A Fúria dos Reis

A Fúria dos Reis George R. R. Martin...

Resenhas - A Fúria dos Reis

Paulo de Tarso Lira 03/08/2023

Existe INDIVIDUALIDADE nas GUERRAS
George Orwell falou:
"A maneira mais rápida de acabar com uma guerra é perdê-la."
Existe no imaginário popular, pré conceitos nas obras sobre Guerras.
No Senhor dos anéis temos personagens ilibados e honrados, nas lutas, os malfeitores e os benfeitores são facilmente identificados por sua beleza ou a falta dela.
Em filmes de Guerra, facilmente identificamos as fases do protagonista, a tão falada jornada do Herói, mas, o que torna GOT uma história extraordinária?
Eu demorei um pouco mais de tempo para terminar o livro em comparação com o primeiro, talvez, isso se justifique, por causa do meu fascínio por introduções de histórias, onde tudo é muito interessante, há uma certa magia em acompanhar os personagens que estão começando a jornada, evidenciando suas falhas e estabelecendo suas Individualidades.
Mesmo diante dos acontecimentos que simplesmente acontecem em GOT, o livro se sustenta em decisões e consequências em cada região de Westeros, às vezes, são tantas batalhas e ações ao mesmo tempo, que o leitor sente-se perdido em alguns capítulos, entretanto, é isso que se espera de uma Guerra, imprevistos e reações improvisadas.
Gostei do Sr. Davos, seus antecedentes no reino, como sua relação com a Melinsandre e a descrença no deus vermelho, aos poucos, tudo isso indica o final do caminho de Stannis em sua fé cega.
Tyrion Lanister tem o protagonismo novamente, permaneço defendendo que ele é, o melhor personagem de GOT, os melhores capítulos são sobre ele, seus comentários ácidos e inconvenientes, nas conversas com sua irmã fica evidente que a raiva, o ressentimento e um certo temor reverencial de ambos, nessa relação de irmãos.
Arya Stark é sensacional, sua evolução de personagem é surpreendente, por último e não menos importante, Catelyn Stark, mesmo com uma participação um pouco reduzida, ela sempre rouba as cenas.
R. R. Martin conhece seus leitores, ele brinca com nossas expectativas, pois sabemos dos eventos antes dos personagens, às vezes, me percebia tentando adivinhar que tipo de movimentações políticas iria ocasionar e, mesmo assim, sempre me surpreendia.
No decorrer do livro, percebemos que cada um está lutando por seus interesses, tentando manter suas individualidades, mesmo que, para isso, precise exterminar o outro lado por meio de politicagem ou batalhas brutais usando Fogovivo.
Em momentos de guerra, temos uma falsa ideia de uniformização de pensamentos, pois há um líder falando em nome do povo. Na narrativa de GOT, Catelyn nos faz pensar em indivíduos, em pessoas que não lutam por poder, por glória e muito menos por seus interesses, assim como ela, essas pessoas fariam qualquer coisa para estar nos afagos de sua família.
Diante disso tudo, o que estamos dispostos a perder para acabar com as nossas próprias Guerras?

Brenda.Pasa 31/07/2023

Uma leitura exigente, por vezes, cansativa. alguns pontos de vista são menos intrigantes que outros. ainda assim, tudo parece necessário para criar uma atmosfera tão imersiva e complexa. ansiosa para seguir todas essas histórias e o jogo dos tronos.

hellflections 28/07/2023

Rinha de reis
Dando continuidade à saga, ainda me faltam palavras para descrever essa obra incrível. A escrita, como de costume, é excepcional, repleta de detalhes, enriquecendo a leitura ao seu máximo. Os personagens, muito bem construídos, não deixam nada a desejar, e aqui pudemos conhecer um pouco mais de algumas figuras que não se mostraram tanto no primeiro livro. Há tanta ação e caos rolando ao mesmo tempo que fica difícil pontuar um único acontecimento ou ato como o mais marcante, mas Tyrion com sua genialidade foi um dos maiores destaques para mim, enquanto Theon foi um dos maiores aborrecimentos kkkk. Tem sido uma ótima jornada, vamos ver onde essa rinha de reis vai dar.

marcosyyk 26/07/2023

A Fúria dos Reis
No livro anterior, A guerra dos tronos, é mostrado um pouco da inteligência e do potencial do Tyrion, o que funcionou bastante para mim e me deixou curioso pra saber mais sobre o personagem. Já nesse livro, fiquei bastante satisfeito com o que foi mostrado sobre o personagem, surpreendeu bastante as minhas expectativas sobre ele. Tyrion é de fato um personagem incrível e de uma inteligência impressionante, mas além disso, demonstrou ter uma bravura maior do que aqueles que zombavam de seu tamanho. É difícil negar que o personagem carregou o livro nas costas, apesar de eu ter achado o Jon incrível também, mas Tyrion foi muito superior. Tudo que envolveu o personagem Tyrion nesse livro foi incrível, suas conquistas, suas estratégias, seus diálogos, e principalmente seu romance.

