Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Layse 30/01/2024

Jane e Edward
"Embora a posição social e o dinheiro nos separem muito, tenho algo em meu cérebro e meu coração, em meu sangue e meus nervos, que me assemelha mentalmente a ele."

Tenebra 30/01/2024

A personagem por quem me apaixonei
A britânica poetisa e romancista Charlotte Brontë é a terceira de seis irmãs, sendo dentre seis, três se destacam por também serem escritoras, Emily Brontë (famosa por escrever O Morro dos Ventos Uivantes), Anne Brontë (principal obra A Inquilina de Wildfell Hall). Charlotte (ou para época em que viveu Sra. Brontë) teve sua educação em uma escola clérigo chamado Lowood School, essa escola é citada detalhadamente neste livro (Jane Eyre), a saúde de Charlotte assim como a da personagem Jane Eyre, foram afetadas permanentemente por viverem nessa escola, sendo esse um dos motivos da morte prematura de Charlotte, mesmo a expectativa de vida do séc. XIX não ter sido relativamente alta. Charlotte tem como características em suas personagens, heroínas independentes e decididas, marca fundamental em Jane Eyre.

O livro “Jane Eyre” tem como narrador em primeira pessoa, onde é a própria Jane que recorda os próprios acontecimentos e os descrevem do começo ao fim. A escritora gosta de descrever tudo que a chama atenção. Em Jane Eyre, se Jane está caminhando por uma campina ela vai descrevê-la nos detalhes que achar importante, se ela está adentrando uma casa, vai descrever os móveis onde estão, como estão, cores e até a luminosidade do ambiente, e as descrições não se limitam somente a objetos e paisagens, mas às pessoas. Neste livro qualquer personagem apresentado terá a descrição que a personagem Jane Eyre achar necessário nos dizer, seus nomes, suas roupas usadas cada vez que aparecem em cena, sua fisionomia, características físicas e da personalidade, Charlotte Brontë não gosta de deixar passar um só detalhe. Mesmo essas descrições parecerem excessivas, na maioria dos casos elas tem um propósito, mesmo que implícito, e não eu não defendo que algo deva estar na história se apenas for necessário, essa é uma ideia que pode contribuir para afogar a criatividade.

“Jane Eyre” não é apenas um livro de romance, os personagens não são meros coadjuvantes que preenchem a sua utilidade. A mulher Jane Eyre não é para qualquer um, mesmo sendo pobre e feia (como diz várias vezes no livro), Jane se ama e sabe o que quer, para mim essa história é sobre amor-próprio, e a importância do autoconhecimento, sobre ser verdadeira consigo mesma, mesmo que tenha que passar por cima do próprio coração. Essa é com certeza uma obra à frente do seu tempo (escrito em 1847).

Por fim, “Jane Eyre” é um livro clássico, sendo assim requer atenção que um livro clássico exige, mas com certeza não é uma leitura cansativa nem lenta e muito menos difícil. Esse livro não é aqueles para “bater meta”, ele requer tempo e reflexão, ou seja, que seja digerido. Eu sinto que esse livro seria muito importante para mim há alguns anos atrás, veio tardio para me ensinar, mas mesmo assim foi bem-vindo e muito proveitoso.

P.S: Uma música que me lembra a personagem por quem me apaixonei; Jane Eyre, é a música que faz sucesso agora “Who is She by I Monster”.

Giseleonina 29/01/2024

Sofreu mais que a Ju do BBB ?
"Jane Eyre", a personagem principal e heroína de Charlotte Brontë (a melhor das irmãs Brontë), desafia todas as expectativas da época ao rejeitar seu papel tradicional e a busca pela autonomia e identidade além das convenções sociais. As relações amorosas fogem do convencional romântico típico do séc XIX, pois também explora as dinâmicas de poder e a busca por igualdade em um contexto histórico marcado por desigualdades de gênero.
E não é só Jane que tem a sua jornada de luta nessa narrativa, a própria Charlotte Brontë teve que publicar a primeira edição sob o pseudônimo masculino de Currer Bell e chocando a sociedade da época quando a verdade veio à tona, respondendo todas às críticas na segunda edição devido o seu comportamento lido como "imoral", mas tudo com muita classe ??

