A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Bruno 20/02/2024

Uma excelente leitura!
Um livro muito fascinante e incrível! A narrativa de Martin é genial ao colocar os diversos pontos de vista de uma mesma história. Essa diversidade de personagens faz com que possamos olhar os conflitos por diferentes perspectivas e, apesar de termos os nossos favoritos, conseguimos entender cada lado, bem como as motivações de cada personagem. A narrativa é construída como um grande jogo de xadrez, Martin vai brincando com as peças, as posicionando de forma correta até o momento em que a tensão explode na trama. Com todas as peças posicionadas corretamente e a Guerra dos Tronos realmente começando, Martin nos entrega um clímax incrível, bem como trágico para alguns de nossos personagens. Apesar de já ter visto a série, o livro me surpreendeu de diversas maneiras, afinal, a narrativa do Martin é muito mais rica do que a série e estar dentro da cabeça dos personagens é um grande bônus. A construção de mundo é brilhante, sempre ficamos curiosos para saber mais acerca das lendas, das guerras passadas e dos mistérios desse universo gigantesco do Martin. Só não darei 5 estrelas pois sinto que a fluidez da minha leitura foi parada por capítulos lentos (que não deixam de ser necessários). Agora irei ler o próximo volume.

Laís Gois 19/02/2024

George R R Martin não decepciona.
O livro é maravilhoso, já vi e revi a série diversas vezes, sou muito fã, mas confesso que as últimas temporadas me deixaram desgostosa da história. Por causa disso, resolvi criar coragem e me aventurar nos livros. Melhor decisão que tomei! A história, obviamente, é muito boa e envolvente, mas o que mais me surpreendeu foi a escrita do George, que faz um livro super extenso não ser nenhum um pouco maçante, muito pelo contrário, o livro é extremamente fluído e prazeroso de ler.

Vitoriasiq087 18/02/2024

No livro você percebe o quão Ned Stark foi "inocente", ele não soube enxergar um palmo a sua frente e por isso deu o que deu, foi burro em achar que venceria essa guerra, sem dúvidas. Sou tremendamente apaixonada pela série e agora vejo que me apaixonarei mais ainda com a leitura!

Ellen Reis 16/02/2024

Assisti poucos episódios da primeira temporada, e o pouco que assisti foi super fiel ao livro.

Tem bastante detalhes e dá um pouco de cansaço ver o calhamaço antes de iniciar a leitura, no meu caso, fui acompanhando com o Áudio Livro, porque apenas com a leitura não estava conseguindo absorver os detalhes, e escutando me ajudou bastante.

Não considero uma leitura fácil, são muitas páginas com muitos detalhes e foi um pouco cansativo tentar conhecer as famílias e o mundo em geral.

Estou feliz por ter finalmente lido o início dessa história, porém não sei se darei continuidade, não gosto muito de tanta guerra, e de não ter nada de bom e feliz, mesmo depois de ler tantas páginas. Eu preciso de mais que luta e violência.

Lucas.Lemes 15/02/2024

O Livro e a minha saga favorita!
Lembro muito bem quando foi a primeira vez que eu li esse livro, e sei que eu nem sabia oque era a tal série Game of Thrones! Eu li este livro em 2012 e foi ele que me fez começar a acompanhar a série que hoje é a minha série favorita!

Sem comentários, Titio George Martin consegue colocar um excelente drama político em um mundo medieval com criaturas fantasiosas com um amargor cruel de plot twists e acontecimentos necessários para o excelente desenvolvimento de seus personagens.

Aconselho muito a quem nunca leu, com toda certeza Martin inovou no gênero fantasia com seu toque realístico e desenvolvimento brilhante de personagens.

moacircaetano 14/02/2024

Finalmente imergindo numa das sagas mais fantásticas já escritas.
Vindo da série, percebi que o inicio da série foi muito similar ao primeiro livro.
Um excelente aperitivo para encarar o restante da jornada.

Rebeca.Souza 14/02/2024

LEIAM!
Apenas leiam. Não tem o que dizer, é perfeito.

TODO PODER AO NORTE PORQUE O INVERNO ESTÁ CHEGANDO, SENHORES!!!

