Os Trabalhadores do Mar

Os Trabalhadores do Mar Victor Hugo

Resenhas - Os Trabalhadores do Mar

Leo 12/01/2022

Gilliat contra o mar
Um navio naufraga entre duas rochas aterrorizantes. O homem o qual for capaz de recuperar o maquinário deste, terá a mão de Déruchette, uma belíssima moça cuja beleza encanta todos os moradores da Ilha de Guernesey.

Gilliat, um misterioso rapaz, completamente apaixonado pela mulher, decide enfrentar o mar para tê-la como esposa. E então parte em seu barquinho, rumo as rochas entre as quais o navio, quase todo destruído, está suspenso de maneira assustadora.

Uma história comovente de sacrifício, coragem e amor. Seria Gilliat capaz de recuperar a máquina? Ou melhor, seria capaz de sobreviver aos imprevistos marítimos, incluindo um monstro sanguinário?

Luã 09/01/2022

Victor Hugo nunca decepciona. Toda obra do francês é uma singularidade que trata de diversas e profundas questões humanas. Lê-lo é sempre um prazer!

Elianne.Franchella 03/01/2022

Um Ulisses frances
Acompanhar essa Odisseia, ver o herói vencer desafio a após desafio e um final inesperado. A confiança que o personagem tem de que vai conseguir e ao mesmo tempo a aparente tranquilidade com que se entrega aos mais desafiadores e desgastantes combates com a natureza.

Lais 03/01/2022

O maior exemplo de abnegação
Que livro meus amigos, que livro!
Não é de hoje que Victor Hugo ocupa um lugar de honra no meu coração. Tendo escrito o meu livro favorito de todos os tempos, os miseráveis, li os trabalhadores do mar esperando uma obra prima. Pois bem, não me decepcionei e foi ainda melhor do que eu esperava. Temos uma luta do homem contra a natureza e principalmente o maior exemplo de amor abnegado que eu já vi. Obrigada Victor Hugo por ter nos presenteado com essa obra.
Jumpin J. Flash 20/12/2023minha estante
Recomendo também minha versão anotada:

Mel Rabelo 04/12/2021

Em seu prefácio, Victor Hugo conta que incidentalmente criou uma trilogia que reúne as três maiores lutas do homem e sem a qual ele não existiria: A religião (retratada em O Corcunda de Notre Dame), a sociedade (Os Miseráveis) e a natureza neste que resenho.
Trabalhadores do Mar foi escrito durante o período de exílio do autor nas ilhas retratadas no mesmo, possibilitando uma das descrições mais lindas que já li.
Nosso herói, Gilliat, chega na cidade acompanhado de sua mãe, que compra uma casa tida como assombrada. O povo não demora em classificá-la como bruxa e seu filho como feiticeiro. O menino cresce e a fama continua, afinal: Ele soluciona os problemas de todos, como poderia não ser um bruxo?
A aventura começa quando sua amada Deruchette diz que se casaria com aquele que recuperasse ao menos o maquinário do navio de seu tio, Mess Lethierry que havia naufragado. Gilliat vai até lá com seu barquinho intitulado ''pança'' e luta incessantemente durante mais de um mês.
As longas descrições e digressões da escrita podem tomar um maior tempo do leitor, como foi meu caso, leitora de Victor Hugo de primeira viagem. Mas quando chegamos ao final, vemos como são essas preciosidades que diferem de tudo que costumamos ler.
A tradução foi feita pelo meu escritor favorito, Machado de Assis, e me surpreendeu por ser bem acessível.
m.r.n 04/12/2021minha estante
Nossa, que top

Raphaella.Saintclair 27/11/2021

Não sei o que falar sobre esse livro,a escrita do Victor Hugo é muito bonita e fluida,porém eu achei esse livro bem confuso em alguns pontos,não sei se entendi bem a proposta do livro,talvez eu releia esse livro futuramente

Isabelle Lopes 13/11/2021

Victor Hugo, um romântico.
"A religião, a sociedade, a natureza: tais são as três lutas do homem. Estas três lutas são ao mesmo tempo as suas três necessidades; precisa crer, daí o tempo; precisa criar, daí a cidade; precisa viver, daí a charrua e o navio. Mas há três guerras nestas três soluções. Sai de todas a misteriosa dificuldade da vida. O homem tem de lutar com o obstáculo sob a forma superstição, sob a forma preconceito e sob a forma elemento. Tríplice ananke pesa sobre nós, o ananke dos dogmas, o ananke das leis, o ananke das coisas. Na Notre-Dame de Paris, o autor denunciou o primeiro; nos Miseráveis, mostrou o segundo; neste livro indica o terceiro. A estas três fatalidades que envolvem o homem, junta-se a fatalidade interior, o ananke supremo, o coração humano".

