Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Kristal 03/07/2023

Nada se ganha, e tudo se perde, quando nosso desejo fica satisfeito sem contentamento. Mais seguro do que habitar uma alegria duvidosa, construída pela destruição.

gaspar 20/06/2023

Macbeth, inicialmente escrita entre 1603-1606, nos apresenta diversos cenários extremamente atuais no cenário hodierno que vivemos. Esta obra enfoca a cobiça, inveja, ganância, e, sobretudo, ambição. Se voltarmos à década em que foi escrita, é inegável como Shakespeare era atemporal.
De início, por meio de uma escrita poética, conhecemos Macbeth e seu jeito de se comportar diante aos nobres do reino, sem esconder, portanto, a peculiar violência e o tom vingativo e ambicioso de ser. A ambição e o poder de Macbeth é notório ao decorrer da história, o seu jeito "cego" pela ganância, e o descaminho total da sua humanidade. Aliás, isto que é interessante em Shakespeare, ele faz a gente vidrar na história, fazendo com que a leitura se torne sufocante em relação aos assassinatos ao decorrer do livro. Assim como citado por Jan Kott: "... a história é reduzida à sua forma mais simples, a uma única imagem, a uma única divisão: entre os que matam e os que são mortos."
Citando, portanto, uma personagem extremamente importante para tais atos - Lady Macbeth. Podendo ser considerada uma das maiores vilãs do mundo da literatura, é admirável a maneira como esta personagem trata os atos violentos de uma maneira tão natural, ao ponto de persuadir o marido a combater o ato desde o do início. É interessante o relacionamento entre Lady Macbeth e Macbeth, é um grande alicerce durante toda a trajetória do personagem. Folie à deux: sem um, o outro certamente não faria. Almas gêmeas no assassinato e tragédia de Shakespeare.
Em Macbeth conheceremos também as 3 bruxinhas, que, apesar de não possuírem "poder", elas plantam a semente na cabeça do personagem desde o início. Sugerem a Macbeth os desafios que devem ser alcançados, independente dos atos libidinosos e violentos que ele possa cometer no decorrer. Macbeth está mergulhado na ambição pelo poder, ou melhor, quem não estaria quando as profecias sobre seu futuro e o poder do reinado estão tão perto?
Macbeth é uma tragédia de tirar o fôlego, dificilmente seria capaz de descrever de uma maneira tão crua os atos violentos realizados pelo personagem. Assim como citado anteriormente, Shakespeare consegue entreter e abordar questões e dilemas humanos como nenhum outro. Ela aborda temas extremamente recorrentes na sociedade atual. Shakespeare abordou como ninguém a ganância e a ambição do ser humano.

Nathyane 15/06/2023minha estante
Maravilhosa tua resenha, meu bem! ?

Bianca.- 13/06/2023

Macbeth
Comecei a ler as obras do William a pouco tempo, Macbeth é o segundo livro que eu leio do autor e que foi recomendação de um amigo.
A genialidade do autor para desenvolver uma obra como essa não tem tamanho, os personagens e suas características, os pensamentos dos mesmos e o desenrolar dessa maravilhosa obra deixam a história complexa e simples ao mesmo tempo. Sua obra nos mostra como alguém se perde na própria ambição e o quão orgulhoso, teimoso e egocêntrico um ser humano pode ser e isso se torna a causa de sua própria ruína.
Quem não lê Shakespeare certamente não sabe o que está perdendo.

caroline 11/06/2023

?Pródiga ambição que consomes tua própria fonte de vida?
Acredito que é preciso ler Shakespeare mais de uma vez para poder entender e realmente absorver a obra. Essa é a primeira vez que eu leio Macbeth, e achei o livro brilhante. É pequeno e rápido ainda, além que é cheio de reviravoltas.
Shakespeare tem uma habilidade incrível de criar poesia com qualquer frase simples. O modo como ele organiza e elabora as palavras torna as frases uma música com um tom de ensinamento no final.
É lindo
Sobre os personagens, lady Macbeth é uma das maiores vilãs da literatura, com sentido. Pois não acho que tenha sido apenas maldição das bruxas, mas a naturalidade dessa mulher em cometer e persuadir o marido a cometer um assassinato, provavelmente incitou o mal de Macbeth que não queria cometer o ato de início.
Já Macbeth, dominado pela ambição e o poder, ficou completamente cego sobre tudo e perdeu totalmente sua humanidade. Para quem não queria nem cometer o primeiro ato, o segundo foi fácil.
É um livro muito bem feito, mostra como o poder pode de colocar lá em cima, em termos sociais, e lá em baixo, em termos de humanidade.

