Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

jeslendo 05/05/2023

Foi mais um livro que precisei ler para a aula e, até o momento, foi o que eu mais gostei e com a melhor experiência.

Tinha amado a leitura, mas depois do debate que tive ontem em aula sobre a história e os personagens, a participação deles na trama, as suas personalidades e os conflitos, sobre tudo o que envolve o autor e a época, o teatro, a narrativa, avaliando e analisando tudo de ato em ato, consegui amar ainda mais.

Alemão 02/05/2023

Macbeth
Mais um ótimo livro/peça escrita pelo gênio William Shakespeare!!! No livro ele retrata de maneira magnífica um retrato sobre a cobiça do poder, a traição e a culpa!!! Indico a todos esta ótima leitura!!!

Felipe 02/05/2023

A sugestão do mundo
Como sabemos o mau não existe mas sim a ausência de bem.
Os demônios na verdade são anjos caídos, assim como em senhor dos anéis os orcs são elfos corrompidos.
Em Macbeth as 3 bruxas têm um papel fundamental na mudança de comportamento do protagonista. Elas não tem poder nenhum a não ser o da sugestão. Sugerem que é possível alcançar mais, alcançar tudo, mesmo que pra isso sejam necessários atos desleais e anti-naturais.
E é uma atitude livre de Macbeth tomar para si essas sugestões, tomando-as como realidades que devem se cumprir para sua felicidade.
Trazendo esse recorte para nossa realidade, quantas bruxas nos assombram durante o curso da nossa vida?
Cabe exercermos bem nossa liberdade, a fim de discernir sobre uma base moral forte as muitas escolhas que nos são oferecidas todos os dias.
Nascemos para o bem e só no seu exercício alcançamos a felicidade e a paz, e esse bem parte justamente de uma luta ascética constante e corajosa buscando subir todo dia um degrau a mais na escada da vida virtuosa.
Livro pequeno mas extremamente denso, com falas dramáticas e fortes.
Uma leitura rápida mas que tem a profundidade da obra prima que é.

@vidaliterata 26/04/2023

Até onde alguém iria pela ambição e pela sede de poder? ??
O guerreiro Macbeth depois de vencer uma batalha junto com seu companheiro e amigo, Banquo, se deparam com três bruxas que lhes fazem uma profecia: Macbeth será rei da Escócia, enquanto Banquo terá filhos que serão reis. A princípio essa ideia parece longe da realidade para Macbeth. Porém, ao ser dominado pela ganância e encorajado pela esposa Lady Macbeth, ele decide então matar o rei Duncan para tomar o poder.

Macbeth consegue se tornar rei e se revela um homem sem escrúpulos e capaz de eliminar qualquer um que atrapalhe seu caminho. E o que veremos mais ao longo da peça é: culpa, traição, vingança e mais assassinatos. Tudo isso por conta da ganância.

Escrita por Shakespeare em 1623, essa peça de tragédia ainda entretém e choca até hoje. O autor é mestre em abordar questões e dilemas humanos e sabe construir personagens complexos como ninguém.

Esse foi meu primeiro contato com o autor. Foi uma leitura desafiadora por conta da linguagem rebuscada e porque nunca antes tinha lido uma peça teatral. Achei a escrita de Shakespeare encantadora, filosófica e poética. Deu até vontade de sair por aí recitando algumas frases marcantes rs

Algumas dicas que dou pra quem quer começar a ler Shakespeare: anote os nomes e características dos personagens, tenha um dicionário ao seu alcance e paciência, porque uma hora tudo flui e depois vc não vai querer parar de ler. #LeiaShakespeare

bolinja 20/04/2023

Macbeth
Curtíssima, quanto você toma afeto pelos personagens, já tem acabado. Apesar disso, é lindo. Gosto muito das falas de Macbeth sobre o sentimento de culpa e a forma como ela afeta também a Lady Macbeth.

Jonatha8 18/04/2023

Traição e ambição.
Uma obra que aborda, dentre outros assuntos, traição e ambição.
Shakespeare sempre nos surpreende a cada linha escrita.

Lullis! 17/04/2023

?Ela teria de morrer, mais cedo ou mais tarde. Morta. Mais tarde haveria um tempo para essa palavra. Amanhã, e amanhã, e ainda outro amanhã arrastam-se nessa passada trivial do dia para a noite, da noite para o dia, até a última sílaba do registro dos tempos. E todos os nossos ontens não fizeram mais que iluminar para os tolos o caminho que leva ao pó da morte. Apaga-te, apaga-te, chama breve! A vida não passa de uma sombra que caminha, um pobre ator que se pavoneia e se aflige sobre o palco ? faz isso por uma hora e, depois, não se escuta mais sua voz. É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria e vazia de significado.?

itsmarianita 16/04/2023

Pactos, traições, corrupção, ambição
São alguns termos que definem esse livro.
Macbeth é um soldado que, após ouvir o seu destino dito por três bruxas, faz de tudo para se tornar rei. Porém, apesar de conseguir os seus feitos, ele e a sua esposa, Lady Macbeth, têm de encarar as consequências de seus atos.
A obra, sendo de Shakespeare, mantém a qualidade e a inteligência do autor nos detalhes. Contudo, não senti tanta agitação ou mudança de ambiente como em Hamlet, por exemplo. Por causa disso, a história se arrasta um pouco.
Ademais, é visível que o foco dessa história é na parte política, o que envolve esquemas de traição e tirania.
É um bom livro que mostra as consequências do pensamento maquiavélico de ?os fins justificam os meios? e até, de maneira fantasiosa e analisada pelos personagens, o de acreditar no que espíritos malignos incutem sobre um futuro incerto, frequentemente referenciado em obras shakespearianas.

