Um Amor Para Recordar

Um Amor Para Recordar Nicholas Sparks

Resenhas - Um Amor Para Recordar

hey_its_laura 24/08/2022

Classico dos choros, né
Tem nem muito o que dizer, né? Só lágrimas.
Assisti ao filme diversas vezes durante minha vida e sempre chorei horrores, mas ler foi uma experiência bem diferente. Apesar de ser um livro pequeno, devorei em 2 dias pq era mt emoção para digerir tão rápido.

Rachel.Trinxet 15/10/2021

Tio Nick, meu coração é seu ?
É, foi uma caminhada para recordar...
Reli depois de 10 anos. Incrível como ainda sinto as mesmas sensações de quando era uma adolescente que acreditava em um amor perfeito e eterno.
Não, nada é perfeito. Eterno? Sim, acredito que sim.
Não leia se não acredita em milagres. Não é uma leitura para todos. Eu já perdi alguém, e ainda assim, vivi o milagre.
Thanks, Nicholas Sparks, é sempre você que me deixa desidratada.

Luiza 23/07/2022

Fui com expectativas altas do filme
Leitura muito chatinha, só terminei pq era rápido e tinha familiaridade com a história. O filme é incrível, não consegui me apegar com a Jamie no livro, acho que ela ficou absurdamente superficial. Não sei? não gostei

Thamara 03/04/2020

PERFEITO
Meu livro favorito ?

Anynha 21/03/2012

Uma resenha para se recordar
Já havia visto filmes do autor Nicholas Sparks, mas com certeza o que mais marcou foi Um amor para se recordar , sabia que havia o livro, mas nunca senti vontade de ler, mas como atividade escolar resolvi ler.
No livro, o autor mostra uma de suas facetas mais marcantes: a fé. O livro com certeza foi diferente do filme, com mais detalhes que fizeram a história ficar ainda mais emocionante, um exemplo é a peça de teatro, no filme mostra uma peça romântica e no livro é algo totalmente diferente, trata-se de um conto natalino criado pelo pastor local que também era pai da doce Jamie Sullivan. Ela era uma menina doce e meiga que sempre estava disposta a ajudar o próximo, mas os alunos da escola onde ela estudava não considerava isso uma coisa muito boa, isso só contribuía para que os seus colegas a achassem “esquisita”, alguns diziam que ela só era daquele jeito pelo seu pai ser um pastor, para eles isso influenciava muito.
Landon era um jovem rico e razoavelmente popular na escola, e juntamente com os amigos não se privava de falar mal de alguns alunos como a maioria dos adolescentes fazia naquela época e um de seus alvos era Jamie a doce e encantadora Jamie.
Landon mal podia imaginar a reviravolta que sua vida estaria prestes a dar, e tudo isso deu início quando ele foi pego sem um par para ir ao baile da escola, e a única que sobrará era a Jamie e como não queria ir sozinho foi obrigado a convidá-la era isso ou ir ao baile com sua mãe e obviamente não era o tipo de par desejado por um adolescente. Todos esses fatos ocorridos não ficaram tão claros no filme quanto no livro, confesso que isso começou a me empolgar em cada trecho lido, principalmente quando percebi a inocência tão explícita de Jamie.
Depois de tê-la convidado Jamie viu bondade em Landon e se sentiu a vontade na presença dele, e quando percebeu que estava sem um ator para fazer um dos principais papeis da peça de teatro da escola resolveu chama-lo com a esperança que ele fosse aceitar. Sim Landon não era o tipo de rapaz mais gentil que havia na escola, mas viu que Jamie realmente precisava de sua ajuda e mesmo odiando ter que fazer aquilo sabia que era a "coisa certa", e então aceitou o convite de Jamie.
Os ensaios duraram três semanas e no decorrer delas Landon teve seus altos e baixos com Jamie como por exemplo, no penúltimo dia de ensaio Landon tratou Jamie muito mal, pois seu dia tinha sido péssimo então ele descontou todo o ocorrido nela, mas mesmo Landon elevando o tom de voz com Jamie ela não discutiu, e ficou calada e ouvia tudo que ele havia para dizer. Depois de ter percebido seu erro Landon se desculpou e prometeu que iria tirar aquela impressão ruim que havia deixado, isso ocorreu pouco antes deles apresentarem a peça.
A peça foi um sucesso, e Landon pela primeira vez viu o quanto Jamie era deslumbrante, pois naquela noite ela se destacou não só por fazer o papel principal mas, por estar linda e realmente para Landon ela estava tão linda quanto um verdadeiro anjo.
O que tornou o livro cada vez mais cativante foi o fato de que é o próprio Landon que conta a narrativa depois de 40 anos, e ele deixa bem explicito que lembra de cada detalhe da sua história de amor. Depois de todas as coisas que Jamie e Landon fizeram juntos, ele percebeu que estava perdidamente apaixonado por ela, e mesmo depois de descobrir sua doença continuou firme e forte ao seu lado, fazendo de tudo para prolongar o seu tempo de vida. E nesse trecho ele pode perceber o quanto seus pensamentos estavam errados no principio e se arrependeu de não ter dado oportunidade de conhece-la logo no começo, ele sabia que era tarde mas, mesmo assim estava determinado a cuidar e fazer de Jamie sua esposa tornando assim seu sonho em realidade, o casamento. Mesmo o filme sendo conduzido pelo livro, faz com que a questão da fé se torne mais sutil, deixando assim certas partes importantes ocultas. Mas ambos deixam claro o quão bom escritor é o Nicholas Sparks.
Como esperado o dia chegou, o que Landon mais temia aconteceu Jamie não conseguiu resistir, mas aquele amor com toda a certeza ficou gravado em sua memória e não somente na dele como na de todos os que leram esse livro uma grande lição sobre fé, igualdade,amor e grandes emoções onde te faz rir e chorar.

