A Viajante do Tempo

A Viajante do Tempo Diana Gabaldon

Resenhas - A Viajante do Tempo

Bart 15/03/2021

Outlander - A Viajante do Tempo
E se o seu futuro fosse o seu passado?*Diana Gabaldon*
Editora Arqueiro 2018, 752 pág.
Eu já estou no 4° livro e ainda não tinha feito as resenhas (evoluçooooooões).
Sei que Vou receber algumas mensagens ou directs... paciência!!
??O livro NÃO é ruim?? ele só é direcionado, só isso!! Só li o 1° e não pretendo voltar para os outros 7 livros restantes de média 800 pág.
O livro tem um público alvo, isso é show... como não pertenço a esse público, leitura não me empolgou, foi o suficiente p/não querer continuar a série, só isso!!
Pontos positivos:
-A escritora é incrível quando faz uma alusão à mulher empoderada, de mente avançada, (literalmente) à frente do seu tempo, e como essa mulher sofre, você nem precisa voltar 200 anos, nós temos um monte de exemplos aqui mesmo! No livro, uma mulher que se defende, inteligente, que não é submissa... É uma bruxa e deve morrer...Essa forma de pensamento da escritora é incrível, ela tira a figura do tempo dela e esfrega analogia em nossa cara (o livro todo é em cima disso)... porque muitas mulheres ainda são tratada assim hoje!
-Viagem no tempo (atravessou o portal de pedra, pronto acabou a viagem no tempo) e uma participação de 3 linhas do monstro do lago Ness.
Ponto negativo (na minha opinião)??
-Fui ler achando que seria uma aventura, com ficção científica, vai ter um romance (tudo bem)... Mas não... da metade p/final, a gravidade criativa só puxa p/sexo, o Jaime é uma figura tão idealizada que a gente quase não tem características de Claire a protagonista. Não sou puritano, mas não curto livro que enche linguiça com sexo, (é p/preencher "buraco" na história? Kkkkkkkkk separei alguns exemplos).
É uma série de sucesso, livro ou tv, a escritora sabe o que faz, inclusive o final é pesado p/caramba... muito mesmo! Respeito o gênero, mas não é o meu!
?????? e meia!!
P/quem curte, aproveite bastante!! ?
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!!

Livia.Pascolato 06/07/2023

A viajante do tempo
Claire vai com seu marido Frank em uma segunda lua de mel, pós guerra, para Escócia. Ele é um historiador, e sempre pesquisou sobre seus antepassados. Em um dia, Claire vai sozinha a Craig na Dune um círculo de pedras mágico, que a faz voltar 200 anos.
Após conseguir se localizar, encontra-se com Jack Randall, antepassado de seu marido, e fugindo dele, acaba com um grupo que a leva para o castelo Leoch do clã MacKenzie. Nessa trajetória conhece o jovem Jamie. Após algum tempo, consegue uma ida para um local próximo a Craig na Dun, porém no meio do percurso se vê obrigada a casar com Jamie, para que o capitão inglês Jack Randall não possa pega-la em interrogatório por ser inglesa.
Após muitas aventuras ela finalmente se vê apaixonada por Jamie, e acaba contando para ele sobre sua vida, então ele a leva para o círculo de pedras, para que ela volte para casa, mas só então ela percebe que já está em casa, e fica com ele.

Queria Estar Lendo 18/05/2013

Só mais um - A Viajante do Tempo
Resenha: Outlander, vol. 1: A Viajante do Tempo
Link oficial da resenha: http://migre.me/eBZ5T

Para começar, mais um livro que eu jurava que ia odiar e que a Eduarda insistia para eu ler. Gente, eu preciso parar de duvidar dessa menina, porque ela sempre acerta os livros que eu vou amar loucamente!

A Viajante do Tempo é um livro histórico, o que só faz de tudo muito mais mágico ainda (explico lá em baixo). É o primeiro volume da série Outlander (algo como Estrangeiro, em tradução livre) da autora Diana Gabaldon.

No primeiro livro da saga, conhecemos Claire, uma inglesa de 27 anos que serviu durante oito anos como enfermeira em bases militares durante a segunda guerra mundial. Quando a guerra acaba, ela e o marido, o professor universitário Frank Randall, decidem fazer uma viagem para a Escócia, o mesmo lugar onde passaram sua lua de mel, para que pudessem se "reconectar" já que estiveram longos anos separados durante a guerra.