Eliza.Beth 11/04/2023

Mais uma lida
Mais uma peça de Shakespeare.
Um tema bem repetitivo, mas com assuntos relevantes pois parece que quando o ser humano está envolvido, nunca há evolução.

Gostei, mas não chega perto da perfeição de Hamlet.

?Chorarei tão somente por aquilo em que acredito; acreditarei tão somente naquilo que sei ser fato; e tudo que eu puder remediar será feito à medida em que o tempo for se mostrando companheiro.?

Guilherme 03/04/2023

Bom, uma boa história, porém, achei meio "genérica", acho que o final foi bem sem sal, na minha opinião teria muito potência. Mais ok né ?

Laura Vaghetti 01/04/2023

Uq8wgs7wbsjs .q
wjsjsbwjssbsis n
dbhdjdjebejdjdjejsijeieiejejdhdhdusushwuxdhbduxdbdudbdbdbdjd
d dbdjjdjd

Rafa 31/03/2023

Maravilhoso
A história prende desde o princípio. Amei q construção dos personagens e como é conduzida a trama.

Charleees 28/03/2023

A vida é só uma sombra: um mau ator. Que grita e se debate pelo palco. Depois é esquecido; é uma história que conta o idiota, todo som e fúria. Sem querer dizer nada. - MACBETH -

Última leitura do mês de julho, primeiro Shakespeare que leio e olha, não foi nada fácil hahaha cada dia mais acostumado com literatura nacional, sair da minha zona de conforto e cair em um Teatro Inglês dos idos de 1606 não é nenhuma tarefa fácil, briguei com a linguagem até mais ou menos me acostumar a ela, algumas páginas precisei ler e reler para entender e tudo só ficou mais claro graças ao filme A Floresta Que Se Move do Vinícius Coimbra de 2015 que foi inspirado da peça de Shakespeare.
Aqui Shakespeare tenta entender como o homem lida com a natureza do mal presente em sua existência, para isso ele brinca com a ambição de Macbeth e sua esposa. Macbeth cheio de qualidades, bom súdito, melhor general a certa altura é dominado por um desejo e vai até as últimas consequências para conquistá-lo, ele não começa a história sendo mal são suas ações que vai o levando por esse caminho. Uma história geniosa, retrato dramático que trata da ânsia de poder, talvez por isso tão adaptada desde 1600. E você já o leu? O que achou? Qual seu Shakespeare favorito?

* Resenha editada em Agosto 2019

Thainá 26/03/2023

Meu primeiro livro de Shakespeare
Até o momento, nunca tinha tido interesse em ler Shakespeare. Nem mesmo Romeu e Julieta. Macbeth foi um achado na livraria, em uma estante de clássicos com preços mais acessíveis. Mal sabia eu o que me esperava!

A escrita de Shakespeare é poética e ao mesmo tempo frenética. Os personagens são tão humanos, tão reais, que é praticamente impossível não pensar: isso poderia ter acontecido de verdade!

?Macbeth é um general do exército escocês muito apreciado pelo seu monarca, o rei Duncan, por sua lealdade e seus préstimos guerreiros. Um dia, ele e Banquo, outro general, são abordados por três bruxas que fazem os seguintes vaticínios: Macbeth será rei; Banquo é menos importante, mas será mais poderoso que Macbeth; e os filhos de Banquo serão reis. Macbeth não compreende as confusas palavras das aparições, mas elas calam fundo dentro de si.?

Macbeth é, originalmente, uma peça, portanto o livro é composto por 5 atos e diversas cenas. A leitura é muito fluida, porém, o leitor que não é acostumado a ler clássicos pode sentir alguma dificuldade no início, mas nada que comprometa o entendimento da obra.

A história fala, sobretudo, sobre poder, traição e culpa.

Recomendo a leitura para quem nunca leu nada de Shakespeare e tem vontade de começar!

Joy 24/03/2023

Classicásso!
Que leitura enriquecedora. Neste meu primeiro contato com Shakespeare, não imaginava que conseguiria acompanhar a altura? mas consegui! Por curiosidade, li a peça em português e ao lado tinha a original pela sonoridade - e realmente, que trabalho bem feito da Beatriz Faria.
Bom, todas as histórias podem ser interpretadas a sua maneira, para mim, a história de Macbeth é um retrato da cobiça chula e de ambição. Ele estava lá, cumprindo seu papel quando, do nada, profecias sobre seu futuro são feitas e aos poucos se confirmam. Bem, quem não ficaria impressionado? Ao sentir o poder tão perto, Macbeth começa a se deixar levar pela cobiça, pela vontade de que a profecia seja cumprida.
Então, entra em cena uma personagem magnífica: Lady Macbeth. Pra mim, não tem dúvida: eles são um caso de folie à deux. Sem um, o outro não faria.
Se é pra ser rei, vai ser rei sim. Não vai dar pra trás de jeito nenhum. E ela fica como alicerce na trajetória de Macbeth.
No entanto, não houve como prever as consequências. Ou só não conseguiam raciocinar, atolados pela ambição?

Queria falar sobre o MacDuff. Que papelão, hein? Bem, é isso. Sem papo, irmão. - sem spoilers também-.

Tá com medo de ler Shakespeare? Eu também tive esse medo. Sabe o que eu fiz? Emprestei da biblioteca, o abri e li (com a ajuda de textos de apoio e sempre indo e voltando no texto pra não me perder completamente).
Só vai. Muitas lacunas de referências serão completadas depois que a gente se arrisca a ler clássicos.