Os Trabalhadores do Mar

Os Trabalhadores do Mar Victor Hugo

Resenhas - Os Trabalhadores do Mar

Chanaisa 05/01/2023

Li com esperança de que o autor me enganasse...
Gilliat ganhou meu coração logo que foi apresentado. Desde então, torci por ele, abracei-o em pensamento. Temi cada previsão ao longo dessa história e sofri todas as previsões acertadas.

Gilliat, meu primeiro crush literário de 2023. Um amor para recordar a vida toda. ?

thuritho 27/12/2022

babado viu, propulsor do meu desejo de ler " Os Miseráveis"
é incrível a contrução de ambiente e atmosfera desse livro, até porque ele é uma das estrelas da história

meu resumo: a história se passa na ilha de Guernsey e vai acompanhar o Gilliatt, um rapaz que foi criado numa casa dita como "mal assombrada" por uma mulher e nem ele mesmo sabe o que essa mulher era dele e que morre quando Gilliatt ainda é jovem e precisa aí se virar sozinho.
ele tem uma paixão por Deruchette, sobrinha (tá mais pra uma filha de criação) do Mess Lethierry que é nessa ilha um homem muito respeitado e importante até porque ele é o único que possui um barco a vapor (tecnologia na época né mores?) que se chama Durande (importante ressaltar que a Durante é quase uma pessoa nessa história).
só que o Mess Lethierry vai ficando velho e ele passa o barco pra mão do Sr. Clubin, que por uns motivos X aí acaba batendo e assim destruindo o barco nuns rochedos. isso abala muito o Mess Lethierry e numa tentativa de resgatar a alegria e o status social do tio, Deruchette promete se casar com o cara que resgatar o barco do tio.
pronto, daí pra frente só lendo pra ver

opiniões:
- achei q o livro dá umas viajadas, inclusive pulei e não mudou nada minha interpretação da história
- tive alguns problemas com a escrita no começo, deve ser porque o livro é mais antigo né (suponho isso pq a mior problemática era a questão das pontuações)
- o livro é dividido em 3 livros/partes e os choques que o livro de 3 proporcionou... sei nem dizer

LER ETERNO PRAZER 13/09/2022

Os trabalhadores do mar - Victor Hugo!!
Obra que podemos até afirma ser em essência um relato do homem e de sua aventura diante à natureza.
Segundo Victor Hugo, o homem enfrenta três lutas na sua existência, e que são definidas como suas necessidades básicas e são elas: A RELIGIÃO, A SOCIEDADE E A NATUREZA. Desta forma o homem precisa ultrapassar os conceitos dos dogmas; lutar por leis justas e; sobreviver em natureza, tanto social quanto mundanal. O primeiro conceito é trazido pelos escritos do Corcunda em Notre Dame, o segundo conceito; elevado pelos Miseráveis, e o terceiro conceito; natural, descrito nos Trabalhadores do Mar. Após obter, em uma pequena pesquisa, essas informações vi a grande importância dessa obra.
Aqui, em "Os trabalhadores do mar" vamos acompanhar uma verdadeira saga do homem a enfrentar todos os sinais e forças da natureza.

