Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

RyA 22/08/2020

Homem x Fera
Um clássico que lhe faz adentrar na vida em alto-mar através de uma emocionante história de aventura sobre a mais conhecida baleia-branca e seu rival o temeroso capitão Ahab, é contada através da visão de um jovem rapaz que por curiosidade e para desafiar-se, embarca em um navio baleeiro que pertencia a uma fiel tripulação de caçadores e seu obstinado capitão disposto a não capturar qualquer baleia, mas a maior e mais perigosa cachalote de todas, a grande Moby Dick. O autor Herman Melville aborda de forma profunda assuntos como vingança e ambição

O livro é excelente para qualquer amante do gênero e muito boa para aqueles iniciando no mundo da leitura.

carvsnin 14/05/2020

oi
mil anos o meu pai insistindo pra eu ler esse livro pra eu me apaixonar por ele depois de adulta. vê se pode

deardean 14/02/2024

Moby Dick há de nos sobreviver
Levei tempo pra terminar, um livro denso e cheio de significados e metáforas, e ainda um livro sobre um navio baleeiro.

Por isso ele tem muitas partes e não aconselho ler de forma rápida. Tem pouquissíma ação, e é um livro beeem detalhado, você terá vários capítulos sobre filosofia, cetologia, arquitetura, biologia, religião (várias), etc. são ótimos capítulos, mas se quiser ler tudo rápido você vai cansar.

Apesar disso, o livro por abordar também o cotidiano no navio, faz conhecer várias pessoas e admirar e temer por elas, levado junto aos personagens e se transformar em um marinheiro cheio de medo e glória. A caça da humanidade para algo fora do vazio e a loucura. É uma leitura espetacular por seus detalhes e suas reflexões.

Imensidão, tão profunda e eclética e uma das maiores obras-primas da literatura norte-americana.

Lobinha Sincera 29/03/2022

É uma aventura um tanto curiosa, muita discrição sobre as baleias seja por tipos, contos, um lado um tanto espiritual.

Guilherme.Oliveira 20/01/2022

É um ótimo livro!
A essência e o que o livro busca nos passar, sobre vingança, obsessão e o que você é capaz para fazer algo que busca.

O livro nos apresenta em demasia detalhes e descrições de embarcação, burocracia do mercado baleeiro, detalhes sobre os grandes mamíferos. Isso faz a narrativa, em alguns momentos se arrastar.

Mas a leitura é interessante e o Capitão Ahab é um homem alucinado pelo seu objetivo. Mas... Mobydick, torci por você...
Amanda.Santiago 21/01/2022minha estante
Nossa! Q rápido!

Guilherme.Oliveira 21/01/2022minha estante
Já te contei o segredo né....

Amanda.Santiago 21/01/2022minha estante
Vou usar quando for ler hehe

Luiz Rodrigo de 09/12/2023

Hahahuu este Mar ê nosso, Moby Dick !!!!!!
Moby Dick de Herman Mwelvile

Vigésima Quinta leitura
Período de leitura 12/03/2023 à 02/12/2023
Páginas lidas: 750/7.479

