Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Adriana854 11/04/2024

Jane Eyre
Não sei a razão pela qual demorei tanto para ler "Jane Eyre". Que leitura prazerosa! A escrita da autora é muito rica e sensível, envolvendo e encantando o leitor ao longo da leitura. A narrativa em primeira pessoa cria uma cumplicidade com o leitor, como se Jane contasse a história exclusivamente para nós. E o que dizer de Jane Eyre? Uma personagem com uma personalidade tão a frente de seu tempo que chega a chocar. Em alguns momentos Jane parece fria, pois encara a vida de maneira realista, mas tem a docilidade de uma criança que não teve amor.

TÍTULO: Jane Eyre

AUTORA: Charlotte Bronte

TRADUÇÃO: Heloisa Seixas

EDITORA: José Olympio

NÚMERO DE PÁGINAS: 630 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Primeiro romance de Charlotte Brontë, uma das irmãs que compõem a famosa família literária inglesa, Jane Eyre conta a história de uma jovem em busca de uma vida mais significativa na sociedade inglesa do século XIX.

Por meio da abordagem de temas como a subordinação da mulher, relações familiares abusivas que geram traumas futuros e o crescimento moral e espiritual da personagem principal, Jane Eyre foi publicado originalmente em 1847, mas se mostra ainda muito atual.
Jane, órfã de pai e mãe, vive com parentes que a desprezam, sendo tratada por sua tia de modo muito diferente do tratamento recebido pelos primos, cruéis e fúteis. Já com 10 anos de idade, Jane é enviada para a instituição de caridade Lowood, uma escola com métodos rígidos de ensino. Apesar das inúmeras privações que enfrenta na escola, a menina leva uma vida quase feliz e se torna forte e independente, passando a lecionar na entidade que a formou. Aos 18 anos, decide partir, e consegue um trabalho como preceptora da jovem Adèle, pupila do irônico e arrogante Edward Rochester. A partir deste momento, a vida de Jane toma um rumo diferente e inesperado, que envolve mistério, novas amizades, diferentes sensações e até mesmo uma história de amor.
Jane Eyre é considerado um romance de formação, no qual se narra o desenvolvimento físico, moral, psicológico, estético, espiritual e social da personagem principal, desde sua infância até a maturidade. Charlotte Brontë representou, por meio da protagonista, a ideia de emancipação feminina, isto é, de que as mulheres não tinham a obrigação de se casar para ter uma vida; que poderiam trabalhar e se sustentar de maneira independente. Ao longo do romance, são tecidas diversas críticas à condição de inferioridade atribuída às mulheres naquela época. A autora é, por isso, considerada transgressora das regras vigentes em sua sociedade, vista hoje como uma mulher à frente de seu tempo.
Jane Eyre narra, além de uma comovente história de amor, a saga de uma jovem em busca de uma vida mais significativa do que a sociedade inglesa do século XIX tradicionalmente permitia às mulheres.

IG: @literaturacookies

Nathália 08/04/2024

Não conseguia parar de ler
Jane tem uma personalidade muito única. Para a época, soava até como subversiva. Não tem como não se apegar a sua forma realista de enxergar a vida, porém com a docilidade de uma criança que não teve amor. Gostei demais.

Fig_Felipe 07/04/2024

Se Jane Austen fosse a última romântica do mundo
"Eu não sou pássaro nenhum, e não há rede capaz de me prender. Sou um ser humano livre, dotado de vontade própria?

Ana Beatriz 06/04/2024

Vivi altos e baixos com essa leitura, tiveram momentos de grande interesse e outros de muita apatia. O que me deixou meio chateada porque todo muito que eu vejo falando sobre a história diz que ficou completamente rendido.
Meu maior problema foi não ter comprado tanto assim o romance, então eu não vibrava com as cenas de de amor e também não ligava muito para os momentos de separação. Na verdade, as passagens que mais gostei da história foram quando ela estava longe de thornfiled, parecia que as coisas realmente se movimentavam.
Ainda assim, foi uma história bem interessante de ler, a escrita da charlotte era muito boa. Eu só precisava ter diminuído um pouco as minha expectivas.

JAlia372 06/04/2024

De ápice da literatura para o cúmulo do tédio e decepção
Escrevo essa resenha com dor no coração, pois não esperava ficar tão decepcionada com a conclusão da história. Já aviso de antemão para não se basear na minha resenha caso vc tenha o interesse de ler Jane Eyre, pois sei que provavelmente falarei alguma bobagem e posso estar completamente equivocada.

