Um Amor Para Recordar

Um Amor Para Recordar Nicholas Sparks

Resenhas - Um Amor Para Recordar

Sandra de Oliveira 07/06/2011

Nicholas Sparks é um dos meus autores favoritos. Desde sempre fui muito fã de seus livros, mesmo que com finais nem tão felizes como sempre desejamos. Aliás, essa é uma de suas características marcantes, mas o que também torna suas histórias sempre tão bonitas, tristes e transbordando muita emoção.

Um Amor Para Recordar é lindíssimo. Triste até o último suspiro, mas cheio de ternura, doçura, encanto e amor. Amor demais. MESMO.

O filme, produzido alguns anos atrás, baseado no livro, embora não me lembre com detalhes, sinal de que preciso revê-lo urgentemente, é tão bom quanto as páginas escritas por Sparks, mas livro é livro, e a emoção ao ler é diferente.

Jamie Sullivan é a pacata e tranquila filha do pastor Hegbert. Vivem uma vida calma na pequena Beaufort, Carolina do Norte.

Jamie leva uma vida bastante diferente da maioria dos jovens de 17 anos: ela é calma, caridosa, tem uma fé inabalável, vive conforme suas condutas morais e religiosas e guarda segredos, dores e alegrias.

Landon Carter é um garoto que adora festas, vive cercado por amigos, ama sua liberdade.

Ele e Jamie tem diferenças enormes, mas são essas mesmas diferenças que os unem e tornam seus laços inseparáveis.

Narrado por Landon, o livro é incrivelmente cheio de sutilezas e contrastes. Perceber gradativamente a mudança no comportamento e amadurecimento de Landon conforme seu contato diário com Jamie, nos faz reconhecer atitudes que já vimos ou vivenciamos algum dia na vida.

Da negação inicial, da não aceitação, passando por diversos momentos de sentimentos confusos, até culminar no amor verdadeiro, os elementos que transformam Um Amor Para Recordar num livro marcante e tocante estão em cada gesto e palavra de Landon e em cada atitude altruísta e sincera de Jamie.

E como um bom romance de Sparks, é de partir o coração. Entregar mais detalhes, para quem não conhece a história, é sinônimo de spoiler, e não vou estragar a emoção da leitura.

Agora, se você já conhece a trama e gostou do filme, não deixe de ler sua história na íntegra. Vale muito a pena. E corre o sério risco de se tornar um dos preferidos na sua prateleira.
Dene 19/08/2012minha estante
Eu amo livros com final feliz,
poque acedito que de tragédias
já basta nossa realidade.
Tenho pesquisado e descobri que Nicholas Sparks
gosta de finais nada agradáveis.
Portanto, Um amor para recordar será o primeiro e último livro qu lerei dele.

Rafaela 15/03/2013minha estante
eu amo tanto tanto tanto esse livro, e acho ele tão perfeito, que acho até meio injusto a pontuação dele aqui no skoob kkk acho que deveria ser maior ... mesmo sendo triste, acho simplesmente perfeito, pode parecer patético, mas tenho medo de ler outros livros do Sparks e me decepcionar por não serem não bons quanto esses ;/

Isabella 10/05/2013minha estante
Rafaela, não tenha medo de se decepcionar, porque Sparks tem outros livros até melhores que esse. Li outros 3 e são muito lindos também.
Preciso discordar da Dene: o que faz uma boa história não é o seu final, mas a moral dela. Realmente Sparks não traz sempre um final feliz. Já li outros 3 livros, como disse, e dos 3 apenas 1 tem final que se possa dizer feliz ("O Casamento"). O legal do Sparks é mostrar que o amor ultrapassa o tempo, a distância, a compreensão, a lógica.
A força da paixão é o que move os personagens do autor.
O final se torna mero detalhe.

Rosana 25/06/2013minha estante
Eu nunca havia ouvido falar em Nicholas sparks, até o dia em que, por acaso, na biblioteca da minha escola comecei a ler, um amor para recordar. Isso já faz algum tempo, e ainda assim me lembro de cada detalhe, desde então, Nicholas sparks se tornou um dos meus autores preferidos. Admiro a forma intensa como ele se envolve nas suas histórias. É emocionante.

Lilica 18/12/2013minha estante
Gostei da sua resenha. Parabéns!!