Bom falando da leitura em si, posso dizer que "Os trabalhadores do mar" chega a ser quase um poema sobre a vida, os costumes e a natureza da ilha de Guernesey, onde o autor viveu por muitos anos num exílio auto infligido. Na observação de todos esses elementos que tinha a sua vilta, Victor Hugo desenvolve a história de Gilliat( nosso grande personagem), sua sofrida trajetória a margem daquela sociedade onde sofre grande discriminação.
Gilliat era estranho aquele lugar; chegou a ilha ainda pequeno, mas fora morar numa casa muito velha, esquesita. Com fama de mal-assombrada e índole pagã sentiu todo aquele folclore local recair sobre suas costas, atribuindo-lhe, compulsoriamente, uma personalidade desprezível. Isso lhe fez um ser introvertido, avesso às cerimônias e costumes da ilha. Não ia à igreja, nem enconpridava as conversas.
Mess Lethierry era um mercador que transportava os mais diversos gêneros do continente à ilha. Era considerado um homem inovador,um grande empreendedor, tanto que mandou construir uma enorme embarcação, que apelidou de "Durande", para assim aumentar o fluxo de mercadorias do local.
Pela religião e superstição os moradores da ilha conduziam seu modo de pensar, as conclusões sobre os outros eram pautadas em critérios nada tangíveis do ponto de vista racional. Por isso não viam com bons olhos a iniciativa do grande barco de Lethierry, e também abominavam a maneira de ser de Gilliat.
O novos era assustador e muitas vezes rejeitado, e Gilliat tinha entendimento sobre processos naturais que permitiam técnicas mais eficientes sobre coisas até corriqueiras; então era chamado de feiticeiro. Lethierry queria introduzir a tecnologia para aumentar a eficiência nos transportes da ilha.
Para Lethierry foi mais fácil ser aceito, pois a vida dos moradores de Guernesey melhorou graças ao próprio. Houve bem mais abundância de tudo que as pessoas dali necessitavam; ele era muito rico, também. Tinha sobre sua tutela a bela sobrinha Déruchette, que encantava a todos, e facinou Gilliat. Já com Gilliat era outra história. Estigmatizado por sua casa, suas roupas, sua conduta e como se portava, não haveria chance para ser notado. Estava fadado ao desamor e à solidão.
Ah!! Mas eis que uma oportunidade se apresenta em meio a milhões de desventuras, àquele homem tão simples: o navio Dudande naufragou! Lethierry em desespero chorava e dizia-se arruinado; seu sofrimento comoveu Déruchette. A sobrinha então assumiu o compromisso de se casar com aquele que conseguice recuperar a embarcação.
Daí então Gilliat não teve dúvida e partiu decidido a recuperar a Durande e conquistar o amor de Déruchette. Ele era um homem obstinado, e tinha a seu favor conhecimento e inteligência, que eram atributos desconhecidos daquela sociedade tão fechada, já que não lhe davam a oportunidade de ser aceito.
Partimos daí então a acompanhar o grande desafio de Gilliat, a maior e mais difícil, diria quase impossível empreitada de sua vida, pois o resgate da embarcação já havia mais esperança de que fosse possível visto que a mesma estava presa entre dois grandes rochedos e poucos eram seus recursos em termos de ferramentas.Mas o intuito de Gilliat era tentar tudo sozinho, pois a mão de Déruchette havia de ser sua.
"Os trabalhadores do mar" tem um texto primoroso, Victor Hugo, como se fosse uma suave e harmoniosa canção, vai levando a narrativa em cada página de forma impecável conquistando o leitor a cada página virada!! Além disso ele não só conta uma história de amor, mas o desejo de ser amado; a marginalização injustificada de um homem que tinha muito a oferecer, mas, sendo ignorado e trajado de obtuso, vivia em mundo tão restrito quanto o dos limitados moradores da ilha.
O autor explora muito e bem, toda a natureza e a geografia do lugar, um lugar tão belo e hostil, com lugares cheios e de beleza e outro carregados de mistérios e perigos.
"Os trabalhadores do mar" é uma obra clássica, mas de fácil e agradabilíssima leitura!

Germano 14/08/2022

Soberba obra! Uma obra de um gênio!
O melhor livro de romance histórico que já li. Ambientação histórica impecável; personagens maravilhosos! O narrador onisciente e onipresente nos brinda com excertos de pensamentos, que complementam as cenas descritas, com genialidade surreal!

Lucelia 13/08/2022

Obra-Prima
O que esse livro faz com você é supremo
Que Obra-Prima!!!
Já com saudades dos personagens, principalmente do Gilliat.

Sandro.Gomes 10/06/2022

Desprendimento
Desprendimento é necessário para ler este livro, abnegação para persistir...
Mas a abnegação do leitor é nada, comparada com a demonstrada pelo personagem principal.

Certamente um livro que não se esquece.

Flavinha 08/06/2022

Que livro triste :(
Que história mais triste é a de Gilliatt, sempre sozinho, sempre menosprezado pelas pessoas que o rodeavam. Quanto sofrimento ele passou com a esperança e a ilusão de ser amado e aceito :(

E eu que achei que já tinha me indignado o suficiente quando li Os Miseráveis, estava redondamente enganada. Victor Hugo espreme seus personagens de um jeito, impõe tantas ocasiões em que eles precisam se superar, que a leitura se torna aflitiva.

