Como me tornei estúpido

3. Esperava mais
4. Esperava mais
5. Esperava mais

Marina 01/03/2009

Depois do comentário abaixo realmente também não tenho muito o que dizer. Ele disse tudo. rs.
Só acrescentando que apesar do lado ruim, ele não deixa de ser um livro rápido e engraçadinho de ler. Mas passa batido. Talvez seja um bom passatempo de avião (já que você acaba com ele em poucos minutos). Além disso, não consegui ler o livro sem imaginar o protagonista como o próprio autor! Parece o alter ego dele.

Jackie Morena 12/06/2009

Livro interessante. A teoria de que só os estúpidos são felizes já me acompanhava há algum tempo, e foi o principal motivo para que eu iniciasse a leitura. O livro é leve, de leitura rápida, tem alegorias bem construídas, mas peca por dois aspectos. Realmente, ele é excessivamente critico ao sistema social em voga, ou mainstream, como dito em um outro comentario, com o qual concordo.
Na minha opinião, o livro vai bem ate pouco mais da metade, depois descamba. Achei o final patético.... Mas recomendo a leitura, e já estou com outra obra do autor aqui, pra ser incluida em minha lista de futuras leituras.

Gláucia 08/06/2016

Como Me Tornei Estúpido - Martin Page
Antoine é um intelectual que chega à conclusão que sua inteligência não o está levando a lugar nenhum. Então resolve se tornar estúpido só não sabe ainda como conseguir. Resolve virar alcóolatra e essa parte achei engraçada; ele argumenta porque ser alcóolatra é melhor que ser inteligente e vi um pouco de crítica inteligente aí.
Não dá certo, então se une a um grupo tipo AA cujo objetivo é incentivar o suicídio. Nesse momento enxerguei um quezinho de Chuck Pahlaniuk. Também não dá certo. A partir daí ele começa a fazer uma série de coisas que (na sua opinião) estupidifica qualquer ser humano: ganha muito dinheiro investindo em ações, passa a ver TV, frequentar uma academia de ginástica, comer fast food, usar roupas de grife, etc. Ao mesmo tempo deixa de ler, destacando um de seus livros preferidos que é uma coletânea de cartas de Flaubert.
E foi aí que o livro e o autor despencou de meu conceito, que nem era tão alto assim: criando rótulos onde um determinado tipo de conduta ou consumo o torna ou uma sumidade ou um imbecil, sem meio termo. As coisas não são tão simples assim, amiguinho.
Mas o pior foi quando na página 124 Antoine convence seu chefe que ele, para ser uma pessoa melhor, tem que fazer sexo com uma funcionária feia que, segundo ele seria enjeitada por todos e fazendo esse favor a ela, estaria sendo superior, altruísta. Não né?
Marta Skoober 08/06/2016minha estante
Para mim também não funcionou, quase abandono.
Até hoje não entendi porque se tornou um queridinho da crítica.
Doida pra ver você falar dele em vídeo.

Marta Skoober 08/06/2016minha estante
Gostei da resenha! (Havia esquecido de dizer)

Gláucia 08/06/2016minha estante
Pois é, só não abandonei pois li pra um clube de leitura e é bem curtinho. Fui lendo aos poucos

Marta Skoober 09/06/2016minha estante
Eu li aos poucos também. Mas principalmente porque era chato.

Gláucia 09/06/2016minha estante
Haha, boa!

Vanessa - @livrices 20/06/2019

Quase!
O livro apresenta Antoine, um garoto que, digamos, pensa demais.
Por procurar viver com propósitos, significar suas atitudes/relacionamentos, ser muito estudioso e inteligente, Antoine carrega o fardo do mundo nas costas. Em razão disso, não consegue se adaptar ao meio social comum, que, em sua maioria, não dá importância às mesmas coisas que ele, tampouco reconhece seus verdadeiros objetivos de vida.
Assim, Antoine decide fugir da realidade. Tenta o alcoolismo e aprende técnicas de suicídio. Não obtendo sucesso, decide que se tornará estúpido. Sua jornada começa com o novo emprego que consegue, embarcando em um ambiente financeiro extremamente capitalista.

Achei o livro muuuuito bom, até a metade. Fiz várias marcações e estava achando genial e surpreendente a proposta do autor. Com uma abordagem estoica, me identifiquei com vários pensamentos do personagem. PORÉM, da metade pra frente, o livro desanda, infelizmente. Muito infelizmente. 😭 fiquei decepcionada demais!
O autor envereda por fatos sobrenaturais, que nada têm a ver com o estilo da narrativa até então, além de os diálogos ficarem mais forçados, chegando a ser bobos e toscos.

Outra ressalva que faço é que, a meu ver, o autor foi bem maniqueísta em quase todo o livro, taxando certas atitudes como sendo essencialmente ~estúpidas~ e outras como essencialmente ~intelectuais~...
Enfim, eu recomendaria do início até a metade. As sacadas valem a pena!