Francisco.Guimaraes 04/06/2023

Haverá sangue, sangue e sangue
Em geral, as pessoas recomendam que se comece a ler Shakespeare pelas comédias: Sonho de uma noite ou A megera domada.

Eu sempre achei que Macbeth era uma excelente porta de entrada, por ser a peça mais ágil do bardo. Assassinos com objetivo claro, ações rápidas, intervenções sobrenaturais estupendas e sangue. A peça não poupa ninguém seja sangue inocente ou culpado.
Max 04/06/2023minha estante
Um viva ao bardo do Avon!?

Francisco.Guimaraes 04/06/2023minha estante
??????

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Gostei muito a história é marcante e tocante em vários momentos que somente lendo para você saber sobre o que fala

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

JAlia372 21/05/2023

Melhor peça de Shakespeare
Quando li Shakespeare pela primeira vez, tive uma enorme dificuldade de imaginar os personagens e cenários em Hamlet, porém, após isso continuei lendo as obras dele. Agora posso dizer que entendi e imaginei a peça de uma forma muito boa, Macbeth é divertido, chocante e genial. Eu adorei!

Giovanna1242 18/05/2023

Adorei essa leitura. Das quatro peças que já li de Shakespeare (incluindo Macbeth), 3 foram tragédias, e essa foi a que mais me prendeu nesse ponto. Muito interessante a forma que a cobiça e o poder foram retratados, e também as consequências psicológicas sofridas.
Meu favorito continua sendo sonho de uma noite de verão - que é uma comédia, mas dentre as tragédias Macbeth ficou em primeiro lugar!

Mikani 17/05/2023

Mais uma boa surpresa
Gostei muito! Não achava que ia curtir por ser uma peça, mas achei muito interessante a leitura.

Os personagens são muito interessante, impressionante pra uma estória tão curta

Mi_ 17/05/2023

Eu simplesmente amei!
Uma história curta que fala sobre muito: ganância, poder, vaidade, amizade e traição.

?Chorarei tão-somente por aquilo em que acredito; acreditarei tão-somente naquilo que sei de fato; e tudo que eu puder remediar será feito à medida em que o tempo for se mostrando companheiro.?

?Palavras só fazem soprar um hálito gelado sobre o calor das ações.?

giovanna 13/05/2023

"Palavras só fazem soprar um hálito gelado...
... sobre o calor das ações."

Ah, Macbeth!!! De longe minha obra favorita de Shakespeare, que dessa vez fiz a releitura por conta de uma matéria na faculdade. Só tenho a dizer que sou completamente apaixonada por essa peça e ela é simplesmente uma aula de estrutura dramatúrgica. Indico demais a leitura.

immc 12/05/2023

O que está feito está feito
"As virtudes adequadas a um Rei, tais como a justiça, veracidade, temperança, equilibrio, generosidade, perseverança, compaixão, humildade, devoção, paciência, coragem, firmeza... delas não tenho o menor sinal. Por outro lado, conheço todas as variações de cada crime separadamente, e pratico-as de muitas maneiras. Ora, tivesse eu poder e despejaria o doce néctar da concórdia nos quintos do Inferno, tumultuaria a paz universal, destroçaria toda e qualquer unidade sobre a face da Terra."

Davidson.Chagas 06/05/2023

Nível Shakespeare?
Macbeth é uma boa obra, mas não sei se mais que isso.

Foi uma leitura que me segurou do início ao fim, talvez mais pela forma como o psicológico de Macbeth e Lady Macbeth é retratado (o receio, o medo, a culpa).