gleysonWHO 05/11/2021

Os Trabalhadores do Mar
Os Trabalhadores do Mar é quase uma poesia sobre a vida, os costumes e a natureza da ilha de Guernesey, onde o autor viveu por muitos anos num exílio auto infligido. Na observação de todos esses elementos, Victor Hugo desenvolve a história de Gilliat, sua sofrida trajetória a margem daquela sociedade pela discriminação.
Victor Hugo é primoroso em seu texto, soando, em muitos momentos, como se fosse uma suave e harmoniosa canção entoada pelas páginas do livro. Ele não só conta uma história de amor, mas o desejo de ser amado; a marginalização injustificada de um homem que tinha muito a oferecer, mas, sendo ignorado e trajado de obtuso, vivia em mundo tão restrito quanto o dos limitados moradores da ilha.
O autor fala muito da natureza, da geografia daquele lugar tão belo e hostil. Reflete sobre a vida e suas nuances, sob os aspectos e os fenômenos naturais. Aspectos que lhe causam conflitos, mas não devem ser deixados de lado.
É uma leitura imprescindível para quem quer conhecer e absorver as ideias dos mestres da literatura, além de ser um texto altamente instrutivo.

Guilherme.Silva 16/10/2021

Victor Hugo tem um estilo muito próprio de contar histórias. Antes de narrar um acontecimento, ele qualifica o leitor dando detalhes de tudo que cerca a cena, principalmente o cenário, isso faz com que tenha o sentimento de estar vivendo aquele momento junto aos personagens. Leitor que gosta de narrativas mais diretas, Fuja.

Após o naufrágio de um navio a vapor, seu dono oferece a mão da sobrinha para quem realizar a façanha de recuperar o motor. Gilliat, apaixonado, não pensa duas vezes e saí para o desafio.

Aqui tem romantismo, golpe, polvo assassino, fome, frio, engenharia e muita decepção.

Jose Antonio 14/10/2021

Gilliatt o finório
Não somos obrigados a gostar, ou concordar com um clássico simplesmente por que ele é um clássico e não concordo com diversos fatores dessa obra.

Penso que Vitor Hugo divaga muito em suas ideias e monólogos, além de demasiada descrição de coisas que poderiam ser breves e que não alterariam no desenvolver da história.

Há também o fator principal que decorre na história, que provoca uma necessidade de urgência catastrófica que na verdade, se prova não tão urgente assim.

Confesso que estou com medo de embarcar em Os Miseráveis agora...

Mas devo ressaltar que os últimos arcos da história são muito divertidos e instigantes com um desfecho surpreendente e inesperado.

Talvez tenha criado uma grande expectativa em cima desse livro, mas me recordarei com carinho e entendo quem o considera seu livro favorito, com certeza vale a leitura.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Victor Hugo nas ilhas do canal da mancha
Terceiro livro de Victor Hugo que li após Os Miseráveis e O Último Dia de um Condenado. Esta obra foi escrita durante o exílio do autor na ilha de Guernesey, no canal da Mancha. Aqui ele narra o embate do homem contra as forças da natureza e o poder avassalador de uma paixão. O enredo mostra a luta do marinheiro Gilliatt, que, por amor à bela Déruchette, se empenha em resgatar um navio antes que ele afunde no mar.

Jécyka 03/09/2021

Não sei se eu que não estava no clima pra esse livro ou se ele realmente não funcionou pra mim. Mas no geral, é um livro típico do Victor Hugo, com muito altruísmo, sacrifício e descrições. Até a metade eu li empurrando. Depois ficou um pouco melhor mas ainda assim, nem se compara as outras obras dele que já li. Não sei se vou tentar outra vez no futuro. É isso.
Jumpin J. Flash 20/12/2023minha estante
Recomendo minha versão em linguagem atualizada e 506 notas explicativas:

angelica.martin 12/08/2021

O meu boy magia
Pessoal sério, vou falar um negócio, sempre que tem um personagem homem legal na literatura uma fada morre dentro de mim por não poder ficar com o crush. Mas ô homem pra sofrer esse viu, se bem que o Vitor hugo sempre faz isso com os protas, é sofrimento que não acaba mais. Uma mistura de náufrago com descrições brilhantes de paisagens e uma narrativa trágica fazem desse livro um grande deleite pra quem ama o estilo de escrita desse francês. E esse é o meu caso, amo de paixão. Mas que final desnaturado esse, eu tô indignada brasiiil.
Jociana 25/08/2021minha estante
Tô rindo, mas tô com medo do fim? tô indignada com fim de AnnaKerienina

Vanessa.Papalardo 22/07/2021

Os trabalhadores do mar- Victor Hugo
Victor Hugo não decepciona!

Sua escrita me surpreende cada vez mais, e me apaixono completamente por sua narrativa.

Extremamente tocante, comovente e belo. Nesta obra as aventuras e o desenlace da história ocorre predominantemente no mar, o que torna tudo mais lindo.

Incrível!