Lari P 25/07/2023

Um grande universo cheio de magníficas peculiaridades.
Confesso que o início do livro estava chatinho por conta do pov de alguns personagens, porém conforme a história foi se desenrolando foi tombo atrás de tombo, kkkk.
Cada vez fico mais impressionada pela extrema inteligência e complexidade do personagem Tyrion, assim como o Varys. Outro destaque é para a Dany, que está cada vez mais astuta e digna de uma Khaleesi! Sansa está aprendendo as regras do jogo e Arya se tornou uma das personagens mais fortes da saga.
A escrita do GRRM é maravilhosa, a complexidade e ambiguidade dos personagens e do universo criado é encantador. Adorei a história do cometa vermelho e do senhor da luz, com Melissandre sendo caótica o tempo todo kkkk.
O primeiro livro foi uma grande introdução ao universo, já o segundo traz o início do grande jogo dos tronos. Amei.

Jonatha8 24/07/2023

Muito fod@
Só digo uma coisa: LEIA ESSA SAGA. A cada capítulo o leitor se envolve mais e deseja ler o próximo? o próximo? Muito bom.

Maycon Bittencourt 23/07/2023

Martin da continuidade a sua história épica após a tragédia que a família Stark teve que enfrentar. Um livraço foi este aqui. Muito bom.

melmelmel 17/07/2023

Que continuação...
Eu não estava esperando muito desse livro, achei que fosse ser mediano já que o primeiro foi simplesmente perfeito?, mas eu me surpreendi. Ele foi melhor que o primeiro livro, cheio de ação, detalhes, brigas políticas e com vários reis...
Ele foi incrível, me prendeu totalmente e me fez querer continuar essa saga maravilhosa.
Ele prometeu muito, e entregou mais ainda, todo mundo deveria ler esse livro incrível. ???
Estelaa 18/07/2023minha estante
Oloko

Estelaa 18/07/2023minha estante
Arrasou na resenha como sempre

Luana G. 15/07/2023

A fúria dos Reis
"Mais detalhes, mais diabos"
“Nos dias que correm todo tipo de gente se intitula rei.”

>>Uma estrela vermelha cruza o céu após a morte do Rei Robert e a decapitação do Eddard Stark e isso é presságio sangrento, a paz nos Sete Reinos chegou ao fim.
>>Após a morte do Rei Robert, seu filho mais velho, Joffrey Baratheon, assume o trono. Agora Rei, Joffrey governa o mundo com muita tirania, e com o seu tio, Jaime, sendo prisioneiro do norte e seu avô, Tywin, comandando guerras sobra apenas Tyrion, para ser a Mão do Rei.
Tyrion agora Mão do Rei, não quer ter o mesmo final de Ned e nem das outras duas mãos, então decide colocar tudo em ordem e mostrar que está lá para fazer justiça. O duende está pronto para jogar o jogo dos tronos.
>>Com os Lannisters no Trono de Ferro muitos levantes acontecem nos Sete Reinos, e um deles vem de Lorde Stannis, o irmão de Robert. Stannis tem a certeza que Joffrey é um bastardo, logo o trono de ferro lhe pertence. Em busca de aliados para tomar o trono, Stannis, acaba se juntando com a Melisandre de Asshai, uma feiticeira vermelha, umbromante e sacerdotisa de R'hllor, que acredita que Stannis é o verdadeiro rei de westeros capaz de trazer os dragões de volta.
>>Mas Stannis não é o único irmão de Robert que quer o trono. Renly Baratheon, o irmão mais novo, quer o trono para ele e é capaz de ir contra o irmão Stannis para conseguir isso.
>>Os membros da casa Stark estão espalhados pelos Sete Reinos. Arya, que assistia a decapitação do seu pai, foi reconhecida por Yoren, um homem recrutador da patrulha da noite, que acabou disfarçando ela e a enfiou no meio do grupo de homens recrutados da Patrulha da Noite. Já Sansa, que também assistiu a decapitação e não pode fazer nada, é feita prisioneira pelos Lannisters e finalmente vê que seu amado Joffrey e a querida Cersei não são tão bons assim.
>>Já Robb, que foi declarado Rei do Norte por seus vassalos, luta inúmeras batalhas para que seu pai seja vingado e que a paz seja restabelecida no norte, então acaba deixando Winterfell. E à procura de homens, Robb pede para seu melhor amigo, Theon Greyjoy, que era o protegido do seu pai, volte para sua casa natal, as Ilhas de Ferro, e convença os homens de ferro a ajudarem nessa guerra.
>>Nas Ilhas de Ferro, Theon não era visto como um homem Greyjoy e sim um filhote do Norte, desesperado para ter o respeito do pai, Theon, planeja mostrar seu valor. Na ausência do irmão, Bran acaba se tornando o Senhor de Winterfell, mas com apenas oito anos, Bran só gostaria de poder andar novamente e passar horas sonhando que é seu lobo, o Verão.
>>Enquanto isso, para lá da Muralha, o bastardo Jon Snow entra cada vez mais na Floresta Assombrada e descobre que algumas aldeias de Selvagens estão desertas e nada tira da sua cabeça que algo maior está por vir.
>>Do outro lado do Mar Estreito, Daenerys Targaryen, depois da morte do seu irmão Viserys e de seu marido Khal drogo, é agora a única herdeira do Trono de Ferro, e resolve voltar para Westeros para reivindicar aquilo que lhe pertence, mas agora tenta atravessar um deserto para manter seus dragões recém-nascidos em segurança.

