Carrie, A Estranha

Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

marcellinha 30/12/2023

Carrie, a estranha?
Atualizando minhas - poucas - leituras desse ano. quis ler carrie porque assisti uma montagem brasileira do musical esse ano e amei. esse livro foi mais uma aposta pra me tirar desse ressaca terrível que eu to o ano todo. pov: não funcionou

eu achei interessante a escrita, como se fosse um conjunto de pesquisas sobre o caso, mas em alguns momentos se tornava um pouco cansativa.

eu gostei da leitura, mas acho que funcionou melhor na forma de musical KKKKK achei mais emocionante

Joyce 07/09/2020

Intrigante e assustador!
Primeiro livro que leio do King e adorei!
Conta a estória de Carrie White, uma adolescente com poderes sobrenaturais e que tem uma mãe que é uma fanática religiosa.
Carrie sofre todos os tipos de bullying na escola, por ser diferente dos outros alunos.
Carrie percebe que tem poderes sobrenaturais e vai aperfeiçoando os poderes até conseguir autocontrole sobre eles.
Então acontece uma situação no baile da escola que é a gota d'água para Carrie... ela não suporta mais os maus tratos dos colegas e o fanatismo da mãe e todos esses sentimentos juntos fazem ela "explodir". Muitas coisas acontecem e a cidade inteira sofre com a fúria de Carrie.
João 07/09/2020minha estante
Ele é um gênio!

João 07/09/2020minha estante
Eu só apaixonado pelos livros do Stephen King

Joyce 07/09/2020minha estante
Foi a minha primeira experiência com o autor, e adorei a leitura... quero ler outros livros dele ?

Maraia2 17/07/2022

"Ela não era um monstro. Era só uma garota."
Esse livro foi meu primeiro contato com o Stephen King e com esse gênero, tô bem surpresa porque gostei bastante da leitura. Foi uma escrita fluida e é uma história bastante chocante.

Claro, senti muita raiva durante a maior parte da leitura, são muitas cenas de bulling e machismo de revirar o estômago, por isso dou uma passada de pano pra Carrie mesmo.

O fanatismo religioso é outra coisa muito presente na história, acho que aqui fica bem evidente o quão doente são essas pessoas. No mais eu gostei do livro, espero ler mais terror agora que sei que esse gênero pode ser extremamente interessante.

lairanja 10/12/2023

O livro é como se fosse recortes de jornais conectados com a história. Em alguns momentos eu sentia vontade de chegar para a polícia e falar ?IRMÃO, ACREDITA NELA?, porquê me sentia dentro da história, tendo informações que ninguém mais tinha, mas sem poder fazer nada.
Elizinha23 10/12/2023minha estante
todo mundo já se sentiu assim

Bruno.Jacimenco 10/12/2023minha estante
Ótimo livro. Nunca odiei tanto um personagem como a mãe da Carrie rsrs

Zé Silveira 11/03/2022

Carrie é o primeiro livro do Mestre King, publicado em 1974 e logo no seu primeiro romance, ele já demonstra vários traços em sua escrita que viriam a se tornar tão reconhecidos nos trabalhos posteriores. Nesse caso uma narrativa curta, porém impactante mostrando como os efeitos do bullying no âmbito escolar e o extremismo religioso familiar deformam a personagem título da obra. Essa nova edição da Suma das Letras da Biblioteca Stephen King está um verdadeiro capricho: a maravilhosa arte da capa, o pôster, o marca página, a diagramação e os "extras" ao final do livro reproduzindo os documentos que são mencionados durante a história. Enfim para quem é fã do King recomendo fortemente essa edição para conhecer/revisitar as origens do Mestre.

Carol 25/06/2022

Carrie ????
Um livro clássico mas bastante datado como até é comentado no início do livro. Tem uma linguagem que hoje em dia seria bastante criticada, muita gordofobia, a pressão em cima das meninas/mulheres, os homens violentos, acho que é um retrato de como era a época dos anos 70.

Entendo que o exagero nas cenas foi para que pudéssemos entender a gravidade da situação mas também consigo ver porque o próprio autor não gostava muito do livro no início, ele precisa de bastante edição e revisão se fosse lançado na época atual.

Os recortes de jornal no começo são interessantes mas depois acabam se tornando enfadonhos e aparecendo demais com cortes bruscos de uma parte da história para outra.

E Carrie, honestamente, acho que ela aguentou foi muito ainda, eu só queria ver todo mundo pegando fogo e morrendo pois foram poucos que mereciam sobreviver nessa obra ???

