Mar Morto

Mar Morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Zorro_do_cerrado 24/01/2024

É Doce Morrer no Mar
A Bahia de Dori Caymi e Jorge Amado nasce neste livro, alegre, pulsante, cheia de vida e cultura. Influenciou diversas produções artísticas, cinematográficas e principalmente literárias por construir de forma sólida a primeira visão da Cidade Baixa da Bahia!!!

Hoje, infelizmente, quase um século depois resta quase extinta a centenária cultura dos saveiros que cobriam o mar da Bahia de todos os santos com várias cores dando ainda mais graça e cultura ao mar, entretanto os que restam são bravos saveiristas que como Guma sabem que É Doce Morrer no Mar nos braços de Janaina....

F!

OSSSS

Céu cheio de estrelas 23/01/2024

Ah, a Bahia de Jorge
Como todo (?) Livro de Jorge Amado, Mar Morto é um ode à Bahia e aos baianos, e aqui especialmente enfatizando o que de mais lindo existe nesse Estado brasileiro: o mar, a pele preta, e o candomblé.
O livro é pra lá de poético, o mais lírico que li até hoje do autor. Nesse, o coadjuvante é o mar, quase uma personificação divina, não fosse o protagonismo maior ainda de Iemanjá, a deusas das águas. Apresentados os principais e mais adorados elementos da obra, passa-se então a Guma, um jovem que foi criado por seu tio mestre de saveiro e segue o mesmo ofício e mesmo amor pelas águas do reconcavo baiano, amor que é estendido depois para Lívia, sua namorada. Através da historia de paixão dos jovens mergulhamos nas dores ( e algumas delícias) da profissão de pescador, da falta de oportunidades, das alegrias do povo pobre, do apego à religião pra suportar aquela vida sofrida e injusta para homens que se aventuram em águas inóspitas e para suas mulheres que ficam esperando o pior acontecer, com a resignação que só os mártires e santas podem ter.
É doce morrer no mar...

Clebeca 19/01/2024

História envolvente
Uma leitura bastante fluida, história com personagens fortes e toda uma mitologia por trás do enredo. Um livro muito bom, mais um de Jorge Amado que gostei.

@szpbl 13/01/2024

É doce morrer no mar
Apesar de ser minha primeira leitura de Jorge Amado, já tinha expecativas altas. Fiquei encantado. Pretendo continuar a ler mais obras do autor.

Embora o tema seja apresentado a partir da história de Guma e, posteriormente, da união com Lívia, a cultura dos navegadores da Bahia é ricamente apresentada pelo escritor.

Poeticamente descrito, o mar baiano de Jorge Amado é deslumbrante. Sob a proteção de Janaína, os marítimos fazem suas viagens e vivem o código que foram destinados a seguir - entregar-se a ele por completo.

Destino tão forte que Lívia, mesmo sempre tentando afastar o filho desse futuro, acaba ela mesmo assumindo o saveiro de Guma para que ele seja herdado pelo menino.

A escrita simples e cheia de significados traz uma discussão política de forma relativamente sutil e sem fantasiar um futuro perfeito com a solução rápida.
Fernanda 25/03/2024minha estante
leia Capitães de Areia, você vai se apaixonar mais aindaaa

Fernanda 25/03/2024minha estante
Na verdade, todas as obras de Jorge são perfeitas. Não tem um ruim

Vinicius.Chiquito 31/12/2023

História/Romance Homérico
Particularmente está entre meus livros favoritos, o vocabulário, a forma com que a trama se desenvolve, a paixão e a dignidade dos "saveiros e homens do mar, que buscam sua sobrevivência naquilo que aprenderam a amar e respeitar".
É o tipo de livro que te deixa triste por terminá-lo (rsrs) E claro, Jorge Amado, esse gigante da literatura, consegue dar vida aos personagens, me passa a impressão de que conseguirei enxergar GUMA, RUFINO e o velho FRANCISCO nas ruas das cidades da Bahia.
Realmente MARAVILHOSO.

revista suja 29/12/2023

MEU DEUS
Incrível, incrível e incrível. É um livro ótimo pra quem deseja se acabar de chorar, emocionante, te faz apegar aos personagens de uma maneira até inexplicável. Tudo é lindo. Tudo é doce. Como o mar é doce, como o mar é lindo. Nossa, me encontro devastada.

httpsams 28/12/2023minha estante
que linda sua resenha!!!!

Isabella1264 20/12/2023

É doce morrer no mar
Jorge Amado consegue construir uma história como ninguém. Esse livro me encantou tanto quanto Capitães da Areia (meu preferido). Incrível!

Bianca Martins 20/12/2023

Jorge e suas sociedades
Jorge, assim como na maioria dos livros, retrata a sociedade e não somente os personagens principais.
Aqui Jorge fala sobre Salvador, ali pelos anos de 1935, pelos olhos dos pescadores e suas famílias.