Matheus656 12/02/2024

O melhor começo de franquia da literatura moderna!
Sinceramente, Essa franquia tem o melhor começo que já vi! História cheia de reviravoltas, o início do desenvolvimento dos personagens e acontecimentos marcantes !!

Fabby 12/02/2024

Conhecendo Westeros
Concluída a leitura do primeiro livro desta série tão famosa. E eu me rendo a todo o hype que gira em torno deste autor.

Apesar de ser um calhamaço, a leitura foi tão fluida e envolvente que em alguns momentos foi difícil deixar ele de lado pra cumprir minhas obrigações kkkkk Ah! E vale ressaltar que foi meu primeiro contato com Westeros pois eu não assisti à série!

De longe, Daenerys é uma das minhas personagens favoritos aqui. E percebo uma constância na apresentação de mulheres fortes, tanto guerreiras (como prevejo que será Arya), quanto na fortaleza maternal (como Cateryn) e em Daenerys que une tantos papéis que fica impossível rotulá-la.

A distribuição dos capítulos trouxe dinamismo e um interesse enorme em me manter lendo pra dar continuidade às histórias que foram sendo inseridas nesse primeiro livro.

O que dizer dos diálogos de Tyrion?!?!?! Perfeitos!!!! Fortes, contundentes, profundos e necessários!! Destaquei vários deles!

Sigo lendo a série e em breve postarei video sobre minha experiência nesse primeiro contato com o autor.

Glenda.Feitosa 09/02/2024minha estante
siiim, ela é a menina do cabelo branco da série. eu li o livro anos atrás (antes mesmo da série ser lançada) e não conseguia imaginar ela com 14 anos também.

ladysnow 08/02/2024

"Quando se joga o jogo dos tronos, você ganha ou morre"
A guerra dos tronos é, de fato, a melhor obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o anel. O primeiro livro da saga "as crônicas de gelo e fogo" é a introdução ao incrível universo de fantasia medieval criado por George Martin, uma tentativa de preparar o solo para uma das maiores sagas literárias já feitas, o livro apresenta o ponto de vista de 7 personagens, cada um com uma história, personalidade e objetivos diferentes. Os sete arcos apresentados são divididos em duas grandes questões que funcionam como o ponto central da história: a guerra dos tronos, uma disputa política pelo trono e poder em westeros, e a volta da longa noite, um período na história onde uma terrível escuridão caiu sobre esse universo no meio de um inverno poderoso que durou anos, resultando em devastação a boa parte do mundo através da fome, e do terror causado por criaturas mágicas, demônios que trouxeram de volta os mortos para lutarem contra os vivos. A história é rica em detelhas, apresentando um universo bem construído, onde a política e a fantasia andam lado a lado e se equilibram perfeitamente dentro da história, aqui tudo acontece por uma razão, nada é por acaso e a história se resume em ações e consequências. Os "protagonistas" carismáticos e suas dinâmicas impecáveis conseguiram deixar a história agradável e fácil de ler. A ação, a política e os "vilões" me fizeram pirar com teorias e me deixar vidrada na história. Um prato cheio de ação, fantasia e política, só tenho elogios para essa história.

Ellen 07/02/2024

De um dos maiores mestres da fantasia surge uma épico magistral, poderoso como se jamais viu? (trecho da contracapa)

Lucca.paollo 07/02/2024

MAGNIFICO !
Não é possivel comentar sobre apenas esse volume. Para criticar ou elogiar a obra, seria necessário ler todos os volumes. (Eu já adquiri todos). Mas como a historia é dividida em partes, é possivel citar pontos notaveis do primeiro Volume - ou "temporada".
1- Se você gosta de J. R. R. Tolkien, esse livro pode ser tedioso para você, pois a obra é mais puxada para o mundo real e politico também. Diz o titulo "Guerra dos tronos", mas a trama se desenvolve mais para "GUERRA DOS REINOS".
2- Os vários cenários fazem com que cada situação problemática exija uma atitude de cada personagem envolvido. E é através disso que a história flui: Ações e consequencias.
3- SOMOS PRESENTEADOSS com inúmeros detalhes que residem nos diálogos entre os personagens. Com isso entendemos cada ação do personagem e cada personalidade. Aqui podemos compreender coisas relacionadas a série da HBO.

