Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Jose.Diego 07/02/2024

Simplesmente espetacular, em vários momentos tive os meus sentimentos envolvidos com os de Jane Eyre, desta forma só posso dizer, leiam está história.

Bruna522 05/02/2024

A póbi Jane
Não sei porque eu demorei tanto pra ler esse livro. Acabou se tornando um dos meus preferidos!

Ele é bem grande mas a leitura não é difícil, já que acontecem várias coisas o tempo todo e tem muitas reviravoltas. Os personagens são interessantes, partindo da própria Jane, nada convencional pra sua época. No começo, achei o sr. Rochester um doido, mas depois que ele revela seus segredos até que dá pra entender porque a Jane está tão apaixonada por ele. Péssimo de verdade é o st. John!!!

Espero esquecer toda a história um dia só pra poder ter o prazer de ler ela de novo.

leiturandressa 04/02/2024

Primeiro favorito de 2024
Fui muito feliz lendo esse livro, de verdade. Por mais que eu tenha demorado, isso não foi um problema, porque estou num momento que estou priorizando qualidade do que quantidade.

Romance de formação é um gênero que me pega forte, se é escrito por uma Brontë é melhor ainda. A jornada da Jane é incrível de ler, me apeguei demais a ela. Sem contar que ela é SUPER à frente do tempo dela, juro que essa autora é uma viajante do tempo dos anos 2000 que foi pra o século 19 pra escrever esse livro.

E o casal é simplesmente uma FOFURA, o amor que o Sr. Rochester tem pela Jane é absurdo de gigantesco.

E outra!!!! O livro tem uns 3 plot twists que eu fiquei passadíssima. Foi ótimo ler ele sem ter recebido nenhum spoiler. Chorei demais quando tava acabando e terminei ele já com vontade de reler.

Charlotte sua ícone, arrasou demais na construção de personagens, você foi perfeita.

Recomendo muito, mas acredito que quem não é acostumado a ler clássicos demore um pouco pra gostar por ser um tanto grandinho.

Virou um dos favoritos da vida também.

Enfim, foi perfeito. Já estou com saudades.
Eliane406 13/02/2024minha estante
Uma leitura incrível! Jane Eyre é obstinada.

Eliane406 13/02/2024minha estante
As irmãs Brintë nasceram para brilhar.

Joranny.Gomes 13/02/2024minha estante
Também ando priorizando qualidade em vez de quantidade. ??

leiturandressa 13/02/2024minha estante
@Eliane406 tenho mt admiração por todas elas!!

leiturandressa 13/02/2024minha estante
@Joranny a vida do leitor muda quando isso acontece, é a melhor coisa

zxsaturno 13/02/2024minha estante
Aaaaa, eu quero tanto ler esse!!

leiturandressa 13/02/2024minha estante
@zxsaturno lê amg!! quero mt ver sua opinião

Yanne0 13/02/2024minha estante
Adorei a resenha, amg ??? coloquei Jane eyre na minha meta pra esse ano e agora vou adiantar a leitura dele o qnto antes ? a parte dos 3 plot twist me pegou demais, pq tbm vou ler sem ter recebido nenhum spoiler kkkkkkk

leiturandressa 13/02/2024minha estante
@Yanne20 amg lê urgente!!!! é uma obra prima e os plots são mt legais, o bom mesmo é ler sem nenhum spoiler

Laissa 14/02/2024minha estante
tenho tanta expectativa pra esse livro sinto q vai ser aquele clássico q vou amar

leiturandressa 14/02/2024minha estante
@Laissa eu tbm tinha essa expectativa e ela se cumpriu, espero que com vc seja o mesmo

Kate N. 14/02/2024minha estante
Tô lendo esse nesse exato momento e tô achando que vou favoritar também?????

leiturandressa 14/02/2024minha estante
@Kate vai sim!! impossível não favoritar

Gabriel 03/02/2024

A maior heroína da literatura ???
Incrível como tantos temas diferentes são trabalhados de forma tão bacana pela Charlotte, tudo no livro é extremamente interessante, a formação da personagem, as discussões sobre educação, liberdade (que é o tema central de todo o livro), o romance, o gótico, a fé... Nada deixa a desejar, e é interessante que parte dessas temas também estão no morro dos ventos uivantes, mas enquanto a Emilly trabalhou eles de uma forma bem bruta, a Charlotte trabalhou neles com uma delicadeza tão especial.

