O Resgate No Mar

O Resgate No Mar Diana Gabaldon

Resenhas - O Resgate no Mar - 1ª Parte

Julia 06/05/2020

Esperando a parte 2 pra formar uma opinião. Estava ansiosa por esse livro.
Leituras da Maju 06/05/2020minha estante
Amo essa série...

Julia 06/05/2020minha estante
Eu tbm!

Carol 06/07/2016

Ahh como eu estava com saudades desses personagens!
Finalmente eu li a parte 1 do livro três de Outlander. E como sempre fiquei encantada com a história de Claire e Jamie e mais ainda pela forma como Diana Gabaldon se fixa como contadora de história. Ela inova em suas narrativas de forma que a leitura nunca se torna cansativa e nem repetitiva.

No início de A Libélula No Âmbar, Claire se encontra em 1968, 20 anos após a volta de sua viagem no tempo, e uma coisa que me deixou intrigada foi não conhecer exatamente o que aconteceu durante esses 20 anos, tanto com Claire como com Jamie.

Após conhecermos de perto o inicio da revolta que foi sufocada com a Batalha de Culloden, nesse volume acompanhamos o trio: Claire, Brianna e Roger, em 1968 e em busca de pistas sobre a vida de Jamie após a batalha onde imaginavam-no morto.

Ao mesmo tempo, a autora nos presenteia com flashbacks de Claire e os anos que passou ao lado de Frank após o nascimento de Brianna, e esses momentos dão uma percepção enorme dos sentimentos de Claire, tanto em relação a seu casamento com Frank, mas também aos sentimentos que ainda guarda por seu amor e o único resquício de tal união, Brianna.

Paralelamente a pesquisa, temos a narrativa da vida de Jamie e o que de fato aconteceu após a partida de Claire. A maior parte do livro é narrado em terceira pessoa, mas sempre acompanhando algum ponto de vista. Em alguns momentos, a narrativa passa para primeira pessoa sobre o ponto de vista de Claire.

Então, chega o momento crucial de toda aquela investigação: será que ela é capaz de retornar ao passado e reviver seu grande amor? A passagem pelas pedras ainda estaria aberta para ela? Conseguiria abandonar tudo? Mas principalmente sua filha?

Antes de começar a ler esse livro, uma das coisas que me chamou atenção e me deixou um pouco receosa, foi a de que Claire e Jamie não estão juntos mais, e tal fato me deixou triste e em certo ponto achei que a narrativa fosse ser maçante ou tediosa, o que em nenhum momento ocorreu. A narrativa é totalmente instigante e viciante, eu torcia a todo instante para ver o casal juntos novamente, mas mesmo assim as cenas de Claire no futuro foram tão bem exploradas que era impossível não se deliciar com cada página lida, assim como as penúrias sofridas por Jamie e o povo escocês após a guerra.

Sem dúvida é uma obra extraordinária, e a cada livro parece ficar melhor ainda! A Diana tem uma escrita impecável, e um conhecimento sobre o que ela escreve, sobre a cultura que deseja mostrar. É uma narrativa impressionante e os personagens criados com um cuidado excepcional. A trama é cheia de percalços e momentos importantes, por isso o livro extenso em nenhum momento fica chato ou massante.

A edição como sempre com um cuidado maravilhoso da editora, apesar de essa capa ser a que menos gostei até o momento hehehe a história me conquistou e muito. Tá bom que eu sou suspeita para falar né, sou apaixonada pelo casal Jamie e Claire e suas aventuras, mas eu gostei muito desse livro sim. ^^

Para quem ainda não leu, eu só posso dizer: Leia! É incrível!

site: http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/
Marilia 21/11/2016minha estante
Carol, gostei muito da tua resenha! Assisti primeiro o seriado de Outlander, depois fui para o primeiro livro, o segundo quase morri com a parte final e vou começar agorinha mesmo o terceiro...não tem como parar de ler essa mulher!! hehehe
Tua resenha está impecável, contou sobre a trama do livro sem revelar spoiler, gostei demais! :))

Dani (@danimoura1) 02/05/2023

Sangue do meu sangue
Já ficou meio batido eu escrever e falar aos quatro cantos que Outlander é perfeito... mas eu não posso evitar, REALMENTE É! ?

