Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Joy 24/03/2023

Classicásso!
Que leitura enriquecedora. Neste meu primeiro contato com Shakespeare, não imaginava que conseguiria acompanhar a altura? mas consegui! Por curiosidade, li a peça em português e ao lado tinha a original pela sonoridade - e realmente, que trabalho bem feito da Beatriz Faria.
Bom, todas as histórias podem ser interpretadas a sua maneira, para mim, a história de Macbeth é um retrato da cobiça chula e de ambição. Ele estava lá, cumprindo seu papel quando, do nada, profecias sobre seu futuro são feitas e aos poucos se confirmam. Bem, quem não ficaria impressionado? Ao sentir o poder tão perto, Macbeth começa a se deixar levar pela cobiça, pela vontade de que a profecia seja cumprida.
Então, entra em cena uma personagem magnífica: Lady Macbeth. Pra mim, não tem dúvida: eles são um caso de folie à deux. Sem um, o outro não faria.
Se é pra ser rei, vai ser rei sim. Não vai dar pra trás de jeito nenhum. E ela fica como alicerce na trajetória de Macbeth.
No entanto, não houve como prever as consequências. Ou só não conseguiam raciocinar, atolados pela ambição?

Queria falar sobre o MacDuff. Que papelão, hein? Bem, é isso. Sem papo, irmão. - sem spoilers também-.

Tá com medo de ler Shakespeare? Eu também tive esse medo. Sabe o que eu fiz? Emprestei da biblioteca, o abri e li (com a ajuda de textos de apoio e sempre indo e voltando no texto pra não me perder completamente).
Só vai. Muitas lacunas de referências serão completadas depois que a gente se arrisca a ler clássicos.

LiteraLucas 24/03/2023

A cegueira da ambição.
Não é um clássico à toa. Aqui está uma precisa representação do envenenamento moral causado pelo desejo desenfreado de poder. A destruição causada é tanto interna, quanto externa, na medida que os desejos vão tornando o agente degradante em seus atos e irracional perante a vida. Entrega-se à loucura, ao desespero, à paranoia e nunca mais encontra a paz. Está morto mesmo antes da morte.

Geise @leiturasdageh 23/03/2023

Começo difícil
Essa é minha segunda experiência com Shakespeare. Ao contrário de Otelo, achei o início de Macbeth bem difícil de compreender. Demorei a entender o que estava acontecendo. Na metade da leitura recorri a um vídeo da Tati Feltrin sobre esse livro. E que bom que fiz isso. Retomei a leitura e já consegui me envolver um pouco. É uma história que requer um estudo sobre para que se tenha uma leitura proveitosa. Mas no geral gostei.

Bianca2282 19/03/2023

Profundo e filosófico
Gostei bastante dessa que é uma das peças de teatro mais famosas de Shakespeare. O que mais chama a atenção não é a história em si, mas a assertividade e a profundidade das reflexões existenciais.

microfonefofo 14/03/2023

Eu não curto os ingleses, mas...
É uma obra prima. Quase que um clássico grego modernizado, com a velha ideia de "evitar seu destino é o que constrói ele".
Macbeth é a suma do egoísmo humano quando bem intencionado. Macbeth MERECIA ser rei, mas não foi, logo deu seu jeito, o que só trouxe flagelo. Macbeth nega seu destino quando se recusa a não ser rei, nega seu destino quando tenta evitar a profecia de ser morto... Macbeth tem medo durante o livro inteiro. Medo da incapacidade de controlar tudo, de ser soberano. E o livro todo é sobre isso: Macbeth nunca foi rei, nem soberano, pelo menos não de si mesmo, e isso frusta ele. Frustração essa que cria um ciclo de ódio.

Não chamaria ele de vilão, até porquê ele é vítima. Vítima de si mesmo. Se afunda no próprio egoísmo, agoniza na própria fúria, morre na própria ambição. E Macbeth, antes de ser sobre medo, é primariamente sobre isso; ambição.

evajacksism 09/03/2023

Não foi meu primeiro contato com esse tipo de leitura e nem com Shakespeare.
Eu tinha certa expectativa sobre Macbeth, e eu gostei bastante, foi uma leitura super interessante e me prendeu muito.

Matheus.Viga 09/03/2023

"De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma?" - Macbeth
Li essa peça ao som da trilha sonora de Carter Burwell do filme "A Tragédia de Macbeth 2021" que me trouxe uma incrível conexão com a obra. A existência das feiticeiras e o fato da história ser narrada e ambientada pelo período da noite cria uma atmosfera bem sombria e instigante para o leitor.

Já me deparei com tragédias de Shakespeare resultantes por meio do amor, da vingança, e agora com Macbeth, por meio da ambição. É incrível o seu engenho em percorrer as mais diversas temáticas procedente das mais insanas tragédias.