Gomor 28/01/2024

A história de Jane Eyre narrada por ela mesma. A menina, após ser desprezada pela tia, foi enviada para um orfanato que ensinou a ela os bons modos e tantas coisas necessárias para que se tornasse uma adulta responsável e honesta, além de professora. Foi contratada como preceptora de Adele, uma menina protegida de Mr. Edward Rochester, dono e morador de Thornhill. Apaixonam-se como tinha que ser, mas muitos percalços estão à sua frente ainda. Fato que o amor sempre vence!
O romance clássico me surpreendeu apesar de não ser muito fã do estilo. Mas valeu!

Bru 28/01/2024

A Jane é uma personagem cativante
A minha primeira leitura do ano foi surpreendente. A leitura desse clássico chegou até mim através de um clube de leitura que eu decidi participar..

A história da pensagem Jane é cativante, você quer acolhe-la desde o início e você se surpreende com a construção e evolução da mesma.. suas atitudes e reações perante a sociedade e principalmente diante os personagens masculinos é revolucionária para a época, afinal não se pode esquecer que esse romance teve sua primeira edição em 1847, e como pode ser tão antigo e ao mesmo tempo tão atual?

Durante a leitura eu ri, chorei, senti raiva, condolência, me emocionei de diversas formas!!

carolzinha41 27/01/2024

Romance gótico é muito mulher.
Gostei muito de passar esse tempo com a senhorita Eyre, ela é um ser humano complexo, com muita vivência, muita percepção, muito inteligente, ao mesmo tempo que consegue ser racional e comedida no fundo ela é intensa e sensível, quando explode é sensacional, espera tanto da vida, tem tantos desejos e vontades, uma chama dentro de si, e ainda consegue ser paciente e persistente.
Me vejo nela, acredito que muitas podem se ver nela, na sua sede mesmo sendo tão ?ordinária? (sabemos que Jane Eyre não é nada ordinária), no seu MUITO, nas suas descobertas da vida. Me senti vista, me reconheci nela, um espírito semelhante, uma mulher como eu.
Lendo no posfácio sobre a vida de Charlotte Brontë, me senti mais tocada ainda, sabendo que colocou parte de si em sua obra, admiro isso; e admiro ela pois admiro Jane.

Thay 26/01/2024

Arrebatador. melhor livro do ano sem sombra de dúvidas. tenho críticas e elogios o que torna o livro ainda melhor eu acho. foi absurdamente bom acompanhar jane eyre.

jeh_km 26/01/2024

É instigante, misterioso e incrivelmente aventureiro. Passamos por uma história de importantes mensagens e passagens de Jane que nos traz uma história real, sem ladainhas, sem romances de conto de fadas. É uma leitura extraordinária. Charlotte Brontë é EXTRAORDINÁRIA.

Larissa3663 26/01/2024

Quais elos te mantém ligados a seu eu? Sua ?essência?, seu próprio bem estar ou consciência, como diriam os mais céticos? O que te faz recuar, por mais que a oferta seja intrigante ou te faça relembrar alguns princípios que compartilha? Bartebly, o escrivão de Herman Meleville, tinha para si a ideia da negação pela negação. ?Preferia não fazê-lo?, dizia. Mas, por vezes, a recusa não é tão simples. Questões de imposição, punição, gênero, classe, violência, psíquica ou física, convivem lado a lado com imposição e a tomada de decisões. O ?filtro da razão?, no caso de Jane Eyre, preside em encontrar e valorizar seu próprio eu, seus vínculos, questões morais e sentimentais. Considerada restrita de beleza física, assim como sua amiga Helen Burns era ?insígnia de desordeira?, não se importou com tais insultos. Lembrava-se de como o mundo era real e vasto, da importância de sua independência, e de ser senhora de si, antes mesmo de considerar-se esposa de quem tanto amava. Jane me apresentou uma nova versão de mim mesma, que refletindo sobre questões tão profundas, nunca mais será a mesma.