A terceira temporada da série de longe é a minha preferida e com esse terceiro livro não podia ser diferente, simplesmente não consegui largar até acabar. Não dá pra falar muito porque teria muuuito spoiler dos livros anteriores, portanto fica minha simples recomendação: LEIAAAA!

Os novos personagens introduzidos aqui são tão ???... Bom, pra finalizar quando se trata de Jamie e Claire eu não sei explicar, só sentir mesmo ?
Iolanda Rozinelli 10/05/2023minha estante
O primeiro livro eu devorei, o segundo foi muito maçante pra mim, acho que principalmente por ter assistido à série e saber o que estava por vir. Foi tão maçante que cogitei parar a leitura. Ainda bem que continuei e agora lendo o terceiro, estou obcecada de novo hahahahah

Myle 16/03/2023

Este povo não tem um dia de paz, misericórdia, é só tiro, porrada e bomba. Eu amo o caos ????????
Carol.Maganha 17/03/2023minha estante
Calma que dá pra piorar ?

Raquel.Corteze 05/07/2021

Terceiro livro
Neste terceiro livro, acompanha a 5a temporada que existe da série. Acredito que no próximo, acompanhará a última temporada existente da série. Depois disso, só teremos novidade...
Karol 30/07/2021minha estante
Pelo que vi na Netflix, a parte que eu tô do livro que ele tá na prisão condiz com o episódio 3 da temporada 3. Acho que cada livro continua sendo uma temporada normal

Rose 24/06/2015

No final do livro 2 pensei: "Caramba! Não acredito que a Diana fez isso!" Mas pensando friamente estava na cara que isso iria acontecer, ainda assim, surpreendente, pelo menos para mim.
Se no volume 2 acompanhamos Claire contando para sua filha Brianna toda a verdade sobre sua geração e nascimento, agora nesta parte inicial do volume 3, temos Claire e Brianna coma ajuda de RogerWakefield procurando evidências de que Jamie está vivo, ou que sobreviveu a fatídica Batalha de Culloden.
Vale lembrar que há uma passagem de tempo de 20 anos (idade da Brianna), do período que Claire voltou para sua época real. Ela tinha certeza que seu amado havia morrido na batalha, aliás, esta era mesmo a intenção dele.
Enquanto em 1968 Claire procura por evidências do paradeiro de Jamie, vamos acompanhando e descobrindo tudo o que aconteceu com ele implorou que Claire salvasse a si própria a ao filho que estava no ventre.
Com Claire de volta para o futuro, Jamie tem que encarar sua nova realidade. Sem sua amada, sendo um importante preso político em um país devastado pela guerra e pela fome, ele tem que continuar lutando não só por sua vida, mas daqueles que ama. Seu único alívio é imaginar Claire e seu filho/a seguros.
Jamie dá uma virada em sua vida, mas continua sendo um líder e a correr perigos que só poucos poderiam enfrentar. Bem diferente do guerreiro que conhecemos nos outros volumes, ele agora é um comerciante, mas engana-se quem acha que com ele trata-se de simples negócios.
De posse de informações preciosas, Clarie agora tem uma importante decisão a tomar. Ela tem que escolher entre o amor de Jamie e o amor de sua filha Brianna. Mas será o amor deles forte o suficiente para resistir a 20 anos de separação? E como eles reagiram as mudanças ocorridas ao longo deste afastamento? Será possível que os dois voltem a se encontrar? Claire está disposta a deixar tudo para trás e ir em busca de seu verdadeiro amor? E como fica Brianna nesta história? Depois de tudo que sofreu e passou, será Jamie o mesmo homem que Claire deixou há 20 anos atrás? Perguntas que estão começando a ser respondidas nesta aventura única onde o amor atravessa o próprio tempo.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com
Clarice.Castanhola 25/06/2015minha estante
Eu queria estar acompanhando a Série fielmente... eu acompanhei a primeira temporada da série e amei! Os personagens são cativantes e apaixonantes. Fiquei completamente envolvida pela série. Ainda não assisti a segunda temporada, culpa da falta de tempo...
Quanto aos livros, por mais que eu goste da série, ainda não me animei para ler.
mais acredito que o volume #3 eu não posso deixar de ler , estou curiosa p saber se Claire está mesmo disposta a deixar tudo para trás e ir em busca de seu verdadeiro amor ...
Ótima resenha Rose. :D