Não tem como não sentir a dor de Gilliatt, não ter empatia pelo personagem, não se indignar com o tratamento que ele tem durante toda essa história. Eu tenho certeza que ficarei pensando nesse livro por muito tempo, principalmente pelo final.

Só não foi um 5 estrelas pra mim porque tem uma parte bem longa, onde o escritor filosofa e devaneia muito. É interessante, mas também muito cansativo de ler, e se você não estiver no clima certo, não estiver no estado de espírito que esse tipo de densidade pede, é bem capaz que você abandone o livro.

Leitura que vale a pena, incômoda, daquelas que te fazem refletir.

Recomendo!

graazifarias 22/03/2024minha estante
Por quanto você comprou essa edição? Tô vendo se vale a pena o valor ofertado por um sebo aqui.

Flavinha 30/03/2024minha estante
Comprei faz muitos anos, quando a editora ainda existia, hoje qualquer edição da Cosac está superfaturada, virou item de colecionador. Essa eu não vi por menos de 200 reais, se estiver menos que isso, vale a pena o investimento :)

graazifarias 30/03/2024minha estante
Eu vi no Sebo aqui em Maceió por 180 reais, novinho praticamente. Suspeitei que o valor valeria a pena, mas preferi optar pela versão do Clube de Literatura Clássica mesmo, que é em primorosa.

Flavinha 30/03/2024minha estante
As edições deles são lindas mesmo, mas depois que processaram uma booktuber e perderam, e estão cheios de reclamações no reclame aqui, fiquei decepcionada. Se for assinar o clube é bom pesquisar antes

gi 26/05/2022

DÁ SONOO
Assim ok entendo que Victor Hugo é um grande nome, um grande escritor e tal, mas sinceramente neste livro, eu achei bem bem BEM chato a forma que ele escreve, as frases são bonitas e tal, mas fica enfadonho e tu não suporta ficar lendo palavra por palavra de tanto que cansa. Eu quase desisti, mas graças ao Clube de Leitura que participo, eu não larguei ele, porque falaram que o final é incrível e vale a pena, e assim, mais sinceramente ainda, eu não achei aquilo tudo, talvez por não ter prestado tanto a atenção dos 1.500 detalhes por folha, eu não me dei ao luxo de ficar frustrada, esse realmente não foi pra mim.
Eu ainda quero tentar ler outro dele, talvez O corcunda de notredame, que falam muito bem, talvez eu reformule minha opinião sobre ele.

eduanton 25/05/2022

Incrível
O início é um pouco difícil pela minuciosa descrição dos personagens e do local. Creio que isto faz parte da época romântica da literatura francesa, da qual Victor Hugo foi seu maior expoente. Em Os Miseráveis também encontramos longas e minuciosas descrições. Mas o autor é fantástico. Tem-se a impressão que é um homem do mar, com profundo conhecimento de tudo ligado à navegação. Se não soubesse quem é o autor, imaginaria que fosse um velho capitão com uma genial verve literária. A história em si é envolvente, fazendo que vibremos, nos decepcionemos, torçamos e nos surpreendamos com o rumo que cada personagem segue, com voltas e reviravoltas. . Depois da metade do livro, não conseguia parar de ler. Valeu muito a pena!!

Carolina 15/05/2022

Victor Hugo
Eu ainda não sei o que sentir dessa obra.

Lenta no início, quando a gente pega o ritmo fica lento novamente...
Mas esse plot twist do final me deixou boquiaberta. Algo q nunca imaginei (mas tbm não é algo extraordinário) e nem suspeitei ao logo da história.

Não acredito que seja o melhor livro do autor, O corcunda de Notre Dame ainda é o meu preferido, maa vale a pena a leitura.

Bruno.Santos 13/05/2022

Simplesmente prefeito!
Lendo o livro e me afundando em tentas terminologias marítimas, foi simplesmente imersivo demais.