Claire é uma mulher forte e decidida, que corre atrás do que quer e ama muito o marido. Ela tem uma personalidade muito forte, mesmo, o que não era muito bem visto em 1945, mas quem se importa? A Claire que não! Já seu marido, Frank, é um historiador nato e passa a maior parte do tempo com o reverendo local, desenterrando alguns documentos sobre seus antepassados que viveram na região.

Claire não é o tipo de pessoa que possui hobbies e facilmente se entedia com o de Frank, por isso ela parte em algumas jornadas para explorar a cidadezinha e até mesmo para recolher algumas amostras de plantas locais, já que está tentando começar um hobbie ao colecionar ervas e seu conhecimento sobre elas ela não está lidando muito bem com o retorno para casa, acostumada demais com a rotina frenética dos hospitais de campanha.

E é em uma dessas viagens a procura de plantas que o impossível acontece e a nossa história se inicia de verdade: Claire atravessa um circulo de pedras megalíticas na colina de Craigh na Dun e acaba... Na Escócia. Pré-revolução jacobita. E isso quer dizer, para os poucos entendidos de história mundial como eu, 1743!

Dai pra frente a história se torna uma leitura frenética. Confesso que eu tenho a tendência de me cansar com livros longos e A Viajante do Tempo tem quase 800 páginas mas com esse foi diferente. Era como ler um livro atrás do outro, uma vez que Claire vive muita coisa em tão pouco tempo.

Como eu disse lá no começo, o livro fica mais mágico ainda porque a autora conseguiu entremear fatos reais com fictícios tão bem o que fica mais claro ainda no segundo volume da serie, mas não vamos falar dele agora. Os costumes, a cultura e as pessoas são tão bem descritas que eu fiquei boquiaberta com a capacidade da Diana ainda mais por ser seu livro de estréia. Você sente o verdadeiro choque de culturas, já que é exatamente isso que Claire está vivendo e que a autora passa pra gente. Em certos momentos do livro eu me peguei desejando um banho e água quente imediatamente!

A saga que Claire vive é intensa e diferente, e ela domina tudo com o melhor do seu ser, aplicando as mesmas regras para sobrevivência que aplicou quando estava nos hospitais de campanha e sem nunca desistir de voltar para casa. Mas o fato é que, no meio de tudo isso, existem escoceses, ruivos, gigantes, de kilt e completamente amáveis. Um escocês em particular vai tornar as escolhas da Claire muito mais difíceis e deixar não só a personagem, mas os leitores se perguntando: e agora?

Eu não consigo nem começar a descrever como a Diana é brilhante, deixando pistas para desvendar os mistérios e desenrolar a história ao longo de sua narrativa, com pontos que você achou tão insignificante que nem notou. Além de Claire, a gente ainda conhece muitos personagens incríveis alguns super inteligentes como Collum e Geilie; outros turrões, mas amáveis como Murtagh e Dougal; e uns poucos e raros adoráveis, fortes e incríveis, como Jenny, Ian e Jamie.

Foi meio impossível não me pegar sorrindo durante a leitura, ou odiando alguns personagens pra em seguida amar eles. Fiz promessa de jamais perdoar alguns atos de personagens que eu amo muito, aprendi a amar alguns dos quais eu desconfiava, vi beleza em personagens pequenos, porém sinceros; mas também vi a maldade de personagens que tinham tudo para serem bons.

Aqui a autora faz uma das coisas que eu mais amo: ela dá humanidade aos personagens. Ela não nos aponta um mocinho e um vilão, não nos dá alguém cujos atos de maldade podem ser justificáveis por sua história e coisas que geralmente vemos por ai (e confesso que a maioria em livros YA). Aqui ela nos dá personagens crus, eles fazem coisas erradas, fazem coisas boas, se arrependem, brigam, tem pontos justificáveis pelo passado e outros que não tem qualquer justificativa. Você se identifica e sente compaixão mesmo pelos personagens que, obviamente, deveria odiar.

Para mim, esse é um dos pontos altos da história, além, é claro, do meu escocês ruivo, sexy e de kilt!

A Viajante do Tempo me fez, mais do que nunca, desejar ir para a Escócia, subir Craigh na Dun e atravessar esse circulo megalítico milhares de vezes até cair nos braços do meu Fraser!