A Jamie é a responsável pelo amadurecimento do Landon. Ela transforma a vida dele. É um livro belíssimo, comovente, emocionante, profundo e até engraçado em algumas partes da estória.

Laurinho 10/02/2015minha estante
Esse livro é sensacional. Eu não chorei nesse livro assim como não choro em nenhum livro dele ou de outro autor. Mesmo assim, é uma bela história com uma bela lição de moral. Recomendo a leitura. #Amo #Book

ivanice.santos. 24/08/2015minha estante
Nunca li o livro mas já assisitir o filme que por falar é muito bonito!

Marcele Rosa 30/12/2020

Um amorzinho
Esse livro é um daqueles romances leves e bonitinhos que vc nem percebe quando acaba, é realmente muito fofo apesar do final triste. Confesso que me emocionei no final assim como tinha me emocionado assistindo o filme. Por ser um dos romances pioneiros com narrativa pro público jovem, é uma leitura bastante indicada para os fãs desse gênero.

Bruna 08/06/2020

Perfeito
Sou suspeita ao elogiar qualquer tipo de livro. Pois é muito difícil eu chegar até o fim do livro e dizer que não gostei. Já tinha visto o filme de Um amor para Recordar, pensei que encontraria a mesma coisa no livro, mas foi bem diferente. Isso não significa que gostei menos, porque amei igualmente. O filme ainda continua sendo meu xodó e o livro se tornou um novo amor ?

Jozy.Cristiani 07/05/2021

Nicholas sendo Nicholas
Maravilhoso, confesso que o livro me tocou mais do o filme e Landon é um amor, ver a transformação dele durante esse tempo foi incrível e as passagens do livros são lindas.

Geovanna Franco 11/12/2020

Gente??
Resolvi ler porque eu sou apaixonadaaa pelo filme. Aí eu li e o filme não tem nada haver com o livro, são duas histórias diferentes, mas iguais, mesmo assim eu amo os dois igualmente ksks
Eu adoro a escrita do Nicholas Sparks por mostrar o lado masculino (que é o que eu prefiro, já que eu gosto de ver o cara sendo cadelinha da mocinha)
A Jamie e o Landon são muito fofos juntos, sem falar nos capítulos finais, que foi quando eu perdi toda a minha estrutura
Recomendo muito mesmo

Bianca 07/09/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
“Nosso amor é como o vento, não posso vê-lo, mas posso senti-lo”

Eu sempre quis ler um livro do Nicholas Sparks. Sim, não tinha lido nenhum até o momento. Vi os filmes, mas ler é sempre um prazer maior.

Sou romântica assumida e adoooooooooro um livro cheio de romance e drama. Tenho quase todos os livros do Sr. Sparks e quero ler outros em breve.

Por vários motivos, só agora tive a oportunidade e o primeiro que li foi Um Amor para Recordar.

O livro é curtinho. Apenas 184 páginas.

As diferenças entre o filme e o livro são muitas e, pela primeira vez, preferi o filme.

A expectativa era altíssima e acabei me decepcionando. Talvez ter visto o filme primeiro tenha prejudicado a leitura, porque o filme foi excepcional.

A história narrada em primeira pessoa por Landon pareceu inverossímil. Não passava realidade e era falha em alguns momentos.

Por exemplo, Landon se intitula como um bad boy, ele frisa isso várias vezes, mas no parágrafo seguinte ele diz que tira notas altas, que se canditará a presidente do grêmio estudantil e que não consegue dizer “não” às pessoas.

Eu sei que era outra época, 1958, e que o conceito de bad boy era diferente, mas Landon estava longe de ser um.

Ele é um garoto comum, com sonhos comuns que se apaixona por uma garota meiga e que precisará amadurecer drasticamente. Ambos precisarão porque a vida não lhes dará escolha.

"- Não pode se apaixonar por mim, Landon – disse, com os olhos vermelhos e inchados – Podemos ser amigos, podemos sair… mas você não pode me amar."

A história não me prendeu e por diversas vezes tornou-se cansativa.

Ainda estou em choque porque, como disse acima, a temática do Nicholas Sparks é exatamente a que mais gosto em livros ou filmes. Novo Conceito

É claro que darei mais uma chance ao autor.

Muitos são só elogios para as suas obras, até mesmo para esse livro.