Personagens tão complexos, tão singulares,as Gilliatt não tem comparação, e durante todo o processo de retirada da máquina em alto mar, na mais completa solidão, foi muito angustiante, mas o final do livro é de arrasar com o velho coração, apesar de conseguir tentar entender todo espírito de abnegação, mas ainda assim fica aquela dor no peito "vendo" a maré subir na cadeira.

Daniel.Alcantara 30/04/2022

Tudo acabou; só restava o mar
Os trabalhadores do Mar de Victor Hugo
Tradução de Machado de Assis
Editora Nova Cultural
Título original Les Travailleurs de la Mer

Impressionante é a sensação de se sentir visto. Mais impressionante ainda é o poder que infantis coqueteries como de Déruchette ao escrever o nome de Gilliatt na neve podem ter.
Até então ela não era nada além de uma rosa no meio de uma roseira. Para então se tornar a música de seu bagpipe, o trajeto de seu destino e o sentido de sua vida.
E o que lhe acontece quando lhe roubam o sentido de existir? Quando lhe negam a paixão que lhe faz respirar e motiva seu coração a bater?

Yago 18/03/2022

Livro bom.
Definitivamente não leio mais livros de autores romancistas, não é nada sobre a leitura é o estilo mesmo, sempre esse amor inconrrespondido essa melosidade não aguento mais...
Bom sobre o livro podemos destacar a força de vontade e perícia naval do personagem principal que chega a ser quase um ser divino. E a natureza humana que os outros personagens nós expõem e é bem bacana.
Vale ressalva sobre os pensamentos e a filosofia que o autor expõem com muita classe e sabedoria. Mas o final é uma bosta enrolada em um jornal.

@aprendilendo_ 30/01/2022

Resenha de "Os Trabalhadores do Mar"
Ambientado nas Ilhas do Canal, ainda no século XIX, “Os Trabalhadores do Mar” conta a história de Gilliatt, um homem excluído pelos habitantes de Guernessey, que, após descobrir uma chance de finalmente conquistar o coração de sua amada, parte em uma jornada inacreditável para o mar em busca de um barco encalhado. O livro de cerca de 350 páginas foi escrito por Victor Hugo e é tido, por muitos, como uma de suas três melhores obras literárias.

De início, logo no prefácio, Victor Hugo, o mais reconhecido escritor francês de todos os tempos, já deixa clara sua intenção de propor uma história sobre o homem contra a natureza. Nesse contexto, a obra toma tons épicos e emocionantes, os quais exploram com profundidade todo o tema da persistência humana ante a tribulação. No entanto, infelizmente, a leitura tem suas primeiras 160 páginas muito subjetivas e com uma narrativa lenta, a qual demora para apresentar a verdadeira premissa do romance. Tal elemento é, talvez, o grande responsável por causar certa antipatia em alguns leitores e até sua desistência no primeiro terço da narrativa.

Prosseguindo, a partir da devida apresentação do enredo, próximo ao início da segunda metade da obra, a narrativa começa a tomar toda uma desenvoltura épica e emocionante, a qual, página a página, faz a história valer a pena e cativar por sua inventividade em aventuras e contratempos. Cabe aqui pontuar o fato de que, em alguns momentos, a cena torna-se inesperada e engenhosa a ponto de vir a ser um pouco confusa, mas nada capaz de realmente tirar a imersão do leitor. Contextualizados os elementos, o grande ápice do livro acaba por ser o final, este, o qual entrega uma espetacular reviravolta, causando sentimentos inesquecíveis. Como consequência, toda essa gama de emoções no final eleva todo o romance à um nível incrível, além de, certa forma, explicar toda a necessidade da contextualização excessivamente vagarosa das primeiras páginas do livro.

“Os Trabalhadores do Mar” é um livro com um início arrastado, um meio empolgante e imersivo e um final espetacular, o qual justifica todas as escolhas narrativas do autor, desde a lentidão inicial até a imparável avalanche de problemas enfrentados por Gilliatt, um dos mais comoventes personagens feitos por Victor Hugo. Com certeza vale a pena a leitura.
Nota: 9,05
Instagram: @aprendilendo_