Bruna2386 06/02/2024

"Pois o amor é o veneno da honra, a morte do dever."
Para todos os fãs de fantasia - assim como eu - a leitura de As Crônicas de Gelo e Fogo é indispensável. O autor criou um universo gigante e complexo que é contado através de vários pontos de vista que possuem suas próprias atmosferas e narrativas. Para um leitor de primeira viagem pode ser confuso no início, mas a estória vai se moldando pouco a pouco e se tornando mais compreensível.
Nesta releitura, consegui saborear melhor os detalhes e até mesmo ter uma experiência diferente com alguns personagens. Meu ponto de vista favorito, sem dúvidas, é do Eddard Stark, pois são repletos de política e têm muito da Corte em Porto Real, que para mim é um dos pontos altos da série. Catelyn e Tyrion também apresentam bastante política, mas com focos diferentes (em outras famílias e ambientes, por exemplo) e gosto muito da interação do Lannister com o próprio pai, quem ele despreza tanto, mas conhece profundamente.
Arya e Sansa possuem um certo ar de oposição. Enquanto a primeira é mais aventureira e curiosa, a outra é mais recatada e cortês como se é esperado das mulheres desta sociedade. Os capítulos da Arya são ótimos, principalmente em Porto Real com os treinamentos do Syrio Forel. Já com os capítulos da Sansa, eu só passei a gostar mesmo no final do livro, quando ela tem uma compreensão política mais assertiva e começa a entender realmente os perigos à sua volta.
Bran é de longe um dos meus personagens favoritos, pois os capítulos dele são ligados ao misticismo e à magia de maneira sutil, mas com bastante importância desde o começo. Os capítulos do Jon me são uma incógnita, há aqueles que gosto muito (como o último, quando ele foge, mas retorna à Muralha) mas há também os que eu detesto (quando ele chega na Patrulha e reclama basicamente o tempo todo por ser bastardo e não estar desenvolvendo um papel de maior relevância ali naquele lugar). Um personagem que me causa sentimentos mistos, mas que gosto bastante, principalmente seus sentimentos conflitantes em relação à sua própria identidade.
Daenerys é o ponto fora da curva no livro, com uma estória quase que paralela aos acontecimentos principais em Westeros. O crescimento dela é muito bem construído e os sonhos de dragão que ela tem ao longo do livro constituem uma das minhas coisas favoritas na estória. Não posso deixar de mencionar o Prólogo que tem uma narrativa semelhante ao horror (principalmente nas páginas finais do capítulo) e que também está inserida no contexto da Muralha/Outros e já apresenta várias informações e detalhes sutis que somente na releitura fui capaz de entender melhor.
Apenas uma informação bônus que gostaria de compartilhar: meus 3 capítulos favoritos. Gostaria de listar vários, porque realmente é um livro que eu gosto muito do começo ao fim, mas existem sempre àqueles que são realmente maravilhosos de ler e para mim foram:
3º Bran III - Quando ele sonha com o corvo de três olhos e tem várias visões.
2º Arya III - Quando ela encontra os crânios de dragões e ouve conversas através dos túneis secretos.
1º Eddard VII - O confronto de Ned com Cersei e a verdade sobre os filhos da rainha.
Ficam de fora vários capítulos da Daenerys que gosto (especialmente os últimos), do Tyrion com o pai e da Catelyn indo de um lugar para outro, mas que sempre apresenta muito da política e cultura de Westeros.
Gosto muito da saga e do autor, poderia conversar horas e horas sobre os livros, mas aqui tá um pouquinho da minha visão do livro. Recomendadíssimo!

Mirian Nunes 04/02/2024

O inverno está chegando
Comecei o livro após anos de ter visto a serie, e posso falar como grande fã da série que sou, que a série saiu muito fiel ao livro.
Uma história empolgante e que lhe prende do começo ao fim, todos os personagens são complexos e instigantes.
Recomendo a todos!