Impossível avaliar as aventuras, amores e desamores de Claire, com menos do que cinco estrelas, e mais impossível ainda é não dar um estrela bônus pra ela!

Em fim, me despeço com alguns quotes que me fizeram sorrir.

"Sassenach."
Leia e compreenda, porque essa palavra nunca mais será a mesma.

"Eu posso suportar a dor. Mas não poderia suportar você com dor. Isso exigiria mais força do que eu tenho."
Vamos parar apenas para que eu possa dizer: ESSE LIVRO É UM QUOTE MAGNÍFICO ATRÁS DO OUTRO, e quem não amar esse escocês pelas coisas lindas que ele fala e por tudo que ele sente, deve ser proibida de abri-lo!

"Você é sangue do meu sangue, e carne da minha carne. Eu lhe dou o meu corpo e nós dois deveremos ser um. Eu lhe dou o meu espírito, até que a nossa vida acabe."
Nunca eu quis tanto ter um juramento de sangue no meu casamento como eu quis ao ler isso. E eu não tenho tolerância alguma ao ver sangue. Lembrando que, fora do contexto pode não surtir o mesmo efeito, mas você saberá quando chegar lá.

"Um ouriço? E como ouriços fazem amor?" ele exigiu.
Não, eu pensei. Eu não posso. Eu não vou. Mas eu fiz. "Com muito cuidado," respondi sem conter o riso. Então, agora sabemos o quão velha essa é, pensei.
Porque as partes mais engraças estão sempre onde a Claire faz piadinha e referencias futurísticas e ninguém entende!

"Se a sua vida é uma troca justa pela minha honra, por que minha honra não é uma troca justa pela sua vida?"
Jamais discuta com um Fraser. Ou você vai perder horas fazendo isso e estar errado no fim, ou você estará errado desde o começo.

"Eu lhe dei justiça, como eu aprendi. E eu lhe dei misericórdia até onde pude. Como não posso lhe poupar da dor e da humilhação, eu lhe dou minha própria dor e humilhação como um presente, para que a sua seja mais fácil de suportar."
Não, você jamais o perdoará por isso, mas vai amá-lo de qualquer jeito. No fundo você sabe que foram motivos nobres, mas não perdoará porque você é orgulhosa. E porque poderia ter acontecido de outra forma.

"Nós não temos nada entre nós além de, talvez, respeito. E eu acho que respeito tem espaço para segredos. Mas não para mentiras."
E assim, senhoras e senhores, é como você se apaixona por ele. Entrega sua alma sem nem piscar. Porque ele lhe protegerá com tudo que ele tem, se em troca você prometer honestidade. ASDFGHJKLÇASDFGHJKLÇ

E agora eu os deixo com um dos quotes mais engraçados e intrigantes, na minha opinião (intrigante porque você vai passar páginas querendo saber o motivo).

"Não incomoda você que eu não seja mais virgem?" ele hesitou por um momento antes de responder.
"Bem, não." ele falou devagar. "Desde que não importe que eu seja." ele sorriu a minha expressão de queixo caído e voltou para a porta. "Acredito que pelo menos um de nós deveria saber o que está fazendo."

____________________________________

Esta resenha foi feita por Bianca da Silva, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um

duda 01/05/2021

não sei fazer resenha
esse livro levou consigo todo resquício de sanidade mental que me restava, amei!

eu assisti a série ? transmitida pela Starz, mas tem na Netflix ? antes de ler o livro e, como sempre, o livro é bem melhor ? tem uma riqueza de detalhes singular, além de alguns acontecimentos serem em cronologia diferente, ou até mesmo distintos. o livro te prende, a leitura não é cansativa, apesar de eu já ter uma idéia do que vai contecer, a história é incrível e cativante.

ps.: como na série, no livro algumas coisas foram bem pesadas pra mim, mas no geral é muito bom!!

Sra. Simpática 27/09/2021

A viajante do tempo
Impactante é uma definição bem coerente sobre esse livro .
A Diana tem uma escrita incrível que te deixa totalmente imersa na narrativa , amei a construção de universo e ambientação, gosto muito esses livros estilo medieval .
Agora falando da história em si , eu gostei MUITO , mesmo tendo muita descrição de violencia e abusos , uma em especial ficou bem marcada em minha mente e me fez sentir muito odio e até nojo , pra mim foi bem chocante ; e por isso e outros motivos eu recomendo a lerem esse livro consciente de que ele é muito legal e envolvente e ao mesmo tempo muito pesado em sentido de gatilhos .......

