Os Trabalhadores do Mar

Os Trabalhadores do Mar Victor Hugo

Resenhas - Os Trabalhadores do Mar

rdszimiani 08/06/2023

Sentimentos mistos
Se você estiver lendo a versão da Cosac Naify, que vem na caixinha azul, talvez sinta uma certa estranheza com a leitura.

A editora optou pelos textos que Machado de Assis traduziu logo após serem publicados na França, que destoam muito do que nos acostumamos a considerar ?estilo de Hugo?com as traduções mais recentes.

Sobre a história em si, penso que fica alguns degraus abaixo de Os Miseráveis e Notre Dame. O autor se alonga em algumas digressões, muitas das quais parecem ter envelhecido mal.

Diferentemente de outras obras, a trama é focada no meio ambiente das Ilhas Normandas e em seu entorno. Na maioria das vezes, os personagens humanos são meros coadjuvantes. São eles que servem ao cenário, e não o oposto. Seus desígnios são tão inconstantes quanto os da própria natureza marítima.

Em suma, a obra é uma especie de retrato do local de exílio de Hugo, uma contemplação da natureza e uma reverência a ela.
graazifarias 22/03/2024minha estante
Por quanto você comprou essa edição? Tô vendo se vale a pena o valor ofertado por um sebo aqui.

Georgeton.Leal 03/06/2023

A fúria do mar versus a intrepidez humana
Ambientado na ilha de Guernsey, no Canal da Mancha, esse romance conta a história de Gilliatt, um homem simples e dotado de muitas habilidades, mas que acaba ganhando uma fama agourenta no povoado local. Ele vive sozinho numa velha casa que era conhecida por ser "mal-assombrada", o que só vem a piorar a repulsa que a população tem contra ele.
Mesmo em seu isolamento, Gilliatt acaba se apaixonando por uma jovem chamada Déruchette e para provar seu amor, ele decide enfrentar uma ferrenha luta contra a selvageria do mar e seus perigos. A partir daí, vemos como a determinação e resiliência de Gilliatt estão à altura de um herói modelo capaz de enfrentar as mais duras provações. Seu sofrimento se transforma em combustível para superar os duros obstáculos da sua difícil missão de resgate ao motor da embarcação Durande, desafio este que irá testá-lo até suas últimas forças.
Em suma, esse é o grande foco da história, mas outro ponto que fica bastante evidente em todo livro é a celebração à natureza da ilha de Guernsey, que o autor enaltece mediante incontáveis descrições. A propósito, uma coisa que eu já havia percebido em "Os Miseráveis" se repete aqui: Victor Hugo chega a ser prolixo em vários momentos, mas aproveita as digressões para explorar ao máximo as características dos cenários e sua parte histórica. Dessa forma, demorou um pouco até que a trama se desenrolasse e finalmente conseguisse prender minha atenção.
Confesso que em termos de empatia e identificação com os personagens não consegui me conectar com Déruchette e o cura Ebenezer. Achei que lhes faltou mais desenvolvimento e ainda que as justificativas a favor deles fossem críveis, o autor poderia tê-los explorado bem melhor. Já com Gilliatt, existe um aprofundamento significativo, até porque ele é o protagonista do romance, mas isso não impediria que houvesse um pouco mais de foco nos outros personagens também.
No final de tudo, mesmo que eu tenha ficado inconformado com o desfecho, não posso negar que essa história mostra o quão é importante ter força de vontade e coragem para enfrentar os problemas da vida, ainda que nem sempre tenhamos sucesso em tudo aquilo que desejamos. O ideal de uma realização não se limita apenas à conquista da vitória, mas na capacidade de resistir firmemente durante a jornada.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/06/a-furia-do-mar-versus-intrepidez-humana.html

voandocomlivros 02/05/2023

Você vai encontrar poucos livros onde o mar é descrito com tanta clareza. Sua escuridão, sua luz, sua generosidade, sua magnificência, sua dificuldade, sua beleza, sua glória, sua raiva...

Hugo entrega, ao leitor, o tempo, o local e a estrutura da época ao mais ínfimo detalhe, e o faz de forma sublime, de modo que tudo o que está descrito esteja mesmo ao seu lado, é possível fechar os olhos e sentir a brisa do mar e grãozinhos de areia salgada na pele.

