo do caminho. E ele termina maravilhosamente, fiquei muito emocionada e impressionada com o final. O problema é tudo que acontece entre o começo e o fim.
É arrastado, desnecessário, pouca coisa acontece, capítulos e mais capítulos descrevendo a baleia, as pessoas, o navio? é difícil não desistir.
Ainda to debatendo internamente se vale a pena a persistência de ler 100 capítulos chatos pra ler os últimos 5 que são lindos.

Luciana1005 03/03/2023

Moby Dick
Moby Dick foi uma surpresa literária! Primeiro, porque minha vontade de ler esse clássico era zero. Por trazer um tema delicado, como a caça às baleias, tinha muito receio de ficar emocionalmente mal com a leitura.

Eis que o universo literário segue me surpreendendo! Ao dar uma chance para Moby Dick me permiti mergulhar em um texto com diferentes estilos narrativos! Ele está entre as minhas MELHORES leituras do ano passado.

O livro é narrado em primeira pessoa por um personagem chamado Ishmael. E o que dizer de Ishmael? ? Em linguagem informal: Ismael é uma figura!!! Além dele, Melville dá vida a personagens interessantíssimos. A construção do Capitão Ahab é maravilhosa, ele ajuda a trazer uma atmosfera misteriosa e fantasmagórica para a trama. A representatividade de Queequeg é única, ele levanta muitas reflexões sobre preconceitos. O xenofobismo e o racismo são pontos altos nas passagens que envolvem esse personagem.

Também tive a oportunidade de conhecer detalhadamente (mesmo!) um navio baleeiro, cachalotes e detalhes da caça às baleias, atividade que na época , era uma profissão EXTREMAMENTE perigosa e que rendia um lucro considerável para a economia mundial. A sociedade da época compactuava com a exploração desses homens que iam para o mar, com o objetivo de ganhar o sustento de suas famílias e muitas vezes não voltavam. Em um texto da edição da editora Antofagica, Caetano W. Galindo, ressalta que Melville tinha plena consciência do cinismo, do absurdo e da crueldade do comércio baleiro. Acho que dá para entender a grandiosidade dessa reflexão, neh!?

O que mais me encantou na narrativa foi a capacidade que Melville tem para dar vida para as cenas de ações. São passagens muito reais e bem escritas. O texto é dinâmico, tem movimento, tem VIDA!

E não posso deixar de trazer a citação de Albert Camus que sabiamente diz que as obras de Melville traçam uma experiência ESPIRITUAL de intensidade inigualável e que são em alguma medida simbólicas. É isso!

Simplesmente AMEI fazer a leitura de Moby Dick. Meu apego por ele vai muito além de ter gostado da história. Está muito mais relacionado a tudo que me ensinou e a experiência de leitura que me proporcionou!

??????????
Alexsander.Rosa 03/03/2023minha estante
Sua resenha me fez querer ler esse livro kakakaka eu tava com um pé meio atrás pra ler, mas agora estou muito curioso sobre essa história ?

Nah S 03/03/2023minha estante
Adicionei na minha lista pq sua resenha já me levou pra dentro do livro! J

Briaah_Ferreira 03/03/2023

Versão resumida de Moby Dick, mas muito muito bom, me inspurou a ler a versão completa, é um pouco grande mas acho que vai valer a pena

Emanuelle 28/02/2023

Percepções particulares
O que existe por trás de nossos pensamentos que nos impedem de contracenar o protagonismo de nossas vidas.

De forma compulsiva e desrespeitosa, nosso ideal de limite nos impede de racionar o limite do outro.

Um livro sobre a vida, nossas desculpas e a inegável motivação por trás da vingança.

Glauber 22/02/2023

Clássico
Não é à toa que esse livro está na prateleira dos clássicos da literatura. O leitor é transportado à bordo do Pequod e vivencia toda as aventuras e loucuras do capitão Ahab, na caça à Moby Dick. Muito interessante toda a descrição das técnicas pesqueiras, de tal forma que você se sente um marinheiro experiente.

Enfim, vale muito a pena, pela forma que é conduzida toda a história. Muito bom!

mariksj 17/02/2023

Arte literária no sentido mais literal
O livro é denso e exige muita paciência por dois motivos:

- linguagem formal e arcaica
- grande número de páginas

mas, com um pouco de paciência, você pega o ritmo. demorei 1 mês e 8 dias pra ler esse livro todo, queria ler com calma pra entender melhor.

gostei dos capítulos curtos, foram um incentivo e tanto pra ler ?só mais um?

o drama com que a história foi escrita é de se admirar. as referências históricas e bíblicas foram muito inteligentes e acredito que não peguei muitas delas, mas as que notei foram muito bem colocadas. o autor desse livro era um gênio.

o livro não deixa claro se a baleia branca teve seu fim determinado por ahab, mas vou pesquisar mais a fundo.

as páginas finais me deixaram tão avoada que eu fiquei com ansiedade de verdadekkkkkk senti meu coração palpitando.

é difícil explicar o livro todo aqui, mas recomendo. se tiver paciência o suficiente ele se torna muito mais leve do que vc acredita ser possível.
esteja com um dicionário do lado, vai ser bem útil.

ler esse livro foi um desafio muito bom.