Leléu Ltd. 18/04/2021

Épico
Este livro é incrível. A improvável viagem no tempo serve, pelo menos por ora, apenas para contextualizar o enredo incrivelmente detalhado de uma personagem "contemporânea" levando uma emocionante segunda vida nas Terras Altas de 200 anos antes.

A escrita da autora é detalhada na medida certa, nem deixando pontas soltas nem levando quatro páginas descrevendo uma árvore (desculpe, Tolkien).

Este livro entrou para a lista dos meus melhores, uma história épica que se tornou colega de clube do inacreditável Os Pilares da Terra e do indispensável Sapiens.

Eu "ouvi dizer" que a série é imensa e, sinceramente, não sei o que esperar dos demais volumes. Não sei se ela volta, não sei se ela volta mais ainda, não sei o que será do evento da última página... Enfim. Vou continuar.
Mari 19/04/2021minha estante
Meu livro favorito! A série é imensa, mas vale a pena. Os 4 primeiros livros são ótimos!

Leléu Ltd. 19/04/2021minha estante
Outlander é grandioso! Tenho a certeza de que, se você gostou desse, vai gostar de Os Pilares da Terra e outros do Ken Follett.

Larissa2765 25/09/2021

Há muito tempo eu queria ler essa série, e recentemente fui influenciada a lê-la o mais rápido possível.
Eu realmente não estava esperando uma leitura tão satisfatória, e estou entre o sentimento de arrependimento por não ter lido antes, e o de já ter começado a ler tendo a consciência de que uma hora a leitura vai acabar. Esse é o fatalismo das boas histórias.
Às vezes parece que a autora inclui na narrativa coisas e detalhes que parecem ser sem importância, mas esses elementos são necessários para tocar o leitor, e construir cenas bem estruturadas.
Eu chorei em uma determinada passagem... Provavelmente se a escrita fosse diferente e os personagens não fossem tão bem montados, isso não teria acontecido. A autora soube transformar sentimentos em palavras de uma forma que leva o leitor a senti-los, assim como os próprios personagens.
A personagem principal é cativante e determinada, características que eu gostei muito.
A leitura é um tanto imersiva, e isso torna a leitura um pouco lenta. É uma escrita descritiva e detalhada, sem deixar de ser simples e pragmática.
Eu amei demais!!!

VitOria_ 31/03/2021

O livro,basicamente,vai falar de uma jovem que atravessou o tempo através de uma pedra e estar vivendo no passado.
Correndo riscos,se apaixonando e se aventurando,e a gente acompanha a vida dessa moça,não só dela como dos personagens que se envolve ali no decorrer do livro.
É um bom livro,você lendo o primeiro não necessariamente precisa ler o resto.Eu achei que o final do primeiro livro teve um desfecho legal e dá para parar por ele mesmo se não quiser continuar a história.
Eu particularmente não vou ler o segundo por agora pois não me encontro com vontade.
A leitura,por mais longa que o livro possa ser contado em páginas,flui muito bem uma vez que você entra ali no clímax da história.É importante ressaltar que o livro tem suas partes de atenção como por exemplo,cenas que ocorre abuso e violência com a mulher,no decorrer da minha leitura eu fiz um histórico falando sobre um desses acontecimentos e não vou repetir aqui,mas recomendo que ser for sensível tome cuidado e se informe.
No geral,achei um bom livro de romance histórico,mesmo parando as vezes por conta de gatilho(que me deu)mas sabendo separar e tendo um bom estômago dá até para aproveitar a história bastante.

nat 14/12/2021

Tenho um apego sentimental pela obra
Eu tenho um carinho enorme por essa história, por esses personagens, porque já tinha assistido toda a série. Mas, infelizmente, os livros acabaram não fluindo tão bem pra mim, e acho que por esse motivo não irei ler os próximos volumes :(

Eu passei meses lendo esse livro aos poucos porque, mesmo a narrativa sendo super interessante, a autora colocava uns detalhes um tanto exagerados e talvez desnecessários, o que tornava a leitura muito lenta. Fora que os capítulos são enormes.