Nessa historia Jorge retrata uma sociedade em que o mar é mais do que uma paixão ou estilo de vida, ele é uma sina, uma mãe que dá a luz mas que também a tira.

Um livro com personagens fortes e que foram muito bem retratados em novela.

Recomendo a leitura, assim como outros clássicos do autor.

oilanazu 19/12/2023

Eu não consigo explicar tudo que eu senti lendo esse livro, mas posso dizer que ele é muito bom.
a escrita do jorge amado me pegou bastante, eu amei a escrita, a forma como ele mostrava as coisas pra gente, algo muito visual, e isso me encantou e fez eu querer continuar lendo (foi o principal motivo de eu não ter abandonado).
sobre os personagens, não gostei muito de guma, homem é homem, e já era esperado que ele fizesse o que fez com livia e o melhor amigo, mas eu achei muita falta de consideração mesmo assim. também não gostei do best dele muito não, ainda mais por bater na esmeralda. livia, tadinha, dependia de guma até pra respirar e eu odiei isso, ela foi feita sem personalidade o livro todo mas no final teve um lampejo de que tava mudando.
os demais personagens, principalmente as femininas, como a rosa e a esmeralda, e até a dona dulce, me encantaram bastante também, muito queridas.
no geral, o livro é ótimo, a escrita é boa, o desenrolar da história também, e os personagens são bons da sua maneira. foi meu primeiro contato com o autor e eu espero poder ler mais obras dele futuramente.

Jimsalabin 15/12/2023

Mar morto se lê balançando na rede
CARAMBA !
Eu sinceramente não sei o que é melhor: a narrativa ou a escrita

Mar morto é simplesmente o livro perfeito !

A escrita é tão fluída como uma "onda" rsr
E a historia é tão bem construída

Tem um romance principal

Com um pano de fundo cheio de mitos e religião

E tem uma mistura de realidade com mitos
Você pensa que tá lendo sobre a história de pessoas normais, mas na verdade é o romance de formação de mitos épicos

E tem muita quebra de expectativa, até metade da história o Guma era o herói mas ele se deixa levar pela cobiça e você percebe que a verdadeira heroína é a Lívia

E é engraçado que o texto te afirma a todo tempo que o destino está selado e o que vem por aí é a morte
Mas assim como a Dona Dulce você sempre tem aquela esperança vinda de outras leituras com finais felizes
É um sofrimento, uma miséria, uma desgraça, uma prisão sem fim, que me senti o tempo toda constrangida pelos meus privilégios
Mas de certa forma teve um final feliz
Um novo final feliz
Diferente do que o leitor poderia imaginar
A esperança
O milagre
A iemanja personificada
A Lívia mudando a história

Um adendo, que eu quase não vi ninguém falar sobre como o Jorge Amado escreve incrivelmente um fluxo de consciência, todo mundo fala sobre a Clarice Lispector mas nunca cita ele

Ele repete várias frases, como pensamentos invasivos na mente do personagem, traz questionamentos e dúvidas que ecoam na vida deles

Eu amei isso com todo o meu ser !

??Não sei se vou ler outro livro do Jorge Amado
sinto que esse livro fez parte de um destino selado
Mas o amor, a morte e o mar vão soar diferentes pra mim daqui pra frente
Vou sempre lembrar dessa gente
Que vive como se fosse morrer
E morre sem saber viver ??

Magda14 10/12/2023

Que livro chaaaaaaato!!! Meu Deus, eu não via a hora de terminá-lo! Eu já li "A morte e a morte de Quincas Berro d'água", já assisti "Gabriela " e "Dona Flor e seus dois maridos"... E, minha nossa, essa aqui foi a pior e mais monótona história que li do autor. Se eu pudesse, apagava esse livro da minha memória.

Daniella.Santos 09/12/2023

O que Jorginho faz comigo ninguém faz
Eu amo a escrita de Jorge Amado de um nível que eu nem sei dizer.
Dessa vez invés de falar sobre o livro vou falar de mim.
Fui em Salvador aos 16 anos em uma viagem da escola técnica. Sempre foi o sonho da minha mãe, sempre quis levá-la na Bahia.
Ano passado comecei a ler Mar Morto no meu projeto de ler um livro do autor por ano (autores que eu gosto muito só leio uma vez por ano por medo de ficar órfã e fazer durar pra sempre), o livro é tão imersivo que eu sentia a maresia na pela, sentia o gosto da água do mar, então interrompi a leitura e prometi a mim mesma que só terminaria de ler sob o sol da Bahia.
Eis que em abril desse ano finalmente o sonho se concretizou e fomos pra Porto Seguro, nesse ponto já não era só um livro pra mim, era conquista, realização de um sonho movido a Jorge Amado. Esse é o poder que a leitura e esse homem têm na minha vida ??