Carla1343 11/11/2020

jamie perfeito nunca erro cristal lapidado meu neném para sempre meu protegido nunca vai errar se errou é tentando acertar
Bianca 12/11/2020minha estante
eu

Lê | @ledelicor 25/01/2019

O Resgate no Mar
O Resgate no Mar é o terceiro volume da série de 10 livros, Outlander. Sete dos oito volumes publicados nos Estados Unidos já foram lançados aqui no Brasil há muito tempo pela editora Rocco. Há algum tempo a publicação da série está nas mãos da editora Arqueiro, que já publicou 6 livros, sendo que os 4 primeiros também foram lançados com capa da série de TV. O primeiro volume que apresenta essa história apaixonante é A Viajante do Tempo (resenha aqui), e os títulos seguintes são: A Libélula no Âmbar (resenha aqui), Os Tambores de Outono, A Cruz de Fogo, Um Sopro de Neve e Cinzas, Ecos do Futuro e Written in My Own Heart's Blood. Os dois últimos livros ainda não têm previsão de lançamentos lá nos Estados Unidos.

Sobre o livro

Claire finalmente descobre, depois de muitas pesquisas e com a ajuda de Roger Wakefield, o que aconteceu com Jamie, as evidências mostram que ele não morreu e ao que tudo indica está em Edimburgo. Essa descoberta coloca Claire em uma posição difícil, voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha do casal. Mas Brianna incentiva a mãe a ir reencontrar o amor da sua vida, e assim elas descobrem como passar pelas pedras.

Ao finalmente atravessar as pedras, Claire irá encontrar um novo Jaime, agora dono de uma casa de impressão em Edimburgo. O primeiro momento do reencontro entre eles é complicado e estranho, contudo entre a tensão e paixão, o casal vai se redescobrir. E assim, juntos novamente, vivendo novas aventuras, eles precisam recuperar o tempo perdido.

Minha opinião

Sempre que penso na minha decisão de ler Outlander, eu fico feliz, pois eu não teria começado a série se não fosse uma decisão repentina de ler o primeiro livro. Agora, completamente apaixonada pela história, eu não acredito que consegui ler 3 volumes da saga durante o ano de 2018. Quando li, no segundo livro, os capítulos em que Claire estava no presente, eu ansiava para que ela descobrisse um modo de voltar ao passado e reencontrar Jaime, e por esse motivo eu estava tão ansiosa para a leitura de O Resgate no Mar.

Ao concluir a leitura desse terceiro volume cheguei à conclusão que esses livros não são para qualquer um, com certeza há uma necessidade de amar a série logo em A Viajante do Tempo e não desistir em A Libélula no Âmbar, pois a leitura do terceiro se mostrou mais lenta do que as anteriores. Como de costume a escrita da Diana é detalhada e envolvente, além disso ela segue a mesma linha de início, com a primeira parte da narrativa fazendo papel de introdução para os acontecimentos que virão em sequência. Eu gosto muito desse estilo de narrativa, pois mostra como a autora está preocupada em mostrar como tudo acontece, sem que nada falte ao leitor.

Finalmente vamos ter o reencontro tão esperando de Claire e Jaime, que foi muito mais estranho para mim do que para eles. Eu achei o reencontro digno e nada forçado, pois foram 20 anos separados, e muita coisa aconteceu nesse tempo. Mas não podemos esquecer que estamos falando do casal mais encrenqueiro que existe, então poucas páginas depois eles já estavam metidos em confusão. Com isso, eu descobri que estava com muita saudade de ver os dois juntos. Assim como nos livros anteriores tanto Claire quanto Jaime vão ter que, novamente, superar os acontecimentos decorrentes da distância, cada um teve uma vida longe do outro e vai ser difícil para eles assimilar essas informações.

Lar é o lugar onde você sempre deve ser aceito quando precisar.

Durante boa parte do livro vamos acompanhar a narrativa focada em Jaime e no que aconteceu com ele nesses 20 anos. Eu fiquei impressionada com o poder que a Diana Gabaldon tem de me fazer sofrer, a Jaime também é claro. Mas a autora impressiona ao omitir do leitor um acontecimento importante, que só ficamos sabendo quando Claire descobre, assim era eu e ela indignadas com uma decisão que Jamie tomou nesse período. Para falar a verdade eu ainda não me conformo, achei sacanagem! É óbvio que novos problemas surgirão e muita acontecerá, mas a lealdade de um apara com o outro permanece intacta.