Aline Oliveira 12/02/2023

É inegável a genialidade do autor, tem muito conhecimento empregado na escrita, inúmeras referências e se for analisar as camadas, o comportamento humano, a busca obsessiva por um fim, o tratamento com a natureza e com o ser... É muito belo.
Mas me arrastei com esse livro. Tem muita descrição e detalhes, e são interessantes, mas cansativo. o fantasma de Moby Dick, fica pairando, causando suspense e medo durante todo o trajeto, porém ele só aparece no final mesmo. Fiquei impaciente junto com Ahab, pra encontrar logo este cachalote.

anne.deby 05/02/2023

Pottwal
Admito que pulei alguns capitulos, são 135 capitulos e a maioria são descrições. Moby dick é um clássico da literatura, me vejo forçada a ler para conhecimento do porquê é um clássico. Ao mesmo tempo que tenha sido cansativo, foi uma leitura criativa. Gosto de livros como esse pois me sinto imersa na história, como se estivesse com as personagens... O que também tiro desses livros e de seus detalhes impressionantes, são aquelas informações que nem toda pessoa sabe, aprendi que Pottwal é cachalote em alemão e particularmente achei uma palavra bonita.

Robson.Abrantes 04/02/2023

ótimo livro. própria definição de slow burn. quem diria que moby dick demoraria tanto para aparecer? a primeira menção a ele está em 200 páginas. e isso não me incomodou em nada.

é um excelente livro como peça documental sobre o ramo de baleias e sua caça. todos os detalhes estão lá. talvez um pouco demais para mim. gostei da maioria desses detalhes, mas poderia usar 100 páginas a menos. conheço algumas pessoas que desistiram do livro no meio e não posso culpá-las.

lendo esse livro de certa forma me fez lembrar do filme Nope do Jordan Peele. No filme o diretor fala como negros são pioneiros em desbravar ramos, principalmente no mundo animal, para daí algum branco vir, e fazer fortuna com o negócio que o negro o ensinou a fazer. E isso acontece aqui. Todos os caçadores são negros. Só confirmando a tese do filme.

de qualquer forma vale muito a pena na minha opinião. e bem melhor que a maioria de livros contemporâneas.

expressodoslivros9 30/01/2023

O melhor clássico da minha infância!
Ismael é um tipo excêntrico, inquieto e solitário que, como antídoto para a melancolia, decide aventurar-se numa viagem oceano afora. Para tanto, embarca no baleeiro Pequod, na companhia de Queequeg, arpoador tatuado dos mares do Sul, de quem se torna amigo. Juntos, colocam-se sob o comando do sinistro capitão Ahab, que perdeu a perna em uma luta com um cachalote branco chamado Moby Dick. Desde esse dia, uma única ideia obceca Ahab: caçar o monstro até o fim do mundo e tirar-lhe a vida a qualquer preço. ??

Quando criança, eu li essa história centenas de vezes! Sempre renovava o mesmo livro na biblioteca e lia como se fosse a primeira vez. ????

Aline.Rodrigues 29/01/2023

Um dos livros mais estranhos que li?
Este livro é diferente de tudo que já li. Primeiramente ele é completo em tudo: é poético, é jornalístico, é narrativo. Uma escrita deliciosa, bem-humorada e simples. O narrador conversa com você. Muito diferente do que esperava. Mas, o final? este sim, faz com que a estranheza no decorrer do livro se torne banal.
Thamiris Flor 29/01/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler pela resenha.

Renê 29/01/2023

Moby - Dick
Moby - Dick se - trata de um homem obcecado e maluco com a baleia tão destemida , perigosa e mítica quanto o oceano .
Mas se - trata também uma história de aventura . Embarcada no baleiro ao limite máximo , o capitão dessa tripulação que tinha o grande desejo , de vingança em seu coração , e esse desejo era matar grande baleia Moby Dick e conseguiu realizar esse desejo e assim matando a baleia , Moby - dick

Jaqueline124 28/01/2023

??????????????????????..
Achei que eu iria gostar muito, mas foi bem cansativa essa leitura
??????????????????????..

Italo 27/01/2023

I was so bored...
Eu sempre ouvi dizer que Moby Dick era um livro chato, mas não tava botando muita fé nisso quando peguei pra ler. Infelizmente, ele é isso que disseram mesmo.

O começo do livro é bem legal, o narrador parecia interessante, a relação dele com o Queequeg parecia promissora, mas tudo se perde quando a gente embarca no Pequod. Começa aí uma sequência exaustiva de capítulos sobre cetologia. Alguns são legais de ler, mas são tantos, tantos, tantos capítulos sobre isso que
eu já não conseguia me conectar com mais nada sendo dito, tudo que eu queria é que essa tortura acabasse logo, parecia tudo interminável, e rapidamente fui perdendo a vontade de continuar lendo.

E nessa de cetologia, os personagens ficaram em segundo plano, o autor não desenvolveu nenhum, nem o capitão obsessivo, eu cheguei no final completamente indiferente a cada um deles, nem me importei com o que aconteceu.

Não funcionou comigo, foi de longe a leitura mais chata que eu já tive na vida. Você pode facilmente ler apenas o começo até a parte onde ele descreve os tipos de baleias e pular pros últimos 3 capítulos que não vai fazer diferença alguma, ou, sei lá, ler a hq, ver filmes sobre, mas só pega esse livro quando tu tiver muita coragem ou sem nada pra fazer durante 6 meses.