[Para os que estão perfeitamente integrados na sociedade, existe apenas uma estação, um perpétuo verão, que lhes bronzeia o espírito com um sol que não se oculta no sono: eles têm sonhos em que jamais anoitece].

site: https://www.instagram.com/p/BvIDJf5ARzx/

Herick 10/05/2013

Como me tornei estúpido
Um livro leve e rápido, que critica o mundo atual com humor e sarcasmo, fazendo uso, por vezes, de situações nonsense, lembrando uma versão mais leve de Douglas Adams na série do "Guia".
Fim delicioso, mas fadado a só ocorrer em livros e filmes.
Ainda assim, um bom livro.

Celia 05/05/2012

Como Me Tornei Estúpido
Pequeno e muito bom. Levou cerca de duas horas apenas para ler e adorei, achei algumas ideias do livro sensacionais. Claro que é totalmente non sense, mas, por isso mesmo, é delicioso!

Paulo 03/11/2015

Excelente satira
Gostoso e fácil de ler. Lembrei de Sartre (A náusea) e de Cortazar. Recomendo!

Rafa 17/05/2015

Arrastando as Alpargatas
Esse foi um dos melhores livros que li no ano passado e estou achando dificultoso falar sobre ele. Conheci essa pequena maravilha enquanto navegava pelas páginas de uma promoção, achei o título fantástico, li a sinopse e acabei comprando. Bendita hora!

Eu estou achando difícil escrever sobre ele porque a história é bastante simples e está contida, basicamente na sinopse. Antoine é formado em alguma língua - que já não me lembro mais qual - praticamente extinta. Se interessa por coisas que ninguém mais se interessa e, por isso, sofre sem ter companhia.

Ele é inteligente e acredita que a estupidez traz felicidade. Ele quer ser uma pessoa comum, simples, feliz. Por isso, ele tenta virar alcóolatra, tenta se suicidar ou ainda, se submeter a cirurgias que o tornem estúpido.

É claro que beira o non-sense, mas a ideia por traz dessas páginas é fenomenal. A crítica é feroz em cima tanto de "pessoas cultas", quanto aos adeptos de uma vida mais simples.

Indo direto ao ponto, quem nunca parou para pensar nas conversas estúpidas que todos nós temos no dia-a-dia, sobre novela, roupas, celebridades, vida do vizinho, etc? São assuntos "menores", que vêm ao nosso encontro diariamente e que não trazem um real conteúdo relevante para nossa vida.

Isso dito, tenho que concordar com o Antoine. Acredito que pessoas mais focadas nesse tipo de assunto, tendem a ser mais felizes na sua ignorância. Por que pensar em grandes questões humanas e sociais? Concordam comigo que, na sua maioria, são discussões que te deixam para baixo? Desacreditados num futuro melhor?

É claro, essas conversas "menores", sobre assuntos triviais e com prazo de validade também tem a função de trazer sanidade. Não é só de grandes discussões que se vive. Mas a crítica é válida. E eu amei esse livro.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Fernanda Sales 04/01/2018

Humor Sutil e Fino
Como Me Tornei Estúpido é narrado em 3ª pessoa, não possui divisão de capítulos, tendo apenas algumas separações entre um assusto e outro e possui páginas brancas. Esse pequeno livro é divertidíssimo e de fácil leitura. É possível termina-lo em apenas uma noite (poucas horas) e a leitura será demasiadamente prazerosa. Recomendo a todas as pessoas que apreciem um humor um pouco mais sutil e fino e que gostem de análises e acompanhamento da vida em sociedade.

site: https://atocadalebre.blogspot.com.br/2017/12/como-me-tornei-estupido.html

Rodrigo 21/02/2010

A inteligência. Um dom Mortal
O livro conta a história de Antoine, um cara jovem, inteligente, e por isso, solitário. A inteligência, causa em Antoine uma antisociabilidade (nem sei se esta palavra existe :P) pois tudo que ele vê, ouve ou lê é analisado por sua inteligência perspicaz. Sua mente não se inquieta, o dia todo esta sempre alerta, pensando sempre em alguma coisa, isso deixa ele infeliz, porque não consegue se socializar com ninguém, pois ninguém pensa como ou tanto como ele, nem se interessa pelos mesmo assuntos.
Partindo desse ponto ele decide descobrir meios de ser feliz, se livrando dessa inteligência exagerada que possui.
A história é muito interessante, tanto pelo lado filosófico, quanto pelo lado humorístico(sim, ele existe), é uma aventura acompanhar Antoine na sua missão de se tornar estúpido, ops, feliz :P

Silvana (@delivroemlivro) 25/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/09/como-me-tornei-estupido-martin-page.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

Giovani L. 20/06/2011

Muito bom...
É bem engraçado, rápido e deixo pros outros comentarem as críticas que o livro faz...