Maaaas isso é apenas uma preferência minha. Recomendo super esse livro pra quem não se incomoda com esse tipo de detalhe, porque vai ser um prato cheio.

annacsfraccaro 18/09/2021

Só amor por esse livro!
O tanto que eu amei esse livro não está escrito!
No começo achei que não fosse gostar por ser um livro muito descritivo, e normalmente livro muito descritivo não é minha vibe, mas como eu me surpreendi com esse aqui.
Eu já sabia que iria gostar da história porque eu amo a série.
Eu amei como a autora escreve esse livro e como tudo se fecha sem deixar brecha, simplesmente maravilhosa.
Também foi a primeira vez que ?li? por audiobook, como tinha muita coisa pra fazer eu só dava play e pronto, e foi uma experiência maravilhosa.
É um calhamaço que merece ser lido, não vejo a hora de ler os próximos.

Obs: E sério, mesmo que eu já tenha assistido a série me doeu ler o sofrimento do Jamie.
Marcos Joris 19/09/2021minha estante
Dói mais ainda se você já assistiu, porque a gente fica imaginando a cena a se desenrolar com determinada personagem.

annacsfraccaro 19/09/2021minha estante
Realmente, no livro não chega nem perto de ser tão pesado como na série, mas vem na memória a cena

Entre1 28/12/2022minha estante
Onde conseguiu o áudiobook?

@fernandathomazi 28/09/2020

Um dos melhores romances...
Apesar de ser um livro enorme, a história não te cansa em nada!
É um romance lindo, improvável... nos faz suspirar ver o carinho com que um trata ao outro.
Jamie e Claire representam pra mim o casal mais apaixonantes dos romances.

Jessica M. 06/09/2023

É difícil fazer uma resenha desse livro porque a grande maioria é fã da série (que nunca assisti e não irei), e, de certa forma já estão apegados aos personagens da série que é um fenômeno.
A premissa é interessantíssima. Voltar no tempo deveria ser mágico, exceto pelo fato de que o choque cultural pode ser imenso (concordo, eu mesma não me adaptaria) e o contexto histórico da Escócia em 1743 não era convidativo. No começo fiquei super empolgada para saber o destino de Claire e como ela faria para voltar para o tempo dela.
MAS...

Fui avançando e só lia páginas e mais páginas sobre ESTUPROS. Sei que não era fácil viver nessa época, especialmente para as mulheres (fato!), mas meu maior problema foi que a autora se apoiou unicamente nesse assunto para sustentar todo o livro, quando ela poderia explorar qualquer outra coisa, ainda que mencionando esses tristes detalhes sobre a época, não era necessário se aprofundar SOMENTE nisso. É como se a autora tivesse inúmeras fantasias sexuais e colocasse tudo num livro.

Eu gosto de cenas hot, contanto que sejam bem escritas e tenham propósito para estarem ali, mas aqui as cenas são em sua maioria, ofensivas e desconexas com a história.

Claire foi forçada pelas circunstâncias a se casar com ele, tudo bem, mas Jamie a agride como punição porque, em sua visão, “ela merecia”. Após essa passagem, coloquei o livro de lado para abandoná-lo, mas eu resolvi dar mais uma chance porque estava torcendo para que Claire conseguisse escapar de Jamie e voltasse para Frank. No entanto, a autora decidiu que mesmo assim os leitores deveriam torcer por essa história de amor (?) e nos presenteia com o diálogo:
Jamie: “Depois bati em você até quase matá-la e lhe conto todas as coisas mais humilhantes que já me aconteceram e você diz que me ama.”
Exatamente, isso é um relacionamento tóxico sendo normalizado porque “naquela época era assim mesmo”, então vamos tolerar isso num livro. Depois, Jamie também a estupra (porque ela é sua esposa e mesmo não querendo, deve obedecê-lo).

Ok, passando adiante, temos... (adivinha?!) mais estupros descritos com precisão, sugestões de relação incestuosa entre irmãos e homem violentado com cenas sádicas de cortes de sangue (tentei evitar um spoiler aqui).

No fim, a história sobre viagem no tempo ficou apenas em segundo plano, e poderia ter trazido qualidade para o livro se tivesse sido explorada de diversas outras formas que não a ênfase na brutalidade da época.
Canoff 06/09/2023minha estante
Ótima resenha, Jéssica! Você conseguiu explicar a sua insatisfação muito bem. Acredito que se eu lesse e encontrasse a romantização de estupros, também não gostaria e avaliaria o livro negativamente. Pelo que vejo, a série foi repaginada para se tornar mais receptiva aos espectadores, já que o livro é tão pesado. Não descarto a possibilidade da Diana ter afeição por coisas problemáticas, pois desde que iniciei a série, percebi logo de imediato que havia uma romantização descabida, e agora, com a sua resenha, tenho quase certeza disso.