Hugo foi exilado na Ilha de Guernsey, onde passou 15 anos. Com toda certeza ele ficou vários dias observando cada pormenor da vida marítima. E é exatamente essa ilha que temos como cenário em "Os trabalhadores do Mar".

Esse romance épico já mostra sua grandeza pelo título, e engloba toda uma pluralidade que completa a obra, porque epopeia não se limita à guerra. Nessa história, Hugo, glorifica os homens, o mar, o vento, o trabalho incessante das forças naturais incansáveis, perpéuas e por vezes violentas. Tudo isso com poesia, profundidade e intensidade.

Na parte ficcional, acompanhamos a epopeia de Gilliatt. Ele tenta sozinho salvar a máquina de um navio que tinha sido pego por ondas violentas. Os riscos e perigos são grandes, mas seu esforço tem um objetivo muito específico: o amor.

O herói Gilliat carrega uma humanização com áurea mitológica que me encantou desde as primeiras páginas e passou a figurar entre meus personagens favoritos.

Durante a leitura eu me senti apenas um mexilhão sobre uma rocha vendo a vida passar, cheia de esperanças inalcançáveis. Vi navegar diante de mim o romance mais poético que li do autor (como se eu tivesse lido todos, mas fora esse li "Os Miseráveis", é que pra mim vale por 10 rsrs... ). Sobre a cena final, só direi que é uma das mais belas e sublimes que tive contato até agora.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/os-trabalhadores-do-mar

Marcos606 01/05/2023

Escrito em Guernsey, uma pequena ilha entre a França e a Inglaterra, em 1864 e 1865, e publicadas no ano seguinte simultaneamente em Bruxelas e Paris, o romance é, das obras compostas por Victor Hugo (1802-1885) durante o exílio, a que mais deve ao local onde fora escrito. Na edição de 1883, Victor Hugo acrescentou ao seu romance uma apresentação de 80 páginas, uma "ode ao mar" intitulada "O Arquipélago do Canal".

Lethierry é o proprietário do La Durande, um navio a vapor encalhado em um recife pela maquinação criminosa de seu capitão, o Sr. Clubin. Enlouquecido de raiva com a ideia de que o motor revolucionário de seu vapor estaria definitivamente perdido, Lethierry promete dar a mão de sua sobrinha Déruchette a quem recuperar a máquina dos destroços entalados entre as duas rochas do recife de Douvres, na costa de Guernsey.

Para além da história do amor, dos dramas pessoais das personagens retratadas com uma modernidade surpreendente, este é um romance em busca de um olhar para os oceanos, como uma ode ao mar.

KadidjaK 30/04/2023

O início é um pouco arrastado, mas do meio para o final engrena muito bem. Gilliatt é um ótimo personagem, exemplo de força e bondade.

ELIZ 26/04/2023

O homem x natureza!
O que dizer de mais uma obra de Victor Hugo?
Como não amar Gilliatt? Nobre, justo e bom.
Um verdadeiro cavalheiro, onde sua armadura era a astúcia, a inteligência e suas mãos. Seu cavalo era a sua pança! Seu adversário a natureza.
Sua fraqueza, o amor!

Diego Rodrigues 09/04/2023

Homem vs Natureza
Concebido no período em que Victor Hugo se encontrava exilado na ilha de Guernsey, devido a sua oposição a Napoleão III, "Os Trabalhadores do Mar" marca o terceiro capítulo na chamada "luta do homem". Hugo defendia a ideia de que a religião, a sociedade e a natureza configuravam as três grandes forças opressoras do ser humano. Sendo a primeira delas ricamente explorada em "O Corcunda de Notre-Dame" (1831) e a segunda profundamente analisada em "Os Miseráveis" (1862), faltava então um romance com foco no conflito homem e natureza. Surgia então "Os Trabalhadores do Mar".

Publicado originalmente na Bélgica, em 1866, o romance narra, com ares épicos, o drama de Gilliatt. À margem da sociedade, dado a solidão e a uma silenciosa contemplação da natureza, nosso herói se lança ao mar incumbido da mais colossal e irracional tarefa: resgatar, sozinho, um navio naufragado. O prêmio? A mão da mulher amada, Déruchette. A cada onda, a cada tempestade, a cada rajada de vento as forças de Gilliatt são testadas. Privado de abrigo, com provisões insuficientes e sem as ferramentas adequadas, nosso herói trava uma árdua batalha contra os elementos da natureza. Mas essa está longe de ser a sua única rival... Nessa odisseia de um homem só, um inimigo muito mais cruel, vil e impiedoso aguarda a espreita, seu nome é destino.