pinkdiamondgirl 25/01/2024

é impressionante mesmo
Três coisas me impediram de ler esse livro anteriormente em minha vida. A primeira delas foi a minha idade. Agora com meus 21 anos me senti pronta para poder encarar essa história. A segunda, o medo básico que a maioria das pessoas tem de clássicos. (ah porque vai ser difícil de entender, é muito antigo, blá blá blá). A terceira foi o tamanho mesmo do livro. Existem edições menores mas eu comprei essa porque era linda. (acontece)
Não tenho palavras para descrever esse livro. É muito diferente do que eu achei que seria.
Aqui a gente acompanha a nossa protagonista que dá nome ao livro e sua trajetória de vida, como qualquer romance de formação.
Teve momentos durante a leitura que desejei que a infância dela passasse mais rápido, mas depois que acabou essa parte eu quis que tivesse muito mais hdjdjk
A Jane é, pensa e se comporta (por vezes) diferente do que é esperado (para a época).
Seu maior desejo é ser livre, firmar raízes e ser feliz. Esses são os meus maiores desejos.
Não sei expressar o quanto eu me identifiquei com ela, em vários aspectos.
É uma história triste, marcada pelo sofrimento em muitas de suas partes. Mas apesar disso, é uma história linda sobre se encontrar, amar, ser amada e ter esperança em todos os meus momentos, até mesmo naqueles em que o que mais desejamos é morrer.
De longe foi o melhor livro que eu li em toda a minha vida. Foi a história perfeita, no momento perfeito, com a mensagem perfeita.

Philipe14 24/01/2024

Saiba que esse livro vai te surpreender apesar de ser um clássico ele te prendo pois e cheio de suspense e plot Twister quando vc acha que já n a mais para onde ir lhe surpreende novamente

Juliane.Cristina 24/01/2024

Jane Eyre
Um romance de formação com personagem extremamente resiliente, cheia de camadas, que tem um profundo conhecimento de si, mesmo sendo tão jovem.
Eu simplesmente amei Jane Eyre, o jeito com que ela se posiciona, a fidelidade que tem aos seus princípios e a forma como ela não se coloca em segundo plano, o que para a época em que o romance foi escrito não era considerado ?normal?.
O livro aborda muitas questões importantes, trata de questões espirituais, valores, princípios, aborda o desejo, sexualidade (mesmo que de forma aparentemente sutil) e vemos a evolução de personagens de forma muito bem trabalhada, não somente da Jane, como é o caso por exemplo do Sr. Rochester, a quem ela ama profundamente mas ao qual não nega a si mesma em nome desse amor, a maneira como ele também se desenvolve é ótima de se ver.l, são mudanças significativas.

Enfim, só lendo para realmente entender o nível elevado que essa obra possui, e tudo isso em uma prosa fluida (ao meu ver), muito sincera e pé no chão.
Se tornou um dos meus favoritos da vida, sem dúvida!

Obs.: logo após a leitura eu assisti o filme de 2011 e achei que a escolha de personagens e cenários foi perfeita, alguns trechos ficaram extremamente parecidos com o livro, contudo é um filme fraco, com a história muito corrida e mudanças que por mais simples que pareçam tiram o peso da obra, além do final ficar super jogado de qualquer jeito, o que acaba por eliminar umas das principais mensagens de mudança e quebra de egoísmo que o livro aborda. Mas, é assistível rsrs, até porque ajuda a gente a assimilar melhor a história em vista de termos uma noção de como eram os ambientes e tudo o mais.