Como me tornei estúpido

Como me tornei estúpido Martin Page

Resenhas - Como Me Tornei Estúpido

renatocaldas 06/07/2021

Inteligente, sarcástico e elucidativo
Esse livro, em diversos momentos, me faz lembrar "Entrevista com a Pedra" de Nigel Goodman. Muito inteligente, lavado de sarcasmo e bastante elucidativo sobre muitas ideias de como devamos (ou não devemos) levar nossas vidas. Antoine é um personagem cativante, com certo tom de frieza mas que, no fim, parece apenas precisar de um pouco de experiência para ser quem ele realmente é, sem sentir o pesar disso. Recomendo por ser uma leitura com tudo isso de bom, além de ser relativamente rápido com menos de 200 páginas. Mas não se iluda: a leitura é bastante densa de ideias.

Mari Gil 16/02/2020

O livro começa muito bem, fiquei bem intrigada com a saga de Antoine para se tornar estúpido e todas as suas reflexões e buscas. Apesar disso, fiquei bem decepcionada com o final, pois achei que a história se perdeu um pouco do intuito inicial. Mas é um bom livro, vale a pena conhecer.

Heros Pena 24/04/2021

Uma leitura diferente que, com um humor leve trata de temas profundos e nos tira de nossa zona de conforto e nos leva a refletir sobre nosso modo de vida e sobre a sociedade atual. Gostei muito e recomendo a leitura.

Alessandra.Laine 26/02/2024

Não se pode ser feliz e consciente
O livro começou bem : proposta interessante e muito humor; o meio foi previsível, mas eficaz e necessário.
Lendo até aqui, eu me perguntei como ele (o autor) ia se sair dessa ... Não saiu ... Parece que no final, ou ele ficou cansado ou o livro era autobiográfico e a experiência foi um sucesso.

Malu.Nunes 14/03/2021

É muito difícil escrever sobre um livro o qual eu me identifiquei tanto. Fico com a sensação de que corro o risco de falar mais de mim do que da obra.
Acompanhar a jornada de Antonie sobre sua infelicidade por buscar demasiadamente compreender o mundo foi como um abraço e um lamento. Pra o mal de Antonie ? e de nós que somos assim ? não há remédio.
Muitas vezes me diverti com o relato do sofrimento das pessoas que ele encontrou também ao longo do caminho. As pitadas de humor sarcástico de Martin Page caem como luva nessa obra sobre a difícil arte de existir em um mundo que não nos acolhe.
Ver demais. Sentir demais. Não encontrar resposta na morte, tampouco na vida. Parece que o que verdadeiramente ainda nos salva da vida, são mesmo as relações humanas.

"A inteligência é um cavalo louco, é preciso aprender a segurar suas rédeas, a alimentá-lo com boa aveia, a limpá-lo, e, às vezes, a usar o chicote. - Nietzsche".

Aline 03/01/2013

Gostei muito
Livro bacaninha, de um autor novo, bem fininho, de ler numa tacada só. O humor é ácido, fazendo crítica a nossa sociedade atual, ao sentimento de inadequação, à constante e crescente massificação do raciocínio.
Gizlia 19/01/2016minha estante
Excelente o conteúdo literário de Martin Page , dotado de uma consciencia que pode parecer fictícia mas que é verdadeira ,só as pessoas inteligentes são capazes de sentir que a vida é um mistério que não podendo ser desvendado e muito menos resolvido por nós mesmos , aceitar a existência humana e encara - la como uma fantasia e simplesmente ir levando - a do jeito que ela nos levar. o humor tão bem posicionado é muito atraente.

IsacSL 24/03/2022

Divertido
É cheio de críticas a sociedade, tem muitas piadas, consegue fazer refletir sobre várias questões. O protagonista é empático e por vezes cria certa identificação com o leitor. O autor pondera sobre as vantagens da inteligência e da alienação de forma divertida, mas eficaz. O livro mostra a as motivações que levaram a angústia de Antoine com a inteligência, e o processo até chegar a busca pela estupidez.

GH 21/11/2014

A ignorância é uma benção!(?)

Recheado de ironia e humor, Martin Page nos trás uma história breve, engraçada e reflexiva.
Antoine é uma pessoa infeliz pois, segundo ele próprio, é muito inteligente. Sendo assim, vê dificuldades em se adaptar na sociedade, tendo poucos amigos, pouco dinheiro, não entendendo como pessoas racistas, preconceituosas e (ou) lesadas conseguem alcançar a felicidade.
Esse autor, sem comparações, é claro, é muito parecido com o Chuck Palahniuk. O humor negro refinado, as cenas cômicas recheadas de ironia, mas também sem perdoar as instituições capitalistas e o ataque aos nossos hábitos, dão um charme especial pra essa pequena mas grande obra.

A passagem da cerveja e a do fantasma pra mim foram sensacionais.

Isabel 30/07/2014

Livro fantástico...
E com um final brochante.
Mas vale. Compre, compre! Há passagens genias!

Tati 31/01/2013

Lindo paradoxo da estupidez dos extremos (na inteligência soberba e na idiotice do consumo), e o desfecho da transformação completa do personagem ao transitar nos 2 extremos.

felipebeiragrande 11/01/2016

Uma crítica social bem interessante
O livro é uma crítica social pesada, fantasiada de aventura tragicômica. Os personagens são superficiais e sem carisma de propósito, e a narrativa totalmente descompromissada ajuda a manter o foco na mensagem crua e ácida do autor. Para o protagonista, o capitalismo, a publicidade, o dinheiro, a TV, o consumismo e até mesmo alguns amigos, são fontes de estupidez que sugam o potencial do ser humano. A leitura é rápida, as sacadas são geniais e têm um "quê" de filosofia e antropologia. Mas o final não me satisfez. Talvez também isso tenha sido planejado pelo autor. Talvez só estúpidos queiram finais satisfatórios... =P

mardem michael 01/06/2017

Ode ao pensamento
Ao mesmo tempo em que amei esse livro eu não gostei. Os primeiros capítulo são incríveis. Antoine é um intelectual, professor universitário e que ama os livros e questionamento sobre o mundo. No entanto, em dado momento, ele percebe o quanto ser "inteligente" e "pensar" traz um peso e o faz solitário. Assim, nosso protagonista, decide se tornar um estúpido e vai buscar condições para tal feitio. O livro traz discussões filosóficas leves e ao mesmo tempo profundas sobre o pensar intelectual. O que não me fez dar 5 estrelas e favoritas esse livro foi o seu final que para mim foi um banho de água fria. Acontece algumas situações que são um pouco fora do tom inicial que o livro traz e chegam até a ser bregas, não concluindo a história, no meu ponto de vista, de uma forma interessante. Ainda assim, a leitura valeu a pena.
vanessa.pinheir 28/07/2017minha estante
Olha vc tem a mesma opinião que a minha . Como um livro tão bom terminou daquela forma ?
Naum consigo entender

albert4 22/05/2017

''Cada pessoa, suponho, tem
suas excentricidades
mas em um esforço para parecer
normal
aos olhos do
mundo
elas as superam
e desse modo
destroem seu
algo a mais."

Charles Bukowski em ''Miscelânea Septuagenária''.