LaAs183 19/05/2021

"As pessoas não vão se tornando melhores, apenas mais espertas. E não é por ficarem mais espertas que param de arrancar as asas das moscas. O que fazem é apenas achar uma justificativa melhor para fazê-lo."

Maria 11/07/2021

particularmente eu não tenho grandes experiências com os livros do king, mas é gritante a escrita desse primeiro livro para os demais. o começo em si é bem lento, mas depois que engata o fio da meada flui que é uma beleza, carrie desde o começo já tava sendo minha protegida, achei errado o que ela fez na cidade inteira? não! o final que a mãe dela teve foi bom? pouco satisfatório, dava pra ter feito sofrer um pouquinho mais. No geral a escrita é gostosa, já tem um toque de curiosidade no meio.

Karini.Couto 11/08/2022

Quem nunca ouviu falar de Carrie, a estranha não conhece o que é terror dos bons! A primeira vez que ouvi falar nesse título eu ainda era uma criança e assisti ao filme e fiquei transtornada e deliciada com tamanha magnitude do nosso querido Stephen King.. Que eu simplesmente amoooooo!!!

Falando sobre o enredo e a criação de Carrie:

Carrie White, que dá nome ao título da obra, foi criada de maneira rígida, por uma mãe extremamente religiosa, ela deveria ser uma adolescente como qualquer outra, porém, quando Carrie discorda de sua mãe, sofre punições, que vão desde a apanhar, ao abuso psicológico que sua mãe usa como artimanha para controlar a adolescente, chegando até mesmo a se auto mutilar, no intuito que Carrie sinta-se culpada e com isso, fique sob o domínio bizarro de uma mulher que deveria ser protetora, amável - mas será essa sua forma de demonstrar amor por sua filha? De maneira torta, bizarra e completamente errada!

Claro que com uma mãe dessas, não tem como Carrie ser uma adolescente normal, ela é diferente, singular e isso obviamente chama atenção de seus "colegas" de escola, tornando-a alvo fácil para sofrer bullying e humilhações incontáveis e inimagináveis!

A relação de Carrie com os colegas de escola que deixam marcas profundas e despertam algo que irá mudar tudo:

Em dado momento, Carrie menstrua após uma aula de educação física e isso faz com que ela acredite que está morrendo, ao mesmo tempo que é mais uma vez zombada, tendo absorventes jogados em cima dela. E é bem nesse momento que algo inesperado ocorre. Algo que estava oculto em Carrie desperta e ali o tudo muda na vida de Carrie.

Há um auxílio de uma professora contra o bullying que Carrie sofre nesse momento, levando o ocorrido ao diretor acadêmico, e como forma de punição, o diretor pune as adolescentes com o baile. Elas não poderão ir.
Uma das envolvidas sente-se culpada por toda a situação, e talvez em um ato de empatia, pede que seu namorado convide Carrie para o baile. Mesmo que isso não vá apagar toda a dor causada a jovem, quem sabe isso não lhe traga uma noite agradável e memorável.

Minhas considerações sobre a obra como um todo:

Um enredo marcante, intimista e pertubador sobre uma adolescente que enfrenta situações que ninguém deveria enfrentar, tanto dentro de casa, quanto na escola, e ainda que se trate de uma obra de ficção e horror, tem muitas nuances da realidade sobre abusos, bullying, opressão e outros. Assuntos relevantes são abordados no enredo e isso é apenas um dos detalhes do motivo que gosto tanto da escrita de Stephen king.

O enredo nos apresenta vários pontos de vista que vão dos de Carrie ao das pessoas sobreviventes do massacre que houve na escola. Por mais "assustador" que algumas atitudes de Carrie possam ter ocasionado, não a culpo, pois o tanto que ela enfrentou, despertou algo para o qual ela acabou se entregando ao seu poder.

Sem contar que a construção dessa edição está simplesmente fantástica, tornando tudo mais crível e mexendo com o leitor de diversas maneiras diferentes.

Costumo dizer que ler King é uma experiência única e especial, ao menos para mim. Não dispenso nenhuma obra do autor e recomendo sempre para quem curte o gênero ou está disposto a sair da zona de conforto.