É assim, nem sempre há a química entre livro e leitor. Acontece…
Elen 28/04/2012minha estante
Foi meu 1ºlivro do Nicholas Sparks e me decepcionei ! Eu tbm tava com mtas expectativas pq todo mundo falava dele e de como era lindo e emocionante e eu nao senti nada disso. Pra ser sincera eu nao acreditei no amor deles pq no livro ele nem gostava dela até quase o meio, dps eles ficaram amigos e foi assim até quase o final q foi quando Landon disse q gostava dela e nao me convenceu (concordo plenamente quando vc disse q a historia narrada por Landon nao passava realidade) e mesmo o livro sendo pequeno ele conseguiu ser cansativo ! pra vc ter ideia ainda nem consegui dar outra chance para o autor rs'

Bianca 01/05/2012minha estante
Elen, tive medo de me traumatizar com o autor, mas li "Um Homem de Sorte" e amei!
Quando puder, dê uma chance. =)

Deza 22/03/2018minha estante
Também achei a mesma coisa, fui com toda a vontade pensando que ia ser melhor que o livro e não foi o que aconteceu. Primeira vez que o filme é melhor, concordo plenamente.

Carol 27/09/2018minha estante
Falou tudo que eu queria dizer... Foi meu primeiro livro dele (resolvi começar por esse porque tinha visto o filme e é um dos meus PREFERIDOS da vida). Mas esse livro NÃO DEU. Preferi o filme. Achei o livro cheio de falhas e muuuito raso.

Gabi 14/12/2020

Realmente pra recordar
Um amor tão forte que todos desejam viver um dia! É lindo demais!
Duda 14/12/2020minha estante
Esse livro é absolutamente TUDO pra mim!!!

Tami Silveira 05/01/2021

Que grata surpresa
Amo o filme, mas o livro -como sempre- supera a adaptação, além de ser bem diferente. O coração chega a doer de tão fofo e triste. Só leiam esse nenê!!!

Ana Cis Gestal 08/06/2020

Um amor para recordar
Autor: Nicholas Sparks
Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
Editora: Novo Conceito
Páginas: 184
RELEITURA

"Meu nome é Landon Carter, é tenho 17 anos. Esta é a minha história - e prometo contar tudo. No início você vai sorrir, e depois vai chorar - não diga que não avisei."

Landon, aos 57 anos, relembra sua história de amor vivida 40 anos antes. Acompanhamos a vida de um rapaz popular, rebelde e a filha do reverendo da cidade, uma jovem gentil e cheia de fé. Como amar Jamie o transformou e o salvou.
Um amor para recordar foi publicado pela primeira vez em 1999 e adaptado para os cinemas em 2002. Conheci a obra através da adaptação, que marcou a minha adolescência. Quando li pela primeira vez, foi em 2013, e essa releitura 7 anos depois foi muito esclarecedora. Pude ter um olhar mais crítico para algumas descrições, principalmente de personagens, que me incomodaram um pouco. Coisas que em 1999 não eram problematizadas. Por exemplo: falar que determinada pessoa não tem atrativos por ser gorda, ou alta demais e em outro momento falar que uma personagem não é sexy, mas pelo menos é magra. Isso é bom, pois, mostra nossa evolução, não apenas como leitor, mas como indivíduo.
Apesar das ressalvas, continuo amando a obra e sempre vou amar tanto o filme quanto o livro, pois fazem parte da minha vida! Uma obra linda, sobre um amor puro e altruísta.

mih 25/03/2021

Gostei demais, típico clichê. É que nem fala na capa, começa sorrindo e termina chorando.?
Kah 25/03/2021minha estante
Eu fiquei tão triste com o filme que nunca tive coragem de ler o livro

mih 25/03/2021minha estante
Nossa a eu não sabia q tinha o filme, vou pesquisar o ver

Isla.GuimarAes 25/03/2021minha estante
nossa foi um dos primeiros livros que li com vontade, eu chorei tanto e isso no meio de uma aula no ensino fundamental.

Lucy 17/05/2020

Livro ótimo
Foi o segundo livro de Sparks que eu li e realmente o autor me surpreendeu neste livro!
Comovente, emocionante e surpreendente! Uma das obras do autor que realmente fazem você refletir e pensar sobre como é o amor. Demonstra um amor puro, ingênuo e bobo... É uma leitura boa... escrita fácil de entender!
Sa 17/05/2020minha estante
Eu curto muito o Sparks. Mas confesso que esse livro, eu gostei mais do filme...