Se para nós hoje esse livro é tão inspirador Imagino para os leitores da época o quanto deve ter sido um estrondo, em meio a um momento político tão conturbado. Jane Eyre foi e segue sendo um manifesto pela liberdade e autonomia, de uma forma delicada, e assim como o morro dos ventos uivantes, consegue imergir o leitor pra dentro do enredo e extrair nossos sentimentos, com a diferença de que tudo que é possível sentir durante a leitura é emoção pela trajetória da protagonista que se supera a cada capítulo.

Manu5 03/02/2024

Um livro ok
Achei que seria um livro muito melhor, mais é bem mediano, a personagem é uma ótima personagem e só, o resto não tem muita graça, esse livro fala muito sobre Deus não tem nada de feminista ????? mais cada um lê com seus olhos né kkkk sempre tem que por as coisas em caixinhas infelizmente.

Karime 03/02/2024

Amei, amei, amei ???
Jane Eyre é uma jovem forte e resiliente e enquanto nos conta a história de sua vida e de seu amor, a mesma mostra sua inteligência emocional em meio as provações pelas quais passa.

Ler e acompanhar Jane em sua jornada em meio às descobertas, dificuldades e medos nos aproxima da personagem a tornado real em meio a uma narrativa suave, gentil e extremamente cativa, tendo personagens únicos, errantes e reais.

Ler sobre o amor de Jane e Rochester me faz ensaiar por um amor puro e real, onde o dinheiro, beleza e status é algo trivial em relação a sentimentos verdadeiros e atemporais.

Favoritado ???

Gabriela3837 03/02/2024

Preciosidade
Sem dúvidas se tornou um dos meus livros favoritos, outro dia venho falar mais dele. espetacular!!!!!!!!!

Wiulayne.Souza 02/02/2024

Que final emocionante!
O livro, apesar de grande, te envolve muito com a história de Jane.
Simplesmente lindo lindo lindo.

Dhienyfer 01/02/2024

Jane Eyre
No mundo literário quem não ouviu falar de Jane Eyre?! o livro ?Morro dos Ventos Uivantes? da Emily Brontë é o meu livro favorita da vida, quero muito conhecer todos os livros das irmãs Brontë, então meio que esse foi uma leitura obrigatória para mim. Já tinha começado a ler esse livro duas vezes e em nenhuma dessas a leituras engatou, mas dessa vez ela não só engatou como também encantou. A escrita da Charlotte Brontë é primorosa, um livro delicado com uma maestria de escrita admirável, a autora conseguiu passar muito bem todas as emoções que os personagens estavam vivendo. Neste livro foi muito difícil separar a obra da autora, em vários mementos senti que estava lendo uma biografia da charlote, era como se os sentimentos descritos no livro fossem todos sentimento que ela estava sentindo.
Em um primeiro momento fiquei querendo que esse livro fosse sobre vingança, ver o sofrimento da Jane criança é de partir o coração, é de ficar revoltada com tamanha maldade com as crianças naquela época, por mais que esse livro seja uma ficção ele é um livro histórico, a autora se baseava nos costumes e regras da época, então sim muitas coisas que a nossa protagonista passou foi passível de acontecer. Começamos a acompanhar uma Jane Eyre de 10 anos de idade, e vamos acompanhar gradativamente a vida dela. A jornada da protagonista não é fácil, ela passa por negligencia, abandono parental, abuso físico e psicológico. É com muito anseio que o leitor acompanha essa jornada.
Diferente da minha vontade que a história fosse sobre vingança como ??O Conde de Monte Cristo??, Jane Eyre é um livro dramático, a difícil sobrevivência dessa mulher, que seu único ??erro?? foi perder os pais ainda criança. Quando a Jane começou a trabalhar em Thornfield Hall sua vida muda para melhor e acompanhar essa nova fase é gratificante, em dado momento da narrativa o leitor acredita que ela não estará mais sozinha que será feliz, mas verdades vem a tona e voltamos ao ponto da nossa protagonista estar sozinha e quebrada novamente, mais uma vez o leitor tem que ver o caminho sofrido que ela avança para só então podermos nos agraciar com a tão esperada e desejada felicidade para esse coração sofredor. Uma coisa que aprendemos com a Jane é como ser forte, desde criança ela foi forte, destemida e corajosa. Foi inspirador ler sobre a vida e bravura de Jane Eyre.

lpriante 01/02/2024

Um interessante romance de formação, além de ser um clássico. Gostei mais do que esperava. Aborda muito bem princípios e a dualidade entre razão e sentimento, dever e querer...

Thaisa 01/02/2024

Foi o primeiro livro que li da autora e fiquei imensamente feliz por ter escolhido ler esse clássico da literatura mundial.

É um livro extenso, mas em nenhum momento fiquei casada. Na verdade, passei um domingo inteiro presa ao enredo da história e li quase 300 páginas seguidas.