Sobre Stephen King e um pouco sobre sua trajetória:

Para quem não sabe, esse é o primeiro livro de Stephen King publicado pela primeira vez em 1974 e que apresentou esse grande autor completo e intrínseco ao público, ganhando inúmeros fãs ao longo dos anos, adaptações de suas obras e ganhando todo meu coração! E que deixou ele conhecido como "mestre do terror"

Na década de 90, o autor foi banido de diversas escolas nos Estados Unidos.
Essa obra é muito especial em vários aspectos e o conteúdo extra mostra "recortes de jornais, revistas, cartas, trechos de livros e depoimentos" que segundo a Editora, e eu concordo, "constroem uma narrativa marcante e única."

site: www.alemdaspaginas.com.br
DANILÃO1505 11/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Mika 02/12/2022

Livro bom com início cansativo
O livro foi difícil de ser engajado no início, os cortes de cenas me pareceram muito confusa; porém, o livro tem descrições fabulosas (como sempre nas escritas de Stephen) o que provoca um calafrio de incomodar a mente.

ELLen304 05/03/2023

O VERDADEIRO TERROR ESTAVA NO FANATISMO RELIGIOSO.
Carrie, o debut de stephen king no mundo literário, é um livro DENSO. já conhecia o filme (e todas as adaptações dele) que por sinal é muito famoso, mas o livro foi uma experiência a parte.

carrie basicamente conta a história de uma garota que é excluída, e vê sua autoestima minada todos os dias pelo bullying e pelas agressões verbais e físicas de sua mãe mentalmente perturbada que exerce um fanatismo religioso sobre ela (e todos a sua volta) que ultrapassa os limites de qualquer coisa que eu já tenha visto antes. absurdo. simplesmente absurdo.

é um livro que te faz pensar, realmente. as agressões da mãe da carrie são retratadas de forma tão cruel, que precisei largar o livro por alguns minutos e respirar. ela sofre, sofre MUITO! mas nos poucos momentos em que vemos sua personalidade, é possível ver que ela poderia sim ter tido uma vida legal se tivesse tido uma chance. me fez pensar em muita coisa.

??SPOILER: ??stephen king, impecável como o esperado, constrói uma narrativa quase sufocante para culminar no ápice, o momento em que ela explode. e cara? ela pode sim ter tirado a vida de mais de 300 pessoas, mas você realmente se pega torcendo por ela. e entende! nota: 8/10
ELLen304 05/03/2023minha estante
ps: o ?8/10? é porque tem partes que para mim foram arrastadas (acho que alguns detalhes são desnecessários) mas tem em mente que eu já CONHECIA a história a +10 anos porque já vi os filmes que foram inspirados no livro várias vezes ?carrie, a estranha? e afins ?

ELLen304 04/04/2023minha estante

Alê 29/05/2020

O primeiro Stephen King
Há muito tempo, ensaio ler uma obra de Stephen King. Encontramos várias sugestões por qual delas começar, enfim, optei por seu primeiro livro.

Carrie, a Estranha é uma obra que tem uma narrativa com a prosa que narra a vida de Carrie no presente e artigos que dialogam com fatos descritos ao longo de todo livro.

Embora seja o único livro que li do autor até o momento, acredito que seja uma boa entrada para o universo do Mestre King.
Elton.Martins 29/05/2020minha estante
Se aceita sugestões.

Recomendo demais 'O Iluminado' e 'Doutor Sono', que é a continuação do primeiro.

'A coisa' é muito bom também, apesar de esperar um pouco mais do final.

'Escuridão total' é bom também. São 4 histórias diferentes... Leitura rápida.

Por último, o Misery. Bom também, mas confesso que esperava um pouco mais.

Sheip7 29/05/2021

Carrie, o fanatismo religioso e o bullying
Após ver o filme dia desses bateu a vontade de ler o livro e foi isto que fiz.
Gostei da escrita e da forma como a história é contada, mesmo parecendo um tanto bagunçada.
Mistura o ponto de vista das pessoas após o "fenômeno" e como realmente tudo aconteceu.
Não tive surpresas por já ter visto as duas adaptações, mesmo tendo algumas diferenças entre elas e o livro.
Sobre a história...
O fanatismo religioso da mãe da Carrie é simplesmente agoniante, a mulher é completamente doente!
O tanto que a Carrie sofre com a mãe e vítima do bullying é triste demais! E em pensar que muita gente adora praticar bullying. Ah, se todos que passam por isso tivessem o poder dessa guria...
Justificar a prática do bullying usando o fato de serem adolescentes não me é convincente, visto que já fui adolescente e tinha total noção da grande maioria das coisas que fazia. Eu era adolescente e não uma idiota!
Após tudo que se passou não senti pena de ninguém, além da própria Carrie.
O fanatismo religioso e o bullying foram bem abordados. A pegada de investigação policial/suspense fez tudo ficar melhor.
Por fim, recomendo a leitura!
Malú 29/05/2021minha estante
Legal, vou colocar na minha lista.