Então esta foi uma releitura para esta obra. O livro é o mesmo, eu definitivamente não.
Hoje não vou fazer uma resenha, pois desta vez, Moby Dick não foi uma leitura, foi uma experiência repartida pelos membros do *Clube de Leitura das Grandes Narrativas. Um consenso entre os integrantes é que a leitura só aconteceu pois estivemos juntos nesta leitura.
Vou deixar a resenha da minha primeira leitura no final desta seção . E falar das coisas que eu concordo ou não com este meu escrito. Uma coisa de cada. Eu concardo que o livro tem esta complexidade em determinar o gênero literário, e isto o tornar um livro tão único que é maravilhoso. Ainda amo o Queequeg, e agora mais pessoas amam este personagem. Agora uma coisa que vi com outros olhos, foram as terríveis cenas de carnificina com os corpos dos cetáceos, que eu tinha dito na minha resnha que sobrava humor, para mim agora não existe este tipo de espaço. Para mim falta humanidade nas mãos dos baleiros. E fiquei com ranço do Ismael cada vez que ele exaltava a profissão de baleiros.
Quando reflito sobre esta leitura penso o quanto a humanidade evoluí em alguns aspectos ou não... e ao mesmo tempo o que é interessante que eu também mudei ao longo destes anos. E isto é bom.
[Resenha 2018 Moby Dick
Este livro me surpreendeu de diversas maneiras. Primeiramente a complexidade de colocá-lo em um único gênero literário. Às vezes, se comporta como romance, uma peça de teatro e enciclopédico com os diversos capítulos de citologia. Apesar de ser um livro do século dezenove, a linguagem rebuscada me impressionou muito pois enriqueceu a narrativa e meu vocabulário. Outro ponto interessante é que no meio de tanto drama, e dissecação de baleia há espaço para humor.
A história se passa no baleeiro Pequod, o capitão Ahab e sua obsessão de vingança contra o Moby Dick, o cachalote que devorou a sua perna, em temporadas anteriores. Ele é muito persuasivo com os marujos, uma coleção de tipos, hoje em dia diriam que é uma cota para cada minoria, índios, negros, e canibais pagãos. O capitão Ahab é o personagem mais cruel. O arpoador Queequeg é o personagem mais legal, tatuado, pagão, canibal, príncipe de uma ilha tipo Polinésia, selvagem e principalmente sábio.
Eu li duas versões, o livro físico na versão bilíngue da Landmark (não foi dessa vez que arrisquei em ler em inglês), e uma cópia digital da Cosac & Nafy (os textos de apoio são incríveis). Além da magnifica versão da HQ do Moby Dick Christophe Chabouté da editora Pipoca Nanquim. Foi uma experiência maravilhosa.
Amei esta história desta obsessão, desta vingança. Apesar do final trágico dos tripulantes junto ao Pequod, fiquei feliz pois o meu monstro favorito ganhou.
Estes foram o livro de número 21 e 22, em 6534 páginas. Dou 4 estrelas e não cinco, pois na verdade eu sempre torci para Moby Dick, eu detesto a crueldade com os animais.]

Eduarda 19/04/2021

O livro que eu escolhi foi Moby Dick, um livro do século 19 escrito por Herman Melville. Ele é um livro demorado é muito bem detalhado, conta cada pequeno detalhe, as vezes se tornando um pouco entediante. Tive um pouco de dificuldade na leitura algumas vezes tive que voltar a página e reler, uma leitura demorada e as vezes se tornou cansativa. Um livro que você tem que ter muita força de vontade e não desistir. A maioria do livro são observações do personagem principal, e muitos temas sobre a navegação.
Bom sua história começa com Ismael que entra num barco para ir em busca de baleias, na verdade para se aventurar . Junto com um grupo de homens que diferente dele estão ali pela sua subsistência, pois se ganhava muito com a captura de baleias. O capitão do barco Ahab tinha apenas uma perna porque uma baleia o atacou, que a qualquer custo busca vingança dessa baleia chamada Moby Dick. Ahab acaba influenciando seus subordinados em um plano para matar ela.
Pesquisando um pouco sobre o livro soube que ele foi escrito inspirado numa historia que realmente aconteceu ,mas quando publicado não agradou seus leitores ficando um pouco de lado, e após anos depois ele se tornou um grande clássico. O filme: no coração do mar foi inspirado no livro. Eu indico sim ler esse livro, pois para mim foi uma nova experiência de leitura, mesmo sendo complicada em algumas paginas.

Milleprale 07/08/2020

Moby-Dick, A Baleia
Repleto de aventuras e emoções o livro narra a louca perseguição de Ahab pela famosa baleia branca. Admito que o final me surpreendeu, vale a leitura!!!
Anna Julia 08/09/2020minha estante
Você achou maçante? Estou prestes a ler, mas tem tanta resenha falando que ele é cansativo que já estou com medo kkk

Milleprale 08/09/2020minha estante
hahahah eu achei bem maçante e até cansativo.
Demorei uns meses para terminar.
Mas valeu a pena!

Anna Julia 08/09/2020minha estante
Que bom que valeu a pena, to mto curiosa. ?