A trama da história vai seguir uma linha diferente, em parte do livro vamos estar em alto mar e depois na Jamaica. A narrativa de alguns acontecimentos e morna e sem grandes acontecimentos, principalmente para matar a saudade de personagens queridos, como Jenny e Fergus. Fiquei muito feliz em revê-los! Mais uma vez, Diana apresenta novos personagens que apaixonam ou que revoltam.

O Resgate no Mar foi uma leitura para confirmar meu amor por essa série incrível! Já estou ansiosa pelo quarto volume, Os Tambores de Outono.

site: https://www.lelendolido.com.br/2019/01/o-resgate-no-mar-diana-gabaldon.html
Tamara 25/01/2019minha estante
Amo demais, acabei o livro 5 parte 2 esses dias e já estou cheia de vontade de começar o 6, embora outro lado meu queira esperar para não ficar tão órfã até lançar o 7.

Luisa 07/05/2022

O Resgate no Mar
O melhor até agora, é muito legal ver outros ares fora da Escócia. Em nível de entretenimento as partes no século 20 não são sensacionais mas mesmo assim são muito boas, é super interessante ter um vislumbre do casamento da Claire com o Frank. A Brianna e o Roger são infinitamente melhores no livro, ela é muito mais divertida.
Acompanhar os percausos do Jaime também é incrível. Ô bichinho que sofre. A amizade entre ele e o John é fofa e um pouco triste também, tenho que confessar que os dois combinam (Sorry Claire kk).

Algo que me deixou encabulada no arco do Jaime em Helwater foi a relação dele com a Geneva. Lendo me soou muito como estupro da parte do Jaime e conversando sobre isso com outros leitores percebi que a maior parte discorda disso, acham inclusive que o abuso veio da Geneva para com o Jaime. Acredito que mesmo com todo o pipipi popopo de que "ah é uma história que se passa a muito tempo, tá representando a época", isso chama a minha atenção como uma leitora do século 21 e tais questões permeiam a minha cabeça. Acho que a Diana foi infeliz no jeito em que ela escreveu a cena mas existe vários pormenores na situação e isso me deixa em paz com o Jaime.

O arco nas Indias Orientas é maravilhoso. Toda a história, o drama, os percausos, os personagens, Willoughby e os pés kkk, Claire no meio de gente estranha e esquisita, Jaime e a relação com os barcos, Fergus e Marsali querendo vucovuco kkk, Gilles brisadassa, os escravos, AMEI.
Leitura da Karyo's 28/05/2022minha estante
Oi, tô lendo esse livro. Pra mim, foi abuso também. Das duas partes. Geneva intimidando ele por ser ela ser de uma "classe superior", e ele meio que forçando nela quando ela disse não...

Josi 05/10/2014

O Resgate no Mar - 1ª Parte
Em O Resgate no Mar 1ª parte, terceiro livro da série, a protagonista Claire Randall está de volta à Escócia de 1968, depois de retornar de sua viagem ao passado, mas ainda sofre a perda de seu grande amor, o sedutor guerreiro Jamie Fraser. Por conta deste amor, Claire abriu mão de um casamento e de sua confortável rotina no século XX para enfrentar os perigos de outra época.
dalva 16/01/2015minha estante
olá.

onde vocês encontraram o livro. Estou em busca e não tenho achado para comprar.
e to assim angustiada para ler.

Marcia Pimentel 09/12/2009

Pura Emoçao
O Resgate no Mar é pura emoçao... a parte que o Jamie narra é tudo de bom... ele passou o pao que o diabo amassou e jogou na lama rsrss... esse lindo escoces ruivo passa por cada coisa nesse 20 anos sem a Claire...mas o reencontro deles é muito emocionate... a parte braba e quando ela descobre o casamento do jamie... eu ficaria muito mais brava do que a claire ficou.

tinyprettymadu 24/04/2024

Experiência incrível em alto mar
Eu sempre tiro meu chapéu para essa série de livros maravilhosa. A experiência é sempre imersiva e incrível. O Resgate no Mar foi uma leitura longa, intensa e indescritível, que me puxou pra dentro das páginas.
Cada descrição detalhada dos lugares e experiências, do mar, das navegações e ilhas te transporta diretamente pra 1767. Sem palavras!
Definitivamente uma das minhas leituras preferidas.