Com certeza irei ler outros livros da autora.

Isabelle (@falandocomlivros) 31/01/2024

Jane Eyre
Jane Eyre, escrito por Charlotte Brontë, foi publicado em 1847. Essa história acompanha a personagem título a partir de sua infância, ela tem 10 anos e é uma garotinha de personalidade forte que vive com uma tia que a detesta, por isso Jane Eyre é enviada para a instituição Lowood, a fim de aprender a controlar seus modos. No colégio, Jane torna-se amiga de uma menina chamada Helen, que a ajuda a se aproximar de Deus, e mostra a Jane a importância de Perdoar e amar o próximo. Para Jane, isso não é algo fácil, já que ela passou por situações difíceis com a tia e na própria escola, além disso, ninguém nunca lhe deu motivos para ser boa a quem lhe fez mal. Anos depois, Jane tornou-se uma jovem muito inteligente, chegando até a lecionar na instituição na qual outrora foi aluna. Todavia, Jane almejava novas experiências, e saindo de Lowood, partiu rumo a Thornifeld, onde foi encarregada de ser a preceptora de Adele, uma garota que ficou aos cuidados do Sr. Edward Rochester (Patrão de Jane).
Rochester é um homem taciturno, amargurado e desesperançoso. A primeira vez que ele vê Jane, é quando estava cavalgando. Edward fica intrigado, pois ela não mede esforços para socorrê-lo. Para Rochester isto é surpreendente, por que alguém que não o conhece faria isso por ele? Além do mais, Jane não tem medo de falar o que pensa, e isso é uma das características que a difere das demais moças de seu tempo.
Esse acontecimento muda os planos do homem, pois ele pretendia ir a outro destino, todavia, sem saber, Jane o faz decidir ir para Thornifield, um lugar que, apesar de agradável, é de certo modo detestável para Rochester, aquela casa tem segredos sombrios que o atormentam.
Jane passa por muitas adversidades, que colocarão em cheque seus desejos e princípios. Será que Jane Eyre os vencerá?

Que livro ?, certamente é um dos meus favoritos do ano. Foi esplêndido acompanhar as fases da vida de Jane, ver como ela saiu de uma garota impulsiva e cheia de mágoas, para uma jovem sábia, que compreende, através da sua fé em Deus, o valor do perdão e de como se arrepender dos erros do passado, permitindo um recomeço, buscando tornar-se alguém melhor. O arco de Edward Rochester também é interessante, porque ele tem que passar por uma provação física, até compreender que existem certas coisas que não podem ser resolvidas com a força do próprio braço, e que tirar a vida daquela que o torna infeliz, não é a solução.
O amor que Jane e Rochester nutrem um pelo outro transcende a fisicalidade, já que perante a sociedade eles são considerados feios, mas isso não os impede de compreender a natureza do amor, que é zelar um pelo outro, ser paciente, bondoso e suportar os momentos difíceis.

Isso me fez lembrar da irmã de Charlotte Brontë, Emily, que escreveu o morro dos ventos uivantes. Seus personagens, Catherine e Hatcliff, são o oposto de Jane Eyre e Edward Rochester. Por que digo isso? Cathy e Hatcliff não compreendem a essência do amor, ela deixa-se levar pelo temperamento explosivo quando contrariada, pois nunca lhe foi negado coisa alguma, Hatcliff é consumido pelo desejo de vingar-se daqueles que o fizeram mal, ou ficaram em seu caminho, nem por quem ele dizia amar interrompeu sua vingança, destruindo assim a vida dela, dos descendentes de seus inimigos e a dele mesmo. Ambos escolheram dar razão às suas vontades ao invés de lutar contra elas e fazer o certo. E isso é o que torna o destino destes casais tão diferentes, um conduziu a própria tragédia, o outro fez o que era correto, mesmo que doesse, e por isso Deus abençoou a união de Jane Eyre e Edward Rochester, e realizou um milagre que trouxe alegria aos dois.

gabzsch 31/01/2024

Jane Eyre
Jane Eyre é o segundo livro que leio das Irmãs Brontë, e é mais uma experiência magnífica e perfeita, sem dúvidas.
A personagem principal é ótima e muito real, tendo um arco muito bem trabalhado até conquistar toda a sua independência.
O Rochester é meio cabeça dura, mas é muito bom também.
O livro de forma alguma se tornou cansativo durante essas quase 800 páginas. Sempre tinha um mistério que te mantinha concentrado nessa leitura.
Achei muito interessante o desfecho da mansão e daquela pessoa em específico, foi ótimo.
Esse livro é simplesmente maravilhoso! Preciso ler mais das Irmãs Brontë.