Rosie 05/08/2023

Como Satã, não quis descer até o inferno sem levar uma parte vigorosa do céu.
Como começamos a falar sobre este livro e sobre a baleia mais famosa do mundo? haha

Estive por muitos anos loucamente namorando esta história e não me achando preparada o suficiente para ela. Não poderia estar mais enganada possível!

Moby Dick foi meu primeiro livro de temática náutica e de uma experiência riquíssima.

O livro aborda temas bem interessantes e ele se abre em um infinito leque que vai além do "uma baleia assassina". O livro nos trás cultura, nos trás diferenças, companheirismo, intrigas, religião, leis, anatomia das baleias, os tipos de baleias e suas funções e para que elas servem no mercado.

O Moby Dick por muiiiiitas partes é mais um fantasma ou uma lenda, durante toda a história. Os personagens falam dela, mas nunca à virão pessoalmente, então é só "disseram que..." Como também temos um capitão problemático, com um desejo insaciável de vingança e que claramente ele só poderá viver a vida novamente quando esta cachalote estiver morta.

Ao todo é um livro que demanda tempo e demanda um estudo durante toda a leitura. Típico livro que recomendo já falando "não é um livro sobremesa e sim o prato principal" Este livro precisa ser degustado aos poucos, você precisa prestar atenção nas suas referências, em seus personagens e nas informações técnicas e históricas que o autor coloca no meio do caminho.

Por muitas vezes a frequência do livro cai. A leitura fica pesada, por conta de vários termos técnicos. Um pouco lenta, já que em algumas situações eles não passam por nenhum perrengue. Ás vezes fica curioso, mediante às histórias contadas pelos tripulantes.

Enfim, Moby Dick é um livro que todos devem ler. Um livro que merece releitura. Um livro que trás inúmeros conhecimentos.

Eu tenho um pavor de mar, não suporto escutar nem o barulho de ondas que já me deixa ansiosa. Ler um livro sobre uma baleia, um livro no oceano e querer manter essa vibe náutica para as próximas leituras, me ensinou muito como pessoa!

_____________________

"Deus, que transes de tormenta suporta o homem consumido por um incomensurável desejo de vingança! Dorme com os punhos cerrados; e acorda com suas próprias unhas sangrentas cravadas nas palmas da mão."

_____________________

Uau, obrigada por ler até aqui.

bjss e se cuide :)

Delma 10/10/2022

Obra-prima de Herman Melville
Apresenta o vingativo capitão Ahab, obcecado por capturar Moby Dick. A obra é realmente grandiosa, com extensas descrições. Li na edição da antofágica, versão kindle, a qual recomendo.

Alberto 02/12/2022

Procurando Moby Dick
Eu comecei a leitura esperando por vários embates entre um cachalote branco e um baleeiro. Afinal, é um livro muito longo para que isso ocorresse só uma vez. Mas o livro trata mesmo é da jornada dessa tripulação cujo capitão é obcecado por Moby Dick, graças a um encontro entre os dois, não narrado no livro, e apenas nos últimos capítulos o tão esperado encontro ocorre.

O que realmente deixa o livro longo é o fato de o autor pausar diversas vezes a narrativa para explicar termos náuticos desnecessários e para tratar de assuntos irrelevantes para a história, como a brancura de Moby Dick ou gravuras de baleias. Isso deixa a leitura cansativa e arrastada. Os trechos com história são realmente bons, o que causa certa frustração por precisar ler as outras partes.

Pelo que vi, há versões do livro editadas, deixando apenas a história. Eu recomendo uma edição dessas, pois certamente será uma leitura mais agradável.

Paloma 29/12/2022

Sem dúvidas é um livro emblemático. Pela multiplicidade das formas de narrativa que há no livro, pelo extenso número de páginas, pela grandiosa viagem baleeira que Ismael narra e que surge a partir de uma vingança de Ahab - até onde o ser humano é capaz de ir por vingança? Melville não poupou densidade nessa narrativa, desde o próprio mistério que acompanha o mar e suas criaturas, até mesmo aprofundamento de conhecimentos sobre a navegação, a cetologia, da fé, Bíblia e preceitos cristãos, até mesmo na magnitude mistério que acompanha ela, a protagonista da saga toda, Moby Dick.