Thunder Wave 24/08/2015

O mais interessante de O Resgate no Mar é a mudança de narrativa. Com a separação do casal, vemos as coisas pelo ponto de vista de Jamie e não apenas narrados por Claire. Essa narrativa foi introduzida em A Libélula no Âmbar, mas o ponto de vista de Claire ainda era predominante. Aqui vemos tudo que aconteceu com Jamie com os pensamentos dele.

Outro ponto que se destaca em O Resgate no Mar é como Diana Gabaldon não dá ponto sem nó. É impressionante ver como Diana conseguiu escrever uma saga com volumes tão extensos, rico em detalhes, e ainda conseguiu resgatar a maioria dos acontecimentos que pareciam ser paralelos na trama. Muitas pessoas e fatos que apareceram como ‘Figurantes’ nos outros livros voltam para encaixar algumas peças nesse.

O Resgate no Mar parte 1 é a leitura mais leve de Outlander até agora. A obra acaba literalmente na metade, não temos um desfecho e nem mesmo um suspense nos últimos parágrafos para nos deixar curiosos, apenas o fim de um capitulo que terá continuidade somente no próximo livro.

Veja Mais no Link

site: http://thunderwave.com.br/resenha-o-resgate-do-mar-parte-1-diana-gabaldon/

Clara 14/11/2014

Resenha Outlander: o Resgate no Mar
O Resgate no Mar é o terceiro livro da autora Diana Gabaldon, e é muito interessante de ver a direção que a história está tomando. Fora que muita coisa acontece, os livros são muito longos. E a cada livro você precisa de um tempo para assimilar tudo.

Essa primeira parte do terceiro volume continua sendo dividida em dois tempos, em 1968 na Escócia com a Claire, Brianna e Roger Wakefield fazendo suas pesquisas históricas tentando descobrir o que aconteceu com o Jamie Fraser pós-Culloden e aproximadamente no período de 1746 a 1766, com o próprio Jamie contando sua vida no pós-guerra. Para tudo, né? Isso ao meu ver tornou a trama muito mais dinâmica, porque se passaram 20 anos para ambos e o que aconteceu com eles nesse período muda o posicionamento do personagem fora a maturidade adquirida através dos anos. Essa trajetória é muito bem explicada. É indescritível ver o quanto eles sofreram cada um a sua forma a separação e a dor por acreditarem que nunca mais iriam ser ver.

Jamie acabou se tornando um homem muito endurecido pela vida, passou por diversas situações e cada uma delas deixou marcas profundas. A Claire não ficou muito longe, mas de certa forma teve uma vida mais tranquila junto com sua filha e com o apoio de Frank Randall.

Uma coisa que eu gosto muito nessa coleção é esse lance do universo paralelo, porque eles caminham juntos, mas ao mesmo tempo separados por séculos. Visto que se passaram 20 anos para ambos os personagens mais em diferentes realidades. A vida continuou.

A premissa dessa primeira parte livro é basicamente a Claire tentando descobrir como voltar para o Jamie e o desenrolar de tudo até ela finalmente conseguir. A segunda parte conta tudo o que aconteceu após esse encontro, que por sinal foi bem emocionante. Como a gente sabe Jamie tem uma capacidade imensa de atrair problemas, então por ai já imaginamos que lá vem muita confusão. Como já diz o titulo dessa vez é em alto mar, o que nos proporcionará uma boa mudança de ares e mais uma vez algo que me agrada bastante é o trabalho de pesquisa da autora, pois eles saem das highlands direto para um clima tropical com costumes diferentes e com uma cultura diferente.

A Diana aproveita muito bem seus personagens e eles tendem a crescer na trama, alguns morrem, mas sua presença é tão forte que é sempre lembrado. Outros aparecem rapidamente não damos nada por eles e do nada retornam de uma forma inesperada e se tornam cruciais na historia. Exemplo disso é o Lorde John Grey. Quem diria, né?

É um livro repleto de aventuras e reviravoltas, com certo misticismo, afinal a cultura africana é bem pontuada, sem contar com a própria viagem no tempo que é bastante questionada. Agora é tomar fôlego e partir para os Tambores de Outono, pois ainda há muita historia pela frente.

site: http://nomeumundo.com/2014/11/13/resenha-outlander-o-resgate-no-mar/