Carolina 06/09/2023minha estante
Cruzes. Eu comecei a assistir a série anos atrás, mas achei chato. O livro consegue ser pior.

Jessica M. 06/09/2023minha estante
Obrigada, Robson! De fato, eu vi muita gente comentando que a série é melhor porque esses detalhes são mais suavizados.

Jessica M. 06/09/2023minha estante
Pois é, Carolina. Eu não sou muito fã de séries, mas nem o piloto eu quis assistir depois disso!

Helô 08/09/2023minha estante
Repulsa e raiva me define nesse momento! Não lembrava dele agredir ela. Como assim? Caraaa, que ridículo! E pior que os fãs passam maior pano pra isso.

Canoff 08/09/2023minha estante
Helô,

Acredito que os fãs estejam falando da série. Nunca vi ninguém falar que o livro é pouco denso. A série consegue distribuir muito bem essas cenas.

Helô 08/09/2023minha estante
Eu soube do livro a pouco tempo tb! Vi a série a tanto tempo, que nem lembro muito bem das coisas. Só do estupro... provavelmente a série aniquilou esses contextos pesados do Jamie, pra romantizarmos ele

Jessica M. 09/09/2023minha estante
Helô, fiquei horrorizada também. Nos Estados Unidos há muitas resenhas que criticam isso, mas aqui não vi quase ninguém falar sobre. Bizarro!

Helô 09/09/2023minha estante
Então menina, vi esses dias uma "bookstan" falando super bem dessa coleção, que ama as capas antigas, que a história é incrível. Agora tô horrorizada kkkkkk

Jessica M. 09/09/2023minha estante
Foi uma decepção para mim também kkkk

Nina 01/06/2020

Se metade das páginas sumisse não faria diferença
Gostei muito e não me arrependo de ler. Mas vou te falar: meu senhor que livro enrolado! No começo tava maravilhoso e eu lia página atrás de página...
Ai veio a parte romântica da historia...

Decepção viu. O livro tinha tanto potencial. Podia se aprofundar muito mais sobre o estilo de vida da época, bruxaria e politica; mas parece que quanto mais eu lia mais a historia se repetia. São umas 300 paginas no mínimo que trazem o mesmo assunto, mesmos diálogos e mesma enrolação pegajosa e amorosa. Quanto mais o livro progredia, mais me sentia distante daquela historia de fundo tão interessante.

Não deixa de ser um livro ótimo, e super recomendo a leitura para que você possa tirar suas próprias conclusões. O começo e o final do livro são HIPNOTIZANTES, só deixo aqui minha critica sobre o meio da historia que enrolou muito.

skuser02844 02/05/2021

A Segunda Guerra Mundial finalmente acabou, e depois de algum tempo separados por conta da guerra, Claire e Frank Randall decidem ir para a Escócia para uma segunda lua de mel. Lá, eles visitam os lugares turísticos e um deles sendo a Craigh na Dun, um famoso círculo de pedras, no qual mulheres de várias idades dançam ao redor no amanhecer.
Claire sendo enfermeira e tendo gosto por plantas medicinais, retorna sozinha a Craigh na Dun para procurar essas plantinhas. Porém, fica muito intrigada ao escutar um zumbido muito alto e coloca suas mãos na pedra central do círculo por impulso. Ao fazer isso, sem querer, Claire acaba viajando no tempo 200 anos antes, para 1743. E agora, ela têm de dar um jeito de voltar para a sua época em 1945. Mas para voltar, ela têm de convencer alguns highlanders brutos de que não é uma espiã inglesa, e talvez o jovem Jamie Fraser a impeça de atravessar para a sua época.

Vívian 17/03/2021

Livro enorme! Não acabava nunca! Kkk
Mas gostei muito da história. Achei desconfortável ler em livro físico por conta do tamanho. Mas pretendo ler a série toda em ebook!
Geovana 17/03/2021minha estante
Minha mãe assistiu a série e ela ama, esses dias fui saber q livro.
Pensei em ler daí descobri q são 7 livros enormes, más ta na minha lista de leitura q só deus sabe quando eu vou ler.