Apesar de ter como fio condutor o conflito homem e natureza, a obra não se atém a isso. Ambientado no conturbado período de Restauração, o romance também debate temas políticos, sociais e até mesmo religiosos. As famosas digressões de Hugo, embora mais enxutas aqui, marcam presença e o autor não se intimida em dedicar longas passagens, por exemplo, a vida marítima. Temas como a solidão e o sentimento de não pertencimento perante a sociedade também ganham destaque. O mar é propenso a nos mergulhar em um estado reflexivo, por vezes melancólico, e o mesmo acontece com o romance de Hugo. O drama de Gilliatt não só compadece como nos faz olhar para a própria vida em busca de respostas. Enquanto assistimos, em Gilliatt, a diminuição do homem físico em prol do engrandecimento do homem moral, comtemplamos a nossa insignificância perante a infinitude do universo.

Esse é um daqueles livros que transmitem aquela gostosa sensação de isolamento, indicado para leitores que, assim como eu, gostam de uma leitura mais contemplativa. Não é uma obra dotada de grandes reviravoltas ou ação, e nem de um grande arsenal de personagens, como costumam ser algumas obras de Hugo. Muito pelo contrário, aqui a maior parte da história se passa em uma rocha, tendo como único personagem Gilliatt e como cenário o vasto azul do mar. É o ser humano nu, sozinho e isolado, privado de tudo aquilo que o "intoxica" e posto em um microscópio para a minuciosa análise de sua alma.

A recém lançada edição da UNESP, parte da coleção Clássicos da Literatura, conta com nova tradução e notas de Jorge Coli. A tradução até então disponível era a de Machado de Assis, que trazia os problemas característicos de sua época, onde as traduções eram feitas às pressas para a publicação em folhetim. O novo trabalho, bem mais atento e fiel ao estilo do original, está primoroso e chega para reparar o fato de até então não termos uma tradução mais cuidadosa dessa magnífica obra por aqui. As notas complementam bem a experiência de leitura, dando luz a passagens que estão em outras línguas e aos temidos termos náuticos. Enfim, uma edição definitiva que não só faz jus a obra como a revigora, de certa forma.

site: https://discolivro.blogspot.com/
Maria 09/04/2023minha estante
Que espetáculo de resenha!!!

Diego Rodrigues 09/04/2023minha estante
Obrigado, feliz que tenha gostado da resenha!

@quixotandocomadani 10/04/2023minha estante
??? belíssima resenha

Jumpin J. Flash 11/01/2024minha estante
Há também essa outra versão, com 514 notas de rodapé que esclarecem as menções feitas no texto a pessoas, lugares, eventos históricos e a termos técnicos de marinha, construção naval, Meteorologia, Mecânica e outros ramos do conhecimento:

Lais.Souza 31/01/2023

Victor Hugo tem uma maestria em utilizar recursos históricos e geográfico para seus romances, assim como criará personagens justos, honrados cujo a fraqueza maior é o amor ao outro.

dan 31/01/2023

''... Só restava o mar.''
Eis aqui o meu primeiro contato com alguma obra de Victor Hugo; E que livro.
Apresentemos Gilliatt, ele é o nosso protagonista. Gilliatt é um rapaz bastante peculiar, considerado pela sua nova vizinhança ''um estranho esquisito'' que mora em uma casa considerada ''assombrada'', Gilliatt é amante da natureza e o seu fascínio se eleva quando o mesmo se muda para uma ilha - é importante ressaltar que o autor deste livro de fato vivenciou nesta ilha, estando preso; nesta experiência, o leitor recebe uma enxurrada de descrições da natureza, assim como descrição de embarcações etc - é preciso ter bastante persistência na leitura.

Em seu desdobrar, a história segue um ritmo bastante autoral e único, a vida em natureza está enraizado nos personagens, tendo em mente que é este o pano de fundo de toda história; aqui tem uma pitada de suspense, aventura, romance, terror? talvez; o livro pode ser arrastado muitas vezes, mas o seu final justifica tudo.