Esses pontos fazem o livro ter um mix de magnitude que se espalha, ao decorrer da narrativa, em curiosidade pela caça à baleia, pela tentativa de entendimento de por que homens se acham tão superiores à natureza a ponto de embarcar em uma viagem de anos apenas para (tentar) sacramentar uma vingança a Moby Dick. Tudo é muito envolto nessa aura de mistério e curiosidade, o que instiga a narrativa.

Mas, confesso que não é assim o tempo todo, rolou um esforço para tentar terminar a história que, como me pareceu, acompanha o mesmo ritmo da maresia e da sensação que deve ser estar, por dias, talvez anos, embarcada em um navio baleeiro, longe de qualquer pedacinho de terra à vista. Por horas, a narrativa fica intensa, veloz, como o mar quando se agita, por outras, ela fica monótona, como quando o mar repousa e parece descansar. Esse ritmo oscilante transforma a narrativa em algo quase que tedioso, os melhores momentos eram os agitados, mas abruptamente eles eram interrompidos pela calmaria de um dia de sol no meio do oceano.

Outro ponto de choque é que o cerne da narrativa é a vingança de Ahab à Moby Dick, mas entre o conhecimento disso por parte do leitor e de fato a aproximação desse embate entre homem x baleia demora praticamente o livro inteiro. Nem preciso dizer que o decorrer da narrativa faz com que todos os baleeiros se tornem repugnantes e que eu torci até o último minuto pela baleia. E que final maravilhoso é o do livro.

O que fica de reflexão é todo questionamento da petulância do ser humano em se achar superior a todos e a tudo.
Joao 29/12/2022minha estante
Paloma, adorei a tua resenha. Pensando agora se realmente valeria a pena tentar encarar essa obra no próximo ano

Paloma 31/12/2022minha estante
Oi João, realmente é uma questão a se avaliar, especialmente pela extensão da obra e da multiplicidade de formas narrativas que ela possui que atribui esse aspecto, as vezes, enfadonho. Mas acredito que a experiência seja muito válida, apesar de tudo, as reflexões são muito boas e a obra inteira, em si, é um marco que vale a pena ser conhecido de perto.

Matheus656 27/10/2022minha estante
Não dei 5 estrelas no livro por causa de uns trechos bem cansativos e desnecessários as vezes, mas foi uma leitura que me marcou mt e foi recompensadora

Jeanine 27/10/2022minha estante
Concordo muitoo! É isso. ;)

Cintia295 14/09/2022

Que livro gostoso de ser lido, fácil, capítulos pequenos e fluídos, um ou outro são mais "chatinhos digamos assim" mas não tira a beleza do livro.
As aventuras no mar, os mistérios do oceano, sua profundidade, beleza e óbvio os perigos.
Personagens marcantes e diferentes entre si mas que se completam, cada um de uma religião ou até mesmo ateu, cada um com sua singularidade que ficou incrível.
Talvez o mais marcante para mim tenha sido o Queequeg só lendo para entender o porquê.
O capitão, os tripulantes, o narrador principal, mas a estrela do livro é a/o Moby Dick.
Algumas partes fiquei com dó das baleias serem mortas para extração do óleos entre outras coisas, mas tem que lembrar a época em que foi escrito.

Acredito que para alguns esse livro será perfeito, para outros leitores talvez enfadonho, pois 95% do livro é no mar, então os acontecimentos é sobre o cotidiano deles, e causos passados.
Vanessa 14/09/2022minha estante
Quero muito ler, talvez ano que vem!

Cintia295 14/09/2022minha estante
Só vai, gostei bastante

Luiza1908 06/01/2023

Razoável
O que me prendeu até o final foi ser obrigatório pra escola, mas muitos capítulos contendo apenas detalhes são muito entediantes...
Lohan 06/01/2023minha estante
Compreensível demais, existem muitos livros que são indicados pela escola que a gente não entende quase nada, mas depois de uns anos que a gente vai ler de novo e até acaba amando.