_gmalu 02/05/2021

Foi meu primeiro contato com a escrita do Nicholas e gostei bastante. O começo é meio enrolado, com algumas informações sobressalentes mas quando a leitura engata é impossível de largar.

Jamie nos ensina tantas coisas, já era meio previsível o que ia acontecer com ela e quando a revelação foi feita não consegui parar de chorar, segui assim até a última página.

Landon começou me irritando mas à medida em que foi se apaixonando e evoluindo me conquistou.

ray 12/08/2022

chorando em posição fecal
Um livro leve, rápido e fluído, mas para chorar horrores com as decisões e os sentimentos dos personagens. É de partir o coração e um ótimo livro para sair daquela ressaca literária.

ana 04/07/2023

Comovente
Esse livro do Nicholas Sparks é muito comovente, traz a pureza e o amor na vida Landon. Me emocionei muito.

Yellen.Gabrielly 01/07/2020

É o meu a história que mais amo de romance no filme
E amei também o livro, é um amor tão verdadeiro e que vai se construindo com o tempo

Viquin 15/12/2020

O que falar sobre esse livro...
Confesso que nunca fui fã de romances. Acreditava que romances eram clichês e que só mostravam uma vida que nunca iríamos viver.
Mas foi aí que percebi que até hoje, nunca tinha lido o romance certo.
Um amor para recordar é isso, um romance, sonhado que todos desejamos mas que... Trás passagens que todos já vivenciamos, toques, diálogos, pensamentos, que todos que em algum dia já experimentarmos. Acredito que por isso seja tão amado entre todos... Já que conta sobre um amor possível, que todos podemos ter algum dia.