Nunca tive uma leitura tão fluída como tive com Jane Eyre, a escrita de Charlotte Brontë é maravilhosa, e a história que nos conta igualmente. Durante 400págs eu achava fielmente que se tornaria meu livro favorito. E então um acontecimento em particular do livro me decepciona, não irei estender essa parte já que não pretendo fazer uma review com spoilers, o desenrolar dai em diante se torna excruciante. Me dava agonia continuar lendo algo assim, e o final me decepcionou ainda mais, já que tudo poderia ter sido evitado, o ""plot"" é rídiculo, parece ter sido feito as pressas.

Quanto as críticas feitas pela autora, não tenho como reclamar, cada uma foi tecida com maestria.

Apesar de tudo, vale a pena demais a leitura, não tenho como negar que é um bom livro, apesar de ter me decepcionado.

DebsMonte 06/04/2024

Muito muito bom!!!!
Esse livro me despertou muitas inquietações, sentimentos, reflexões, passei raivas mas gostei muito!

Marcia 04/04/2024

Minhas impressões sobre o livro
Chegando da Inglaterra onde estive através desse livro incrível: Jane Eyre da escritora Charlotte Brontë.
Que leitura deliciosa e dinâmica. Nesse livro Jane Eyre é a protagonista e vai nos contar sua vida, desde a infância a vida adulta.
Uma mulher que desde criança, luta para vencer, nao ser dependente de ninguém. Ela perdeu os pais quando criança e sua jornada começa ao ter que viver com a tia e primos que a tratam mal e não a aceitam.
Numa época que a maioria das mulheres eram dependentes, que o objetivo era arrumar um bom casamento, Jane não aceita essa linha e vai atrás de sua independência financeira. Estuda, é aplicada e quando chega aos 18 anos vai atrás de trabalho. Sozinha mas com muita determinação luta por melhorar sua vida. Vai em busca de sua independência.
"Quebrando paradigmas e criticando a realidade vitoriana da época, Jane Eyre desafia o destino imposto às mulheres e as posições sociais que elas deveriam ocupar."
Logo nas primeiras páginas vemos duas notas do autor. Notas assinadas pelo autor Currer Bell.
Autor???
Mas não foi Charlotte Brontë quem escreveu? Sim! Mas precisou criar um pseudônimo para lançar seu livro. Mulheres nessa época não escreviam, não publicam livros! Vejam só como era a vida das mulheres nesse época. E logo nas primeiras tiragens o livro foi um sucesso.
Gostei demais desse livro e deixo aqui minha dica de leitura.
Valeu!!!
Regis 07/04/2024minha estante
Adorei a resenha, Márcia! Esse é um livro favorito que pretendo reler em algum momento.

Marcia 08/04/2024minha estante
Obrigada Regis. Se tornou meu favorito também!??

ClaraMaria_ 03/04/2024

Se tornou meu clássico favorito
Jane teve uma infância horrível e era uma criança que literalmente gritava por amor. Órfã, foi criada até cerca de seus 10 anos por sua tia que a repudiava. Foi reprimida de todas as formas inclusive pela sua personalidade. Era uma criança que se posicionava e tinha opiniões.
Quando então Jane é mandada para um colégio interno e ali seu sofrimento continuou. Mas ali, conheceu pessoas que pela primeira vez em sua vida a enxergavam e lembravam Jane da sua importância.
Por ter vivido o que viveu no começo de sua vida, a autoestima de Jane era quase inexistente. Devido a insistentes reprovações de seu modo de ser e muitas vezes impositivo de se posicionar, Jane viu-se obrigada a reprimir sua personalidade e se tornou uma pessoa mais fria e submissa.
Concentrou todas as suas energias nos estudos, pelos quais demonstrou interesse desde pequena, mas apenas naquele lugar pode acessar. Desenvolveu habilidades admiráveis, se tornou uma das melhores alunas e por volta dos seus 17, 18 anos se tornou professora no colégio.
Jane possuía uma ambição em seu interior e queria conhecer o mundo além dali. Começou a trabalhar como preceptora na residência do Sr. Rochester e era responsável por educar Adéle, uma criança que podia ou não podia ser a filha do patrão.
Edward Rochester é um personagem complexo. Era muito sarcástico e ao mesmo tempo frio e intenso. Ver a relação dos dois personagens se desenvolvendo é muito envolvente durante toda a leitura. Edward se mostra agir muito pela emoção, já Jane se mostra mais racional nas suas decisões. De certa maneira, a personalidade original de Jane que ela aprendeu a controlar e reprimir, é instigada a se libertar pelo Sr Rochester.
A narrativa também contém um pouco de mistério. Um acontecimento muito revelador e inesperado em relação a um dos personagens se torna um fator crucial para a decisão mais difícil tomada por Jane. Em muitos momentos da narrativa, Jane é colocada de frente com seus princípios e ela se mostra firme a eles, mesmo com tantas tentações no seu caminho.
Jane Eyre é uma obra e personagem inspiradora e uma leitura mais do que gostosa.
A ambientação criada pela narradora nos coloca dentro da cena de uma forma muito bem descrita, além de ter a sensação durante a leitura de que Jane está de frente a mim contando sua história.
Se tornou meu clássico favorito ?