Lucy 17/05/2020minha estante
Os dois são bons! Mas o livro te dá mais detalhes.

dessa 23/04/2021

tive que chorar
ainda que eu já tenha assistido o filme milhares de vezes e me emocionado tantas vezes, eu me apaixonei ainda mais pela história do Landon e da Jamie lendo o livro.

me apaixonei pela personalidade cativante e delicada da Jamie, em todo momento, do início ao fim, ela me passou serenidade.

o crescimento gradativo do Landon é lindo demais, o caminho que ele percorre e o tanto que ele aprende com as ações da Jamie ainda perpassam em minha mente, pois eu me identifiquei com ele e como às vezes os acontecimentos são conflitantes e inesperados ficamos perdidos.
ah, eu tive que chorar...

Jordana 09/02/2013minha estante
Nicholas Sparks é meu autor favorito, é incrível a forma como ele consegue tocar nossas almas com suas palavras !

Iva 17/08/2020minha estante
Amo.

Kelinha 17/08/2020minha estante
Tbm amo??

Rafa 04/09/2020

Emocionante :'(
Apesar de já ter assistido milhares de vezes ao filme, nunca havia lido o livro.

Mas enfim, resolvi ler. E ao final da leitura estou em prantos.

Landon desde criança sempre foi desordeiro, uma criança traquina, que pregava peça em todos.
Quando jovem isso não mudou.
Mas já era hora de ele pensar no futuro, pois já estava em seu último ano na escola e breve iria para a faculdade. Mas devido seu comportamento na escola, seria bem complicado, mesmo com a ajuda de seu pai que trabalhava no Congresso em Washington e tinha grandes influências.

Ele precisa se interessar de verdade pelos estudo e mudar seu jeito.

Decidiu que entraria para o grêmio estudantil. E passou a fazer parte das aulas de teatro na escola, fugindo de uma matéria mais difícil. O que ele não sabia que lá, nesta aula, ele conheceria de perto a doce Jamie.

Jamie era filha do reverendo da cidade, o tão termido pastor. Que tinha desavenças com o pai de Landon desde sempre.
Jamie ajudava a todos. Ela cuidava de animais feridos, lia e brincava com crianças órfãs em um orfanato na cidade, ela sempre tinha a Bíblia em suas mãos. Ela era a personificação do bem, um anjo em pessoa.

Um final do ano estava chegando e com ele o Natal e suas festividades, a turma de teatro estava trabalhando na peça de Natal, e Jamie queria a melhor peça, só que um dos participantes principais havia se machucado, e Landon precisou entrar em cena. E com isso os dois passaram a conviver bastante.

Landon morria de vergonha de Jamie, seus amigos faziam chacota dele por andar com Jamie agora, a Santa do colégio e da cidade.

Mas Landon não conseguia dizer não a Jamie e com isso, apesar de sua luta interior, acabou se apaixonando por ela.

Mas o destino foi cruel. Jamie estava morrendo. E isso destruiu Landon, e a todos que amavam a doce Jamie.

Jamie havia pedido para Landon não se apaixonar por ela, certa vez quando ele por brincadeira pediu para ela ir ao baile com ele. Ele riu por dentro isso seria impossível.

Mas o tempo de convívio entre eles mostrou a Landon uma parte de Jamie que muitos dos seus amigos não viam.

O amor nem sempre dura tanto tempo. As vezes dura apenas o necessário, para mudar uma vida.

Esse livro é avassalador. Landon nunca mais foi o mesmo, os amigos de Landon nunca mais foram os mesmos.

Jamie nunca perdeu sua fé, mesmo as vezes o sorriso lhe escapando. Mesmo ao fim da vida, tendo apenas iniciado sua juventude. Ela sentiu-se privilegiada, por amar e ser amada.

"Jamie era mais do que a mulher que eu amava. Naquele ano, Jamie me ajudou a me tornar o homem que sou hoje. Com a sua mão firme, ela me mostrou o quanto é importante ajudar os outros; com a sua paciência e bondade, ela me mostrou qual é o real sentido da vida. A sua alegria e o seu otimismo, mesmo quando estava doente, foram as coisas mais espantosas que já presenciei."