ALÉM DOS COMBATES QUE SE ESTENDEM POR TODOS OS LADOS, O PERIGO AGORA TAMBÉM CHEGA PELO CÉU, QUANDO UM COMETA VERMELHO COMO SANGUE SURGE AMEAÇADORAMENTE. UMA TERRA ONDE IRMÃO LUTA CONTRA IRMÃO E A MORTE CAMINHA NA NOITE FRIA, NADA É O QUE PARECE SER, E INOCÊNCIA É UMA PALAVRA QUE NÃO EXISTE. QUANDO OS REIS ESTÃO EM GUERRA, A TERRA TODA TREME!

Raphael143 15/07/2023

A saga continua
Continuando a história iniciada em "A Guerra dos Tronos", Martin trouxe o resultado de diversas tramas introduzidas no livro anterior; a guerra inicia-se, com 3 pretendentes ao trono, e 2 em busca de independência e vingança.
Adoro a narrativa do Martin, sua escrita e o estilo de "pontos de vista" adotado por ele. Destaques do livro vão para qualquer coisa envolvendo o Stannis e companhia, principalmente a Batalha da Água Negra, que eu diria ser o ponto alto do livro, e para as aventuras da Arya, que passou muito perrengue. Apesar de eu gostar das partes do Bran e do Jon, podem ser meip paradas. O ingrato mimado do Theon me dá nos nervos aqui, mas muita merda aguarda ele.

Gabriel2594 14/07/2023

A Fúria dos Reis: Uma Continuação Empolgante e Surpreendente
Depois de terminar de ler A Fúria dos Reis, segundo livro da saga As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin, sinto-me compelido a compartilhar minha experiência fascinante com essa obra-prima da literatura fantástica. Esta resenha é o resultado de minhas reflexões e emoções após acompanhar os desdobramentos desta narrativa épica.

Em relação ao primeiro livro, devo admitir que A Fúria dos Reis superou minhas expectativas. Desde o início, fui cativado pelos capítulos envolventes de Catelyn, cujas histórias foram arrebatadoras e cheias de intrigas políticas e dramas familiares. Além disso, os capítulos protagonizados por Tyrion Lannister também foram brilhantes, repletos de astúcia, humor e inteligência, o que só reforça a habilidade narrativa de Martin.

Embora tenha me sentido um pouco perdido durante a Batalha da Água Negra, compreendo que a representação de uma batalha de tal magnitude pode ser confusa, considerando as múltiplas ações acontecendo simultaneamente. No entanto, a atmosfera tensa e a imprevisibilidade dos eventos mantiveram minha atenção em alta, garantindo momentos de pura adrenalina.

Uma das qualidades marcantes de A Fúria dos Reis é a capacidade do autor em transmitir emoções intensas através de seus personagens. O exemplo mais notável é Theon Greyjoy, cujos capítulos me deixaram imerso na mente de um ser humano desprezível. Essa capacidade de provocar uma variedade de sentimentos é um testemunho do talento de Martin como escritor.

Como um todo, A Fúria dos Reis é uma obra-prima da literatura fantástica que recomendaria entusiasticamente a qualquer pessoa que aprecie narrativas intricadas e envolventes. As reviravoltas surpreendentes, os personagens complexos e a escrita envolvente de George R.R. Martin fazem deste livro uma leitura imperdível.

Concluindo minha análise, classifico A Fúria dos Reis com 5 estrelas. Esta continuação empolgante superou minhas expectativas, proporcionando uma experiência literária rica e emocionante. Mal posso esperar para mergulhar no próximo livro desta série extraordinária e descobrir quais são os destinos reservados para os personagens que já aprendi a amar e odiar.

volturist 12/07/2023

Amei
?o amor é veneno. Um doce veneno, sim, mas mata do mesmo jeito.?

?se a Muralha alguma vez cair, todas as fogueiras se apagarão.?

Luisa ð 11/07/2023

Leiam
Não foi fácil terminar de ler esse livro, nem o primeiro, mas valeu muito pena. Não há muito o que resenhar sobre ele, ou talvez tenha muito sobre o que resenhar, o que torna muito complicado escrever.
Uma continuação fiel do primeiro livro, o segundo continua exatamente de onde parou no primeiro, os personagens espalhados pelo reino com seus próprios problemas e batalhas, buscando em quem confiar e para onde ir. Só que dessa vez com muito mais sangue.
O Inverno chegou, crianças. ?
O que mais acho de interessante nessa leitura é em como o escritor vai lagando apenas informações o suficiente para nos prender até achamos mais.
O livro é fantástico, contudo, cansativo e um tanto frustrante, devido aos capítulos compartilhado por 300 personagens. Mas dá pra sobreviver, levei uns 4 meses, mas valeu super a pena.
Mas o próximo fica só para o ano que vem, pelo menos esse é o plano.