Não achei a narrativa perfeitq, hora se tem intensidade, hora se tem redundâncias descrições e diálogos. No começo do livro, não me agarrei de verdade a história, achei tão monótona que pensei em largar a leitura, mas a partir do momento em que Landon descreve seu interesse por pequenos detalhes de Jamie percebi o quanto ele estava se apaixonando sem se dar conta. Isso me fez querer continuar, o fato de Landon detestar uma garota tão pura, por ela simplesmente ser daquele jeito, conhecê-la de verdade e perceber que na verdade ele queria se daquele jeito, tudo aquilo na verdade era amor.
De fato o final é surpreendente, mas o desfecho já era previsto para os que já assistiram o filme. Todavia as diferenças de detalhes, de como as coisas se desenrolam, mostram o quão o livro trás mais originalidade a história.
Por isso um amor para recordar ganhou meu coração, ele é um romance, com tudo para ser clichê, mas de fato não é, tem defeitos, tem problemas reais, apesar de toda a magia do livro.
Vale a pena ler, vale a pena se entregar.

aliciarznd 28/12/2022

como sempre, nicholas sparks segue me destruindo com os seus livros, chorei muito e tive até que me recuperar um pouco antes de escrever essa resenha, porém, sendo uma amante de livros tô acostumada a chorar, e até gosto agora né

Marcelinha 09/03/2021

Um amor para recordar
Aquela leitura cativante, em que você se perde e se prende, sem nenhum desejo se encontrar ou se soltar.
Eu ri tanto no começo, que foi como se eu estivesse vendo tudo... depois senti as emoções, das melhores às piores... não nego que estou tremendo até agora... leiam... isso que posso dizer ??

Heitor 15/03/2012

Impossível de não se recordar.
O livro ''Um Amor para Recordar'' relata uma linda história de amor entre dois jovens no ano de 1958, em Beaufort, na Carolina do Norte. Ele (Landon Carter), um garoto rodeado de amigos e muito popular. Ela (Jamie Sullivan), uma garota simples, filha de um pastor (Hegbert Sullivan), de poucos amigos, mas de um enorme coração e bondade, que andava sempre alegre, com a mesma roupa e sua bíblia. Ambos tinham 17 anos e estudavam na mesma escola. A vida de Landon, contada por ele mesmo quarenta anos depois, naquele ano iria se transformar completamente, quando ele resolve entrar para o grupo de teatro da escola por considerar uma atividade ''fácil'', já que precisava de boas notas para entrar na faculdade. O mais incrível era que Jamie também fazia parte desse grupo teatral. A princípio, o que Jamie e Landon tinham em comum?
Sinceramente...Nada!
Porém, de uma maneira muito comovente, desperta-se entre os dois uma linda paixão.
Este belo romance te envolve mais e mais à cada capítulo. Fica impossível não se comover com o enredo do autor Nicholas Sparks. Cria-se em nós, leitores, uma grande espectativa com relação aos fatos e essa é a grande qualidade do livro. Ele te prende.
E isso não é tudo. Você descobre que um dia pode precisar daquela pessoa que despreza e ignora...
Contudo, o livro só desagrada com o seu final triste. Porém, de certa forma, é este ''defeito'' que torna a obra ainda mais maravilhosa e emocionante.
Enfim, vale a pena ler e reler este romance e viver várias vezes esta história.
Cuidado para não chorar!

MAJU 31/12/2020

Péssimo
Amo os filmes baseados no livro de Nicholas Sparks, mas sempre achei um porre todos os livros que lee dele e esse não foi diferente, tenho que aprender a não criar expectativas em algo que já sei qual vai ser o resultado e este não sendo bom. Mas, acredito que está leitura me fez apreciar mais o filme, pois o contrate é gritante.

May 05/08/2020

Que final é esse, Brasiiil?!!!
Pra ser sincera, o começo do livro não me prendeu. Achei meio vago e corrido, acho que daria pra desenvolver mais a história.

Ao desenvolver do livro, aconteceu como que duas pessoas diferentes tivessem escrito. Um preguiçoso no início, e um sagaz no final porque passou da página 90 e eu não conseguia mais parar de ler.

Enfim, é uma boa história. Não maravilhosa, mas boa. Vale à pena ler porque não é nada longo...