Acidália 02/04/2024

Uma passagem do livro
Rochester: "O remorso é terrível quando somos levados ao erro. O remorso é o veneno da vida.

Jane Eyre: Dizem que o arrependimento é a sua cura.

Rochester: Não, não é a sua cura. A transformação pode ser a sua cura.

LAvia 02/04/2024

Jane Eyre é um romance brilhante, não sei o que tinha na água das irmãs Brontë mas seja lá o que seja abençoou elas de uma genialidade implacável, o livro embarca desde da infância de Jane até sua juventude, a personalidade dela é de uma singularidade que muitas vezes eu quis sentar e conversar com a Jane, a Charlotte era uma escritora incrível, trazendo discussões sobre o ideal feminino que pode ser ultrapassadas para esse século mas para o seu tempo, era revolucionárias, esse livro é arrebatador, único e nem um pouco arrastado

isaolaia 01/04/2024

É impossível não se apaixonar pela doce Jane Eyre, se quer consigo imaginar que ela seja qualquer outra coisa senão linda (mesmo o livro inteiro reforçando sua beleza comum e, por vezes, é até mesmo vista como uma pessoa feia)!

Apesar do desfecho muito bem desenvolvido, é impossível não ficar com gostinho de ?quero mais?, inclusive, leria mais umas 300 páginas apenas da continuação dessa história.

Sinto que ficarei por muito tempo com os personagens na cabeça e no coração.

Realmente, é um clássico! Obrigada, Charlotte, por essa obra de arte!

Todo mundo deveria ter o prazer de ler.

VitAria1235 31/03/2024

Uma ótima leitura
Conhecia a história através do filme ,sendo assim já me encontrava apaixonada pela história, de certo o livro é infinitamente melhor com personagens bem escritos e uma leitura viciante ,foi muito prazeroso.

Nath 31/03/2024

Incrível!
"Se o mundo inteiro a detestasse, e a achasse má, enquanto a sua própria consciência a aprovasse e absorvesse, você não estaria sem amigos."

Publicado em 1847, sob o pseudônimo de Curer Bell, Jane Eyre nos apresenta a jovem Jane, órfã criada pela esposa do falecido tio, que não possui qualquer afeição pela sobrinha.

Sendo um romance de formação, a obra nos apresenta o crescimento da protagonista - que logo é enviada para estudar em um internato chamado Lowood, onde se dedica aos estudos e avança na formação do seu caráter.

A escrita de Charlotte é incrível, envolvente, e a personagem principal nos cativa de forma sublime. A cada página me pegava mais envolvida com Jane e com cada aspecto do desenvolvimento de sua história.

Gostei bastante do fato que a leitura nos apresenta inúmeras referências, muitas delas à Bíblia sagrada - o que reforça a característica cristã da protagonista.

Foi uma experiência de leitura única e envolvente. Uma verdadeira delícia do começo ao fim. Aproveitei que tinha aqui em casa duas edições - Antofágica e Zahar - e fiz a leitura cortejando as duas, o que ampliou ainda mais a experiência e a tornou ainda mais rica.

Se tornou um dos meus livros favoritos, com toda certeza! Recomendo a todos!

"Preconceitos, é um fato conhecido, são muito difíceis de erradicar de um coração cujo solo nunca foi amaciado ou fertilizado pela educação: lá crescem firmes como ervas daninhas entre pedras."