Há algumas curiosidades e rumores que dizem que essa peça é amaldiçoada. No século XIX morreram 50 pessoas em frente ao teatro durante a encenação dessa peça. Além de atores e diretores que morreram no decorrer da peça, e alguns de forma bem inusitada como cair do palco.

Macbeth: "A vida não passa de uma sombra em movimento, parece um ator medíocre que se empertiga e exalta na hora que lhe cabe no palco e depois ninguém mais o ouve. Trata-se apenas de um conto narrado por um idiota, repleto de som e fúria, mas que nada significa"

Victor_lcnetto 08/03/2023

Macbeth
Não é um tipo de leitura fácil, mas ainda assim agradável. Achei que fosse ser muito mais chato, mas gostei. Shakespeare é realmente um dos maiores.

Gab 05/03/2023

Simplesmente: leiam esse livro
O que acontece quando você dá poder ao homem ou o faz acreditar que o tem?

Acho que esse vai ser o meu preferido do Shakespeare!

Marcos Bobco 04/03/2023

Melhor tragédia até agora
Macbeth tem uma ambientação sem comparação. Cenas inesquecíveis. Diálogos que são tesouros da humanidade. Simplesmente leiam.

Walldir.Braz 28/02/2023

Li pra prova
Li para fazer uma prova de literatura e não entendi nada, a professora simplesmente jogou esse livro pra sala ler sem um contexto ou explicação, precisei ver um vídeo que explicava a história do livro antes de realizar a avaliação. Não recomendo para analfabetos funcionais (como eu) que não possuem capacidade de entender e apreciar leituras clássicas.

Lara 23/02/2023

Incompreendida beleza - Primeiro contato com texto teatral
Resenha com: primeiras impressões; pontos positivos e negativos; análise pessoal referente à obra; avaliação da edição L&PM Pocket.

Macbeth foi meu primeiro contato com texto teatral e uma experiência bastante diferente de outras.

Minha primeira impressão para com o livro foi imaginar que Lady Macbeth era a personagem principal e que a estória falaria sobre essa figura feminina. Porém, após ler a sinopse de fato, compreendi que o livro centrava, na verdade, na terrível traição cometida pelo marido da personagem. Imaginei, então, que seria uma narrativa de guerra, com uma ação implacável.

Acontece que também errei nesse segundo pensamento. A profundidade de Macbeth não está na descrição de eventos terríveis, mas em acompanhar os íntimos sentimentos dos personagens que, por ganância, se colocam em situações extremamente agoniantes.

A escrita de Shakespeare, como já era de meu conhecimento, é bastante difícil. Não apenas pelas palavras não tão cotidianas, mas também por precisar de muita reflexão para compreender a profundidade daquilo que é dito. Por isso, creio que ainda não estou pronta para compreender a verdadeira beleza da obra e já desejo relê-la em algum momento, afim de captar aquilo que ficou para trás desta vez.

3 pontos positivos da obra:

1) Um convite à reflexão acerca da ganância, da traição e da culpa;

2) História curta, que pode ser lida em poucas horas;

3) Personagens interessantes e únicos. Cada um desempenha um papel importante e relevante à narrativa.

3 pontos negativos da obra:

1) Linguagem de difícil compreensão. Palavras escolhidas e estruturas frasais precisam ser muito bem analisados afim de compreender a mensagem do autor;

2) Dificuldade em engajar-se com os personagens. Por ser uma história curta, com estrutura teatral, conhecemos os pergonagens praticamente apenas por suas falas, sendo difícil conectar-se com alguns deles e fazendo com que algumas cenas não tenham tanto impacto.

3) Descrições de cena quase inesistentes. Como nunca li outro teatro, não consigo afirmar que todos sejam assim, mas em Macbeth foi difícil compreender o que existia na cena às vezes, por conseguir pensar o ambiente apenas por falas de personagens.

Sobre a edição L&PM Pocket, gostei bastante dela. A capa é bonita e faz jus à dramaticidade da obra. As folhas brancas podem não agradar a todos, mas para mim não foi incômodo. Por se tratar de poucas páginas, o tamanho pocket me agradou bastante. A diagramação é bastante agradável.

Charly.nunes 16/02/2023

Um dos meus livros favoritos de Shakespeare. Não tenho palavras para descrever como é maravilhoso esse livro, ele é muito bem escrito, é um drama com a mistura de uma melancolia fantástica que orna muito bem, os personagens são doidos no ponto certo, o misterio e o desenrolar da história também são muito bons que só lendo pra entender. E amo demais o fato dos personagens de Shakespeare não terem redenção o final sempre é trágico, adora demais esse drama