Ademais, vale o foco desta resenha no protagonista: Gilliatt, a sua construção é instigante, sua aventura principal é de tirar o fôlego, e mais do quê isso, ele é um rapaz referência no requisito ''posso aprender muita coisa com essa pessoa'', ele é destemido, corajoso, confiante e visionário; ele é o Jô do oceano. Seu nome pode até ser apagado na neve, mas na nossa memória não.

Por fim, você poderá ou não encontrar percalços na leitura, mas não desista dela, pois a reta final valerá muito muito a pena. É emocionante!

Pra te dar um gostinho, essa é uma das minhas frases favoritas do livro: ''...Quase todo o segredo dos grandes corações está nesta palavra: PERSEVERANDO...''

Daniela 28/01/2023

Os trabalhadores do mar.
Achei um livro chato e confuso. Demorei a ler, as histórias iam e viam sobre os personagens e às vezes difícil de acompanhar. Admirei a força de Gilliat, e seu grande coração!

Sofia 26/01/2023

A história é composta de pequenos contos de que foram entorno de quarto personagens, e tudo se junta no final de um jeito muito interessante. O plot do Sr Clubin é sensacional.

rafael.rocha 09/01/2023

Clássico francês
Mais uma leitura de um clássico, dessa vez do francês Victor Hugo.
Em os trabalhadores do mar o escritor nos leva a entender que as vezes precisamos conhecer as pessoas antes de julga-las entender quem são antes.
Pra não dar spoiler vale muito a pena a leitura para ver essa história de um homem corajoso e inteligente que tem que enfrentar homem e natureza.

sandy.lima 08/01/2023

Os Trabalhadores do Mar
Essa foi a minha terceira leitura de Victor Hugo. Em dois meses, completará um ano que li, e confesso que fazendo esta resenha consigo reviver a emoção que senti ao terminar a leitura. Contudo, minha memoria não é as das mais excelentes, então tentarei pelo menos lembrar de alguns pontos para te incentivar a ler este livro.
SINOPSE:
O livro narra sobre o marinheiro Gilliatt que se propõe a cumprir uma missão hercúlea (como as do Doze Trabalhos de Hércules) para merecer o amor da jovem Déruchette. A obra é bem mais que isso, mas para não cair em spoilers e porque estaria exigindo demais da minha memoria debilitada, resumi em poucas linhas.
TEMÁTICA
Acredito que na maioria das edições haja uma introdução que explica a temática ao leitor sobre os três maiores romances do Victor Hugo: Os Miseráveis, O Corcunda de Notre Dame, e esse Os Trabalhadores do Mar. A temática de cada um, respectivamente, é: o homem e a sociedade, o homem e a religião, e por fim o homem e a natureza. É disto que o autor vai trabalhar durante a obra, e digo que faz isso com excelência.
ESCRITA
Victor Hugo é um dos meus escritores preferidos, mas preciso confessar que sua escrita exige muito da minha atenção pois considero um pouco difícil, mas é belíssima e a dificuldade da escrita não deve ser um empecilho, pois a leitura da obra recompensa todo o esforço que investimos nela. Como todo livro dele, há muitas digressões ao longo da obra e uma das mais bonitas é quando ele fala do vento, fiquem atentos à essa parte.
ENREDO
Para mim, o enredo foi bem trabalhado e pelo autor ser um dos maiores escritores do romantismo, a historia tem desdobramentos bem dramáticos, O final é um dos mais lindos e emocionantes que já li, e se o enredo fosse de todo ruim (o que não claramente não é) valeria a pena ler por esse final.
EDIÇÃO:
A que eu li foi publicada pela Abril Cultural com a tradução de Machado de Assis, e gostei muito, porém acredito que não tenha outra edição brasileira desse livro com qualquer outro tradutor, e como eu não sei ler francês, não tenho tanta noção e nem parâmetro para comparar, mas confio no trabalho do Machado.
CONCLUSÃO:
Eu não tenho o que tirar e nem por neste livro, ele para mim é perfeito e ganhou a minha afeição por completo, cinco estrelas para mim é pouco. Espero que você esteja encorajado a ler essa obra belíssima!
Jumpin J. Flash 11/01/2024minha estante